O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 140 Compartilhado 44 Comentários

Nearby: esse novo recurso do Android pode facilitar a sua vida

O Google anunciou na última quinta-feira (09/6) a chegada do Nearby, um recurso do Android que permitirá ao usuário receber informações úteis e executar algumas funções baseadas na sua geolocalização. Veja abaixo como ela vai funcionar:

O Nearby permite que o usuário receba informações úteis sobre o seu entorno, a partir de sinais emitidos por beacons, que se comunicam com o telefone via Bluetooth ou Wi-Fi. Para quem não sabe: beacons são aparelhos de proximidade responsáveis por transmitir dados a telefones cadastrados em uma loja, por exemplo. 

Descontos e mais

Entre as utilidades do Nearby, o usuário pode, por exemplo, baixar o app de um audio guide quando faz um passeio em um museu; ou realizar o download de um aplicativo de uma companhia aérea para fazer o check-in assim que entrar no aeroporto. Ou receber descontos em tempo real de uma loja, quando ele estiver visitando a mesma. 

NEARBY
O Nearby permite, por exemplo, que você faça check-in de forma mais rápida / © Google

Para ativar o Nearby, mantenha o Bluetooth e a Localização ativados no telefone. Na primeira vez em que passarem por um beacon, os usuários serão convidados a optar pelo serviço e, a partir daí, eles receberão notificações de baixa prioridade toda vez que houver fontes emissoras (beacons) perto deles.

De acordo com o Google, a liberação do recurso demorará algumas semanas e acontecerá por meio da atualização do app Google Play Services para a versão 9.2 ou superior. O Nearby estará disponível primeiro para aparelhos com Android Lollipop 5.0 ou superior. Em breve, a ferramenta também estará disponível para celulares com Android KitKat 4.4.

Ainda de acordo com o Google, já existem desenvolvedores brasileiros testando a API do Nearby desde o seu lançamento, em julho de 2015. No entanto, a empresa não informou se alguma empresa nacional fará uso da funcionalidade nos próximos meses. 

E você acha que um recurso como o Nearby tem potencial para dar certo por aqui?
 

Os comentários favoritos dos leitores

44 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi