O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 288 Compartilhado 16 Comentários

O que é Android e o que é um smartphone Android? - Um guia geral

Pedimos licença aos nossos leitores mais assíduos e aos especialistas em Android para dar as boas vindas aos novos usuários do SO! Se você for uma das milhões de pessoas que acabou de comprar um smartphone com o sistema operacional que mais cresce no mundo, ou se está pensando em comprar um mas não sabe bem o que esperar do Android, este artigo oferece uma boa introdução ao sistema do robozinho verde. Vamos lá?

O que é Android?

Android é o nome do sistema operacional desenvolvido para dispositivos móveis (smartphones e tablets) pelo Google. Ele chega pré-instalado numa grande variedade de aparelhos, de diversas marcas e fabricantes. Com o Android, temos diversos serviços do Google a todo momento no smartphone, como a Busca, o YouTube, o Google Maps, o Gmail e muito mais. Em qualquer smartphone Android, você também pode instalar aplicativos extras a partir da Google Play Store ou de outras fontes e adicionar funções ao seu aparelho. Voltaremos a este ponto mais abaixo. Para uma história detalhada do Android, acesse o artigo a seguir:

Quais são as funções de um smartphone Android?

Os smartphones estão cada vez mais parecidos com computadores, e foi-se o tempo em que fazer ligações e enviar SMSs eram as principais funções de um celular. Num smartphone Android, personalização é a palavra de ordem. Você não precisa ficar restrito a um visual e a formas fixas de uso como em outros sistemas operacionais. Atividades como verificar a previsão do tempo, sua agenda, o relógio, escutar música ou jogar games (e muito mais) podem ser adaptadas aos seus gostos, com a ajuda de widgets e launchers.

launchers
Os diversos launchers que você pode instalar no seu Android. / © ANDROIDPIT

Para usar um smartphone Android, você precisa cadastrar uma Conta Google no aparelho. Por ela, você pode reaver sua lista de contatos e respectivos números se perder seu smartphone, por exemplo. Sempre que adicionar um novo contato na sua lista, ele será salvo através da sincronização com a Conta Google. Seu smartphone Android também pode ser configurado para salvar e sincronizar outros dados automaticamente em segundo plano.

Como instalar aplicativos num smartphone Android?

A grande maioria dos apps (pequenos programas que adicionam funções ao seu aparelho) pode ser baixada através da Google Play Store, a loja de aplicativos do Google. Ela já vem pré-instalada no seu smartphone, e pela sua busca interna você encontra o aplicativo desejado entre mais de 1,3 milhão de serviços. Existem aplicativos inteiramente gratuitos, aqueles de download gratuito mas que oferecem novas funções por dinheiro (mediante compras internas) e aqueles cujo download é pago.

playstorebaixar
As categorias da Play Store à esquerda e um exemplo de aplicativo à direita. / © ANDROIDPIT

Além da Google Play Store, também existem locais alternativos em que você pode baixar aplicativos. Muitos serviços possuem websites oficiais onde você pode encontrar versões mais recentes de certos apps (o site do WhatsApp é um exemplo). Para fazer o download de apps que não estão na Play Store, você deve permitir as fontes alternativas nas configurações de segurança do smartphone. Certifique-se de que a fonte é confiável, do contrário você pode baixar vírus e malwares no seu smartphone.

Como mencionado acima, app é um programa que adiciona funções ao smartphone. Entre os apps mais baixados, podemos encontrar jogos, filmes, reprodutores de música e vídeo, serviços de mensagem, etc. Mantemos nossas listas dee melhores apps Android e melhores jogos para Android sempre atualizadas. Confira abaixo:

Como funcionam as atualizações do Android?

O Google trabalha constantemente em melhorias e ampliações de serviços do Android. Essas mudanças são sempre integradas a uma nova versão do sistema operacional, que é distribuída por meio de uma atualização. Em Configurações > Sobre o Telefone > Atualizações de sistema você pode verificar se existe uma nova versão do Android para o seu aparelho. A versão oficial mais nova do SO (abreviação de sistema operacional) é o Android 5.x Lollipop, e o Google lançará em breve a versão sucessora, o Android 6.0 Marshmallow.

androidatualizacao
Verificando atualizações do Android. / © ANDROIDPIT

As atualizações do Android são enviadas diretamente para o seu smartphone sem a ajuda de um computador. Diz-se que elas chegam OTA (sigla de "Over the air" ou pelo ar). Certifique-se de receber um update com o Wi-Fi, e não com o plano de dados do seu aparelho. Os dispositivos Android não recebem atualizações ao mesmo tempo. A demora da entrega de uma nova versão varia de fabricante para fabricante, e também de operadora para operadora. No caso de algumas fabricantes você também tem um programa auxiliar de instalação de uma atualização ou update. Saiba mais no artigo abaixo:

Quais são as fabricantes que produzem smartphones Android?

As principais fabricantes de smartphones e tablets rodando com o sistema operacional Android são: Samsung, Sony, Motorola, LG, HTC, Lenovo, Huawei, Xiaomi, Asus, Acer, OnePlus, Positivo, Blu, Elephone, Meizu e Doogee. Essa lista deverá ser ampliada em breve com a BlackBerry (que deve lançar seu primeiro smartphone Android) e possivelmente a Nokia.

androidpit android devices 4
Diversas fabricantes adotaram o Android como sistema operacional dos seus dispositivos. / © ANDROIDPIT

O Google em si nunca produziu um smartphone, mas estabelece parcerias com fabricantes para lançar anualmente dispositivos da série Nexus, que rodam com a versão pura do sistema operacional. Este ano, as parceiras do Google são a LG (para a fabricação do Nexus 5X) e a Huawei (para o Nexus 6P).

Você tem mais alguma dúvida básica sobre o sistema operacional Android? Deixe a vergonha de lado e pergunte nos comentários! Este artigo será atualizado com as dúvidas mais frequentes.

288 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Gilmar Luiz
    • Mod
    20/set/2015

    Respondendo a pergunta LITERALMENTE, o titulo da matéria está assim: O que é android e o que é um smartphone android.
    A resposta correta é: Android é um sitema operacional.
    Smartphone android é: Um smartphone com um sistema operacional android.

  • Gustavo L. 20/set/2015

    Excelente matéria, vai ajudar bastante a diminuir essa pergunta no Yahoo respostas hehehe

16 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi