O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 174 Compartilhado 59 Comentários

Foco no usuário mais exigente: entrevistamos a Diretora de Marketing da Sony Mobile

A Sony Mobile, como conhecemos hoje, é uma marca relativamente nova que lançou seu primeiro smartphone em 2012. Anteriormente, a divisão móvel da companhia era parte da join venture Sony Ericsson, que perpetuou entre 2001 até 2011. Conversamos com a Diretora de Marketing da Sony Mobile Brasil, Ana Peretti, que nos contou um pouco sobre a atual estratégia da empresa, novos lançamentos e resultados financeiros. Confira o nosso bate-papo abaixo.

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
554 participantes

Lançamento do Xperia Z3+ no Brasil

A reação dos usuários e da imprensa especializada não foi muito positiva após a Sony Mobile anunciar o Xperia Z4 em maio deste ano. Para contornar essa situação, os executivos da empresa resolveram manter essa nomenclatura apenas no Japão.

Nos demais países onde o dispositivo já é comercializado, como no mercado europeu, o modelo passou a se chamar Xperia Z3+. Acreditamos que, para a companhia, convencer os usuários de que esse smartphone é uma atualização do Xperia Z3 seria melhor do que colocá-lo como seu substituto.

Segundo Ana Peretti, o dispositivo chegará ao Brasil em breve e com um recurso exclusivo para o mercado nacional, o dual-SIM 2G/4G. A estratégia em adaptar o modelo para uma versão dual está totalmente ligada ao comportamento do usuário brasileiro, visto que as últimas pesquisas realizadas pela Sony indicam que 70% dos entrevistados dão preferência para modelos dual-SIM.

No entanto, a empresa ainda não esta divulgando o preço ou a data exata de lançamento do dispositivo no Brasil. O AndroidPIT foi o primeiro site a publicar uma resenha em português do Xperia Z3+, e você pode conferi-la através do link abaixo:

sony xperia z3 plus final test hero
Xperia Z3+ terá uma versão dual-SIM no Brasil. / © ANDROIDPIT

Até setembro deste ano os Xperia terão o mesmo design

A Sony Mobile soltou uma nova versão beta da interface do usuário Xperia UI. Essa nova versão foi lançada como parte de um programa de testes na Suécia e, de acordo com as imagens publicadas pela empresa em seu blog oficial, o trabalho realizado na nova Xperia UI está tornando-a mais próxima do Android puro. 

Questionamos a executiva sobre uma possível mudança na linha de design dos smartphones Xperia e, segundo ela, os dispositivos que a empresa tem em seu cronograma de lançamento até setembro não fogem do conceito OmniBalance.

Segundo Ana Peretti, a partir daí não é possível confirmar se os dispositivos da empresa seguirão outro projeto visual, isso ainda não está 100% definido pela companhia. Bem, pelo menos existe uma pauta entre os executivos da Sony sobre uma possível repaginada no visual dos dispositivos, agora será preciso esperar os próximos meses.

z3 z2 4
Design Omni-balance presente no Xperia Z3+ (acima) e no Xperia Z2 (abaixo)./ © ANDROIDPIT

Foco no consumidor mais exigente

Qual é a categoria em que a Sony mais aposta no Brasil? Segundo Ana, a faixa  premium é um segmento em que a empresa está apostando bastante. Assim como fez no passado com o Xperia P e Xperia SP, a empresa introduziu recentemente o Xperia M4 Aqua nessa nova categoria de dispositivos.

Esses modelos possuem design mais refinado e extras presentes nos dispositivos topo de linha da empresa, como certificação de resistência à prova d'água ou uma câmera mais parruda. O usuário desse segmento possui um perfil de compra mais elevado do que os clientes que se enquadram em categorias de entrada ou intermediária, ou seja, ele é mais exigente e está disposto a pagar um pouco mais para ter esses diferenciais.

Segundo a executiva, o entendimento sobre tecnologia está mais difundido entre os consumidores que, por sua vez, estão mais exigentes em relação ao custo/benefício de um aparelho. Todo ano a Sony revisa seu portfólio para torná-lo mais competitivo, e o segmento mid-range premium é parte fundamental da estratégia da empresa no Brasil. 

sony xperia m4 aqua screen
Xperia M4 Aqua é um intermediário premium. / © ANDROIDPIT

Resultados financeiros

A Sony tem alguns motivos para comemorar em relação aos seus resultados financeiros. Recentemente, a empresa divulgou um lucro de 39% no primeiro trimestre fiscal deste ano (encerrado em 30 de junho), o maior desde 2007. Essa marca representa um crescimento de 207% em relação ao mesmo período do ano passado.

No entanto, os principais setores responsáveis por puxar essa marca foram os de sensores de câmeras, PlayStation e Sony Pictures. O setor de dispositivos móveis e comunicação da empresa recuou em aproximadamente 16%.

Para Ana, a estratégia de portfólio da empresa está acertada e competitiva para o mercado, principalmente para o mercado nacional. No Brasil, a faixa de dispositivos acima de mil reais é onde a empresa obtém sua melhor performance.

De janeiro a abril de 2015, o mercado de celulares acima de mil reais cresceu 28%, enquanto as vendas da Sony Mobile cresceram 200% no mesmo período, que segue crescendo após o lançamento do Xperia M4 Aqua. Conforme nos foi informado pela Ana Peretti, a Sony Mobile está entre os três principais fabricantes nesta faixa de preço, obtendo cerca de 14% de market share para dispositivos acima de R$ 1.500.

Em relação a outros mercados, a executiva nos informou que Espanha, Índia e Ásia são países onde a Sony possui um desempenho muito forte.

Ciclo semestral de lançamentos para tops de linha

A Sony entende que o desenvolvimento de tecnologias para smartphones está evoluindo a níveis acelerados. Segundo Ana, essa aceleração permite à empresa trazer um valor agregado maior para o consumidor a cada semestre. Um dos pilares dessa postura da fabricante está em oferecer dispositivos com especificações sempre atualizadas para consumidores mais exigentes ou entusiastas de tecnologia.

Além de atender a demanda do mercado, a Sony procura manter os dispositivos topo de linha com mais de um ano com as mais recentes versões do Android. A executiva afirma que a empresa não deixa de oferecer suporte aos usuários que adquiriram versões anteriores como, por exemplo, o Xperia Z2 que já está rodando com Android Lollipop 5.1.1.

O Xperia ZQ está há mais de 24 meses no mercado e roda com Android Lollipop 5.0.2 , e já possui previsão de atualização para o Lollipop 5.1.1 nos próximos meses.

sony xperia z2 android lollipop
A Sony investe na atualização dos seus smartphones para fidelizar usuários. / © ANDROIDPIT

Em nosso bate-papo pude notar que os pilares estratégicos da Sony e a crença no desenvolvimento de tecnologias exclusivas permanecem totalmente alinhados e ativos. A empresa está apostando fortemente em experiências que sejam superiores a dos concorrentes, sejam elas voltadas para seus smartphones ou smartwatches.

Em relação ao desempenho da Sony, analistas continuam otimistas em relação ao próximo trimestre fiscal da empresa, assim como os consumidores que aguardam por mais inovações e lançamentos que sejam mais competitivos e relevantes para o mercado.

E aí, você possui algum dispositivo da Sony? Qual é a sua opinião sobre a empresa?

 

Agradecimentos: Ana Peretti.

Os comentários favoritos dos leitores

59 Comentários

Escreva um comentário:
  • Me arrependi de não ter comprado o Z3 Compact.

  • Tenho um Xperia Z3 dual porque sou um usuário dual sim ao menos neste momento, tinha a intenção de comprar o Z2 que ainda acho fantástico mas veio o Z3 e comprei. Não tenho nada do que reclamar, aliás pode lançar o Z5 ou Z6 que não irei trocá-lo, pois minha intenção é permanecer com ele ao menos 2 anos. Amo a linha Z mas esta aí de colocar um top de linha de 6 em 6 ou 8 em 8 meses é roubada, tenho amigos que ainda estão com o Z1 e curtem, futuramente pretendo possuir um motorola premium mas desde que melhorem seu designer, ou se não destas companhias chinesas ou Taiwan.

  • Tenho um Xperia z2 e sobre o aparelho não tenho o reclamar. É incrível a fluidez, a camera, a interface do Android modificada pela Sony, o design é de um aparelho premium, fora a resistência á água que é um plus muito atrativo. Mas temos que levar em consideração a Sony num todo. Preciso de reparo para o meu aparelho e por mais insano que pareça (sim, insano) a Sony possui UMA assistência técnica em todo estado de São Paulo. Uma empresa do tamanho da Sony presente em vários segmentos, não pode trabalhar com um pós venda dessa forma. É no mínimo caótico essa situação.

  • Parece que a Sony vai dar uma boa evoluída daqui para frente. Espero que sim, pq gosto dos smarts dela. Tenho um Xperia Z2 e meu próximo, quero que seja outro Sony, assim espero.

  •   6

    Possuo um Z2 e gostaria muito que o z5 me surpreendesse. Design mais limpo, com bordas laterais, superior e inferior menores, sensor biométrico, snap 820, 4gb RAM DDR4 e um Quick charger!

    • Perfeito seu comentário. Nem preciso escrever. Aliás, preciso sim porque eu sou usuário te tela realmente grande e quero o Z5 Ultra/Plus com essas bordas fininhas em volta da tela toda e quero 6 polegadas. Caso contrário continuo na linha Note mesmo.

      Ah, também queria o USB-C, mais recursos extras na customização Android Sony como Multiwindow etc.

  • Surpreendente quando ouvimos o outro lado da moeda e nos permitimos entender ao inves de so julgar! Parabens a Sony!

  •   32

    Ao ler o artigo, me esclareceu alguns pontos sobre o atual foco da Sony.
    Gostei bastante dos novos lançamentos da empresa(M5 e C5 Ultra).

    Excelente artigo Bruno Salutes.

  • Uma coisa boa tô vendo na Sony rsrs ela não desiste! PARECE BRASILEIRA HEM

  • Sony eu uso desde o tempo dos feature phones e digo que apesar da qualidade se manter, algo se perdeu pelo caminho. A empresa já foi mais inovadora. Hoje tem dificuldades de se sobressair até em áreas onde era referência, como em relação ao desempenho das câmeras e o som de seus aparelhos. Tenho um Xperia ZQ, de longe minha melhor experiência com Android. Um Z Ultra que faz as vezes de tablet e que também não fica devendo em nada.
    Só que infelizmente não vejo muita inovação nos próximos lançamentos Sony. E até mesmo eu, acostumado com os benefícios e recursos embarcados, posso me cansar de esperar...

  • Apesar de não concordar com lançamentos semestrais, congratulo a Sony quanto as atualizações. Tenho um Xperia zq e se mantém atualizado, a frente até de dispositivos mais recentes.

  • Tenho um Z3. Pra mim a Sony fez muita cagada lançando o Z4, pra começar ele é z4 só no Japão, se a Sony lançar o z5 esse ano vai ficar chato pra nós brasileiros, vamos ter um Z5 sem ter um Z4. E aí começa a bagunçar

  • Eu uso o Xperia Z3 e realmente a Sony caprichou em todos os quesitos, usei alguns aparelhos de outras fabricante como o motoX 2014 em S5 e nenhum desses me deixou tão impressionado como.o Z3

    Parabéns a Sony!!

  • Realmente a Sony lançando um aparelho a cada seis meses eu não me sinto abandonado pela fabricante e nem sinto meu Xperia Z2 defazado, sou fã da marca.

    • Interesantissimo ver q a Sony tem uma boa estretegia de produto e com produtos de excelente qualidade , mas uma marca nao se consolida no mercado se nao tiver uma assistencia tecnica eficaz e honesta .A Sony esta manca dessa perna .Sua assistencia tecnica e um desastre .Sugiro a Ana , gerente de marketing abrir no sit do Reclame Aqui e ver de fato onde a assistencia tecnica da Sony esta situada e o que tem aprontado com os seus consumidores e usuarios .E caso de policia .E muito dificil e custa muito estabelecer uma marca e um conceito bom no mercado , e e muito facil destruir isso com pouca coisa .A Sony esta fazendo isso com sua boa reputacao.E bom ficar esperta ...........

  • Quando sai um de cinco dispositivo interessantes, colocam os preços nas alturas. Merece Oscar.

  • A marca PlayStation me fez gostar da Sony. Desde o Ps2 q compro os produtos da marca. No mobile, somente em 2011 q comprei um smartphone da mesma, na ocasião, o Xperia S. E o utilizei por bastante tempo. Satisfeito, comprei um Z3 em janeiro à 2,5k. Doeu no bolso, mas, não tenho o q reclamar por hora. Tive um único inconveniente com o volume, mas, fazendo uma redefinição, tudo voltou ao normal. No mais, vou manter a marca até um bom lançamento. Q diga-se, não foi o Z3+ e me parece não ser o Z5. Quem sabe o próximo. Agora, se não for Sony, provavelmente será um Nexus.

  • É bom observar a Sony tentando se reinventar .

  • Eu como usuário de um Xperia SP estou muito satisfeito e se não for um Sony meu próximo celular vi ser um Lumia com certeza. Saí de uma merda de Motorola, marca que nunca mais compro algo deles, para a Sony que me satisfez demais.

  • Sei não mas essa nova Xperia UI da Sony parece a da Samsung misturada com Android puro

Mostrar todos os comentários
174 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi