O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 2.766 Compartilhado 974 Comentários

Agora vai: Moto G4 e G4 Plus estão recebendo o Nougat no Brasil

Os Moto G são bastante populares no Brasil, com muitos usuários usando as diferentes versões do aparelho. Os modelos dessa série são conhecidos por receberem atualizações pouco tempo após a liberação do código pelo Google. Atualização: Depois de alguns contratempos, eis que o sistema mais recente está sendo liberado para os modelos Moto G4 e G4 Plus. Confira detalhes acessando o tópico "Atualização para Android Nougat".

Destacar mudanças recentes

Versões do Android 5.0 5.0.2 5.1 6.0 7.0
Motorola Moto G 2013 Sim Sim Sim Não Extraoficial
Moto G 4G Sim Não Sim Não Não
Motorola Moto G 2014 Sim Sim Sim Sim Não
Motorola Moto G 2015 Não Não Sim Sim Extraoficial
Motorola Moto G Edição Turbo Não Não Sim Sim Não
Moto G4 - - - Sim Sim
Moto G4 Plus - - - Sim Sim
Moto G4 Play - - - Sim Sim

Pegue um atalho

Série Moto G4 Moto G 2013 Moto G 4G
Moto G 2014 Moto G 2015 Moto G Edição Turbo

Moto G4 / Moto G4 Plus / Moto G4 Play - Atualização para Android Nougat

A série Moto G4 começou a ser atualizada em dezembro, contudo, o update foi suspenso pela Motorola e foi retomado apenas agora, dia 26 de janeiro de 2017. Se trata da segunda leva de aparelhos comprados no varejo e, na sequência, será a vez dos modelos adquiridos em operadoras. O download pesa aproximadamente 813 MB.

Não existe previsão para o Moto G4 Play, que deve receber o update nos próximos meses. Se você quiser saber como o Moto G4 Plus fica com o Android Nougat, não deixe de acessar o artigo abaixo:

soak test moto g4 plus nougat edit
Soak test para o Moto G4 Plus inicia no Brasil / © Comunidade do Moto G4 no Google+

Agradecimento: Betinho Bass.

Moto G Edição Turbo - Atualização de segurança

O Moto G Edição Turbo recebeu recentemente um update de segurança para o sistema. Para quem não sabe, o Google libera todo mês um pacote com correção de erros que elimina possíveis brechas de segurança do sistema. A versão recebida pelo Moto G Turbo é referente ao mês de janeiro de 2016, entregue aos proprietários do modelo no dia 11 de fevereiro.

O que existe de novo

A última atualização que chegou ao moto G Edição Turbo traz melhorias de estabilidade e elimina brechas de segurança do Android 6.0 Marshmallow.

lollipopmotogturbo
Moto G Edição Turbo / © ANDDROIDPIT

Moto G 2015

Atualização do Moto G 2015 para Android 7.0 Nougat

Apesar de ser quase impossível para o Moto G de terceira geração receber o Android Nougat oficialmente, os desenvolvedores da XDA vêm trabalhando para levar a atualização para o máximo de dispositivos possíveis e o Moto G 2015 foi um dos primeiros a recebê-la.

A ROM, traz uma mescla do código aberto do Google (AOSP) com outros recursos. O responsável pelo desenvolvimento incluiu até o "modo noturno", que torna a visualização do conteúdo no escuro mais fácil. Esta ROM ainda está em fase de testes, mas algumas de suas funções já estão ativas, como: SMS, conexão Wi-Fi, câmera, chamadas, Bluetooth e navegação na internet.

Algumas funções ainda estão instáveis e a ROM não é compatível com o modelo dual-SIM do dispositivo. Para testar o Android Nougat no Moto G 2015 basta baixar a ROM aqui.

Atualização do Moto G 2015 para Android 6.0.1 Marshmallow

Depois do Android 6.0.1 Marshmallow chegar para o Moto X Play, agora é a vez do Moto G 2015 receber o update. O novo número da versão passa para v24.61.55 e ocupa 371.4MB. Logo, lembre-se de fazer o download do pacote apenas no wi-fi quando a atualização OTA (over-the-air) chegar.

O que existe de novo

Depois do update, os proprietários do aparelho contarão com o suporte para o Unicode 8.0 que oferece um número maior de emojis e um novo som de câmera na hora da captura de imagens. Além disso, há várias correções de bugs e melhorias na estabilidade do sistema, bem como o update do patch de segurança referente a março de 2016.

Atualização do Moto G 2015 para Android 6.0 Marshmallow

A última atualização que chegou ao Moto G 2015 no Brasil foi para a versão final do Android 6.0, após um breve período que o modelo passou em soak test. Os proprietários do aparelho começaram a receber o novo firmware no dia 5 de janeiro via OTA, com o tamanho de aproximadamente 451 MB.

O que existe de novo

De acordo com a Motorola, todas as características visuais e funções do Android 6.0 Marshmallow foram mantidas no Moto G 2015, incluindo o Modo Doze e o novo sistema de gerenciamento de permissões para aplicativos. 

motogupdatemarshmallow
Atualização do Moto G 2015 para o Android 6.0 Marshmallow. / © ANDROIDPIT

Moto G 2014 - Atualização para o Android Marshmallow

O Moto G 2014 foi um dos dispositivos da Motorola que recebeu o Marshmallow durante o primeiro bimestre do ano. O último update do aparelho foi para o Android 6.0 Marshmallow, que chegou aos proprietários do modelo no dia 10 de fevereiro deste ano. O software pesa cerca de 471 MB e está disponível via OTA para download.

O que existe de novo

O update traz funções características do Marshmallow, como o Modo Doze de economia de bateria, as permissões de aplicativos e melhor gerenciamento de memória. 

motog20146
O Moto G 2014 já recebeu o Android 6.0 Marshmallow / © Rodrigo Xavier e Anderson Lopes

Moto G 4G - Atualização para Android 5.1 Lollipop

Lançado em 2013, o Moto G 4G é a versão com conectividade LTE do Moto G 2013. Assim como seu predecessor, a última versão oficial que este dispositivo recebeu foi o Android 5.1 Lollipop. O update foi disponibilizado via OTA durante o mês de abril do ano passado.

Marshmallow só instalando a CM13

As ROMs alternativas estão aí para oferecer suporte aos dispositivos que já não recebem updates oficiais pelos seus fabricantes. Você pode seguir o tutorial que preparamos com a instalação da CyanogenMod para o Moto G 2013, contudo, a ROM do Moto G 4G é o arquivo que está hospedado neste link.

moto g 4g atualizacao
A atualização do Moto G 4G para Android 5.1 Lollipop. / © ANDROIDPIT

Moto G 2013

Moto G 2013 - Atualização para Android 7.0 Nougat

Sabemos que o Moto G 2013 está descartado de qualquer cronograma da Lenovo/Motorola, certo? Portanto, a única maneira de conseguir levar o dispositivo para a mais recente versão do SO é por meio de ROMs customizadas. A CyanogenMod 14 desenvolvida para o modelo já está disponível e roda sem problemas no aparelho. O tutorial requer conhecimentos básicos de root, mas iremos ensinar o pessoa-passo da instalação para vocês.

CyanogenMod 14 com Android Nougat para o Moto G 2013

A atualização para o Moto G 2013 chega pelas mãos do XDA Developers, sob a CM14. Obviamente, não se trata de uma versão oficial da nova atualização do Android. Contudo, ainda é uma ótima notícia para os proprietários que já perdiam as esperanças de ter o Android Nougat rodando em seu dispositivo.

A instalação irá apagar todo o conteúdo do dispositivo, portanto, recomendamos que você faça o backup de suas informações previamente. Para desbloquear o Bootloader do aparelho, precisaremos antes do ADB e Fastboot instalados num computador com Windows. Ative também a depuração USB do dispositivo indo até o menu do desenvolvedor. Todos os arquivos para download e o tutorial dessa parte estão aqui:

Após a instalação anterior, precisará ser feito o desbloqueio do Bootloader. A Camila Rinaldi revisou este processo na última semana, portanto, acesse o artigo abaixo para fazer o desbloqueio:

O TWRP permitirá que a ROM seja instalada no dispositivo. Acesse esse link para baixar o arquivo referente ao seu modelo. Após a instalação, reinicie o dispositivo em modo de recuperação e instale a CM14 para Moto G 2013. Para isso, basta salvar o arquivo em .zip baixado na raiz interna do armazenamento. Antes da instalação, lembre-se de fazer um "wipe data" e um "wipe cache" para que a partição do atual sistema seja formatada.

AndroidPIT Moto G Nougat 1590
Moto G 2013 rodando com a CM 14 / © ANDROIDPIT

Moto G 2013 - Atualização para Android 5.1 Lollipop

O Moto G 2013 é o dispositivo mais antigo da série, chegou com Android Jelly Bean e encerrou seu ciclo de updates no Android 5.1 Lollipop. Este update chegou para o sistema durante o primeiro semestre de 2015 e, desde então, nenhuma outra atualização foi distribuída para o Moto G 2013. Um novo pacote de segurança, entretanto, chegou ao aparelho.

Pacotes de segurança de março

De acordo com o nosso leitor, João Baptista Paço, o Moto G recebeu um pacote de segurança do Android. Esta atualização apresenta importantes melhorias na segurança do sistema do aparelho. 

O update inclui as atualizações de correções de segurança do Android até 1º de março de 2016. Logo, se você recebeu este update, baixe imediatamente para proteger os seus dados.

moto g pacote seguranca marco
Os pacotes de segurança do Android de março estão chegando para o Moto G / © João Baptista Paço; ANDROIDPIT

Quando o update OTA chega para o seu Moto G

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o update oficial começou a ser liberado em primeiro lugar para modelos rodando com o software de varejo. Para conferir se o seu dispositivo pode receber o update, acesse Configurações > Sobre o telefone > Atualizações de sistema > Verificar.

Envie seu update para a redação do AndroidPIT

Se você é proprietário de um Moto G e recebeu uma notificação de atualização recentemente, encaminhe uma captura de tela e compartilhe com nossa redação. Você pode manter contato conosco através deste email: imprensa@androidpit.com.br. Não esqueça de informar seu nome completo para que possamos lhe dar os créditos pelas informações.

E aí, está ansioso para ter o Android Nougat no seu Moto G?

Os comentários favoritos dos leitores

974 Comentários

Escreva um comentário:
  • Pior besteira que fiz nos últimos tempos. O cel tava ótimo, agora não aceita nenhum Wi-fi ou fica travando toda hora. Espero que melhorem logo esse lixo de sistema...

  • Boa noite! Pessoal
    Eu estava aguardando ansioso a atualização do meu Moto G 4 Plus para o Android 7 e que decepção após. Pois o mesmo passou a travar por completo ao iniciar o wifi e o carregador turbo deixou de funcionar totalmente, deixei os dois na assistência técnica.
    E o pior, mesmo estando na garantia a assistência na verifica a falha do carregador sem o aparelho e ainda informam que vão zerar todo o seu aparelho. Na minha ignorante opinião a garantia deveria se estender ao aparelho e os seus componentes, pois ao comprar um celular você esta comprando um conjunto: Aparelho, carregador, fone de ouvido e capa, no caso capas para este modelo.

  • Gente, alguém com o aparelho vinculado a operadora Tim já recebeu a atualização? Se não, quanto tempo deve demorar!

  • bug na bateria nem aparece o porcentagem maior porcaria essa atualização

  • Atualizei o meu G4 plus hoje e odiei, travando os aplicativos todo o tempo, lento para carregar, atualizam para melhorar e estragam um celular que tava bom

  • Prezados, mais alguém está tendo problemas com o carregador do Moto G4 Plus, após a atualização? O de minha namorada simplesmente está carregando de modo muito mais lento...

    • Infelizmente isto está ocorrendo. Antes, com o aparelho zerado, com cerca de 40~50 min ele ficava full. Agora demora cerca de 1:30~2h. Sem contar que a autonomia da bateria reduziu demais! Detestei essa atualização.

  • negócio e fazer root no celular e vivei de custom rom, pois essas empresas pensam que somos bobos, logo logo esquecem as atualização.

  • Já estou usando o Nougat uns 5 dias no meu Moto G4 e está muito bom, bastante funções novas e sem nenhum travamento. O pessoal anda reclamando que está com problemas ou travamentos. Não esqueçam de fazer o Hard Reset. Logo quando atualizei eu já fiz esse procedimento para não ter problemas de bug ou travamentos de aplicativos! Para aqueles que já faziam o Hard Reset na versão 6.0, o procedimento é mesmo.

  • Agoraa simmm... Estou baixando?!! Pela glória do Senhor

  • Acabei de receber o Android 7 no Motorola G4. Aleluia aleluia aleluia

  • E o G4 play? Nada? Nem uma Soak test?

    CAV

    • Se tudo der certo, deve começar em Fevereiro.
      Mas como o Moto E³ e o Moto E³ Power não foram elegíveis pela Lenovo para serem atualizados, então a situação do Moto G Play complica.

  • Atualizei o meu há uma semana mais ou menos e não gostei. Está mais lento e travando... arrependida!!!

    CAV

    • Faça um backup dos seus arquivos, talvez até dos seus aplicativos e depois restaure o aparelho para as configurações de fábrica (hard reset). Muita gente que fez isso relata que sentiu melhora no desempenho.

    • Faça um backup e restaure para padrões de fábrica que ficará bom.

  • Atualizei o meu moto g4 plus faz uma semana, desde então toda vez que liga a internet trava e some tudo da barra de notificações por um bom tempo, formatei o dispositivo e o app galeria motorola não é mais compatível

  • Acabei de receber Opa vamos ver o que tem de bom nessa atualização!

Mostrar todos os comentários
2.766 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi