O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 155 Compartilhado 82 Comentários

O que faz do Pokémon Go um app tão popular?

Em uma parceria entra as empresas Nintendo, Pokémon Company e Niantic, o jogo Pokémon Go foi anunciado para Android e iOS na semana passada. O game multiplayer de realidade aumentada, e baseado na localização dos usuários, ainda não está disponível oficialmente fora dos EUA, Japão, Austrália e Nova Zelândia, mas já está entre os aplicativos mais populares do mundo mobile. Mas o que faz do Pokémon Go um grande sucesso?

De acordo com dados da SimilarWeb, nos Estados Unidos o Pokémon Go já foi instalado em mais de 5% dos dispositivos Android, o que faz este aplicativo ser mais popular hoje que o app de encontros Tinder. O número de usuários ativos diários já é maior do que os do Twitter, e o tempo médio de permanência no aplicativo é de 43 minutos. Neste sentido, o Go já ultrapassou até mesmo o Instagram e o WhatsApp para Android.

Opinion by Camila Rinaldi
De um lado, temos os fãs do Pokémon das telas, do outro a nova geração sedenta por novidades e interações alternativas.
O que você acha?
50
50
402 participantes

O app ainda não está disponível no Brasil e, segundo o site Business Insider, o lançamento global do jogo está temporariamente pausado devido às constantes quedas nos servidores do game pelo volume de acessos. Em outras palavras, parece que a desenvolvedora do app não imaginava que uma franquia de 20 anos atrás poderia atingir tamanho sucesso.

pokemon go tinder comparacao us
Em menos de uma semana, o Pokémon Go já foi instalado em pouco mais de 5% dos dispositivos Android só nos EUA / © SimilarWeb

A prova disso é a declaração que o CEO da Niantic, John Hanke, falando sobre os problemas relacionados aos servidores do Pokémon Go: "Nós imaginávamos que o jogo seria popular, mas o game obviamente acertou em cheio".

O que faz do Pokémon Go um grande sucesso?

Em primeiro lugar, o Pokemon Go é um jogo multiplayer e, como todo bom jogo deste estilo, é usado para interagir com outros jogadores. E isso faz dele uma espécie de comunidade ou até mesmo uma rede social.

Para quem ainda não baixou o game, é necessário saber que o objetivo do Pokémon Go é capturar o maior número de pokémons possível. Para tanto, o jogador precisa enfrentar batalhas com outros jogadores e outros pokémons.

Além disso, temos um game de caça ao tesouro que serve a este estilo, ou seja, para jogá-lo é necessário explorar o mundo ao nosso redor. Por meio de uso da realidade aumentada, o Go simula o universo do personagem ao redor do usuário. Assim, ao utilizar o GPS do celular, o aplicativo mostrará quando um pokémon estiver por perto. Desta forma, assim como na brincadeira de caça ao tesouro, você realmente terá que andar pela sua região em busca de um dos 250 personagens disponíveis.

Uma espécie de comunidade ou até mesmo uma rede social
AndroidPIT pokemon app 2
No universo criado pelo Pokémon Go, você precisa se movimentar para interagir com o jogo / © AndroidPIT

Por fim, o aplicativo uniu a franquia dos anos 90 jogada em Game Boy, com a experiência de realidade aumentada. Tudo isso acessível a partir de um dispositivo que carregamos conosco todos os dias: um smartphone. Com isso, de um lado temos os fãs do Pokémon das telas, do outro a nova geração sedenta por novidades e interações alternativas. Essa me parece a combinação perfeita para o sucesso, não?

Contudo, apesar da popularidade e da ascensão meteórica do Pokémon Go, muito deste sucesso pode ainda estar vinculado ao fato de que o acesso ao game é limitado, fazendo com que mais pessoas se interessem pelo aplicativo. A grande questão agora é ver como a desenvolvedora do jogo conseguirá lidar com os servidores superlotados e como conseguirá construir desafios capazes de manter os jogadores ainda interessados na competição.

O curioso é ver que, com exceção do Facebook, o Pokémon Go balançou as bases de aplicativos que estão há alguma tempo nas primeiras posições, tais como WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger. Coincidência ou não, todos estes serviços fazem parte da mesma empresa, o Facebook.

O Pokémon Go está disponível, por enquanto, apenas no Japão, Austráli,  Nova Zelândia e nos EUA de forma limitada. Contudo, baixando o APK através de sites de terceiros como o APKMirror, é possível rodar o game. Apesar de aparecer na Play Store, o título não poderá ser baixado no Brasil neste momento. Entretanto, compras dentro do app já são possíveis.

E aí, o que na sua opinião faz do Pokémon Go um aplicativos tão popular?

155 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Tiago Hastenteufel 12/jul/2016

    Achei interessante a comparação entre o número de downloads do jogo com o número de downloads do Tinder: parece indicar que o pessoal deixou de lado a tentativa de encontrar a cara-metade e começou a ir atrás de poke-bolas...
    Hahahahaha

82 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi