O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
163 Compartilhado 18 Comentários

Como economizar a bateria do Nexus 5 com dicas avançadas

O Nexus 5 nunca foi conhecido pela autonomia da sua bateria, que vira e mexe apresenta problemas a cada atualização do sistema operacional. Por isso, mostraremos hoje dicas avançadas para que você otimize de maneira significativa a duração da bateria do seu dispositivo.

Nota: se estiver procurando por dicas básicas, que não exigem conhecimentos avançados e alteram as configurações simples do seu Nexus 5 como o brilho da tela e o intervalo em que o display fica ativo, confira os artigos abaixo:

androidpit nexus 5 usb 353
Confira as nossas dicas avançadas para otimizar a bateria do seu Nexus 5. / © ANDROIDPIT

Aqui estão as dicas avançadas para a melhorar a bateria do Nexus 5:

1. Instalar a atualização para Android M

Testes recente no Nexus 5 rodando com a versão prévia para desenvolvedores do Android M mostraram que essa última atualização traz ganhos significativos na autonomia da bateria. O Android M já é incrivelmente estável e ideal para o uso cotidiano. É muito simples instalar as imagens de fábrica do Android M no Nexus 5. Para um tutorial completo, acesse o artigo a seguir:

2. Instalar o ElementalX

Se não quiser atualizar seu Nexus 5 para a versão prévia do Android M, também é possível otimizar sua bateria com o ElementalX. Trata-se de um kernel alternativo que substitui o kernel nativo do Android. Por sua vez, o kernel em termos gerais é o cérebro que possibilita a comunicação entre o software e o hardware do seu dispositivo. Isso inclui desde as velocidades do processador, passando pelos controles de gesto até o controle de voltagem. Esse último aspecto permite que você otimize a bateria do Nexus 5.

AndroidPIT Nexus 5 ElementalX Install
O ElementalX instalado no Nexus 5. / © ANDROIDPIT

Pré-requisitos

Antes de tudo, substitiuir o kernel exige obviamente permissões de root e um bootloader desbloqueado. Você também deverá instalar uma Custom Recovery (pode ser feito durante o processo de root). Se precisar de ajuda com algum desses passos, confira os seguintes tutoriais:

Como instalar o kernel ElementalX no Nexus 5

  • Acesse o site do ElementalX no seu Nexus 5 e baixe o kernel para a versão do Android que estiver rodando no seu dispositivo. Se não souber que versão roda no seu Nexus 5, vá até Configurações > Sobre o telefone e veja o Número da versão. Se tiver a última atualização oficial do Android 5.1, ele será LMY47l.
  • Desligue o seu Nexus 5 e reinicie-o no modo bootloader. Para fazer isso, clique e segure o botão de abaixar volume até que você veja a tela com o Android de barriga aberta.
  • Use os botões de volume para destacar o Recovery Mode e clique no botão de energia para confirmar.
nexus 5 recovery fastboot
O Recovery Mode do Nexus 5. / © ANDROIDPIT

No Recovery Mode, localize e faça o flash do kernel que baixou anteriormente. O processo depende da Custom Recovery que você instalou:

ClockworkMod recovery (CWM)

Na CWM você deve usar os botões de volume para destacar e selecionar Install zip > Install zip from last install folder > selecionar o kernel ElementalX baixado anteriormente e confirmar a sua seleção.

Team Win Recovery Project (TWRP)

Na TWRP, depois de reiniciar o dispositivo com o botão de energia e o de abaixar volume pressionados, clique em Install > Download e em seguida escolha o ElementalX. Deslize o botão azul da parte inferior da tela para fazer o flash do arquivo.

Pronto, você instalou a versão padrão (pré-configurada) do ElementalX. Ao reiniciar o aparelho, você poderá notar o gerenciamento diferenciado da bateria no seu Nexus 5. Também é possível configurar manualmente e intensificar o “undervolting” do Nexus 5, mas esse processo pode danificar o seu dispositivo.

Para mais informações sobre o ElementalX no Nexus 5, confira este tópico do nosso fórum.

3. Trocar a bateria do Nexus 5

Sim, é uma medida um tanto radical. Se tentou as dicas acima e mesmo assim não ficou satisfeito com o rendimento da bateria do seu Nexus 5, pode ter chegado a hora de trocá-la. Se tiver experiência com esse tipo de processo, você pode trocar a bateria do seu aparelho sem precisar de recorrer à assistência técnica. Temos um tutorial para isso:

IMGS8948
Trocando a bateria do Nexus 5. / © ANDROIDPIT

Conhece outra dica avançada para otimizar a bateria do seu Nexus 5? 

18 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi