O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 170 Compartilhado 76 Comentários

Moto G5 vs. Moto G5 Plus: poucas diferenças os separam

O que você faria se estivesse com mil reais em mãos e pensando em comprar um novo smartphone? Investiria num modelo como o Moto G5, ou juntaria mais 500 reais para levar o Moto G5 Plus, com NFC, TV digital e algumas melhorias a mais pra casa? É exatamente esse dilema que um usuário irá enfrentar ao ter que escolher entre ambos os aparelhos. Mas, neste comparativo eu quero lhe mostrar qual deles tem o melhor custo/benefício para você.

Moto G5 vs. Moto G5 Plus: design e acabamento

Existem poucas diferenças visuais entre o Moto G5 e o G5 Plus. O modelo Plus é mais alto, com quase a mesma largura e espessura que seu irmão menor, e isso se deve ao tamanho da tela com 0,2 polegadas maior. A Lenovo optou por usar o alumínio na parte central traseira de ambos os modelos, enquanto suas extremidades superior e inferior são feitas em plástico.

moto g5 g5 plus comparativo apit dois
Parte traseira dos Moto G5 / © AndroidPIT

Essa faixa que é feita de um material que combina policarbonato com liga de alumínio é mais larga no Moto G5 e mais estreita no Moto G5 Plus. Outro diferencial que podemos notar na parte traseira está no módulo da câmera, que é mais proeminente no G5 Plus. No caso do Moto G5, a câmera traseira está alojada dentro do corpo do aparelho.

Com relação a parte frontal poucas diferenças separam estes dois modelos, exceto o microfone para ligações. No Moto G5 este periférico está ao lado do botão físico de início, enquanto no Moto G5 Plus ele está na parte inferior ao lado da entrada micro USB. A posição da câmera e do sensor frontal muda um pouco, mas elas permanecem alinhadas na mesma direção em ambos.

moto g5 g5 plus comparativo quatro
Detalhes frontal / © AndroidPIT

Por algum motivo, que só a Lenovo pode nos dizer, o Moto G5 vem com a parte traseira e bateria removíveis. Existem dois slots internos para o nano-SIM e um outro para o microSD. Logo, temos a impressão de que a caixa deste aparelho vem com mais acessórios, mas não se deixe enganar, pois temos quase as mesmas coisas em ambas as caixas:

moto g5 g5 plus acessorios apit
Acessórios que acompanham os Moto G5 / © AndroidPIT

O fone de ouvido dispensa apresentações, não é um bom acessório e, levando em conta o valor do Moto G5 Plus, a Lenovo deveria considerar mudá-lo para algo de mais qualidade. O Moto G5 Plus acompanha antena para uso da TV Digital e um carregador turbo de 15W.

Os dois modelos são bem parecidos, embora o Moto G5 Plus traga pequenos detalhes que o tornam ligeiramente mais refinado. O Moto G5, por sua vez, é mais compacto e, logo, mais aderente às mãos.

Moto G5 vs. Moto G5 Plus: tela

Temos a resolução Full HD presente tanto no Moto G5 quanto no Moto G5 Plus. O G5 tem um painel de 5,0 polegadas, que não o torna mais vantajoso simplesmente pelo fato do mesmo ter uma densidade de pixels maior, pelo contrário, a experiência prática com relação a nitidez é semelhante em ambos os modelos.

Você, obviamente, terá um ganho de tela melhor no G5 Plus com 0,2 polegadas a mais, principalmente quando os botões virtuais de navegação são desativados fornecendo mais área útil.

moto g5 g5 plus comparativo cinco
Botões virtuais ativados e desativados / © AndroidPIT

Com relação ao brilho e ao contraste, temos os mesmos níveis de intensidade em ambos. Notei que a tela do Moto G5 tende mais para tons amarelados, enquanto o G5 Plus apresenta cores mais azuladas. Acredito que isso esteja relacionado a qualidade do painel, visto que na teria temos nos duas telas LCD IPS.

moto g5 g5 plus comparativo tres
Moto G5 e suas telas LCD / © AndroidPIT

Moto G5 vs. Moto G5 Plus: software

A Lenovo manteve a receita de sucesso que a Motorola conquistou entre seus usuários, entregando um software pouco alterado. O launcher do modelo não é o Pixel Launcher, presente na versão do Android Nougat do Google Pixel, mas é um lançador disponibilizado também pelo Google no programa AOSP. Enfim, não se preocupem, não existe uma interface profundamente customizada aqui.

Não existem muitas observações a serem feitas no que diz respeito ao software, exceto por algumas opções que estão presentes só no Moto G5 Plus, como o aplicativo para TV Digital. Até mesmo na central Moto as ações de movimentos e de tela que temos disponíveis são iguais em ambos os Moto G5.

moto g5 g5 plus comparativo apit seis
Experiência com o software é a mesma / © AndroidPIT

Moto G5 vs. Moto G5 Plus: desempenho e bateria

O hardware dos novos Moto G5 foi minimamente alterado em comparação com a geração passada, ou seja, temos um conjunto de processamento "made in 2016". Claro, devo reconhecer que a presença do processador Snapdragon 625 no Moto G5 Plus é um update com bons ganhos, mas nada excepcional. A performance tanto no Moto G5 quanto no Moto G5 Plus é intermediária. E é isso que você deve esperar ao escolher um desses mid-end.

De resto, temos em ambos os mesmos 2GB de memória RAM, que estão presente na série desde o lançamento do Moto G3 Turbo em 2015, armazenamento de 32GB, sensor biométrico e suporte para microSD até 256GB. No caso do Moto G5, o processador que embala o modelo é o Snapdragon 430.

moto g5 lenovo tela comparativo
O Moto G5 tem hardware de intermediário / © AndroidPIT

De modo geral, estes modelos são indicados para quem faz uso convencional ou moderado do sistema, como acesso às redes sociais, mensageiros instantâneos, videochamadas, editores de fotos e jogos casuais. Ambos rodam o Asphalt 8, por exemplo, mas o multitarefa é algo que precisa ser cuidado conforme sua capacidade aumenta. A diferença é que o impacto na performance com mais apps abertos em segundo plano irá demorar mais para aparecer no Moto G5 Plus do que no Moto G5.

A performance tanto no Moto G5 quanto no Moto G5 Plus é intermediária. E é isso que você deve esperar ao escolher um desses mid-end

Ainda sobre as diferenças de hardware, somente o Moto G5 Plus vem com chip NFC e DTV. O chip NFC é algo que poderia ser incorporado em ambos, até porque a busca por essa tecnologia entre os usuários é baixa a devido à limitação de seu uso. E com relação a TV Digital, não entendo porque a Lenovo preferiu incluir um recurso que sempre foi o ponto forte de modelos de entrada na opção mais cara.

moto g5 g5 plus comparativo androidpit moto
Este é o Moto G5 / © AndroidPIT

A bateria, por sua vez, é de 2.800mAh no Moto G5 e de 3.000mAh no Moto G5 Plus. Até o momento, apenas o review completo do G5 Plus foi publicado aqui no site, onde o modelo teve um rendimento de 18 horas em uso moderado. Contudo, como ainda não publicamos o review completo do Moto G5, opto em não me pronunciar sobre a autonomia deste modelo no momento. Claro que este artigo será atualizado novamente com as informações finais em breve.

Moto G5 vs. Moto G5 Plus: câmera

Após tantos pontos em comum, chegamos um quesito que mais difere estes dois modelos. No Moto G5 a câmera principal é de 13MP com abertura f/2.0, enquanto no Moto G5 Plus temos 12MP com abertura de lente f/1.7. As aberturas do sensor representam sua sensibilidade a luz e também como eles conseguem trabalhar em ambientes menos iluminados. Quanto menor, melhor.

A câmera do Moto G5 não é muito boa, até mesmo quando comparada com seu predecessor. A exposição sai quase sempre estourada, enquanto existe uma distorção das cores considerável. O usuário precisa ter uma certa paciência ao usá-la. Se tiver, pode conseguir resultados bons. O foco também decepciona em vários momentos.

Outro ponto interessante é que o alcance do ângulo de visão do Moto G5 é extremamente limitado, o que não é bom para fotografar objetos distantes, pegar mais detalhes em paisagens ou mais pessoas em selfies. Vejam um exemplo:

moto g5 g5 plus comparativo camera apit
Ângulo de visão / © AndroidPIT

Por outro lado, o Moto G5 Plus consegue resultados melhores em condições diversas de luminosidade. A câmera é bastante diferente do Moto G4 Plus, às vezes ela consegue resultados piores que seu predecessor, por sinal, mas é bem superior ao sensor presente no Moto G5. Vamos a um comparativo prático:

side moto g5 test cam side
Cena automática com luz ambiente / © AndroidPIT
side zoom moto g5 test
Cena automatica com zoom / © AndroidPIT
side moto g5 side moto g5 plus
Foco e HDR / © AndroidPIT
side noturno moto g5 test
Luz artificial baixa / © AndroidPIT
zoom side moto g5 test
Luz artificial baixa com zoom / © AndroidPIT

Moto G5 vs. Moto G5 Plus: veredito preliminar

Poucas diferenças separam estes Moto G, mas é exatamente nestes pequenos detalhes que se escondem os maiores tesouros. O Moto G5 Plus é um modelo completo, e não pelo simples fato do dispositivo vir com NFC, TV digital ou com mínimas polegadas de tela a mais, mas sim pela qualidade que você encontrará aqui em alguns pontos.

Moto G5 ou Moto G5 Plus: com qual você fica?

Choose Moto G5 or Moto G5 Plus.

close
Você escolheu undefined!
O que os seus amigos escolheriam?
Compartilhar
VS
  • 858
    votos
    Oops! Parece que algo saiu mal. Refrescar a página pode ajudar.
    Moto G5
  • 1852
    votos
    Oops! Parece que algo saiu mal. Refrescar a página pode ajudar.
    Moto G5 Plus

A câmera é um bom exemplo, visto que o Moto G5 pode deixar muito usuário decepcionado com os resultados que entrega. A bateria, embora não oficialmente atestada em review completo, aparenta ser mais durável no Moto G5 Plus. O visual idêntico, por sua vez, erra em alguns detalhes, principalmente quando olhamos para o G5 e sua traseira e bateria removíveis. Esse tipo de visual é ultrapassado e lembra os Lenovo Vibe mais básicos, vamos combinar.

O botão físico é uma boa novidade presente em ambos, fazendo com que os usuários que escolherem pelo Moto G tenham uma experiência de uso otimizada e contato com essa nova tecnologia. Esse é um ponto positivo, visto que aqui, pelo menos, a Lenovo optou em não fazer distinção.

E você, qual dos modelos você escolheria? Economizaria 500 reais?

170 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Léo Walk há 4 meses

    Se eu tivesse mil reais agora na mão compraria um smartphone potente lá na Gearbest e ainda ficaria com dinheiro no bolso se brincar... 😂😂😂😂...

  • José Luís Silva há 4 meses

    Sinceramente, estou muito satisfeito com a minha aquisição, um Lenovo Zuk Z2, mesmo com a taxa do fisco, ficou por pouco menos de R$700,00, já chegou e na segunda feira vou retirá-lo lá da agência dos correios, muito mais negócio e bem mais vantajoso.

  • Ronaldo há 4 meses

    Não compraria nenhum dos dois. Quero dar um tempo das assistências técnicas, reclame aqui, procons, tribunais, etc!

76 Comentários

Escreva um comentário:
  • Alguém migrou do moto X2 para o moto G5 plus?

  • Agora que estou com o moto g5 em mãos, não consigo ver ele tão ruim assim, porém a câmera traseira poderia ser mais detalhada e menos estourada, a distância de objetos achei uma distância suficiente, podia ser melhor? Claro que sim.
    Será que uma atualização melhora isso da câmera ou é um ajuste físico?

  •   22

    muito fdput* criticando o bagulho se nao gostou simples opte por um top de linha porr*! os cara criticando os intermediarios e a mais

  • So grande entusiasta de smartphones.....
    Por anos atualizei modelos Galaxy..... Hoje posso dizer que certamente não trocaria meu moto g5 por nenhum outro dá Motorola.
    Tanto por ganhos tecnológicos mas também por custo benefício

  • Na flor amarela teve tudo, menos foco.

  • a evolução de ambos pros de 2016 foram bem poucas

  • Aquilo é USB tipo A?

  • Já há relatos de Ghost Touch no Moto G5, Lenovo realmente acabou com o que restava da Motorola.

  • Se todas as empresas cobrassem um preço mais justo, seria bem melhor. Como sempre digo, a melhor forma é boicotar, e pesquisar muito na hora da compra, de preferência modelos que durem um bom tempo, assim essas empresas podem rever esses preços surreais. Me admira ver o consumidor ainda interessado nesses modelos, mas um dia esse grande público acorda e passa a optar por modelos melhores a um preço mais justo, saber escolher a hora certa da compra, também é uma arte!

    • Boa noite Vinicius
      Gostei da sua colocação quanto a valores cobrados em tecnologias já pagas há anos devido ao alto consumo de aparelhos de telefonia. Mesmo eles citando que mudaram isso, mudaram aquilo. Mas o valor é exagerado mesmo. Ainda mas se falando de Brasil.
      Gostaria de te perguntar quais modelos mais baratos e melhores (preço mais justo) citados na seu post.
      Boa noite

      • Paulo, ultimamente está difícil achar modelos com preços mais justos, hoje praticamente todas as empresas, estão cobrando um valor absurdo pelos seus produtos. A melhor forma como você e eu sabemos, acredito que muitos também, é comprar justamente na hora certa. Depois de um longo período o preço baixa. Quando eu preciso comprar qualquer produto, aguardo mais de 4 meses depois do lançamento e ainda monitoro os preços, já consegui bons descontos assim. Muitas pessoas compram em tese aparelhos de entrada e querem um alto desempenho, e vivem constantemente insatisfeitos trocando anualmente de aparelhos, isso seria rasgar dinheiro na minha concepção. Por isso, precisamos como citei, comprarmos aparelhos de um nível melhor a um preço mais barato, como intermediário mais potentes ou até mesmo tops de linha um pouco mais antigos, que aguentem bem o tranco. Como eu fico em torno de 4 anos com um telefone, opto por um bom intermediário. Sigo no aguardo do Samsung Galaxy A3 2017 no Brasil, pois o mesmo ainda não chegou, pois prefiro telas menores, caso não tenha, teria que optar pelo iPhone SE por causa do tamanho de tela de 4 polegadas e possuir um hardware , o qual permite longos anos de uso, mas minha preferência sempre foi Android pela liberdade, mas ficamos com poucas opções nesse nicho de telas menores.

        Por isso estou analisando com muita cautela, se devo comprar o iPhone SE ou o A3 2017, o qual é minha preferência.

        Reiterando, hoje, precisamos optar pelo produto que realmente atenda as nossas necessidades, pois só assim as empresas diminuirão esse lucro astronômico delas.

      • Boa noite Vinícius,
        Obrigado pelo retorno.

        Abraço

      • Dê uma olhada no Lenovo Zuk Z2 e Z2 Pro na Gearbest e Banggood, aceitam boleto e entregam no Brasil, ótimos celulares com promoções chegam fácil entre $ 165 ~ $ 240 dólares, peguei o Zuk Z2 por $ 174 e 200 reais de tributação aqui. Totalizando = 740 reais.

  • Pelo preço, para 500 a mais pelo G Plus nem vira!

  • prefiro G5 plus

  • Feio.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi