O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 199 Compartilhado 65 Comentários

Com esta novidade a Sony pode estar bem próxima de resolver todos os problemas da linha Xperia

Desde de 2013, a Sony vem lançando um novo top de linha a cada seis meses sob o argumento de que tais versões são mais otimizadas e tecnologicamente atualizadas. Entretanto, a companhia teve sua imagem arranhada no primeiro semestre deste ano quando o Xperia Z3+ apresentou sérios problemas de superaquecimentos ocasionados pelo processador Snapdragon 810, colocando em dúvida a real capacidade de inovação da companhia japonesa para esses lançamentos semestrais. Agora, contudo, a Sony parece ter encontrado uma saída para tornar a linha Xperia mais rentável e com o hardware menos problemático.

O preço que se paga por um problema proveniente de um fornecedor pode ter grandes proporções, como a desvalorização de determinado produto ou o descrédito na marca, como aconteceu com a Sony e a Qualcomm no início do ano. O Snapdragon 820 foi lançado com o objetivo de amenizar os problemas de seu predecessor e deve estar presente nos próximos grandes lançamentos do mercado, como em algumas variantes do Galaxy S7 e no Xiaomi Mi5. Entretanto, se depender da Sony, a Qualcomm pode perder um espaço na linha Xperia de 2016.

Segundo revelou o Digitimes, a Sony pretende seguir os passos de suas principais concorrentes de mercado e desenvolver seu próprio processador. A fabricação do suposto chipset ainda é desconhecida, assim como suas especificações, embora a Samsung seja o fabricante mais cotado para assumir tal posição. Apesar das perdas significativas nos últimos anos na área de telefonia móvel, a Sony vem obtendo sucesso no segmento de sensores de imagens, visto que os melhores modelos fabricados pela japonesa estão presentes nos principais topos de linha do ano, como no Moto X Style e no Galaxy S6 Edge.

Vale lembrar que o suposto processador da Sony não será um competidor isolado no mundo dos smartphones. A LG vem investindo no Nuclun 2 desde agosto, quando surgiram os primeiros rumores sobre o chipset. Além da LG, o Samsung Exynos 8890 e o Helio X30, da MediaTek, são alguns dos lançamentos mais cobiçados para 2016.

sony xperia z3 plus final test hero
O Xperia Z3+ teve sérios problemas de superaquecimentos. / © ANDROIDPIT

Além de um hardware de fabricação própria, a Sony poderia considerar um trabalho de integração e otimização com o software e a interface proprietária da empresa. A Sony é a empresa que menos vem otimizando sua interface proprietária, que sofre a cada lançamento com bugs constantes em seus aplicativos proprietários. A maioria dos usuários preferem adquirir um dispositivo pronto para seu usado ao invés de aguardar por atualizações que corrijam problemas com a câmera ou com a performance do aparelho aos poucos, principalmente quando este é um topo de linha.

A ideia do processador proprietário é excelente, contudo, como tem se falado há anos, a Sony precisa urgentemente de uma nova direção para a linha Xperia como um todo. O processador fabricado em casa pode ser um bom começo dessa mudança.

E aí, será que o processador da Sony pode ultrapassar os concorrentes de mercado?

Fonte: Digitimes

Os comentários favoritos dos leitores

65 Comentários

Escreva um comentário:
  • Meu xperia z3 dual mandou lembranças kkkkk suuuuper até debaixo dagua não comparo com muitos mais novos.

  • "A Sony é a empresa que menos vem otimizando sua interface proprietária, que sofre a cada lançamento com bugs constantes em seus aplicativos proprietários."
    Gostaria de saber qual celular da linha xperia o Sr Bruno Salutes usa q apresentou esse problema!?
    Ja tive o Z, Z1, Z2,Z3 e agora to indo pro Z5, exatamente pq o sistema da Sony é uma das melhores optimizadas e simples, e seus app nativos sao bem bacanas (exemplo o stamina) q nao sofrem de bugs.

  • Samsung e Sony são meus fabricantes favoritos.

  • Não curto os aparelhos da Sony por problemas que tive no passado, mas eles são bonitos.

  • Boa notícia! Eu ainda esperava que a Sony divulgasse que iria lançar só um top por ano. Mas fabricando seu próprio processador está ótimo!

  • Esses fanboys da Motorola é da Samsung são chatos viu....kkkkkkkk corre aqui pra falar mal da Sony e da LG nos post,sendo que nunca teve um aparelho de ambas. De onde eles são?o que sentem quando falam mal de outras marcas?são normais? sexta no Globo repórter!!

  • Vai fazer um processador e que venha junto um cooler pra não dar problema com o 4K

  • Arrisco dizer que se a Sony não se reinventar, poderá ser esquecida com o tempo e até considerada ''obsoleta'' perante as demais fabricantes, algo parecido com o que ocorreu com BlackBerry até ela se reinventar, com o Priv.

  • Pra mim comprar um z5!!! Prefiro ficar com z3+!!!E está havendo muito exagero da galera que tem z3+ele não chega aquecer tanto! Como muitos estão dizendo de aquecimento ;parem com isso gente :no meu ponto de vista vejo a Sony melhor do que as concorrentes estou satisfeito 😌 com aparelhos que possuo basta vc saber usar

    • O problema de o aparelho aquecer é o seguinte.
      O SoC, no caso Snapdragon 810, ele esquenta mais do que o tolerado e isso impede ele de funcionar como deveria. Em questão de minutos ele precisa diminuir e velocidade e logo desligar os núcleos mais potentes o que causa queda de desempenho brutal. Para impedir isso as fabricantes começaram a abaixar e limitar cada vez mais o clock do processador, daí de que adianta ter um processador novo se o desempenho dele é limitado? Isso que acontece, geração nova de aparelhos com desempenho da geração passada.
      Ele não esquenta tanto e isso não é necessariamente algo bom nele.

  • Olha os Xperias podem até ser bonitos mas o espaço frontal aproveitado pela tela é uma porcaria ... Os smartphones da Sony são os reis das bordas enormes ! Meu G2 com sua tela de 5.2 é bem menor e mais fino que o Xperia Z2 tijolo ! Não gosto de levar um pedaço de telha no bolso , design da sony nunca me agradou apesar de gostar muito da marca.

  • Nunca gostei dos aparelhos da Sony, acho os aparelhos da LG muito mais interessantes.

  • Tive o xperia SP, uma pena ter parado no 4.3, e tirando a câmera frontal VGA o celular era ótimo com hardware muito parecido com moto x 2013

    • Eu tenho ele, inclusive uso e estou digitando esse texto com ele. Realmente é um ótimo celular, mesmo hardware do Moto X 2013 e S4 mini, o único grande problema é a memória interna que é pouca e o Android insiste em diminuir ainda mais o espaço útil dela, nunca posso usar os 500MB restantes da memória. Quando comprar um outro celular, estou afim de ter um MS Lumia ou um Zenfone 2 deluxe e infelizmente só não compro um novo Sony pq não vi nenhum bom substituto para o meu celular fora os topo de linha que sinceramente estão me decepcionando e me deixando com o pé atrás pra comprar. Adoro a marca, tenho e tive ótimos produtos dela e sempre tendo qualidade mas também não posso ir só pela emoção, a MS está vindo com tudo com o Windows 10 M e sinceramente eu quero muito um Lumia 950 ou 950 XL mas se não der vou de Zenfone 2 deluxe só por causa do espaço interno e o processador Intel Atom e a qualidade de som bem superior aos Qualcomm por causa dedicado ao som, isso realmente faz muita diferença.

      • O Xperia SP/S4 Mini não tem o mesmo Hardware do Moto X1. O amigo Jonathan foi feliz ao dizer q o Xperia SP tem um Hardware "parecido" com o Moto X1. Parecido sim, mais igual não. Pois a diferença de desempenho entre ambos é enorme. (Com a vantagem do Moto X1 obviamente).

    • Talvez quando eu adquirir um outro celular vou começar a brincar com as custom roms para o aparelho pois apesar de bom o 4.3 eu já me sinto enjoado da versão do Android mas não dá pra eu botar outras roms e perder alguns arquivos importantes para mim.

      • Eu também possuo o Xperia SP, e já tive outros Sony Ericsson, mas apenas dois aparelhos da Sony me decepcionaram, foram o Xperia P e o Xperia SP meu atual telefone. Enfim vou falar apenas do Xperia SP... Um celular com um belo design, que dá impressão de ser premium, porém não é, e na época era um intermediário premium, porém um ótimo concorrente para o S4 mini.
        Eu estou com ele há um pouquinho mais de 1 ano, e em menos de 1 ano deu defeito no vidro que cobre a câmera, mas mandei para a assistência e tudo resolvido, e depois de acabar a garantia ele deu um problema na entrada do fone, mas de resto tá funcionando. Como você disse ele é uma espécie de moto X, perdendo em memória RAM e câmera.
        Ele com o Android 4.1 é um smartphone bom e ágil, mas a atualização para o 4.3 o deixou uma carroça, mas de dá raiva mesmo, lento, engasga fácil, não posso chapar a memória dele, tudo tem que ser controlado, e mesmo com todos esses problemas, a Sony não o atualizou, um desrespeito para os proprietários do Xperia SP. O que me impressionou neste smartphone foi o seu acabamento, impressionante, ele está novinho, sem nenhum arranhão na tampa traseira, apenas na laterais ocasionado pela capinha, fora isso, e já caiu bastante e nunca quebrou nada na carcaça.
        Enfim a Sony nunca foi uma marca ruim, lança bons aparelhos, apenas está perdida, mas cansei da Sony, e vou da um tempo, vou migrar para outra marca, e tomara que não me decepcione como me decepcionei com a Sony.

  • Sony, o que dizer da Sony... Vamos lá... A Sony nunca foi líder do segmento de telefone móvel, porém sempre teve respeito na área, pois lançava e ainda lança celulares com bons acabamentos e design elegantes, sem falar que reuni boas especificações na maioria dos seus smartphones, resumindo... é uma boa marca, porém longe de oferecer o peso que o nome Sony tem. A Sony começou afundar em 2013 realmente, lançando em 6 em 6 meses smartphones tops de linha, o que é um absurdo e sem evoluções significantes que compensasse a troca para o novo.
    Eu fui um consumidor fiel da Sony, tive vários celulares da Sony, porém me decepcionei muito com meus dois últimos smartphones da Sony, Xperia P e o Xperia SP, mediante a isso eh quase improvável que eu me arrisque de novo a pegar um smartphone da Sony, pois não quero me estressar novamente com celulares da Sony, pois são aparelhos que não duram, e são esquecidos pela Sony, enfim não recomendo Sony.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi