O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
13 min para ler 223 Compartilhado 57 Comentários

Moto X Force vs. Xperia Z3+, qual se sai melhor?

A Motorola lançou recentemente seu Moto X Force, um smartphone que vem agradando muito ao público graças à sua tela inquebrável e seu corpo feito de materiais resistentes, mas com um design que divide opiniões. Do outro lado temos o Xperia Z3+, que tem um apelo visual muito grande, é à prova d'água e possui uma boa câmera. Quem será que vence essa batalha?

Moto X Force vs. Xperia Z3+: Design e construção

O Moto X Force traz uma verdadeira revolução em termos de construção. Além de possuir uma tela quase inquebrável, todo o seu chassi e as bordas são feitos de metal. Além disso, possui uma traseira de nylon balístico muito resistente. Sendo assim, possui o titulo do smartphone mais resistente do mercado.

xperia z3 plus vs x force
Motorola Moto X Force vs Sony Xperia Z3+: Duelo de gigantes. / © ANDROIDPIT

Do outro lado temos o Xperia Z3+ que, embora também tenha laterais de alumínio, possui vidro na parte frontal e traseira que sem dúvida o deixa mais bonito, porém é o campeão de reclamações de telas e traseira trincadas. É um smartphone que quebra com muita facilidade, ou seja, o oposto do Moto X Force.

fragilidade
Xperia Z3+ é muito frágil, por causa do seu vidro. / © ANDROIDPIT

Na parte de design o Moto X Force não agrada a todos, embora gosto seja uma coisa bem relativa, não há como negar que as bordas laterais extremamente grandes estragam o visual do Moto X Force. Ele é um aparelho muito largo por causa disso. Para efeito de comparação, o Moto X Style que tem uma tela maior de 5,7 polegadas é mais estreito que ele, já que possui bordas mais otimizadas. Além disso, como as bordas superiores são melhor aproveitadas, ele tem um visual meio achatado. Notem que ele tem a mesma altura do Z3+, porém é bem mais espesso.

bordas
Moto X Force possui bordas espessas, tornando dificil o manuseio com apenas uma mão. / © ANDROIDPIT

Já o Xperia Z3+, embora traga o visual que há anos a Sony usa, no geral agrada mais esteticamente falando. Mas como design é questão de gosto particular, para mim nesse quesito o Moto X Force dá um banho no Xperia Z3+.

Moto X Force vs. Xperia Z3+: Tela

Muitos devem estar pensando: é óbvio que o Moto X Force tem uma tela melhor, afinal ela é praticamente indestrutível. Sim, isso é verdade. Mas se analisarmos uma tela em suas várias características, a vitória não é tão fácil assim.

Começando pelo Moto X Force, ele possui um painel de 5,4 polegadas com tecnologia AMOLED e resolução 2K (1440 x 2560 pixels - 544 ppi.). A construção de uma tela em 5 camadas reforçou a estrutura do display que resiste a impactos rotineiros. A empresa batizou essa tecnologia de Moto ShatterShield. Ela usa 5 camadas: um chassi de alumínio como base, um painel P-OLED flexível, duas camada de touch-screen e uma lente que protege o conjunto - essa pode ser trocada como se fosse uma pelicula. Sim, encaro como uma verdadeira revolução por parte da Motorola. Porém, nem tudo são flores.

xperia z3plus vs moto x force
Moto X Force tem tela indestrutível, mas tela do Xperia Z3+ tem mais brilho e fidelidade. / © ANDROIDPIT

Antes de passar algumas semanas com o Moto X Force, sem dúvida que minha resposta seria categórica: o Moto X Force tem uma tela melhor. Porém, depois dos testes deu para perceber um fato triste: o que sobrou em resistência faltou em qualidade.

Embora seja um painel de AMOLED, a tela do Moto X Force está longe de ter uma qualidade de uma tela AMOLED da Samsung, por exemplo. O brilho é muito fraco, além disso, algumas cores saem um pouco da realidade. O vermelho puxa mais para o laranja, assim como o amarelo. Outro ponto é a película externa, a 5ª camada de tela. Embora ela seja praticamente indestrutível em impactos, ela arranha com facilidade. Após alguns dias de uso no bolso da calça jeans já deu para reparar muitos arranhões. Além disso, ela é muito reflexiva. Somando o fato de ela ser reflexiva mais o brilho baixo, usar ele debaixo da luz do Sol não é legal. Vejam abaixo:

review moto x force sol
A tela do Moto X Force tem brilho fraco e atrapalha olhar nela sobre a luz do sol. / © ANDROIDPIT

Já a tela do Xperia Z3+ é extremamente frágil. Inclusive já quebrei em uma queda de 10cm. Nem se compara com a resistência do Moto X Force. Por outro lado, o painel de IPS com a Engine Bravia 2 é um espetáculo de brilho e fidelidade nas cores. Em pleno dia ensolarado não há dificuldade de enxergar as informações na tela. A resolução full HD se encaixa perfeitamente na tela de 5,2 polegadas – particularmente acho inútil tela 2K.

Como cada uma se sai melhor em um aspecto, vou dar um empate técnico. Eu, particularmente preferiria o Moto X Force pois sou extremamente desastrado, mas conheço pessoas que ficam anos com um celular sem sofrer um arranhão, nesses casos acho que a tela do Z3+ agradaria mais.

Moto X Force vs. Xperia Z3+: Software

Aqui é mais um aspecto que envolve gosto pessoal. Embora existam pesadas críticas em volta das interfaces modificadas pelos fabricantes, eu particularmente acho que o importante é funcionar e não travar, não importa a interface já que cada uma tem suas peculiaridades.

screen xperia z3 plus
Xperia UI tem visual bonito e é muito rápida. / © ANDROIDPIT

Partindo desse princípio, eu gosto muito da Xperia UI. Ela é muito rápida, não trava e visualmente falando acho muito bonita. Até já comentei sobre isso em outro artigo. Além disso, a Sony nas últimas versões de sua UI, deixou bastante coisas do Android puro, como a barra de notificações e a interface multitarefa levemente melhorada.

screen moto x force
Moto X Force roda o Android puro. / © ANDROIDPIT

Do outro lado temos o Android puro do Moto X Force, acrescido de apenas 2 aplicativos da Motorola: o Assist e o Connect. Além disso, não podemos esquecer de falar dos comandos de reconhecimento de voz do Moto X Force, que graças ao co-processador dedicado de voz e gestos, o torna o melhor Android que existe nesse quesito, juntamente com o resto da família X.

Mais uma vez dou um empate técnico aqui. A UI da Sony tem uma série de otimizações que o Android puro não tem, por outro lado, o Moto X Force tem o reconhecimento de voz insuperável.

Moto X Force vs. Xperia Z3+: Hardware e desempenho

Teoricamente eles possuem praticamente o mesmo hardware: compartilham a mesma CPU Snapdragon 810, a mesma GPU Adreno 430 e os mesmos 3 GB de memória RAM. A vantagem só chega na hora do armazenamento interno, onde o Moto X Force conta com 64 GB contra os 32 GB do Xperia Z3+. Além disso, há ainda o co-processador de voz e gestos que o smartphone da Motorola possui e o da Sony não. No geral, o Moto X Force leva vantagem.

Mas na hora do desempenho, teoricamente teria que ser algo equivalente, afinal o processador, GPU e RAM são iguais. Para falar a verdade, o Xperia Z3+ até levaria vantagem, já que sua tela é full HD exigindo menos do processador, pois o Moto X Force tem resolução 2K. Mas como disse: teoricamente. Na prática a realidade é outra, completamente diferente. Nos testes de benchmark abaixo, notem que o Moto X Force é muito superior em todos, e os testes foram feitos com os processadores na temperatura entre 33~37º. Mas é difícil testar o Z3+, pois logo após um teste a temperatura já sobe muito.

benchmark moto x force
Moto X Force se sai melhor nos testes de benchmark. / © ANDROIDPIT
benchmark xperia z 3
Xperia Z3+ tem pontuação pior, mesmo tendo o mesmo chipset e uma tela com metade de resolução. / © ANDROIDPIT

Todo mundo sabe do problema de superaquecimento com o processador Snapdragon 810. O Xperia Z3+ é o maior exemplo disso, sendo ele apontando por muitos como um fiasco da Sony. O motivo? O aparelho da Sony esquenta, esquenta muito. E não precisa de tarefas pesadas para isso, basta algumas horas com a tela ligada que a parte traseira dele já começa a incomodar de tão quente. Mas o problema é quanto é executada alguma tarefa pesada, aí então a situação piora. Um exemplo é a gravação em 4K que depois de alguns minutos o app de câmera é fechado devido à alta temperatura.

E no Moto X Force, teoricamente aconteceria o mesmo já que é o mesmo processador, mas não, não acontece. Não sabemos exatamente que tipo de otimização a Motorola fez, pois o Moto X Force se comporta normalmente em qualquer situação. Obviamente que ele esquenta, mas bem menos que o Z3+ e não chega ao ponto de um aplicativo fechar ou mesmo não dar mais para segurá-lo. Filmei durante praticamente meia hora um vídeo em 4K e ele não fechou e nem esquentou demais, enquanto o Xperia Z3+ agüentou menos de 10 minutos.

SAM 0951
Xperia Z3+ dá para usar dois SIM Cards ao mesmo tempo mais o cartão SD, no Moto X Force não. / © ANDROIDPIT

Um aspecto a favor do Xperia Z3+ é que ele também é dual SIM, igual ao Moto X Force, porém os SIM Cards são independentes do slot do micro SD. No caso do Moto X Force, a mesma bandeja do SIM 2 é utilizada para colocar um microSD, ou seja, não é possível usar ao mesmo tempo o cartão micro SD e a função Dual SIM.

Mas não há dúvidas que o Moto X Force vence fácil o Xperia Z3+ quando falamos de desempenho.

Moto X Force vs. Xperia Z3+: Câmera

SAM 0938
Ambos possuem câmeras equivalentes com o mesmo sensor, da Sony. / © ANDROIDPIT

Ambas as câmeras utilizam um sensor da Sony com abertura f /2.2. E o resultado é bem semelhante. Em ambos os aparelhos temos boas fotos, embora o software da Sony seja bem mais ativo no pós-processamento, sendo que por muitas vezes as imagens pareçam mais artificiais. Por outro lado, a falta de opções e o excesso de simplicidade do app da Motorola não empolgam. Nem focar com um toque dá para fazer. No caso do Xperia Z3+ é o inverso, já que ele possui uma infinidade de sub-aplicativos e funções que acabam complicando o uso do app. Não é à toa que o Xperia Z5 ganhou recentemente um novo app para câmera. A boa notícia é que o app serve no Xperia Z3+.

No geral as imagens se equivalem. Vejam alguns exemplos abaixo.

FLOR2
Fotos do Moto X Force são mais frias, já do Xperia Z3+ sofre mais alteração do software. / © ANDROIDPIT

Na imagem abaixo, notem que a imagem do Xperia Z3+ parece mais viva e com mais contraste. Já a do Moto X Force, embora mais fria, está mais próxima da realidade. Mais uma vez é o pós-processamento de imagem dos celulares da Sony entrando em ação. 

PAISAGEM
Imagem do Xperia Z3+ é mais viva que a do Moto X Force. / © ANDROIDPIT

Os dois também possuem a mesma câmera frontal de 5 MP, porém o Moto X Force leva vantagem por possuir flash frontal.

Na realidade, ambos perdem para outros smartphones como o Galaxy S6 e o LG G4, principalmente pela falta de um modo manual completo. Acho que há um empate dos dois. Embora as fotos do Moto X Force capte mais detalhes, as do Xperia Z3+ são mais bonitas de olhar, embora sejam mais artificiais.

Moto X Force vs. Xperia Z3+: Bateria

A Sony sempre faz sucesso na otimização da bateria dos seus aparelhos. Principalmente a linha Xperia Z3 que mesmo não tendo uma amperagem gigante, brigou de igual para igual com o Moto Maxx, antecessor do Moto X Force. Porém, o Xperia Z3+ perdeu um pouco de bateria, antes eram 3.000 mAh no Z3 e passou para 2.930 mAh no Xperia Z3+. Segundo a Sony, isso aconteceu pois o novo processador Snapdragon 810 é melhor no gerenciamento de bateria e até aumentaria o desempenho dela. Outro erro.

Nos testes, ele até que se comportou muito bem quando o modo Stamina estava ativo, mas somente quando tarefas básicas estavam sendo executadas, pois não exigem muito processamento. Nessas condições, o Xperia Z3+ agüenta tranquilamente um dia de trabalho. Porém, se forçá-lo, aí o esquentadinho Snapdragon 810 entra mais uma vez em cena e drena a bateria. Jogando alguns minutos, ouvindo música e navegando na internet por algumas horas, ele já começa a esquentar e a bateria vai embora. Dificilmente chega ao fim do dia em um ritmo forte.

O moto X Force sofre algo parecido. A Motorola tirou um pouco da bateria se comparar com o Moto Maxx. Mas mesmo assim sua bateria é bem maior que o Z3+: 3.760 mAh. Como o processador não esquenta tanto nele, mesmo com uso intenso, ele agüenta tranquilamente um dia de trabalho. Além disso, ambos possuem suporte para o carregamento Quick Charge 2.0 do processador da Qualcomm. Porém, a tecnologia proprietária Turbo Charger se mostra bem melhor e carrega o Moto X Force em muito menos tempo que o Xperia Z3+.

Moto X Force vs. Xperia Z3+: Especificações técnicas

Moto X Force vs. Sony Xperia Z3+ – Especificações Técnicas

  Moto X Force Sony Xperia Z3+
Dimensões: 149,8 x 78 x 7,6 mm
149,8 x 78 x 9,2 mm
146 x 72 x 6,9 mm
Peso: 169 g 144 g
Tamanho da bateria: 3760 mAh 2930 mAh
Tamanho da tela: 5,4 polegadas 5,2 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED LCD
Tela: 2560 x 1440 pixels (544 ppi) 1920 x 1080 pixels (424 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels 5 megapixels
Câmera traseira 21 megapixels 20,7 megapixels
Flash: Ainda não disponível. LED
Versão do Android: 5.1.1 - Lollipop 5.0 - Lollipop
RAM: 3 GB 3 GB
Memória interna: 32 GB
64 GB
32 GB
Memória removível: microSD microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 810 Qualcomm Snapdragon 810
Número de núcleos: 8 8
Velocidade máx. 2 GHz 2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.1 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Moto X Force e Xperia Z3: Onde comprar

O preço sugerido para o Moto X Force pela Motorola é de R$ 3.149,00 em seu site oficial. É um preço salgado que em breve deve começar a baixar. Mesmo assim, é sempre bom ficar ligado pois dependendo da forma de pagamento escolhida em algumas lojas online, dá para conseguir bons descontos. Abaixo algumas opções para comprá-lo.

O Xperia Z3+ já está há alguns meses nas lojas, e o preço dele simplesmente despencou. Há 3 meses atrás estava custando cerca de R$ 3.000,00 mas agora já é possível achá-lo por menos de R$2.000,00. Seguem abaixo algumas sugestões de preços:

Moto X Force vs. Xperia Z3+: Veredito

A diferença de preço entre os dois modelos atualmente é de cerca de 1 Mil Reais. Mas não podemos esquecer que o Moto X Force foi recém-lançado e o preço deve baixar em breve. Mas não há dúvidas, a escolha pelo Moto X Force é a escolha certa e segura, ele é superior em praticamente todos os aspectos. Além disso, o Xperia Z3+ é um smartphone problemático. Com o tempo o fato de ele esquentar demais atrapalha em muito o seu uso. O que adianta um smartphone de 2 Mil Reais na mão se temos que torcer para ele não esquentar ao ponto de fechar um aplicativo? A Motorola soube driblar o problema do Snapdragon 810, muito provavelmente na escolha de materiais que ajudam na dissipação de calor. É um projeto disparadamente melhor.

Meu conselho? Se é para escolher um dos dois, a melhor coisa a fazer é esperar alguns meses o Moto X Force baixar de preço. Mas se você faz questão da Sony, talvez escolher o Xperia Z3 seja mais sensato, uma vez que depois de aquecido o Z3+ tem um desempenho inferior ao antecessor.

223 Compartilhado

57 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi