O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
9 min para ler 209 Compartilhado 105 Comentários

Moto G 2015 vs. Zenfone 5: comparativo de números e custo/benefício

O Zenfone 5 está na praça há quase um ano, e neste período conquistou diversos admiradores que procuravam alternativas entre os intermediários disponíveis no mercado. O Moto G 2015 veio para competir com os atuais e futuros dispositivos de gama média e, inclusive, com o próprio smartphone da Asus. Confira nosso comparativo entre essas duas excelentes opções de gama média que você pode encontrar atualmente e descubra qual é a melhor opção para você.

Moto G 2015 vs. Zenfone 5: Design e acabamento

Existe uma diferença obvia entre o visual de ambos os dispositivos, que pode ser perceptível por qualquer pessoa. O Zenfone 5 possui uma abordagem mais clássica, com linhas mais retas e design elegante. O novo Moto G traz um conceito mais esportivo e com acabamento mais "jovem". O dispositivo da Asus possui a traseira levemente emborrachada (soft touch), com bordas ligeiramente salientes, e uma placa em alumínio escovado posicionada na parte frontal do dispositivo. Essa placa em alumínio ionizado escovada em formato circular confere um charme ao dispositivo que, atualmente, é comercializado nas cores branca, preta, vermelha e roxa. Na caixa, ambos os fabricantes trazem o essencial: fones de ouvido (intra-auricular no Zenfone e earbus no Moto G 2015), carregador de viagem, cabo micro USB/USB e manuais. A Asus envia borrachas extras em tamanho diferentes para uso no fone de ouvido.

frentezencincomototerceiro
Acabamento do Moto G 2015 (esquerdo) e Zenfone 5 (direito). / © ANDROIDPIT

A ergonomia ao manusear o Zenfone 5 é ótima, mas o uso das duas mãos é imprescindível. O dispositivo da Asus é mais alto; porém, é mais fino do que o Moto G 2015: 5,5 mm contra 11,6 mm. Os botões físicos de energia e volume estão posicionados na parte superior direita em ambos os dispositivos. 

ladozenmototerceiro
Espessura do Moto G 2015 (acima) e do Zenfone 5 (abaixo).  / © ANDROIDPIT

A parte frontal do Moto G 2015 segue os traços de seu modelo predecessor. O dispositivo da Motorola possui duas saídas de áudio em baixo relevo posicionadas na parte frontal do dispositivo; no entanto, apenas uma é destinada para saída de som multimídia (mono). A saída inserida na parte superior é dedicada para o áudio de ligações. O Zenfone 5 também traz o áudio mono, entretanto, os speakers do dispositivo estão posicionados na parte inferior traseira do mesmo.

speakerzencincomototerceiro
Alta-falante do Moto G 2015 (acima) e do Zenfone 5 (abaixo)./ © ANDROIDPIT

Ambos os dispositivos trazem a tampa traseira removível permitindo o acesso para as entradas microSD e dual-SIM. A bateria, em ambos, não pode ser acessada pelo usuário. Em relação ao Moto G 2015, o modelo é composto em policarbonato emborrachado levemente rígido com linhas diagonais que percorrem toda sua superfície traseira. Existe uma tira vertical que envolve a câmera traseira e um flash de LED duplo (dual-tone), com a marca da Motorola inserida em baixo relevo e sem nenhuma funcionalidade específica. O Zenfone 5 traz a câmera e o flash de LED nas mesma sequência, sem nenhuma moldura decorativa.

ladozenmototerceirog
Elementos traseiros do Moto G 2015 e do Zenfone 5. / © ANDROIDPIT

Muitos usuários preferem os botões capacitivos ao invés dos virtuais. Essa escolha pode beneficiar o aproveitamento da tela, mas em alguns casos pode interferir na estética do dispositivo. Observando estes dois modelos, tenho a impressão de que o Zenfone 5 é mais bonito em comparação com o Moto G 2015 na cor branca.

Moto G 2015 vs. Zenfone 5: Tela

Ambos os dispositivos possuem uma tela de 5 polegadas com resolução HD (1280 x 720 pixels). Com 294 pixels por polegada quadrada, não é possível enxergar distorção ou serrilhamentos. O painel utilizado por ambos os fabricantes é o LCD com tecnologia IPS para reforçar os ângulos de visão. A Motorola não embarca nenhuma engine específica no Moto G 2015, enquanto a Asus envia um calibrador de cores chamado Splendid. Em ambos os aparelhos as cores reproduzidas são bem balanceadas, embora o Zenfone 5 tenha imagens menos lavadas em comparação com o Moto G 2015. A proteção Gorilla Glass 3 está presente em ambos os dispositivos. 

telamotozencincocomp
Tela do Moto G 2015 (esquerda) e do Zenfone 5 (direita).  © ANDROIDPIT

Moto G 2015 vs. Zenfone 5: Software

O Zenfone 5 roda com o Android Lollipop 5.0 e a interface do usuário Zen UI. O software personalizado pela Asus entrega ótimas funcionalidades, como gerenciador de arquivos, aplicativos de produtividade e suporte para temas e pacotes de ícones nativo. A Asus empregou muito bem na sua interface proprietária as diretrizes visuais do Material Design, presentes no Lollipop. A experiência com o software é excelente, sem engasgos ou travamentos entre as animações do sistema.

barranotificacoeslollizen
Lollipop 5.0 rodando sobre a interface Zen UI.  / © ANDROIDPIT

O Moto G 2015 roda com Android Lollipop 5.1.1 e poucos incrementos vindos da Motorola. A empresa manteve  o visual pouco modificado, com experiência entre hardware e software otimizada. O Moto G 2015 conta com recursos já presentes no Moto E 2015, como chacoalhar para ativar a câmera a partir da tela bloqueada, e tela de notificações inteligentes do Moto Tela. 

capturadomotogterceirolollipop
Lollipop 5.1.1 rodando no Moto G 2015. / © ANDROIDPIT

Moto G 2015 vs. Zenfone 5: Desempenho

O Zenfone 5 é embalado pelo processador Intel Atom  Z2560 dual-core de 1.2GHZ e 2GB de RAM. O Zenfone entrega um ótimo desempenho em diversas situações, como em jogos mais pesados e durante a reprodução de vídeos em FullHD (1080p). O processador dual-core utilizado no Zenfone 5 possui seus méritos, principalmente pelo uso da tecnologia Hyper-Threading da Intel. A tecnologia usa os recursos do processador com mais eficiência, permitindo que múltiplos threads sejam executados em cada núcleo. A virtualização dos núcleos otimiza a produtividade do processador, melhorando o consumo de bateria e o desempenho do software em geral. De fato, o dispositivo possui uma perfomance acima da média, mesmo após a atualização para o Android Lollipop. A GPU do modelo é a PowerVR SGX544MP2, capaz de rodar diversos títulos disponíveis na Play Store sem engasgos ou queda de frames.

O Moto G 2015 é embalado pelo processador Snapdragon 410 (MSM8916) quad-core de 1,4GHz, com suporte a 64 bits e 1GB de RAM . Todas as versões do Moto G 2015 acompanham 4G nativo. A GPU Adreno 306 roda a 400MHz por segundo e consegue processar jogos mais robustos, além de todas as animações e transições do sistema sem engasgos ou atrasos. Nessas especificações, o Lollipop 5.1 rodou sem problemas e não apresentou superaquecimentos durante a usabilidade do dispositivo.

A unidade disponibilizada para testes está disponível apenas no Moto Maker (XT1543), e possui 2GB de memória RAM e 16Gb de memória interna. Podemos observar que o resultado obtido a partir do AnTuTu é semelhante com essa variante do Moto G 2015, o que provavelmente será inferior no modelo com 1GB de RAM. 

antutuzenmototerceiro
Pontuação no AnTuTu: Zenfone 5 (esquerda) Moto G 2015 (direita). / © ANDROIDPIT
  ASUS Zenfone 5 Motorola Moto G (2015)
Modelo: ASUS_T00J Ainda não disponível.
Fabricante: Asus Motorola
Dimensões: 148,2 x 72,8 x 5,5 mm 142,1 x 72,4 x 11,6 mm
Peso: 145 g 155 g
Tamanho da bateria: 2050 mAh 2470 mAh
Tamanho da tela: 5 polegadas 5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD LCD
Tela: 1280 x 720 pixels (204 ppi) 1280 x 720 pixels (294 ppi)
Câmera frontal 2 megapixels 5 megapixels
Câmera traseira 8 megapixels 13 megapixels
Flash: LED Dual-LED
Versão do Android: 4.4.3 - KitKat 5.1.1 - Lollipop
RAM: 2 GB 1024 MB
Memória interna: 8 GB
16 GB
8 GB
Memória removível: microSD microSD
Chipset: Intel Atom Qualcomm Snapdragon 410
Número de núcleos: 2 4
Velocidade máx. 1,2 GHz
1,6 GHz
1,4 GHz
Conectividade HSPA, Dual-SIM HSPA, LTE, Bluetooth 4.0

Moto G 2015 vs. Zenfone 5: Bateria

O Moto G 2015 possui 2.470 mAh, enquanto o Zenfone 5 traz 2050 mAh. A autonomia obtida em ambos os dispositivos é relativa, e dependerá da frequência do sinal de internet móvel (4G no caso do Moto G 2015), qualidade do Wi-FI, aplicativos instalados e brilho da tela. Em nossos testes, detectamos que você pode chegar com ambos os dispositivos em até 8 horas de autonomia em uso moderado. Essa marca dificilmente será ultrapassada pelo Zenfone 5, mesmo com alguns truques de economia de energia. No caso do Moto G 2015, você pode chegar até 10 horas em uso moderado ou em 12 através do uso mínimo (Wi-Fi, WhatsApp).

Moto G 2015 vs. Zenfone 5: Câmera

O Moto G 2015 possui 13MP na câmera traseira, com abertura de lente f/2.2. O modelo captura imagens com boa fidelidade de cor e equilíbrio de luz. O flash de LED comum presente no Moto G 2014 deu lugar para uma versão dual-tone, que divide a mesma luz de LED em dois tons diferentes para compensar a exposição ambiente. Em vez de um tom amarelado em fotos capturadas com o flash ativo, a proposta do novo LED é entregar um balanço entre a luz quente (incandescente) e fria (fluorescente). Com o novo flash ativo os resultados foram bem interessantes.

O Zenfone 5 possui um sensor de 8 megapixels com tecnologia Pixel Master, além de uma abertura na lente de f/2,0, e sensor retroiluminado fabricado pela Sony. As fotos entregues pelo Zenfone 5 são satisfatórias e exibem um bom nível de detalhamento e reprodução de cores. Existe uma leve granulação e uma tendência para a temperatura mais quente em diversos cenários de iluminação, mas é possível corrigir esse problema com o editor de imagens integrado no software da câmera. Confira os resultados abaixo:

P 20150803 113704
Zenfone 5: imagem capturada em baixa luminosidade e com flash ativado. / © ANDROIDPIT
IMG 20150803 113633401
Moto G 2015: imagem capturada em baixa luminosidade e com flash ativado.  © ANDROIDPIT
P 20150803 113453
Zenfone 5: imagem capturada em ambiente interno. / © ANDROIDPIT
IMG 20150803 113352787
Moto G 2015: imagem capturada em ambiente interno. / © ANDROIDPIT
zenfonezcincosemhdr
Zenfone 5: imagem capturada em ambiente externo sem HDR. / © ANDROIDPIT
motogsemhdr
Moto G 2015: imagem capturada em ambiente externo sem HDR. / © ANDROIDPIT

A câmera frontal do Moto G 2015 é de 5MP com um ângulo de visão de 72 graus. Esse ângulo maior permite que mais pessoas sejam enquadradas em uma selfie. A câmera do Zenfone 5 possui 2MP e traz alguns incrementos de software que melhoram o aspecto visual do usuário. Ambos os dispositivos apresentam resultados satisfatórios, mas o Moto G 2015 é mais indicado para selfies do que o Zenfone 5.

Moto G 2015 vs. Zenfone 5: Conclusão

Como já mencionado em outra publicação da Camila Rinaldi, o Moto G 2015 só vale com números grandes. O dispositivo da Motorola traz alguns extras de forma nativa que, particularmente, deveriam estar disponíveis opcionalmente. O Zenfone 5 possui um resultado semelhante em câmera, performance e experiência com o software, com boas especificações que devem aguentar a próxima versão do Android. O Moto G 2015 com 2GB de RAM e 16GB de armazenamento é uma opção interessante, no entanto, menos econômica em relação ao Zenfone 5 com as mesmas características. Os usuários que buscam por uma autonomia de bateria maior, podem encontrar no Moto G 2015 uma ótima opção. Pelo custo/benefício eu opto pelo Zenfone 5.

E aí, qual desses dispositivos é o seu favorito? 

209 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  •   32
    Elerson Carvalho 4/ago/2015

    Ele não comparou Vitor.
    Rapaz, você vê um comentario escrito Zenfone 5, sua periquita esquenta.
    O loko.

  • celsus 4/ago/2015

    eu tenho um Zefone 5. acho ele bom . se não fosse a bateria. mas dá pro gasto. meu z2 Sony afogou e resolvi arriscar no ze. não me arrependo e realmente é uma idiotice ficar tornando din din com smarts top. no final o top já não será mais top. e vc So gastou pra ostentar o seu ego . minha opinião

  • Helder Coutinho 4/ago/2015

    Sabe, eu acho muito curioso, como que de um tempo pra cá (uns 3 anos, mais ou menos), todos tornaram-se extremamente críticos sobre o hardware do celular, ditando que X ou Y é de qualidade inferior por meramente números

    Há 10 anos se você quisesse, morria pra comprar uma câmera digital compacta de 5mp pagando o preço que hoje se paga em um aparelho mid-range, e as pessoas normalmente ficavam satisfeitas com a qualidade das fotos.

    Hoje, se uma câmera embutida em um celular não é de X mp, é ultrajante, é ridículo, a empresa faz piada do consumidor.

    Na verdade, a piada é quem se sujeita a comprar o aparelho que não atende as suas necessidades, para meramente ter um surto verborrágico gratuito. Se a câmera não presta, procura um que preste. Se a quantidade de RAM não é suficiente, procure um com mais. Se a memória interna não é o bastante, procure um modelo que tenha entrada pra cartão micro SD ou com maior memória interna disponível.

    Mas uma coisa é fato: quando só existiam dumbphones ou os smart eram coisas muito além da realidade de muitos, não tinha tanto butthurt sobre números, as pessoas simplesmente usavam pois tinham de usar, tinham de se comunicar de alguma forma.

  • Diego 4/ago/2015

    Se vc for ver o Zenfone é bem superior para jogos, veja nos resultados do Antutu:

    Pontos para gráficos 2D:
    Zenfone: 1662
    Moto G: 1024

    Pontos para gráficos 3D:
    Zenfone: 7021
    Moto G: 3801

105 Comentários

Escreva um comentário:
  • Na minha opinião o usuário deve adiquirir de acordo com sua necessidade. Eu estava procurando um aparelho celular com bom desempenho, e câmera boa. No caso eu adiquiri o Zenfone 5. POR FAVOR, SEM FÃBOY DA MOTOROLA FALANDO GROSELHA SOBRE MOTO G. :)

  • Zenfone 5 é de 1.6 GHz a materia está errada, não troco meu zenfone 5 por nada, melhor investimento que eu ja fiz.

  • Estou saindo do Zenfone 5 para o moto g 2015 simplismente porque o Zenfone 5 comigo em menos de 1 ano, ja foi para a garantia 2x, na 1 porque o audio externo simplismente sumiu e o local ond se encaixa o chip não o segurava, sendo necessario abri-lo diveeeersas vezes para empurrar o chip. E na 2 porque o microfone tambem deu pau do nada. Um aparelho de modo geral muito bom. Mas c esse tanto de defeito em menos de 1 ano? To fora.. (E conheço no mínimo 4 aparelhos c problemas semelhantes) Tambem não foi por descuido ou mau uso..

  • o meu favorito e o moto g 2015, afinal tenho ele na versão full.. Mas não e só por isso que prefiro ele, realmente o desempenho do Moto G 2015 e melhor do que o Zenfone 5

    • Nunca na vida. Tenho um Zen 5 há 5 meses e meu amigo comprou um moto G 2015 há uns 2 meses e trava pra caramba. Ele mesmo reclama de travamentos.

  • Eu gosto a linha motorola , mas infelizmente moto-g-2015 perde em CB p/ zenfone-5 e redmi-2. Afinal o moto-g-2015 custa minino 200 reais a mais na versão básica/1gb/8gb.

  • eu tenho um Zefone 5. acho ele bom . se não fosse a bateria. mas dá pro gasto. meu z2 Sony afogou e resolvi arriscar no ze. não me arrependo e realmente é uma idiotice ficar tornando din din com smarts top. no final o top já não será mais top. e vc So gastou pra ostentar o seu ego . minha opinião

  • Câmeras tão boas que da pra ver o fio de cabelo sobre o botão control hehehe

  • Gostaria de uma comparação do Antutu com o Zenfone de 1,6 Ghz e 2gb de ram com o Moto G3 de 1.4 ghz e 2gb de ram... Possuo um Zé Fone e é muito bom, pecando somente na Bateria. As Funções da Zen Ui não deixam nada a Deseja da MIUI.

  • Sabe, eu acho muito curioso, como que de um tempo pra cá (uns 3 anos, mais ou menos), todos tornaram-se extremamente críticos sobre o hardware do celular, ditando que X ou Y é de qualidade inferior por meramente números

    Há 10 anos se você quisesse, morria pra comprar uma câmera digital compacta de 5mp pagando o preço que hoje se paga em um aparelho mid-range, e as pessoas normalmente ficavam satisfeitas com a qualidade das fotos.

    Hoje, se uma câmera embutida em um celular não é de X mp, é ultrajante, é ridículo, a empresa faz piada do consumidor.

    Na verdade, a piada é quem se sujeita a comprar o aparelho que não atende as suas necessidades, para meramente ter um surto verborrágico gratuito. Se a câmera não presta, procura um que preste. Se a quantidade de RAM não é suficiente, procure um com mais. Se a memória interna não é o bastante, procure um modelo que tenha entrada pra cartão micro SD ou com maior memória interna disponível.

    Mas uma coisa é fato: quando só existiam dumbphones ou os smart eram coisas muito além da realidade de muitos, não tinha tanto butthurt sobre números, as pessoas simplesmente usavam pois tinham de usar, tinham de se comunicar de alguma forma.

    •   32

      Rapaz, você fez o comentario mais coerente que vi no AndroidPit até agora.
      Esta de parabéns.

    • Helder, creio que infelizmente as pessoas hoje em dia não andam comprando mais pensando no que elas querem e sim no que é o TOP, o famosinho do momento. Diversas vezes ao ser questionada por amigos sugeri celulares que não custavam mil reais e que não eram lançamentos para eles, pq ao perguntar o que eles queriam celulares mais baratos já forneciam isso e o que eles desejavam devido a fama do aparelho não iria ser tão bom no real custo benefício.

      Vejo muitas pessoas que nem se importam com memória RAM, elas querem câmera, mas só dão atenção ao celular TOP, além de procurar um celular que atenda as necessidades delas. Concordo plenamente que a pessoa que se sujeita a comprar algo que não está dentro do que ela deseja é a culpada de não estar se sentindo satisfeita, mas discutir isso em um mundo de dezenas de smart lançados por ano é difícil.

      • Ostentação tecnológica resume muita coisa. Deseja-se a melhor câmera embutida no melhor hardware para utilização de redes sociais e jogos mais simples, que sequer demandam processamento de imagens 3D.

        Apenas para massagear o ego dizendo nas entrelinhas "eu tenho o aparelho badass motherf***er de tal empresa".

        Sabendo que talvez esse seja o perfil de muitos usuários casuais, não se faz tão importante o poder de fogo que o aparelho possa oferecer.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi