O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
41 Compartilhado 34 Comentários

Por que a chegada dos apps do Android ao Chrome OS não seria uma boa ideia?

Parece que a Google finalmente vai levar os aplicativos do Android para o computador, mas não é através de um sistema operacional como o Remix OS, e sim pelo pouco usado ChromeOS. Ainda não temos informações concretas sobre essa função, mas isso seria ótima notícia para donos de Chromebook (como eu). Mas, ainda assim, será que é uma boa ideia?

Um usuário do Reddit encontrou uma nova opção nas configurações do seu Chromebook (ChromeOS version 51) que diz: "Enable Android apps to run on your Chromebook" ou "Permitir que aplicativos do Android rodem no seu Chromebook". A opção desapareceu logo em seguida, mas uma olhada mais profunda nas linhas de código do ChromeOS parece confirmar que a possibilidade de rodar apps Android chegará em breve ao ChromeOS.

Levar o sistema Android aos PCs talvez fosse mais útil do que apenas os apps ao Chrome OS

Infelizmente, no meu Chromebook, essa funcionalidade não apareceu, mesmo estando na versão 51 do ChromeOS. Após selecionar a opção, uma tela de apresentação aparece, indicando que "mais de um milhão de apps e games da Play Store" podem ser instalados no Chromebook, mas depois essa tela desaparece junto com a opção de permitir que os apps rodem.

Desde 2014, a Google já roda alguns apps do Android no seu sistema para PC, um projeto que foi ampliado em 2015 com o ARC (App Runtime for Chrome) Welder. Logo, é provável que a empresa acabe por permitir que (quase) todos os aplicativos disponíveis na Play Store rodem em Chromebooks.

chromeos playstore
Google Play Store no Chromebook / © 9to5Google

Entretanto, não gosto muito dessa ideia. Há pouco, a Jide lançou o Remix Mini, um pequeno computador rodando uma versão modificada do Android para desktop. Ele funciona com poucos travamentos e problemas, mesmo com um hardware básico. A Jide também lançou o Remix OS que pode ser instalado em vários computadores. Já o meu Chromebook, da Samsung, mal consegue transmitir um vídeo do Netflix para o Chromecast sem travar.

Apesar de essa função ser bem-vinda, eu preferiria que a Google investisse mais em levar o sistema Android para computadores do que apenas fazer os apps rodarem no ChromeOS. 

Provavelmente, só teremos mais informações sobre o suporte de aplicativos Android no ChromeOS durante a Google I/O, onde saberemos quais apps serão compatíveis e qual o futuro do sistema baseado no Chrome.

Vocês preferem os apps do Android no ChromeOS ou um Android feito para computadores?

41 Compartilhado

34 Comentários

Escreva um comentário:
  • [editado]
    O moderador me enviou um e-mail com explicação do fato.

    Eric Romero, entendi o seu ponto de vista e obrigado por ter se explicado.

    Abçs.

  • Na verdade... acredito que a ideia da google não é apenas distribuir os apps android para os chromebooks, mas sim poder também utilizar no windows, assim a área de abrangência dos apps irá ser maior que a atual loja do windows 10, por estar ao alcance não apenas do windows 10, mas do 7 e 8.1!!!!
    Na verdade... até o próprio Linux também pode ganhar com isso!!!

  • É interessante a ideia de ter um Android em Desktop, mas prefiro tê-lo somente em tablets ou smartphone. O Android esta longe de oferecer o que um Windows oferece em um Desktop.

    (Quero ver alguém me provar o contrario, estou aberto aos mimimis dos fanboys)

  • Ainda fico frustrado com essa idéia de ter dois aparelhos. Com os celulares tão caros, seria muito melhor poder usar o Android com funcões de note, mas sem ter que comprar um note
    Aguardo com grande expectativa o Continuum e é o que gostaria de ver também no Android. Aí sim será top.

  • O dia que o Android chega para desktop como sistema operacional 💻 é Game Over Windows, eu mesmo não sou fã do Windows, gosto mais do Ubuntu 16.04 porém cono o Windows ainda tem um compartilhamento maior com programas do dia a dia continuo firme e forte

    • O Android já chegou pro desktop faz tempo e ngm nem notou. São mundos totalmente diferentes e não vai ser um simples sistema que vai derrubar qualquer um dos que hoje estão no mercado. Android teria que aprender a fazer muita, mas muita coisa até tentar se tornar um daily driver em desktops!

  • Acho que é uma adição interessante, visto que o Chrome OS é bem limitado

  • Podiam desenvolver parcerias com as empresas de games e placas gráficas, disponibilizando os mesmos jogos do windows, o dia que isso acontecer adeus Microsoft.

  • Quero ver se os desenvolvedores terão trabalho de modificar bastante os aplicativos para adequar as telas, lembrando que o Windows 10 unificado é unificado devido a enorme estrutura que a Microsoft vem criando, as ferramentas de criação de aplicativos universais, o Kernel ser o mesmo, a integração e tudo mais, e sem mencionar que o Windows 10 Desktop é conhecido e famoso. Mesmo o Android sendo conhecido e famoso, ele é conhecido e famoso apenas no móbile, e quem instala emulador no Windows e roda Android para rodar aplicativos, vê como fica tudo feio.

  • É óbvio que o Chrome OS irá dar lugar para o Android para PCs , fato que será anunciado em Maio deste ano.

  • Eu nao uso o chrome Os
    Mas seria interessante uma versão do Android feita só pro pc

    CAV

  • Prefiro Windows. Creio que esse sistema ñ se desenvolva como eles esperam.

    • Chrome OS é bom para navegação e uso de apps conectados a rede. Para produtividade e algo mais apenas um Android pra PC, integrando apps pra estes fins.

      • Produtividade?
        O Android não consegue nem ao menos trazer uma versão descente do Excel....
        Gostaria de entender melhor essa tal produtividade que vocês frisam.

      • Tudo depende de aplicativos, ou como vc acha que seria o Windows se não tivesse o Office? E convenhamos que fazer planilhas numa tela de menos de 6 polegadas não é muito produtivo.

      • Sim, concordo. Mas temos que levar em consideração também a qualidade dos aplicativos.
        Para uma simples comparação, instale o Remix OS(versão desktop Android) em um USB, instale os aplicativos Planilha Google, WPS Office e algum que seja de sua preferencia.
        Meus resultados:
        - Não consegui fazer uma célula ter alguma formula aninhada;
        - Formulas de procura e referencia sempre tem grandes delays;
        - Gráficos nem se fala, é um pesar.

        Claro que todos aplicativos não são adaptados a um desktop, pois ainda não temos uma versão do Android para esta finalidade, no futuro quem sabe, teremos alguns aplicativos que chegue a rivalizar com o pacote Office da Microsoft, mas no atual momento, lhe garanto, Android pode ser bom para produtividade de baixo processamento, mas para quem demanda de algo de produtividade de alto nível Android só irá lhe trazer transtornos.

        Abçs.

  • Seria muitíssimo interessante essa unificação total.

  • Sempre me pergunto quem usa o Chrome OS. Nunca conheci um só cidadão que o utiliza.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi