O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Review 95 Compartilhados 60 Comentários

Review do Yoga Book: um tablet Android especial

O que é o Yoga Book exatamente? Ele é um híbrido entre laptop e tablet que roda com Android e carrega consigo um bloco de notas. Podemos dizer que o Lenovo Yoga Book é um dos tablets mais interessante do ano. A seguir, você confere o que achamos do dispositivo.

Avaliação

Prós

  • Design elegante
  • Stylus com boa precisão
  • Teclado inovador
  • Bem construído

Contras

  • Desempenho poderia ser melhor

Lenovo Yoga Book – Data de lançamento e preço

O Yoga Book custa 499 Euros (aproximadamente R$ 1.845,00 sem taxas) para a versão com Android e 599 (R$ 2.214,00) Euros para o modelo rodando com Windows. Ambas as versões são vendidas pela Lenovo internacionalmente, mas não estão disponíveis no Brasil oficialmente.

AndroidPIT Lenovo Yoga Book 0156
 Lenovo Yoga Book / © AndroidPIT

Lenovo Yoga Book – Desenho & Qualidade de Construção

O Lenovo Yoga Book é extremamente "magro". Sua fabricante o anuncia como o "mais fino 2 em 1 do mundo", já que ele traz apenas 9,6 mm de espessura na parte mais grossa e 4,6mm na parte mais fina. Graças a materiais como magnésio e alumínio, o Yoga Book ainda consegue ser robusto. Suas metades são ligadas por meio de uma dobradiça de metal, que permite amplos movimentos para frente e para trás. 

AndroidPIT Lenovo Yoga Book 0090
Yoga Book fechado  / © AndroidPIT

Pesando apenas 690 gramas, o Yoga Book é um híbrido de tablet e notebook com tela de 10,1 polegadas. Suas conexões localizam-se em do lado esquerdo, incluindo aí uma porta micro-USB e uma HDMI. Na parte da frente estão o botão de Ligar / Desligar e o de volume. 

AndroidPIT Lenovo Yoga Book 0112
Yoga Book aberto  / © AndroidPIT

A dobradiça que une a parte do teclado com a tela parece muito delicada à primeira vista, mas, acaba surpreendendo por sua construção sólida, mantendo a tela estável em vários ângulos. É claro que não podemos atestar nesse review se a mesma se desgastará fácil com o tempo, até porque precisaríamos passar alguns meses, ou anos, com o tablet. 

AndroidPIT Lenovo Yoga Book 0202
Conexões do Yoga Book na parte direita / © AndroidPIT

Todos os botões estão localizados acima do teclado do Yoga. Temos do lado direito do dispositivo uma entrada para fones de ouvido no padrão convencional de 3,5 milímetros. As demais portas, como a USB estão do lado esquerdo, como mencionei acima. A câmera frontal para selfies fica posicionada num lugar clássico, acima da tela.

Lenovo Yoga Book – Tela

Com tela Full HD IPS de 10 polegadas, podemos dizer que o Yoga Book oferece um painel interessante para sua faixa de preço. A proporção do display entrega uma resolução de 1920x1200pixels, contudo, algo um pouco abaixo do clássico Full HD.

Com isso, a densidade da tela é de apenas 224ppi, que se torna mais clara quando o usuário olha para o display com mais calma. Aqueles acostumados com telas 2K notaram com mais facilidade a densidade mais baixa de pixels.

AndroidPIT Lenovo Yoga Book 0153
Tela full HD do Yoga Book / © AndroidPIT

O brilho engana um pouco num primeiro momento, visto que os papéis de parede da Lenovo são escuros e passam a sensação de que a luz do painel é fraca. Na verdade, a tela do Yoga Book atinge um brilho máximo de 375 cd/m² e um contraste de nível 1100:1.

A tela é, portanto, suficientemente nítida e brilhante, mas a experiência na tela pode ficar abaixo da média em alguns momentos. A caneta Stylus é a grande sacada deste aparelho, e falaremos dela a seguir.

Lenovo Yoga Book – Características Especiais

Real Pen – Stylus e caneta esferográfica de verdade

Agora é hora de desligar o teclado para utilizar a sua superfície para desenhar e escrever usando a Real Pen. Trata-se de uma caneta com tinta genuína e que pode ser usada para escrever em uma folha de papel em cima da área do teclado. E todo o traçado do que foi criado será transportado para a tela do Yoga Book. O pacote que acompanha o dispositivo já traz um bloco de papel especial. Mas, depois, você pode usar folhas comuns que o resultado será o mesmo. 

AndroidPIT Lenovo Yoga Book 0218
Real Pen - a caneta Stylus do Yoga Book / © AndroidPIT

Claro que você também pode escrever diretamente na tela e usar o espaço como uma mesa digitalizadora Wacom. Quando você retira o refil de tinta, ela se transforma em uma caneta eletrônica comum, mas mantém os 2.048 níveis de pressão. Para que a caneta funcione em qualquer superfície (bloco de papel ou tela) é preciso ativar a opção "AnyPen" nas configurações da Real Pen.

O software de notas do Yoga Book também pode ser utilizado mesmo que a tela do dispositivo esteja desativada. Ative a superfície, crie a nota e ela será transferida para a tela. A digitalização e o armazenamento ocorrem em segundo plano. E quando o tablet sair do modo stand by, você será notificado sobre as novas  anotações. 

Teclado Halo

O Yoga Book traz um teclado com o chamado Efeito Halo, ou seja, é um teclado retroiluminado, totalmente liso e com efeito tátil. A tela de toque é áspera, feita com vidro fosco, com contornos brancos que delimitam os botões virtuais. O teclado com o "padrão Halo" pode ainda assimilar e se adaptar aos hábitos de digitação do usuário graças a um software de aprendizagem. 

AndroidPIT Lenovo Yoga Book 0086
Modo teclado / © AndroidPIT

Para garantir um  feedback tátil e audível quando escrevendo com o teclado de Halo, são emitidas vibrações pontuais e alguns sons que ajudam o usuário. Mas, é claro, você pode desativar esses efeitos táteis nas configurações.

O trackpad é um pouco limitado na versão do tablet com Android. É possível utilizá-lo como cursor, mas os gestos mais avançados dependem bastante do toque na tela, como a rolagem de páginas e o pinch-to-zoom (movimento de pinça com os dedos)

AndroidPIT Lenovo Yoga Book 0200
O trackpad é limitado na versão Android  / © AndroidPIT

Existe um botão capacitivo no Yoga Book que muda a superfície do teclado e a transforma em uma superfície digitalizadora. Basicamente, temos uma mesa gráfica da Wacom integrada no dispositivo, que pode ser utilizada com muita praticidade junto a Real Pen, da Lenovo. A Stylus reconhece até 2.048 níveis de pressão e trabalha com um filme de ressonância eletromagnética (EMR).

É bem emocionante a experiência que temos com o papel ou quando um bloco de notas é utilizado para desenhar no Yoga Book. Engana-se quem acha que é preciso uma folha específica para que o reconhecimento aconteça, visto que é preciso apenas colocar qualquer folha de papel em cima do teclado no modo digitalizador para que tudo funcione.

AndroidPIT Lenovo Yoga Book 0156
Folha de papel funcionando no Yoga Book no modo digitalizador / © AndroidPIT

O software da Lenovo permite que a tela e o visor funcione simultaneamente, ou seja, você pode tocá-los ao mesmo tempo. A digitalização e o armazenamento das informações acontece em segundo plano, ou seja, quando o tablet é iniciado o sistema notifica o usuário sobre novas notas ou pendências.

Lenovo Yoga Book – Software

O Yoga Book tem a sua própria interface de usuário, baseada no Android 6.0 Marshmallow. Ela é facilmente adaptável para o controle com mouse e teclado e fornece na tela principal entradas adicionais que são uma reminiscência da interface do Windows.

lenovo yoga book ifa 3
A barra Quick Launch lembra muito o Windows ou Mac / © AndroidPIT

O multitarefa do dispositivo foi ligeiramente melhorado, de modo que a transição entre vários aplicativos é um pouco mais rápido no Android. Você pode usar um app em tela grande ou manusear vários programas simultaneamente.

AndroidPIT lenovo yoga book 8
Lenovo otimizou o recurso multitarefa para a versão Android do Yoga Book / © AndroidPIT

O modo janela é bastante útil. Neste modo, cerca de um terço da tela é preenchido por aplicativos flutuantes, que podem ser controlados simultaneamente pelo usuário. É possível utilizar até três aplicativos ao mesmo tempo na tela do Yoga Book. Você pode dar um clique duplo na borda superior para o app entrar em modo de tela cheia, como também levá-lo até a parte superior da tela. É um método muito parecido com o Windows 10 para PC.

A Lenovo também pré-instalou diversos aplicativos da Microsoft no Yoga Book. O pacote inclui diversos apps de escritório como o Word, Excel, Powerpoint e o OneNote. Todos, claro, "na faixa". 

Lenovo Yoga Book – Performance

O Yoga Book tem especificações bem equilibradas. O processador do dispositivo Intel Atom Z8550 X5 (cache de 2MB, quad-core, com até 2,4 GHz) é uma raridade no mundo Android, mas no caso do Yoga temos um conjunto técnico sólido.

Uma das razões pela qual a Lenovo resolveu utilizar o chipset da Intel é devido a versão do tablet com Windows. Assim, a empresa pode ter encontrado uma solução mais fácil para acomodar ambos os sistemas.

Além do processador Intel, o Yoga Book tem 4GB de RAM e 64GB de memória interna para aplicativos, documentos, fotos e vídeos. Com o cartão MicroSD que pode estender-se a outros 128GB.

AndroidPIT Lenovo Yoga Book 0094
O Yoga Book tem 4 GB de RAM e 64 GB de memória / © AndroidPIT

Para uso diário, a combinação de processador, memória RAM e armazenagem é suficientemente rápido. Durante o período de teste não presenciamos bugs ou problemas com as animações e transições do sistema. Também recebemos inúmeras atualizações via OTA pela Lenovo, principalmente no início do período. Após essa fase, as atualizações foram menos frequentes.

Não notamos engasgos ou problemas durante o uso para produtividade, bem como a qualidade dos gráficos dos jogos. Jogos como Real Racing 3, Asphalt 8 ou FIFA 16 rodaram sem muitos problemas. O desempenho do Lenovo Yoga pode ser comparado com o do Pixel C, do Google, que é embalado pelo processador Nvidia Tegra X1. Não é ruim, mas também não é espetacular.

Lenovo Yoga Book – Áudio

O Yoga Book traz alto-falantes com o certificado Dolby Atmos e promete áudio de alta qualidade. Na prática, o som do dispositivo entrega um áudio "ok", bom mas nada excepcional. Os speakers ficam na lateral do dispositivo e, talvez por seu tamanho pequeno, a propagação do áudio é apenas satisfatória.

AndroidPIT Lenovo Yoga Book 0096
Os alto-falantes do Yoga Book com Dolby-Atmos/ © AndroidPIT

Lenovo Yoga Book – Bateria

A bateria do Yoga book tem uma capacidade de 8.500mAh, que são 500mAh a menos do que a bateria presente no Pixel C. No entanto, assim como no Pixel C, o dispositivo é capaz de aguentar até um dia inteiro de uso, podendo chegar em até dois dias de uso moderado.

Rodando vídeos consecutivos com 50% do brilho, o Yoga Book foi capaz de aguentar até 7 horas. O dispositivo possui um sistema de carregamento rápido, podendo ir dos 0 a 80% de carga em cerca de 50 minutos. Considerando que a bateria possui 8.500mAh temos aqui uma velocidade de carregamento acima da média.

Lenovo Yoga Book – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Tablet
    • Modelo:
    • Ainda não disponível.
    • Fabricante:
    • Lenovo
    • Dimensões:
    • 256,6 x 170,8 x 9,6 mm
    • Peso:
    • 690 g
    • Tamanho da bateria:
    • 8500 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 10,1 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • LCD
    • Tela:
    • 1920 x 1200 pixels (224 ppi)
    • Câmera frontal
    • 2 megapixels
    • Câmera traseira
    • 8 megapixels
    • Flash:
    • Não disponível
    • Versão do Android:
    • 6.0 - Marshmallow
    • RAM:
    • 4 GB
    • Memória interna:
    • 64 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • Intel Atom
    • Número de núcleos:
    • 4
    • Velocidade máx.
    • 2,4 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE

Veredito Final

O Lenovo Yoga Book é um dispositivo único entre os demais Android. Nem mesmo o Pixel C, que é um dispositivo da Google, consegue ser tão versátil quanto o Yoga. O tablet tem um equilíbrio bem interessante entre produtividade e entretenimento com o máximo de mobilidade. Você pode assistir vídeos da Netflix e do YouTube, usá-lo como um bloco de notas ou uma mesa digitalizadora na faculdade e escrever mensagens mais longas do que uma simples nota graças ao teclado Halo e a caneta Real Pen.

No mercado internacional o Yoga Book é uma escolha atraente, principalmente por seu preço competitivo. A importação o tornará mais caro, contudo, o que dependerá da sua força de vontade em tê-lo. Somente aqueles usuários que querem desempenho pleno devem olhar para outro tablet, porque nos demais pontos o Yoga dá um show.

O que você achou do Lenovo Yoga Book?

Os comentários favoritos dos leitores

60 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi