O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
259 Compartilhados 118 Comentários

Em um ano com recursos desnecessários, o Note 7 inova de verdade

Se eu ganhasse R$ 1 para cada vez que ouvisse a palavra "inovação" durante o evento de lançamento do Galaxy Note 7, eu certamente já teria dinheiro para comprar o dispositivo em questão. No entanto, esse termo - tão banalizado em eventos e mais eventos de smartphones deste ano, onde não vimos nenhuma novidade de tirar o fôlego - fez jus a um recurso em especial do novo carro-chefe da Samsung: seu scanner de íris. 

2016 não passará para a história como o ano da inovação no setor mobile. Ok, até que tivemos algumas novidades aqui e ali, como o uso da realidade aumentada ou a realidade virtual dando os primeiros passos junto aos públicos. Ou até os modelos modulares chegando à lojas. Mas nenhuma delas nos surpreendeu naquele nível em que olhamos o recurso e dizemos: "Leve meu dinheiro!".

Mas tudo bem, a indústria de TI é assim mesmo. O fator "Uau!" é decisivo para impactar aos usuários, mas não funciona toda hora. No final, as novidades são algo ao qual nos acostumamos e que ajuda a separar o que é realmente inovador da ostentação desnecessária em eventos de apresentação. E eu vim a Londres, na apresentação do Galaxy Note 7, pensando que iria ver exatamente esse exercício de separação.

Esperava ver um S7 atualizado, com uma ou outra função melhorada, e já sabendo de quase todos os seus recursos, uma vez que eles vinham vazando pouco a pouco na internet. E, mesmo que isso tenha acontecido, em parte, o fato é que o Note 7 me pareceu um produto inovador de verdade, principalmente no quesito segurança.  

SC
Sergio Colado
Neste ano, pelo menos até agora, não tivemos um smartphone que nos fizesse dizer "Leve meu dinheiro!" 
O que você acha?
667 participantes
50
50

Um novo nível de segurança biométrica

Ahhh, a segurança...esse tema tão polêmico, assunto recorrente a algumas pessoas, mas com o qual muitos, com suas senhas 1234, quase não se preocupam. Mas, levando-se em conta que os criminosos virtuais estão sempre inventando jeitos novos de burlar mesmos as funções de proteção mais avançadas - e que as empresas têm mais informações sobre nós do que nossa própria família - devemos agradecer à Samsung por ter decidido levar a segurança biométrica a um outro nível. 

samsung galaxy note 7
O scanner de íris é consideravelmente mais seguro que o sensor de impressões digitais / © AndroidPIT

O Galaxy Note 7 é capaz de ler o padrão da sua íris por meio de um sensor infravermelho que está instalado na parte frontal do telefone. Esse método torna impossível enganar o dispositivo com uma foto impressa do dono do smartphone ou outro truque do gênero.

É necessário lembrar que, apesar da linha Note ser bastante popular entre o grande público, seus dispositivos estão bastante relacionados com o usuário corporativo. Logo, o scanner de íris não é apenas inovador, mas também necessário para o conceito deste telefone. 

"O reconhecimento de íris é 200 vezes mais seguro que o sensor de impressão digital", me explicou Luis de la Peña, diretor de marketing da Samsung Espanha, com quem conversei por algum tempo depois da apresentação.

AndroidPIT Samsung Galaxy Note7 event 5206
A S Pen também ganhou melhorias / © AndroidPIT

Se o novo leitor de íris é assim tão confiável, a única dúvida que fica é se esse será o novo padrão de segurança para os smartphones que vem por aí. Suspeito que pelo menos a Samsung decidirá por instalar esse recurso nos próximos modelos high end da marca, especialmente os futuros Galaxy S e Galaxy Note.

De la Peña não confirmou a padronização desse recurso, mas, deu a entender que fabricante sul-coreana pode seguir esse caminho: "Sim, é uma funcionalidade mais segura e, logicamente, entendo que há uma intenção da Samsung de incorporar este scanner de íris em seus próximos dispositivos".

O Note 7 tem outra série de características bastante interessantes e que testarei em detalhes, quando puder passar mais tempo com o dispositivo em mãos. O conteúdo multimídia em HDR em um dispositivo com tela de 5,7 polegadas é algo bastante promissor. Além disso, a S Pen também ganhou melhorias na direção correta. 

Em um momento em que supostas inovações que muitos fabricantes têm apresentado são mais arremedos enfeitados do que algo que realmente funcione, a medalha de ouro em inovação deveria ir para aquela empresa que seja capaz de assegurar que nossos dados estejam cada vez mais seguros. E isso é o que o Note 7 conseguiu fazer com seu scanner de íris. 

E qual foi a função que você mais gostou no Note 7? 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Sidney Piesco há 4 meses

    Olá, meu amigo Steven Oliver (que participa aqui) falou desse site e estou gostando bastante. Eu lia um outro que o povo avacalha muito nos comentários e este tem comentários de alto nível. Parabéns! Vou começar a participar também.

  • Augusto A. há 4 meses

    Muita gente que está criticando aqui o leitor de íris, utiliza seu smartphone para usar redes sociais ou jogos. Está claro (para quem quiser entender) que o objetivo do Note 7 é principalmente para usuários que utilizam o aparelho também para questões profissionais e importantes. Não venha me falar que utiliza seu smart para falar com Clientes que não é isso que estou falando. É fundamentalmente para o meio corporativo e manipulação de documentos e anotações importantes, e uma segurança a mais sempre é muito bem vinda. Além do mais, uma nova versão um ano após o lançamento da versão anterior para upgrade de processador e memória também é necessária. Gostei muito do lançamento.

  • Andreu Vasconcelos há 4 meses

    Querer ostentar com um simples telefone é coisa de pobre metido a rico Moisés. Esses que vc citou aí ostentam é com mansões, carros de luxo, aviões e as mulheres mais gostosas que existem. Smartphone ñ significa nada, qualquer assalariado pode comprar se quiser, nem que seja em 24x.

118 Comentários

Escreva um comentário:
  • Eu não acompanhava notícias sobre o novo Note 7 e nem me empolgava muito com o aparelho, li o título dessa matéria e pensei "agora sim tenho que parar pra ler sobre esse brinquedinho". Aí me deparo com um texto que em sua maioria justifica o título falando do "inovador" Scanner de Íris. Os demais recursos citados nem empolgam, juntando tudo não dá pra colocar na categoria "leve o meu dinheiro". Ainda penso que no quesito inovação o conceito modular ganha. Pra um usuário, talvez, o Scanner de Íris até pode ser mais prioritário do que os recursos que modulares oferecem, mas não é inovador.

  • nada novo ainda....isso já é passado power

  • Vi um vídeo hands on dele em que percebia-se pequenos engasgos na interface. Não consigo entender como a samsung consegue fazer um hardware tão parrudo ter esse tipo de desempenho.

  • Muito texto só pra dizer que o scanner de íris é bom.

  • Olha, sinceramente o scanner de íris está longe de ser um recurso revolucionário que chegue ao ponto de me sentir obrigado a gastar meus soados R$. Não que o aparelho seja ruim, longe disso, mas com certeza absoluta que o Note 7 é mais uma evolução dos erros cometidos no Note 5 do que uma revolução ao estilo iPhone de primeira geração.

    • Henrique, todos sabem há séculos que a proteção de acessos com uso das nossas Íris sempre foi mais seguro do que com as impressões digitais. A grande vantagem agora é que essa iniciativa da Samsung, além de outras que já ocorreram, servirá para popularizar o sistema e, provavelmente, num futuro próximo levar essa segurança para todos os produtos eletrônicos e eletromecânicos (carros, motos, caminhões, etc.). Hoje ainda é muito caro a implementação desse recurso em SmartPhones e outros, mas todo avanço tecnológico começa assim, depois vai barateando à medida que for se popularizando mais. Há 30 anos atrás eu achava que NUNCA botaria as mãos num TV de Plasma. Hoje tenho duas, de 50" e 65", ainda que datadas excelentes TVs de Plasma da Panasonic, e a tendência agora caminha para displays OLED mais eficientes.

  • Algumas semanas atrás eu comentei que eu tinha CERTEZA de que veria esse tipo de matéria aqui! Ahahahahahahahaha

    "...onde não vimos nenhuma novidade de tirar o fôlego - fez jus a um recurso em especial do novo carro-chefe da Samsung: seu scanner de íris."

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

    Rindo eternamente!
    Micro$oft lança aparelho com scanner de íris (bem superior a esse, vale ressaltar).
    Reação dos Androiders: Recurso inútil, não serve pra nada!
    Samsung traz o recurso pro Android.
    Reação dos Androiders: OMG!!!! Que recurso mágico, serve pra proteger o smart de pessoas que precisam de uma segurança extra, que função linda, quero casar com ela!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    E ainda tem a cara de pau de dizer que a Apple é quem faz isso.
    Ok, faz, mas ficou bem claro que não é só ela, não é?!

    E antes que apareçam os "sabichões" que estão super bem informados, releiam o texto e vejam que em nenhum momento foi dito que o da M$ é o pioneiro.

    Passar bem!

    • Amigo, já foi levantado aqui mesmo no AndroidPit uma matéria levando em consideração que já ouve outras empresas como Microsoft e a linha Lumia e a própria Samsung com seu Tab Íris, que já lançaram produtos com essa tecnologia aqui antes. Sendo assim, não adianta "menosprezar" o lançamento em si visto que as matérias são, além de informar, também para expressar opiniões e pontoa de vista. Abs

  • Alguém lembra do filme Minority Report, quando o personagem tem que trocar os olhos para burlar a segurança baseada em detecção e identificação pela irís. Para os Governos será mais uma forma de controle. Podem ter certeza que está inovação chegará até aos aparelhos comuns, escrevam o que eu digo.

    • obviamente todo incentivo pra tornar o padrão de todo aparelho virá com tudo... mais fazer oq... as pessoas esquecem que sua segurança esta em preservar dados... mais qual dado é mais importante? o padrão da sua iris e sua biometria ou as suas notações no seu aparelho?... controle total...

  • 4000.00 não da né.... Pensa bem... Fora da realidade... Pode ter até leitura de joanete....

  • O leitor de Íris é o avanço mais dramático e importante para qualquer produto. Se for seguro mesmo, então do que vai valer o "sacrifício" do ladrão em roubar um SmartPhone com esse recurso? Vai ficar apenas com um belíssimo peso de papel nas mãos. Já pensaram esse recurso também nos carros para liberar a partida com chave? Nos nossos eletrônicos de consumo doméstico, TVs, PCs, etc.? A Samsung está de parabéns pela sua inusitada iniciativa nesse sentido que agora vai abrir um grande leque de possibilidades. Por enquanto, vamos aguardar que no futuro todos os SmartPhones possam oferecer essa proteção para nossa segurança.

  • Monstro

  • Pra mim é uma função desnecessária, que só faz encarecer o aparelho, pois com o leitor de digitais, é preciso muita engenharia para poder desbloquear o aparelho sem a presença do dono, ou muito sangue frio para cortar o dedo do mesmo (kkkkk), e acredito que a menos que se tenha algo realmente MUITO VALIOSO nesse telefone, ninguém chegaria a tanto. Sem contar que a função pode falhar com quem usa óculos ou lente- nós ainda não sabemos o quanto ela pode falhar nesses casos, dependendo do grau das lentes.
    Mas fazer o que, brasileiro gosta mesmo é de pagar caro por ''perfumarias'', e a Samsung sabe bem disso.

  • Olá, meu amigo Steven Oliver (que participa aqui) falou desse site e estou gostando bastante. Eu lia um outro que o povo avacalha muito nos comentários e este tem comentários de alto nível. Parabéns! Vou começar a participar também.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi