O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 574 Compartilhado 84 Comentários

5 bons motivos para você nunca abandonar o Android

O Android é um sistema operacional completo, com funções exclusivas que já foram alvo de adaptações por outras empresas concorrentes. Muitos usuários acreditam que a plataforma seja vulnerável ou que apresente riscos contra si mesmo, como falamos no artigo que lista as cinco maiores ameaças ao Android. De fato, o Android, assim como outros sistemas operacionais móveis, possui seus prós e contras. Mas quando colocamos seus benefícios ao lado de suas desvantagens, notamos que existem muitas razões que nos fazem amar o OS do Big G em vez de odiá-lo. Neste artigo você confere 5 bons motivos para nunca abandonar o Android.

1. Customizável de A a Z

Não importa qual dispositivo você possui, seja ele um Nexus ou Samsung, qualquer interface do Android pode ser personalizada pelo usuário. Se você não gostou daquilo viu basta resetar o dispositivo e redefinir tudo para as configurações de fabrica ou instalar um novo launcher. No Android todos os dispositivos podem ser customizados com papéis de parede animados e, inclusive, existem sites e comunidades que oferecem centenas de wallpapers dinâmicos para milhares de dispositivos. Em outras plataformas, por exemplo, os papéis de parede animados estão restritos a dispositivos mais novos.

Alguns fabricantes oferecem temas específicos para suas linhas de dispositivos que, consequentemente, são adaptados para outros dispositivos por usuários mais avançados e disponibilizados em fóruns especializados, como o XDA, por exemplo. Widgets, fontes, launchers, atalhos rápidos, quem não gosta de ter um dispositivo que seja a cara do seu dono?

androidpit best launchers teaser 6
O Android pode ser totalmente customizado. / © ANDROIDPIT

2. Compatível com qualquer computador, laptop e modelos de carregadores

Sabe aquela velha história de perder todos os seus dados pessoais quando o dispositivo é conectado no PC do amigo? Pois bem, isso não acontece com o Android, que é compatível com qualquer computador de mesa, sistema operacional (Mac, Windows Linux) e laptops. O sistema do robô verde não precisa de um software proprietário para funcionar, visto que todas as suas pastas locais estão acessíveis como uma unidade removível em qualquer tipo de computador. Você pode incluir músicas, vídeos, deletar dados de aplicativos e gerenciar suas pastas a partir de qualquer equipamento com uma porta USB disponível.

Além disso, os dispositivos Android possuem compatibilidade com a maioria dos carregadores disponíveis no mercado, principalmente os que possuem saída micro USB. Na maioria dos casos, você poderá utilizar o carregador do seu vizinho ou amigo sem nenhum problema, visto que já esclarecemos aqui no AndroidPIT que compartilhar carregadores não danifica nenhum dispositivo.

android usb smartphone pc 2
O Android é compatível com qualquer computador e diversos modelos de carregadores. / © ANDROIDPIT

3. Tecnologias e aplicativos chegam primeiro no Android

Atualmente, nenhum usuário precisa esperar muito tempo para colocar as mãos em algum aplicativo ou serviço recém-lançado. Empresas como o Facebook desenvolvem soluções específicas para os usuários do Android, como o Facebook Home ou o launcher Aviary, do Yahoo. A Microsoft também optou em disponibilizar sua suíte Office primeiramente no Android e, atualmente, a gigante dos softwares já possui 68 aplicativos hospedados na Play Store, entre calendários, clientes de e-mails, mensageiros e tradutores simultâneos. 

As tecnologias também dão as caras primeiramente no Android, como o NFC e o carregamento sem fio. A tecnologia de carregamento Wireless está avançando Android, visto que alguns modelos lançados em 2015 acompanham a nova tecnologia de carregamento rápido sem fio. O NFC está presente no Android desde 2011 e, atualmente, é explorado para servir como base em plataformas de pagamentos móveis, como o Samsung Pay, que chegará ao Brasil em breve.

samsung pay
NFC e carregamento sem fio chegaram primeiro no Android. / © ANDROIDPIT

4. O Android deixa você próximo da sua marca favorita 

Você utiliza celulares da Sony desde o tempo da Sony Ericsson? Pois bem, com o Android você pode continuar utilizando sua marca favorita e, além disso, descobrir novos fabricantes todo o ano, como a Quantum e a Asus, por exemplo. Todos os fabricantes veteranos migraram para o Android, oferecendo dispositivos com ótimas tecnologias embarcadas e personalidades únicas. Com o Android você não precisa ficar preso em uma marca por conta de alguns recursos implementados no sistema, por exemplo, visto que as funções essenciais do OS estão presentes em qualquer interface proprietária.

androidpit android devices 9
O Android está acessível a partir de qualquer marca.  / © ANDROIDPIT

5.  O Android combina com o seu orçamento

Não importa o tamanho do seu orçamento, o Android está acessível desde smartphones que custam 300 reais até opções de 4 mil reais. O Google está realizando um ótimo trabalho em cada nova versão do Android, como o Android 6.0 Marshmallow, por exemplo, tornando a experiência de uso semelhante para qualquer segmento ou faixa de preço.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o ótimo trabalho feito por alguns fabricantes na faixa de gama média, que varia entre 700 e 1.500 reais, visto que muitos dispositivos disponíveis nesse segmento entregam experiências de topos de linha para usuários que optam em não investir alto em um novo smartphone.

androidpit money cash 5
O Android vai do smartphone barato até o mais caro. / © ANDROIDPIT

E aí, qual característica torna o Android único para você?

574 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Rodrigo Reinaux 18/out/2015

    Calma jovem. Senta aí e vamos conversar. Porque essa raiva toda?

  • Herberth Silva 18/out/2015

    Normal ué! Pra quê essa irritação?! Estranho seria um site que se chama AndroidPit puxasse o saco pra WP ou IOS. É cada uma viu!

  • Lukas A. 18/out/2015

    sexto bom motivo, nao teria tanta necessidade de visitar o androidPIT a cada 15 minutos procurando artigo novo se nao fosse um usuario android ;)

  • Juliano C. 18/out/2015

    "se não é Android, não é Android"

  • Gaki Kunashii 18/out/2015

    Guilherme, eu entendo e concordo que o site faz muito sensacionalismo desnecessário, e que as vezes denigrem outros sistemas sem necessidade, mas temos que ver fazer uma análise crítica em torno do assunto central do site, que é o Android. Então chega a ser natural o site puxar o saco, sardinha, leite (seja o que for) para o sistema.

    Vejo os atos do androidpit como publicitários e informativos.
    Vamos usufruir do que for útil e ignorar o que para nós seja inútil.
    Só nos resta agradecer pela informação gratuita (em tese...) que o site nos dispõe.
    (Aliás, já que você acessou o site, então algo lhe chamou a atenção não foi?)
    Relaxa.

    Rsrsrs.

    (Eita, ultimamente os usuários do site estão muito afoitos e nervosos)

84 Comentários

Escreva um comentário:
  • É isso aí!

  • Vou ser Android pra sempre! :D Já tentei trocar meus celulares androids por Windows phone e Apple, mas nenhum oferece tantas vantages como o Android. O android é completo, o resto é o resto.

  • Um sistema realmente muito bom! Com Root no meu Xperia Z2 eu sou livre e melhoro oq ja era muito bom 😍

  • Bom eu tive que abandonar temporariamente o android simplesmente por que como eu tenho um Nexus 4, cuja bateria é uma porcaria, tava ficando difícil pra mim ter que ficar andando com bateria reserva, carregador e o tempo todo ter que deixar o celular espetado na tomada pra poder ter autonomia durante o dia.

    Optei pelo windows phone por que, ao contrario da maioria das pessoas que querem ter milhões de apps só para fazer numero no celular, eu só instalo o que preciso e a loja de aplicativos da microsoft evoluiu muito nos últimos meses devido ao windows 10, tendo praticamente tudo que eu utilizo.

    Lógico, o facebook é um lixo (ainda), não tem Snapchat (se é que isso é importante), o Youtube e o Waze que foram boicotados pelo google (até agora, devido ao acordo entre a microsoft e o google as coisas podem mudar achei que veria uma matéria disso no androidpit) enfim ainda faltam "aplicativos populares".

    Porém existem desenvolvedores sérios, que conseguem fazer aplicativos até melhores que os originais, sendo o melhor exemplo o 6tag (cliente do instagram). O Instagram de verdade no caso do windows phone ta largado a decadas e o 6tag consegue ser melhor que o original tanto para IOS ou Android.

    Não poderia comprar outro android por que pelo preço que paguei no lumia (589,00 no lumia 730) é impossível pegar outro android no nivel do nexus 4 com uma bateria melhor. Resultado, tenho bateria o dia todo fazendo as mesmas coisas que fazia no Nexus 4 sem ter que ficar preocupado com carga e sem pagar um rim por isso.

    O Android é excelente, mas acho que quem decide se o sistema é bom ou não é o usuario. Sou contra esse endeusamento de sistema operacional como os sites dedicados a um SO fazem. Não só aqui, blog do iphone, windows mania, todos vao tentar colocar os seus respectivos sistemas como os melhores do universo.

  • Jamais Trocarei o Android por qualquer outro sistema nunca

  • Antes eu tinha raiva, agora tenho dó e acho engraçado como os usuários de iPhone tem tanta dor de cotovelo e se cadastram nesse site só para deixar seus comentários de fanboy, falam sem ter experiência e/ou conhecimento sobre o assunto. A cada dia que passa o pessoal tem se superado nos comentários carregados de ódio e isso chega a ser cômico.

  • Só não concordo inteiramente com o item 4. Eu era usuário da Nokia desde meu Nokia 5125. E gostava muito. Quando decidi que meu próximo aparelho seria Android, percebi que precisaria abandonar a Nokia, que decidiu não aderir ao robozinho. Não me arrependo. Mas eu certamente iria gostar de poder usar um Nokia com Android.

    • Sim Marcio, em 2016 vc poderá!

    • Vc esta certo marcio e quem não gostaria de usar um nokia com Android. Um empresa que construía aparelhos com qualidade e durabilidade! Tenho um nokia 5800 e um n8 que funciona até hoje, só troquei a bateria deles uma vez. Tenho um n73 só que este está funcionando mas a tela apagou após várias quedas!

      • Eu acho que nao podemos criar expectativas aos aparelhos da Nokia tendo como base os modelos antigos, antigamente não existia atualizações de software, que em alguns casos deixam o aparelho lento, diminui o tempo da bateria, afeta a câmera, microfone, tc. Quando não usávamos smartphones tínhamos mais tempo de bateria, mais resistência quanto a danos físicos, o aparelho não travava. As coisas mudaram e com toda essa complexidade que são os novos aparelhos é muito difícil você ter toda aquela "qualidade" de antigamente. Já possui 3 Nokias, 2 Motorolas e 1 Sony Ericsson antes de comprar um smartphone, e todos eram ótimos aparelhos.

      • Concordo, William. Mas a julgar pelos Nokia que usam Windows, tem tudo pra dar certo com Android.

  • Amor ao primeiro uso <3

    Desde os primeiros instantes usando meu primeiro Android, um LG E425, já gostei bastante, e desde então só tive dispositivos com o nosso amado robôzinho.

  • Diz a lenda: Nunca abandonarais o Android.

  • Android é puro amô

  • Eu <3 Android !

  • Bastava um único motivo, é Android!

  • Matou a pau!

  • Um dos motivos para eu ser adepto ao Android, são as possibilidades de personalização, e o modo dinâmico de troca de informações. Sem dúvida é um OS que cresceu muito (eu tinha uma paixão pelo meu Galaxy i7500, com Android 1.5, posteriormente com ROM customizada para versão 2.2). Mas infelizmente pretendo abandonar devido a falta de suporte por falta da maioria das fabricantes, é um descaso absurdo.

    • Se você está preocupado com atualizações, compre um nexus.

    • Assim como todo hardware, o celular tbm não acompanha a evolução do software, isso também acontece com aparelhos da Apple, que apesar de receber atualizações mesmo sendo antigos, vão ficando cansados com as novas versões do S.O.
      Isso não é nenhum absurdo, é um fato. Claro que aparelhos com Android não podem ir tão longe quanto os aparelhos da Apple, mas considerando a ace$$ibilidade e todos os recursos a mais, compensa muito mais vc ter um bom aparelho Android que um iOS.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi