O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
50 Compartilhado 13 Comentários

Review do Oppo R5 - um dos dispositivos Android mais finos do mundo

O Oppo R5 foi lançado em outubro de 2014 como o smartphone Android mais fino do mundo. Nesse meio tempo, ele perdeu o título, mas será que essa era a sua única vantagem. Confira o nosso review completo do aparelho e desubra o que ele tem a oferecer!

Avaliação

Prós

  • Tela brilhante
  • Design metálico
  • Carregamento rápido

Contras

  • Atrasos de sistema
  • Superaquecimento com alguns jogos
  • Bateria pequena

Oppo R5 – Desenho & Qualidade de Construção

O que mais chama a atenção à primeira vista é mesmo a finura do terminal. Com apenas 4,85 milímetros de espessura, ele perde apenas para o Vivo X5 Max, com apenas 4,75 mm. Sua carcaça é metálica, com uma cobertura esmaltada nas extremidades inferior e superior e bordas de aço inoxidável, o que lhe confere um toque de elegância e estilo. A ergonomia, contudo, não é das melhores.

20141211 IMGL4280
O segundo smartphone mais fino do mundo! / © ANDROIDPIT

É curioso que, devido à finura extrema do dispositivo, haja coisas que não puderam ser integradas. Por exemplo, não encontraremos uma entrada para fones de ouvido por falta de espaço. Um adaptador faz com que a entrada de para USB também sirva como entrada para fones de ouvido.

O design do aparelho lembra bastante a linha visual da Apple: a mesma câmera elevada do iPhone 6 e o mesmo conjunto de materiais na parte traseira. Pessoalmente, essa semelhança não me incomoda. Gosto de smartphones Android com carcaça metálica.

20141211 IMGL4275
A câmera saliente como a do iPhone 6! / © ANDROIDPIT

Um design minimalista para um smartphone compacto e resistente que utiliza a tecnologia PVD (Physical Vapor Deposition) que o torna capaz de suportar em ambos os lados uma pressão de 25 Kg. Em outras palavras, sua finura não deve ser confundida com fragilidade, pois o dispositivo é particularmente resistente. A Oppo inclusive publicou um vídeo com um teste de resistência extrema do aparelho:

Com os seus 148,9 x 74,5 x 4,85 mm de dimensões e 155 gramas de peso, o Oppo R5, mesmo com toda a finura, pode ser de difícil manejo com uma mão.

Oppo R5 back
A parte traseira do Oppo R5! / © ANDROIDPIT

No lado direito do aparelho encontramos os botões de volume acima do botão de ligar/desligar. A lateral inferior traz a entrada para USB, e a esquerda vem com uma pequena gaveta para o micro SIM, que deve ser aberta com uma ferramenta especial. Sobre o display encontramos o sensor de infravermelho e a lente da câmera frontal, ao passo que a parte de baixo traz os botões de início, menu e voltar. O acabamento do smartphone é impecável.

Oppo R5 – Tela

O Oppo R5 conta com uma tela AMOLED de 5,2 polegadas, resolução Full HD de 1.920 x 1.080 pixels e uma densidade de 423 ppi. Logo que o smartphone é ativado, saltam aos olhos suas cores brilhantes e vivas. Sob a luz do Sol os reflexos sobre o display não atrapalham muito a visualização de textos e outros conteúdos. Comparando-o com outras telas como a do Note Edge, por exemplo, notamos que os brancos tendem levemente ao azul, mas esse é apenas um detalhe que não atrapalha a experiência de uso.

20141216 IMGL4988
Display AMOLED de 5,2 polegadas muito luminoso! / © ANDROIDPIT

Contraste, ângulos de visão e luminosidade são verdadeiramente ótimos, assim como a visibilidade a 180 graus. O display dá o melhor de si na reprodução de vídeos e jogos em HD: as imagens são bem definidas, brilhantes e agradáveis.

Oppo R5 – Características Especiais

O que mais chama a atenção no Oppo R5 é a possibilidade de desinstalar aplicativos nativos sem precisar de permissões de root. Mas isso não é tudo: os controles por gestos, ativados a partir do menu geral das configurações, permitem otimizar o uso do Oppo R5 de modo bem interessante. Abaixo dou alguns exemplos das funções:

  1. Fazer uma captura de tela: basta deslizar três dedos de cima para baixo ou de baixo para cima na tela;
    20141216 IMGL4944
    Fazer um screenshot por controle de gestos. / © ANDROIDPIT
  2. Regular o volume: basta deslizar dois dedos de cima para baixo ou de baixo para cima na tela;
  3. Uso com uma mão: basta deslizar um dedo do canto inferior direito ou esquerdo da tela em direção ao centro;
  4. Ativar a câmera: se a tela estiver ligada, basta posicionar abrir três dedos. Se a tela estiver desligada, basta fazer o movimento de um círculo na tela (em sentido horário ou anti-horário);
    OppoR5screnshot
    Dois exemplos de controle de gestos (o Oppo R5 não possui o Português entre suas línguas de sistema). / © ANDROIDPIT
  5. Regular a música: quando a tela estiver desativada, basta deslizar dois dedos para baixo e você ativa ou para uma música;
  6. Ativar a lanterna: com a tela desativada, desenhe uma flecha para baixo.
    20141216 IMGL5096
    Basta fazer um círculo na tela desativada para ativar a câmera, / © ANDROIDPIT
  7. Regular o zoom: com um triplo toque sobre a tela, você pode aumentar qualquer conteúdo visualizado na tela (com exceção do teclado e da barra de navegação). Para aumentar temporariamente o que se encontra sob o seu dedo, toque três vezes e mantenha o dedo por alguns segundos. para voltar ao estado anterior, bastará tirar o dedo da tela.
     

Esses são apenas alguns exemplos dos diversos controles por gestos do Oppo R5, que podem ser ativados ou desativados de acordo com o seu gosto.

Oppo R5 – Software

O Oppo R5 chegou com o Android KitKat 4.4 de fábrica, acompanhado pela interface de usuário ColorOS V2.0.1i com muitas opções de personalização. A atualização para o Android Lollipop está garantida para o aparelho.

20141211 IMGL4294
A interface de usuário intuitiva do Oppo R5. / © ANDROIDPIT

De maneira geral, o KitKat funciona bem no aparelho, apesar de eu não ter conseguido ativar o Easter Egg da versão. A experiência de usuário é intuitiva. Achei apenas que os botões responderam com atraso em algumas ocasiões, e a barra de configurações rápidas não é tão fluida como deveria. Entre as configurações encontramos uma série de controles de gestos úteis (mostrados em detalhes na seção acima).

Oppo R5 – Performance

O Oppo R5 é dotado de um processador Snapdragon 615 Octa-Core a 1,5 GHz da Qualcomm e tecnologia de 64 bits. Isso, contudo, não foi suficiente para garantir uma performance impecável no dispositivo, como adiantei no tópico acima. A falta de memória expansível também pode ser uma desvantagem para quem tem muitas músicas, jogos e filmes no dispositivo.

Screenshot 2014 12 12 06 36 02 464
Um dos jogos testados no Oppo R5: Real Racing 3! / © ANDROIDPIT

Ao testar alguns jogos no Oppo R5, por exemplo, me decepcionei com os tempos de carregamento demasiado longos. Depois de 12 minutos de espera, o CK Zombies tinha carregado apenas 30%, e desisti de testá-lo. O mesmo jogo demorou apenas 6 minutos no Galaxy S4. Além disso, o Real Racing 3 levou 10 minutos para ficar pronto no R5.

OppoR5 AnTuTu
O benchmark AnTuTu e a colocação do Oppo R5. / © ANDROIDPIT

Também notei que depois de apenas 30 minutos de jogo o dispositivo se aqueceu de modo preocupante. O mesmo aconteceu, em menor grau, ao baixar alguns aplicativos.

O teste de benchmark AnTuTu confirmou que o R5 tem performance inferior a aparelhos como o Nexus 5, LG G3, Galaxy S5 e Xiaomi MI 3.

Oppo R5 – Câmera

Este smartphone finíssimo conta com uma câmera principal de 13 megapixels com sensor produzido pela Sony, e um sensor frontal de 5 MP com lente grande angular ideal para selfies. A marca chinesa se concentrou no software para implementar uma série de modos como a Ultra-HD (para fazer fotos com até 50 MP), Expert (para modificar o ISO, a exposição, foco e equilíbrio de branco manualmente) e um modo de embelezamento, entre outros. Esta última função é perfeita para selfies e retratos em geral.

20141211 IMGL4291
O Oppo R5 tem modos bem interessantes no software da câmera. / © ANDROIDPIT

Confira abaixo as nossas fotos de teste. De forma geral, elas ofereceram um resultado mais do que satisfatório, cores vivas e realistas. Com a câmera frontal, a história é outra. Algumas selfies saíram desfocadas e as cores são levemente modificadas. Aqui estão algumas fotos de teste:

OppoR5 selfie japanese test
Selfie com filtro Japanese. / © ANDROIDPIT
Oppo R5 normal no filter test
Foto nomal sem filtro. / © ANDROIDPIT
Oppo R5 HD test
Foto no modo HD. / © ANDROIDPIT
Oppo R5 normal camera test
Foto com pouca luminosidade. / © ANDROIDPIT

Oppo R5 – Bateria

O Oppo R5 conta com uma bateria fixa de 2.000 mAh Li-Po com recarga rápida. Quando o dispositivo mostrava um nível de 19% de energia, coloquei-o para carregar e depois de uma hora ele estava com 100%. Utilizei o smartphone das 12:00 às 18:00 para jogar, descarregar apps, compartilhar arquivos via email, navegar pela internet e tirar fotos, e a bateria caiu dos 100 para os 30%.

O software do dispositivo possui uma opção de economia de energia, que limita as funções ao telefone, contatos, mensagens e relógio. Levando em conta que sua bateria possui apenas 2.000 mAh, o modo de economia será bem útil.

Preço e disponibilidade

O Oppo R5 não chegará ao Brasil. Ao menos, a empresa chinesa ainda não tem planos concretos para entrar no mercado nacional, ao contrário da sua conterrânea Xiaomi. No site oficial da Oppo, o R5 custa 399 Euros.

Oppo R5 – Especificações Técnicas

Dimensões: 148,9 x 74,5 x 4,85 mm
Peso: 155 g
Tamanho da bateria: 2000 mAh
Tamanho da tela: 5,2 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 1920 x 1080 pixels (294 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 4.4.4 - KitKat
Interface: ColorOS
RAM: 2 GB
Memória interna: 16 GB
Chipset: Qualcomm Snapdragon 615
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 1,5 GHz
Conectividade LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito Final

O Oppo R5 tem um design ultrafino e elegante, bem agradável aos olhos. Além disso, suas interessantes funções especiais e controles por gestos marcam seu diferencial. Apesar das primeiras impressões positivas, um teste mais demorado revelou pontos-fracos que não devem ser desconsiderados. A interface de usuário é instintiva, mas os atrasos do sistema, a câmera frontal problemática e sobretudo a bateria minguada, se pensarmos num octa-core e tela Full HD, fazem com que ele entre em 2015 com poucas chances frente à concorrência.

50 Compartilhado

13 Comentários

Escreva um comentário:
  • nao gostei,muita moldura e essa traseira com esse modelo da camera no canto sem graça.

  • Tudo se parece com iphone agora? É q ñ viram o Meizu Mx4, pelo menos a frente dele lembra bastante, ja esse Oppo ai só um pouco a traseira.

    • Mas é justamente a traseira deste smartphone é quase que um plágio do iPhone 5/5S. Não sei porque algumas fabricantes ainda insistem em copiar o design dos iPhones até hoje. Aparelhos como o Sony Xperia Z3, HTC One M8, LG G3 e Moto X (2ª Geração) não tem aparência inspirada na Apple e são tão bonitos quanto. Não há essa necessidade!

      •   35

        Esse fabricante fazia umas replicas bem toscas no inicio, agora pelo menos esta criando o seu aparelho (apesar de sempre parecer com outro)...

  • Estranho.
    O Vivo X5 Max tem entrada de fone nativa, e é mais fino.

    E não achei justo a comparação da elevação da câmera, com a do iPhone. A do iPhone, realmente, é só a câmera. Essa têm uma "área a mais" elevada, junto.

  • Que cópia mais descarada do iPhone 5S.

  • Uma otíma peformaçe gostei

  • Lembra pra caramba o IPhone, mas, sem dúvidas, tem melhor custo-benefício. Sem contar que vem com Android ao invès daquele lixo de iOS

    • Cara, você pode até não gostar do iOS, mas dizer que o sistema é um lixo, é coisa fanboy hater. Tanto o Android, quanto o iOS e Windows Phone são excelentes sistemas.

      • Cara, iOS é um sistema fechado, em que 90% das coisas você precisa pagar, personalização fraca, sem contar que economia de energia que é bom, nada, Tinha a mesma opinião sobre Windows Phone, mas ele mudou, eu também mudei em relação a ele. Simples assim.

      •   24

        Um sistema fechado o torna mais seguro e mais otimizado uma vez que seu código nunca irá sofrer interferência, as resoluções de bugs são simplificadas perante ao sistema de código aberto.
        Android sim leva vantagem em questão de personalização, mas somente isso, de resto é opinião de cada um.
        IOS nunca foi e nunca vai ser lixo, se é ruim para você é opinião, mas falando em termos profissionais, você tem que se informar um pouco mais.

      • Falar que o iOS é um lixo, é coisa de fanboy desinformado.

  •   35

    Essa não é a mesma empresa que fazia replicas de iphone?

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi