O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
298 Compartilhado 61 Comentários

Popular serviço de streaming pirata, Popcorntime.io é desativado permanentemente

O Popcorn Time, também conhecido como Netflix pirata, ganhou fama mundial ao utilizar uma artimanha inteligente para transmitir filmes e séries por streaming gratuitamente. Ao usar o protocolo P2P, os títulos disponíveis no serviço eram transmitidos para os usuários não por meio de um servidor central, mas através de vários outros computadores espalhados pelo mundo. Isso tornou a retirada do serviço do ar praticamente impossível e, de quebra, o popularizou em todo o mundo devido à facilidade de uso.

Logicamente, o Popcorn Time chamou a atenção dos órgãos de proteção ao direito intelectual e autoral, como a MPAA, que logo tentou tirar o serviço do ar. Por ser open source e ter seu código-fonte disponível gratuitamente no GitHub, não demorou para que forks, ou variações do programa, surgissem na internet. A mais famosa delas foi o Popcorntime.io, que incluiu o streaming das mais populares séries de TV estadunidenses e inglesas. Mesmo após a extinção do Popcorn Time original, o Popcorntime.io continuou firme e forte. Ao menos até o final da semana passada.

popcorn main
Serviço fora do ar permanentemente. / © Popcorn Time

Desavenças entre os desenvolvedores geraram um clima de instabilidade na equipe e uma debandada generalizada de membros. O desenvolvedor “Sv244” escreveu no fórum destinado ao serviço o motivo de sua saída. Segundo ele, o seu trabalho formal estava ficando em segundo plano. Ele estava dedicando muito tempo e energia  ao Popcorn Time. Ele era responsável pela aplicação do serviço para o Android TV.

O desenvolvedor “Sammuel86”, responsável pela versão desktop do serviço, também comunicou a sua saída e disse que a sua participação não era mais viável legal ou moralmente. De acordo com o próprio, o Popcorn Time mudou muito desde a sua chegada. Além dos dois já citados, “phnz” e “KsaRedFX” também oficializaram a saída da equipe de desenvolvimento do serviço.

Ao que tudo indica, a grande fonte de problemas e desacordos foi a união do serviço com o VPN.ht. Esse acordo gerou uma boa fonte de receitas para o serviço, mas também de problemas. Alguns dos membros não concordaram com essa atitude.. Para estes, o Popcorn Time não deveria ser uma fonte de lucro, mas sim deveria fornecer entretenimento e cultura gratuitamente para os usuários. Além do mais, o fato dos desenvolvedores do Popcorn Time estarem lucrando com a aplicação poderia gerar ainda mais ódio da MPAA e das produtoras, que agora estaria efetivamente perdendo dinheiro para o Popcorn Time.

popcorn moods 2
Ganância matou o serviço pirata? / © Popcorn Time

Os programadores dissidentes planejavam sair e criar um novo fork, dessa vez totalmente independente do citado VPN. Quando esta informação chegou aos ouvidos do líder da equipe, “Wally”, os desenvolvedores dissidentes tentaram controlar o serviço, mas sem sucesso. Com isso, tiveram suas respectivas contas no Slack e no GitHub desativadas.

Neste final de semana o domínio do serviço passou a oscilar bastante. Acontece que o domínio estava registrado no nome de um dos membros que deixou a equipe. Ele, por sua vez, passou a atacar o servidor DNS do Popcorn Time.

O provedor que era utilizado, o Gandi.net, notando as instabilidades, resolveu tirar o domínio do ar até que tudo se normalizasse. A equipe que restava tentou convencer o provedor de que eles eram os responsáveis pelo serviço, mas sem sucesso. Gandi.net se negou a incluir novos administradores na infraestrutura sem a permissão do dono do domínio. Agora, ao tentar acessar o domínio "popcorntime.io", vemos apenas uma mensagem informando que o domínio está registrado com Gandi.net.

popcorn time
Endereço não existe mais. / © ANDROIDPIT

Assim, após várias tentativas de resolver os problemas, Wally disse ao Torrent Freak que desligou todos os servidores e apagou os logs que poderiam prejudicar a qualquer um dos programadores. Desta forma, o mais conhecido fork do Popcorn Time saiu do ar, muito provavelmente de forma permanente.

E você, o que acha do Popcorn Time? Considera a atuação do serviço legal ou acha que serviços piratas realmente devem deixar de existir? Deixe a sua opinião nos comentários.

Fonte: Torrent Freak

Os comentários favoritos dos leitores

61 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi