O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 88 Compartilhado 43 Comentários

Os melhores óculos de Realidade Virtual para Android

Em 2016, os usuários do Android interessados em óculos de realidade virtual (VR) tiveram, finalmente, mais opções de escolha. Abaixo, listamos os melhores óculos VR testados pela nossa equipe, confira.

Pegue um atalho

Os melhores óculos VR para Android

A ideia de poder ter uma experiência com realidade virtual parecia futurista anos atrás, neste momento, esta tecnologia já está entre nós. Uma grande variedade de dispositivos foram lançados ou aprimorados em 2016 e agora o consumidor já possui um poder de escolha maior.

Contudo, os óculos que temos disponíveis hoje no mercado ainda não são confortáveis para quem utiliza óculos, por exemplo, ou para quem tem a anatomia do rosto diferente da maioria das pessoas. Em outras palavras, tudo ainda é pouco customizável.

ANDROIDPIT VR glasses 12
Com óculos VR, você é capaz de mudar o mundo ao seu redor em segundos / © AndroidPIT

Um dos grandes problemas que ainda sinto em relação aos óculos de realidade virtual é o fato da lente embaçar quase sempre, bem como o conforto e a qualidade da imagem, que dependem muito do tamanho e da resolução da tela dos smartphones. Contudo, melhorias foram vistas nos últimos 12 meses e a tendência é termos gadgets ainda melhores chegando ao mercado em 2017.

Se você é um fã deste tipo de tecnologia e quer tirar o melhor proveito deste tipo de dispositivo, nossa equipe oferece algumas sugestões de óculos VR para uso a partir de agora.

Os melhores óculos VR para Android: Cardboard

O primeiro e mais simples. Indicamos o Google Cardboard para aqueles usuários que desejam ter óculos VR, mas ou tem medo de comprar e não gostar ou não tem grana suficiente para investir em algo mais caro no momento.

Além da Google, outras fabricantes oferecem os óculos VR de papelão, como a OnePlus e a própria Coca-Cola. O princípio de montagem e uso é sempre o mesmo: a armação dos óculos é feita de papelão, você terá um espaço para colocar o smartphone habilitado para Realidade Virtual e será necessário baixar um aplicativo para poder adaptar o aparelho para as duas lentes.

ANDROIDPIT VR glasses 14
Google Cardboard / © AndroidPIT

Neste tipo de aparelho, não temos cinto que prenda o Cardboard à cabeça, por isso, será necessário usá-lo com uma das mãos ou as duas. Aqui, a experiência com a realidade virtual é satisfatória apesar das características mais rústicas do gadget. Entretanto, sessões mais longas são muito mais confortáveis ​​com aparelhos com cintas ajustáveis.

Os melhores óculos VR para Android: Daydream View

O Daydream é a plataforma do Google para VR e é muito mais complexa: é através do Daydream que a Google definiu não apenas como seria o melhor hardware para realidade virtual, mas também um ecossistema de aplicativos e serviços e como isso deve funcionar com o uso de um controle. A plataforma ainda é muito jovem e, até o momento, poucos são os aparelho que oferecem suporte para tal. Os atuais exemplos são o Google Pixel e o Google Pixel XL, bem como o Moto Z e o Moto Z Play.

AndroidPIT google daydream view 0638
Daydream View / © AndroidPIT

Os óculos de realidade virtual Daydream View são atualmente um produto exclusivo da Google e podem ser comprados em mercados específicos. Infelizmente, o Brasil não está na lista de regiões nas quais a gigante das buscas oferece o dispositivo. O Daydream View está disponível nos Estados Unidos por 79 Dólares, aproximadamente R$ 257,00 sem impostos e taxas.

No nosso teste com o Daydream View pudemos perceber que este é, de fato, o gadget que melhor oferece conforto e qualidade aos usuários e que, apesar da falta de conteúdo, vale o investimento. 

Os melhores óculos VR para Android: Gear VR

Os óculos de realidade virtual da Samsung é, talvez, o mais popular entre estes dispositivos. O Gear VR já vai para a terceira geração de desenvolvimento, e tive a oportunidade de testar tanto a primeira quanto a segunda. A diferença entre a qualidade e o conforto é realmente grande.

O Gear VR nasceu da parceria entre a Samsung e a empresa Oculus. Hoje, diria que este é o ecossistema com mais serviços e aplicativos disponíveis. Assim, investir em um Gear VR não tem erro, o único problema no momento é a compatibilidade, claro, pois este aparelho é exclusivo de dispositivos da Samsung.

galaxy s6 VR test
Gear VR / © AndroidPIT

Se você migrar da experiência com o Cardboard, saiba que o Gear VR oferece pouco suporte aos serviços disponíveis para os óculos de papelão. Para usar os recursos do seu dispositivo VR, você deverá baixar o aplicativos da Oculus, a partir da loja da Samsung.

Usar o Gear VR está melhor na última geração, mas talvez, assim com nos demais modelos desta lista, você vá precisar de certo tempo para se acostumar, pois no início dores de cabeça são comuns. E isso acontece com qualquer óculos VR, especialmente se você usar por mais de 30 minutos seguidos.

O único problema do Gear VR no momento é a interação do usuário com o cenário, visto que os controles são limitados e estão ao lado direito do gadget, em uma espécie de touch PAD.

Os melhores óculos VR para Android: Alcatel VR in the box

A Alcatel vende no Brasil óculos VR, que acompanha o smartphone IDOL 4. Por R$ 1.699,00, o usuário pode levar para casa o dispositivo e seu acessório, que oferece uma experiência interessante no campo da realidade virtual. Infelizmente, o óculos não é vendido separadamente.

O modelo é projetado para acoplar o IDOL 4, mas outros dispositivos podem ser encaixados, dependendo do tamanho. O Galaxy S7, por exemplo, é um dispositivo pequeno para ser usado no visor do VR da Alcatel.

A experiência com os óculos VR in the box é ótima, principalmente quando os fones de ouvido da JBL que acompanham o IDOL 4 são usados durante a reprodução do conteúdo. O aparelho vem com dois jogos pré-instalados, além de um launcher específico para o modo VR, que é ativado quando o aparelho é encaixado.

AndroidPIT alcatel idol 4S 7702
Alcatel VR in the box / © AndroidPIT

O VR exibe um cursor, que funciona como uma espécie de mouse, o qual é controlado com os movimentos da cabeça do usuário. Na parte de baixo, temos o botão capacitivo de voltar e outro de confirmar. O curioso aqui é que, diferente do Daydream View, o VR da Alcatel não conta com um botão capacitivo de confirmar a seleção (enter).

O IDOL 4 é o único smartphone do mercado que já vem com óculos de Realidade Virtual (VR in the box)! Os óculos também se transformam em um moderno estojo para guardar os acessórios.

Óculos de realidade virtual: os melhores fora do mundo Android

Os óculos VR não permitem apenas assistir vídeos, se saírmos no universo Android, veremos que empresas cada vez mais investem em jogos e até a possibilidade de realizar conferencias virtuais usando este tipo de gadget. O hype da realidade virtual teve um boom com a compra do Oculus Rift pelo Facebook e o investimento da Sony em um gadget VR para o PlayStation.

O Oculus Rift teve alguns bons momentos em 2016, quando Mark Zuckerberg resolveu mostrar ao mundo em que pé andava o desenvolvimento dos serviços para os seus óculos de realidade virtual. Hoje, é possível comprar o kit completo deste dispositivo por cerca de 798 dólares

Os Oculos Rift funciona com um gamepad do Xbox One, e oferece jogos como Lucky's Tale e EVE: Valkyrie, uma câmera de monitoramento, um controle remoto sem fio e um estojo de transporte incluído no kit. Um bom PC para jogos também deverá estar disponível para que os jogos de realidade virtual possam ser exibido sem atrasos.

"Muito mais barato" que o Oculus Rift, no entanto, é o VR da Sony, o PlayStation VR. O gadget já pode ser encontrado no varejo nacional por cerca de 3 mil reais, mas lembre-se, para jogá-lo se faz necessário um PlayStation 4. Os fãs de realidade virtual também precisarão de uma câmera adequada e, dependendo do jogo, de controladores PlayStation Move.

Em comparação com a compra de um PC para jogos, a versão do PlayStation VR ainda é mais barata. A grande vantagem do PlayStation é a grande variedade de jogos. Mais de 100 jogos estão sendo desenvolvidos para o PlayStation VR.

Você se interessa pela febre VR? Já tem ou pensa em ter óculos VR?

88 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Steven há 8 meses

    Esse negócio da TV era na época do tubo onde o elétron batia no fósforo e emitia fótons com comprimento de onda prejudicial. Hoje, com o cristal líquido isso acabou porque o que vemos é a luz pura. Falar que não pode olhar para o celular, computador ou mesmo TV nos dias de hoje é a mesma coisa que falar que a pessoa tem que fechar os olhos para não ver a luz do dia.

  • Steven há 8 meses

    O meu Gear VR chegou há 1 semana e o negócio é muito louco. Mas, já enjoou. É só uma moda para você comprar e depois de um tempo arrumar um lugar no armário. Ainda bem que o meu veio com o S7 Edge, porque se eu tivesse pagado por ele (claro que estava embutido no preço, mas peguei com desconto na Claro) eu ficaria muito chateado por ter gastado dinheiro a toa.

  •   45
    Moisés há 8 meses

    Tipo os óculos 3D de filme.. Uns antigos de papel de lente azul e vermelho..

43 Comentários

Escreva um comentário:
  • A questão principal é que nosso cérebro acaba "enjoando" rapidamente desse tipo de equipamento. Além disso, a utilidade ainda é muito limitada. Acredito que muito em breve teremos popularizada uma tecnologia de 3D sem necessidade de uso desse tipo de equipamento (isso para não falar do preço de algo que você pode deixar de lado em questões de dias ou mesmo de horas de uso)

  • Tenho um Gear Vr e posso dizer que a experiência é incrível, o 3D dele chega a ser melhor que cinema pois os jogos são focados nisso. A qualidade de imagem ainda tem que evoluir, pois dar pra ver alguns pixels na tela. Mas nada que interfira na imagem final, dependendo da qualidade do jogo chega a ser imperceptível. Quem for comprar deve ficar atento que os melhores apps e jogos são pagos. Média de 2 dólares cada. Pra mim valeu todo investimento pago por eles, excelente experiência. Paguei 190,00 no Gear Vr comprando pelo ML.

  • algo que nunca vou usar provavelmente

  • Por ser um gadget de uso intenso no começo e que será rapidamente abandonado.pelo usuário no decorrer dos dias o Google cardboard é o ideal devido baixo custo de aquisição(experiência própria). -)

  • Usei muito pouco o Gear VR, mas a diversão é garantida.... Mas está encostado no armário rsssss

  • Até hoje não entrei muito nessa onda.

  • tenho um cardboard da google, quebra um bom galho

  • PlayStation VR é o que mais vale a pena por ter conteúdo exclusivo pra ele, além de todo o suporte que a Sony vai dar por muitos anos ainda!

    • Pelo valor que custa e sem muitos conteúdos disponíveis não vale a pena no momento. Acredito que só no final do próximo ano esteja mais acessível, seguindo o exemplo de quando o Ps4 foi lançado no Brasil por 4k.

  • Eu achei bastante interessante, estou gostando, tem uns jogos e apps muito bons na loja, e os vídeos são totalmente realistas. Mas creio que não iria comprar, agradeço à Samsung pelo brinde.

    • Sim, também não compraria o Gear VR. Somente quando os celulares tiverem tela 4k que o VR vai decolar. O QHD é bom, mas ainda falta um pouco mais de definição.

      Desses todos, eu arriscaria comprar O PSVR. A Sony investiu pesado e isso dá uma certa "garantia" de conteúdo futuro. Sem contar que a qualidade está excelente.

  • Tenho um Idol 4 com óculos VR. Testei pouco, mas funcionam bem. É bem feito e se encaixa muito bem no rosot.

  •   44

    Eu tenho um cardboard, é muito divertido. Mas eu acho que a realidade virtual seria mais útil em óculos ligados a console de jogos e computadores. Nesses ambientes não teríamos a preocupação de bateria, aquecimento do aparelho etc.

  • E o VrBox? Se classifica em outra categoria?

  • O melhor no momento é realmente o Gear VR, da Samsung.

    A minha primeira experiência em VR foi com um óculos xing-ling que usava o app Cardboard. Não era lá essas coisas, além da baixa disponibilidade de aplicativos.

    Quando migrei para a Samsung, ganhei um Gear VR na promoção e cheguei a anunciá-lo para vender. Porém, resolvi testar. Na inicialização já me arrependi de ter anunciado e me viciei. É incrível associar a qualidade do óculos com a ótima tela do S7 Edge e assistir filmes.

    Um filme 3D em 4k fica perfeito. Até agora não senti incômodo ao usar.

    Não usei os outros anunciados, mas o Gear VR leva pelo custo X benefício.

    Tem que ter um Samsung top de linha? Tem!

    Mas os outros também exigem um celular parrudo, vide o Daydreams.

  • Parece ser interessante, mas qual a utilidade mesmo???

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi