O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
168 Compartilhado 77 Comentários

Por que a Samsung e a Huawei devem continuar confiando no Android

Rumores indicam que a Samsung e a Huawei estão desenvolvendo um sistema operacional próprio. Não acredito muito nas probabilidades disso acontecer. Continue lendo e entenda os motivos que me levam a acreditar nisso.

O Android é o sistema operacional número 1 no mundo. De acordo com a empresa de consultoria em tecnologia Gartner, 86% dos telefones vendidos mundialmente durante o primeiro trimestre de 2016 tinham o Android como sistema operacional.

Os dados da Statista são parecidos: 84,7% dos smartphones vendidos no último trimestre de 2015 saíram com Android. O segundo da lista é, obviamente, o iOS da Apple, seguido pelo Windows Phone e BlackBerry. Os outros praticamente não existem mais.

AndroidPIT huawei p9 review 3647
Huawei e seu EMUI / © ANDROIDPIT

Caso Samsung e Huawei desenvolvessem seus próprios sistemas operacionais, levariam parte do bolo do Android. Mas qual seria o tamanho dessa fatia?

Ainda de acordo com a Gartner, 23,2% dos smartphones vendidos no mundo nos primeiros três meses desse ano foram fabricados pela Samsung; para a Statista, foram 24,5%. Já a Huawei teria sido responsável por 8,2% e 8,3% de acordo com as consultorias. Será que as duas fabricantes teriam coragem de dar as costas ao Android tendo esses números em mente?

AndroidPIT google play store update 1 2
A Play Store é a chave da questão / © ANDROIDPIT

A Samsung está presente nos maiores mercados do mundo, como Coreia do Sul e Estados Unidos. Os serviços da Google, como Maps, busca e, principalmente, a Play Store, dominam esses mercados e, à exceção do caso chinês, são muito fáceis de usar. Os clientes da Samsung estão acostumados a esses serviços e esperam poder utilizá-los em seus dispositivos Galaxy, por exemplo.

Além disso, a quantidade de aplicativos disponíveis na Play Store é um argumento de peso para fidelização. De acordo com a Statista, a Play Store tem cerca de 2 milhões de apps disponíveis para download.

O caso da Huawei é diferente: na China, a fabricante oferece sua própria loja de apps aos seus usuários, que funciona mais como a App Store da Apple, devido ao alto controle de qualidade imposto. Na entrevista com o responsável pelos Negócios Mobile da Huawei, Changzhu Li, vimos que para a Huawei os aplicativos são a maior fraqueza do Android, e não o sistema operacional em si. Logo, é mais provável termos acesso a uma loja da apps da Huawei antes de um sistema operacional próprio.

O fato de a Huawei ter contratado experts em sistemas operacionais que já trabalharam na Nokia deu muito pano pra manga. Sabemos que a Google quer fechar um pouco o sistema Android, e esses experts poderiam ajudar a resolver os problemas derivados dessa mudança de atitude da Google.

Android só é bom para smartphones

Em algumas áreas, o sistema operacional Android não trabalha bem. É o caso de smart-TVs e wearables. A Android TV ainda é falha devido à má implementação dos apps de controle remoto e controle por voz da Play Store. O Android para pulso é falho devido à sobrecarga que o sistema operacional acarreta nos aparelhos.

A interface dos relógios é quase idêntica a dos Android "grandes", o que é complicado demais para um smartwatch, aumentando desnecessariamente o gasto de recursos e energia.

AndroidPIT Samsung Gear S2 47
O Tizen é a grande vantagem dos relógios da Samsung / © ANDROIDPIT

É nessa área que a Samsung ganha alguns pontos. O Tizen é um sistema operacional maduro e rápido, que já acumula experiência em smartwatches e televisões, além de alguns smartphones que não estão disponíveis o Ocidente.

Por isso que a Samsung poderia trocar o Android de seus Galaxy pelo Tizen, porém isso seria um risco desnecessário, visto que a maioria dos usuários provavelmente ficaria com o Android nessa separação.

E o Cyanogen OS?

A Cyanogen Inc. está em uma situação não muito bem definida, já que o sistema é compatível com todos os aplicativos, mas ainda está baseado no Android. Vem com uma versão pré-instalada da Play Store, ainda que com algumas diferenças. O programa Mod permite aos fabricantes modificar os componentes do sistema, tais como a tela de bloqueio, a função de telefone ou mesmo o controle por voz. Não obstante, as interações anteriores com Skype, Cortana ou o OneNote mostram que existem alguns problemas com os vínculos com a Microsoft.

Algumas fabricantes, como BQ ou Willeyfox , equiparam seus dispositivos com o sistema da Cyanogen Inc., entretanto, ele não aprece ser uma ameaça a médio ou longo prazo. Inclusive, ele parece ter sido a maneira qua a Microsoft encontrou de entrar no mercado Android.

Tudo muda!

O Android é um sistema aberto. Ainda que não seja perfeito, ele permite que as fabricantes façam ajustes e melhorias, portanto, Samsung, Huawei e muitos outros podem adaptar melhor o seu software para poderem diferenciar-se o suficiente uns dos outros, sem a necessidade de abrir mão do projeto Android, o que, por sua vez, traz melhorias contínuas ao sistema, o que uma empresa sozinha não conseguiria fazer.

Evidentemente, as fabricantes podem lidar com as deficiências do Android sem perder a compatibilidade com o sistema e os serviços da Google, mantendo ainda a variedade e diversidade das fabricantes. Liberdade e compatibilidade são as chaves.

E aí, você acha viável a troca de OS por parte da Samsung ou da Huawei?

77 Comentários

Escreva um comentário:
  • Acredito que vai ser bem puxado para o Android.

  • Se o Tizen tiver acesso ao Play Store porque não trocar?

  • Rsrs desculpa aí mas você escreveu isso com pressa né? Respondendo a pergunta que foi feita creio que as fabricantes devem ficar no android porque eu prevejo um acidente de percurso caso saiam do Android sem estarem totalmente certas de que podem ter e manter um SO próprio. Criar um SO pra televisores e Smartwatchs é diferente de um SO complexo pra um Smartphone. Não deem uma de Nokia.

  • Se assim fizerem, a Xiaomi vai literalmente dar tchau a essas duas olhando pelo retrovisor.

  • É a Samsung fazer isso e ela vai pro buraco igual a Nokia

    • Como assim? A Nokia sempre teve o seu SO próprio.

    • Imagina cara ! A nokia so não levou para frente o Symbiam por que não quis, pois era lider no mercado. Acredito que o Fiasco da Nokia foi a venda para Microsoft. O symbian estava a frente dos concorrentes. Infelizmente a Nokia não quis dar continuidade.

  • No YouTube tem um vídeo de um cara elogiando o tizen dizendo que a Samsung copiou as melhores características do Android .kkkkkk esse vídeo é de 2013 com esse mesmo boato. Nem vou comentar mais esse balão de ensaio.

  • Samsung largue o Android e seja independente desse OS quem compra pela marca vai usar independente de sistema operacional, visto que no brasil a maioria compra pela marca, quem usa android vai ser obrigado a importar aparelhos caros, sem garantia e sem assistência técnica.

  • Boa noite a todos. Eu acho que ela poderia lançar um smartphone com dual boot ai o usuário poderia optar por qual acharia me é arrumasse um jeito de feedback no próprio smartphone mandando para a mesma.

  • Acho que seria uma boa a samsung lançar um so. Novidades no mercado são sempre bem vindas e também ela trabalhar com o próprio sistema seria bem maia fácil. Ja chegou um ponto em que os sistemas estão apresentando poucas novidades ( pelo menos ao meu ver) e os usuários estão ficando mais exigentes quanto a isso. Acredito que a samsung ainda vai lançar um smart com tizen, intermediário ou de entrada. Para ver a repercussão que ele vai ter perante ao seu público. Tomara que isso se concretize. Mesmo acostumado com android novidades são sempre bem vindas.

  • Acredito que a Samsung não é trouxa de se aventurar no mundo dos S Os, visto que seu sucesso é com o Android, aliás, ela tem uma relação intrínseca com este. Apesar do Tizen (que se parece com Citizen), é como um plano B, que toda fabricante deve ter, mas de abandonar o Android, seria uma atitude totalmente insana.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi