O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
146 Compartilhado 64 Comentários

O atraso de Pokémon Go e quando uma empresa não acredita no próprio produto

Na manhã desta terça-feira (02/8), a Niantic, estúdio responsável pelo desenvolvimento e distribuição de Pokémon Go, emitiu um comunicado em que explica, de forma breve, porque a empresa ainda não lançou o jogo tanto no Brasil, quanto em outros países do mundo.  E o conteúdo do anúncio dá uma boa mostra de quando a própria empresa não acredita muito no próprio produto. Ou ao menos essa é a impressão. 

Primeiro, vamos do começo: o anúncio da Niantic – publicado em sua página no Facebook – basicamente diz que “eles tiveram de limitar o acesso de serviços de terceiros (aplicativos), que estavam interferindo na capacidade de manter a qualidade do serviço para os usuários e, principalmente, de levar o jogo para outras partes do mundo”. 

Ainda segundo a nota, “o grande número de usuários em todo planeta fez com que a distribuição de Pokémon Go ao redor do mundo se tornasse um desafio interessante. E não terminamos ainda. Sim, Brasil, nós queremos levar o jogo até vocês (e a outros países onde ele ainda não está disponível)."

AndroidPIT pokemon location apps
A Niantic promete trazer Pokémon Go para o Brasil...um dia... / © AndroidPIT

Nota: a conta do Twitter do diretor da Niantic (e chefe de Pokémon Go), John Hanke, foi hackeada na última segunda-feira (01/8) por brasileiros, que pediam o jogo no país. 

Por fim, a empresa revela que tem recebido mensagens de muitas pessoas frustradas por ainda não ter acesso ao game e que a companhia “está trabalhando loucamente para manter o jogo em funcionamento enquanto ele continua sendo disponibilizado globalmente”. 

Opinion by Rui Maciel
Pokémon Go corre o risco de perder a empolgação do público com a demora em torna-lo global
O que você acha?
50
50
956 participantes

Quando uma empresa não confia no próprio produto

No último dia 07 de junho, comentei que a Nintendo havia começado com o pé esquerdo no mundo mobile, ao lançar Miitomo, uma mistura de game e redes sociais que ninguém entendeu muito bem. E que, depois de um sucesso inicial, o título teve uma dificuldade enorme para reter os usuários, sofrendo uma queda de 75% no número de jogadores.

Por fim, escrevi que para corrigir a rota e crescer, ela deveria se focar em adaptar seus títulos mais poderosos para o mundo mobile. Entre eles, Mario, Zelda e...Pokémon!

Ou seja, não é preciso entender muito do mercado de games para prever que a combinação “Nintendo + Pokémon + smartphones” tinha ótimas chances de dar certo. Afinal, estamos falando duas marcas muito queridas do público (Nintendo e Pokémon), voltadas à categoria de dispositivos que mais cresce no mundo (smartphones). 

AndroidPIT pokemon go outside test 20
A capacidade de Pokémon Go teria sido subestimada pelos seus desenvolvedores? / © AndroidPIT

Então, fica a pergunta: por que raios a Niantic e a própria Nintendo não se prepararam melhor para suportar uma demanda que, tudo indicava, explodiria de forma absurda?

A resposta para isso é, das duas, uma: ou ambas as empresas não apostavam muito no sucesso do seu próprio jogo, achando que a tecnologia de realidade aumentada seria restrita a poucos países e que a franquia de Pokémon já não seria tão forte entre o público (tremendo erro); ou algum estagiário trocou os PPTs de planejamento e fez com Miitomo tivesse um lançamento e infraestrutura globais, enquanto Pokémon Go tivesse lançamento apenas gradual (tremendo erro 2). 

Eu fico com a resposta número 1

Ou vocês podem imaginar a EA lançando Star Wars: Battlefront ou FIFA gradualmente com medo de sobrecarregar seus servidores? Ou a Activision com Call of Duty? Ou a Rockstar com Grand Theft Auto? Não, né? Eles investem o suficiente para suportar a demanda e acompanham. Isso se chama confiar no próprio taco. 

miitomo3
É assim que os executivos da Niantic se sentiram quando descobriram que subestimaram Pokémon Go/ © ANDROIDPIT

Com toda essa demora em tornar o jogo mais global, a Niantic e a própria Nintendo estão perdendo uma oportunidade e tanto para continuar ganhar usuários, ganhar dinheiro na venda de conteúdos e, principalmente, manter o jogo relevante entre o público. Afinal, o desgaste da marca já vem acontecendo e, quando o game chegar ao Brasil há a possibilidade de que o número de downloads do jogo seja menor que o esperado. E a retenção do público, claro, seja ainda menor. 

Mas ainda dá tempo de reverter o quadro? Claro que sim! Mas as empresas precisam combinar agilidade de lançamento, com a capacidade de manter seus servidores funcionando independente da demanda. 

Eles ganham bem para isso, não?

E sua vontade de jogar Pokémon Go, aumentou ou diminuiu com toda essa demora?

64 Comentários

Escreva um comentário:
  • pokémon go está ainda em fase "beta"...agora imaginem quando a nintendo usar "Mário" ou zelda? E por falar em zelda taí um jogo que ficaria bom com realidade aumentada, adoraria ser o link precisando cruzar a cidade...

  • Só lembrando. Nintendo não desenvolveu Pokemon GO! Esse produto é fruto da Parceria da Pokemon Company com a Niantic.

  • A Gameloft já deve estar preparando sua própria versão de Pokemon Go, e capaz de sair aqui antes do original.

  • Creio que a apreensão no lançamento é algo esperado sendo que o único jogo de Pokémon que tinha pra Android não fazia muito sucesso e as iniciativas da Nintendo no mercado mobile não dava muito resultado.
    Porém a demora demasiada no lançamento faz com que o que era emplogação para jogar se transforme em frustração, pois o jogo não está disponível. No fim das contas quando lançar não vai ser grande coisa, enquanto em outros países as pessoas estavam quase no nível 50 no jogo estaremos no nível 10. Fora a diferença dos pokémons, não é muito legal começar um jogo em que você está muito atras dos outros jogadores.

    • O jogo de "pokemon" que tinha inicialmente não se compara em nada com o Pokemon Go, se vc quer jogar candy Crush, vc vai jogar Candy Crush e não Pokemon Crush. Eles subestimaram o Pokemon Go pq a Niantic é uma empresa pequena e que não estava preparada para um jogo tão grande como Pokemon Go (que segundo eles próprios está em desenvolvimento ainda com 10% de seu potencial). O sucesso de um jogo depende e muito do que o publico quer, sendo interessante notar que mais da metade dos jogadores são mulheres, o jogo não tem um sistema de batalhas legal ( para não dizer medíocre) e não é possível batalhar contra amigos. Se não melhorar esses aspectos e ver como o publico feminino vai se manter não adianta lançar os 751 pokemons do universo que não vai atrair mais ninguem. Fora que esse é um jogop ara lançamento global, como vc mesmo exemplificou que ja tem gente no LVL 30-50 com todos os pokemons e a outra parte do mundo com nada.

  • eu acredito que possa ser um jogo de marketing, isso é até ideal pra manter a alta indice de pesquisas sobre o pokemon Go, porém chega uma hora (e ja esta chegando) que essa demora causa estresse e o pessoal se revolta como hackear a conta do diretor do jogo...

  • A Nintendo vinha em uma queda considerável, e então resolveu tentar e entrar no mundo mobile. Então sem confiança alguma foi lá e fez dois , três joguinhos que são ok e não causaram tanto impacto, quando pokémon go foi lançado simplesmente não acreditavam no que iria dar. Uma pena pois foi um trabalho todo comprometido por falta de crença no produto. Agora eles precisam melhorar os servidores, lançar mundialmente e para só depois de estabilizar começar a lançar novidades. Já que eles mesmos avisaram que o game hoje, não conta nem 10% do que ele pode ser. Ou seja, Pokémon Go está comprometido até o pescoço e se não tomar cuidado em pouco tempo será esquecido por falta de organização e preparo.

  • Então, essa foi a razão de o jogo não ter sido lançado : hackeando a conta do diretor e responsável pelo desenvolvimento do Pokémon Go. O diretor não gostou da atitude daqueles brasileirosque fizeram isso, só porque estavam ansiosos e impacientes, né. Com isso, o diretor resolveu adiar. Brasileiros são impacientes (alguns).

    • Olha os pronunciamentos lançaram pq estão tendo dificuldades por causa do sucesso, nenhum executivo quer perder dinheiro por causa de ficar chateado pela falta de preparo de sua empresa

  • O que faz uma pessoa entrar num vício desses? Pessoas sendo assaltando na Inglaterra por caça Pokémon...Policiais Belgas jogando no período de trabalho...Pai e mãe foram presos nos Estados Unidos por abandonar seu filho para jogar o joguinho...imagina o caos quando chegar no Brasil.....

  • Olha eu não onde essas pessoas que falam que estão com medo de ser roubado jogando Pokémon GO moram, mas não é todo lugar do Brasil que tem um bandido a cada esquina.

  • Eu acho que pode ser prejudicial sim, mas também acho que esse burburinho todo é para deixar a galera em polvorosa e não por medo de sobrecarga de servidor. Quando liberarem, muito mais gente estará sabendo desse lançamento do que quando saiu o APK, logo a quantidade de downloads será enorme. Só acho que não podem demorar mais tanto tempo.

  • Nossa, eu tô TÃÃÃÃÃÃÃÃO empolgado com a chegada de Pokémon Go... SQN!

  • Graças a São Megabite que essa porcaria ainda não desembarcou em terras brasileiras.

  • Só quero que saia logo, minha empolgação já está diminuindo com essa demora toda pra sair no Brasil

  • os ladrões vão fazer a festa ... já abusa dos adultos, imagina com as crianças...

Mostrar todos os comentários
146 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi