O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 167 Compartilhado 51 Comentários

Acharam um novo culpado para a bateria do seu aparelho durar tão pouco

Esqueça processador, RAM ou GPU. O grande gargalo dos smartphones atualmente é a bateria. E nessa da maioria dos aparelhos não durarem um dia longe da tomada, ficamos procurando um culpado. Recentemente, o aplicativo do Facebook foi apontado como grande vilão. Agora é o IPv6.

Quem diz isso são dois engenheiros que trabalham no Google e na Cisco. Em um estudo feito para a Internet Engineering Task Force, os pesquisadores chegaram a conclusão que o IPv6, quando configurado de forma incorreta, pode contribuir para a bateria drenar de forma mais rápida.

O motivo são as Router Advertisements (RAs). As RAs são responsáveis por enviar relatórios periódicos aos dispositivos conectados na rede. Toda vez que uma RA é enviada pelo roteador, a CPU do smartphone precisa trabalhar para processar essa informação.

ANDROIDPIT battery 1 w782
Bateria pode acabar mais rápido por conta de roteadores mal configurados / © ANDROIDPIT

O problema está em roteadores mal configurados, que enviam uma quantidade muito grande de RAs. No estudo, os pesquisadores constataram que a maioria dos roteadores enviam uma RA em intervalos que podem variar de 3 a 10 segundos.

Isso pode se agravar ainda mais em redes públicas, como em aeroportos e shoppings. Toda vez que um dispositivo se conecta a essas redes são enviados relatórios a todos aparelhos conectados. Como o entra e sai é constante, o processador precisa trabalhar mais e, obviamente, gastar mais energia.

Andrew Youtchenko, da Cisco, e Lorenzo Colitti, do Google, tentaram mostrar isso em números. Enquanto o consumo de energia em  stand by é de cerca de 5 mA, ao receber o pacote de informações o aparelho pode consumir até 200 mA em 250ms, para completar o processo de ativar CPU, processar as informações e voltar novamente ao stand by. Cada RA recebida por custar 0.014 mAh à bateria do dispositivo.

A recomendação é que os administradores configurem as redes para limitar em até 7 RAs por hora. Com isso, eles acreditam que o impacto na bateria dos aparelhos não seria tão significativo.

Se você é um profissional de redes ou se interessa pelo assunto pode conferir o estudo completo aqui.

Depois do aplicativo do Facebook e do IPv6, qual será o próximo vilão das baterias?

167 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Franco Luiz 23/fev/2016

    Do jeito que o androidpit odeia o whatsapp eu jurava q dessa vez o culpado fosse ele kkkkkkk da ultima vez foi o Facebook agora e o roteador dps deve ser o 3g/4g ate que no fim vai chegar ao verdadeiro culpado que é o usuario instalando porcarias e achando que celular é video game portatil

  • Diego Nascimento 23/fev/2016

    O problema é o usuário, quem manda deixar o aparelho ligado? kkkk

  • Rogério Valente 23/fev/2016

    Isso me lembra certas pesquisas científicas sobre alimentos e seus efeitos no organismo humano.
    O tomate já foi vilão, depois se tornou mocinho. Hoje já não sei seu status.
    O café idem.
    O ovo também.
    Veio a moda dos sucos detox e todo mundo saiu tomando sem saber exatamente o que deveria desintoxicar.

    Vejo assim essas descobertas sobre os vilões do consumo de bateria.
    Ontem era o aplicativo do Facebook. O que, ultimamente para mim, não faz falta nenhuma já que essa rede está muito ruim.
    Hoje é o IPV6. Maldito seja!!!
    Amanhã dirão que a culpa é do jogo Fifa XPTO em função da corrupção instalada naquela "instituição do futebol". Essa corrupção é que drena a bateria do seu celular e a nova meta do jogo será, em vez de jogar futebol e fazer gols, extirpar os cartolas envolvidos nas falcatruas.

    Aguardemos os próximos capítulos...

51 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi