O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 1.161 Compartilhado 254 Comentários

Now on Tap – Confira quais dispositivos são compatíveis com o serviço em Português

Ao que parece, o Google liberou nesta quinta-feira (12/5) uma atualização que faz com que o Now on Tap finalmente tenha o suporte para o português brasileiro. Além disso, o recurso adotou um nome mais familiar aos brasileiros: por aqui, ele passa a se chamar “Google Now a um toque”. Saiba mais logo abaixo, na seção “suporte em Português”.

Destacar mudanças recentes

Otimize o seu tempo. Vá direto ao que interessa

Suporte em português

O leitor Luan Santos ( a quem agradecemos imensamente pela ajuda), nos enviou imagens que indicam que o Now on Tap finalmente passou a ter o suporte ao português brasileiro. Com isso, a funcionalidade ainda traz um novo nome: “Google Now a um toque”, conforme indica a imagem abaixo. A versão que traz essa atualização é a 5.12.35.21.arm. 

NOWAUMTOQUE
Agora as buscas podem ser feitas em português/ © Luan Santos

Logo, a partir de agora, o usuário daqui fará buscas contextualizadas no Google Now na nossa língua-mãe. Antes, para quem tinha acesso ao serviço, era preciso ditar as instruções em outras línguas, majoritariamente, em inglês ou espanhol. E vale lembrar que os aparelhos precisam contar com o Android Marshmallow 6.0 e com a versão 5.12 do aplicativo Google Search.

Google libera relação de primeiros dispositivos compatíveis com o Google Now a um toque

O Google oficializou nesta sexta-feira (13/5) o suporte ao ​português do Now a um toque e também liberou a lista de dispositivos que, inicialmente, já podem fazer a atualização. São eles:

  • Samsung Galaxy S6 e S6 Edge, S7 e S7 Edge;
  • Sony Xperia Z5 series, Xperia Z4 Tablet e Xperia Z3+;
  • Moto X (2nd Gen), Moto X Style, Moto X Play e Moto G (3 geração);
  • LG G4

A empresa afirmou que smartphones de outras marcas já estão em fase de testes para suportar o recurso e que, inicialmente, o Google Now a um toque trabalhará com melhores resultados nos seguintes temas

  • Restaurantes: encontre restaurantes e outros pontos de interesse que foram mencionados na tela.
  • Música: Descubra mais sobre o artista e a música que está ouvindo sem ter que sair do aplicativo.
  • Filmes: Confira reviews e informações sobre o elenco a partir de qualquer tela que mencione o nome de um filme.
  • Pessoas: Descubra mais sobre famosos e celebridades na imprensa.

Gradualmente, assim como funciona com o mecanismo de busca, a ferramenta passa a entender a lógica de pesquisas do usuário e vai entregando resultados mais de acordo com o que é procurado.

Uma página oficial de suporte Google  já traz as informações sobre as mudanças da nova versão da funcionalidade.

Voltar ao topo

O que é o recurso Google Now a um toque?

O "Now on Tap" é um recurso de software que funciona a partir da versão Android 6.0. Usando ele é possível fazer uma busca contextualizada com base nas informações encontradas na tela do celular.

androidpit nexus 5 now on tap hero 02
Ao pressionar o botão da "Home" o Now on Tap faz um escaneamento da tela e oferece informações com base no contexto. / © ANDROIDPIT
Voltar ao topo

Como funciona o Google Now a um Toque?

Ao pressionar longamente o botão da home do aparelho, o sistema fará um scanner dos dados que aparecem na tela e, em seguida, oferecerá diferentes opções de interação com o usuário. Assim, se você recebe um convite para almoço via SMS ou email, ao usar o Now on Tap as opções como a localização do restaurante, o mapa de como chegar até ele ou mesmo a opção de adicionar um novo evento no seu calendário aparecerão na tela.

E isso simplesmente corta mais do que a metade do trabalho que você teria normalmente para fazer as mesmas ações.

Exemplo prático

Imagine que você recebeu um convite para ir ao cinema, e quer mais informações sobre o filme antes de responder positiva ou negativamente. Com o Now on Tap ativado, basta pressionar o botão da "home" e informações sobre o filme vão aparecer na tela, bem como o horário do cinema e a adição do evento no seu calendário.

now on tap nexus 6p
Use o Now on Tap para buscar informações sobre filmes, restaurantes, livros, música e mais... / © ANDROIDPIT
Voltar ao topo

Como ter o Google Now a um toque no seu celular

Vale lembrar que o recurso Google Now a um toque está disponível apenas para os dispositivos rodando com Android 6.0 ou superior. Para contar com a função, a primeira coisa que você precisa ter é a versão atualizada do aplicativos do Google:

Google Install on Google Play

Depois de baixar o app do Google, acesse as configurações do serviço e ative a opção de uso do Google Now a um toque.

Voltar ao topo

E aí, você já conseguiu usar o "Google Now a um toque" em toda a sua glória? Deixe-nos saber mais sobre as suas primeiras impressões sobre o serviço nos comentários abaixo.

254 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
1.161 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi