O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1.355 Compartilhados 183 Comentários

Primeira carga do smartphone Android: mitos e verdades

Não existe nada mais difícil do que mudar uma ideia pré-concebida. Refiro-me neste caso às baterias. Existem muitas lendas urbanas sobre a melhor maneira de conservar as baterias em geral e as baterias de smartphones em particular, especialmente durante a primeira carga do dispositivo. Decidi neste artigo separar as verdades dos mitos.

O problema se deve à grande variedade de tipos de baterias que existem no mercado. Cada uma deve ser usada de forma diferente, e não aplicando um conjunto padronizado de instruções para todas. Os elementos que as formam são diferentes, e por isso devemos tratá-las de maneira diversa. Basicamente existem dois tipos de baterias:

  1. Níquel (Ni-Cd e NiMh): costumam ser as típicas pilhas cilíndricas recarregáveis, e sofrem com o chamado efeito memória;
  2. Lítio (Li-ion, íon de lítio): usadas na telefonia móvel, são o tipo-padrão de baterias para smartphones. Elas não sofrem com o efeito memória.

A seguir, portanto, falaremos apenas das baterias de Lítio, que são as usadas nos nossos dispositivos Android.

Primeira carga: tenho de carregar toda a noite?

Não é aconselhável deixar uma bateria de Li-ion mais tempo do que o necessário carregando. Apesar de os smartphones modernos terem um circuito integrado que interrompe a carga e controla a temperatura do dispositivo, sempre é bom desconectá-lo quando a carga estiver terminada.

A primeira carga deve ser até 100%?

Não necessariamente. O melhor é ter bateria suficiente para poder realizar as atualizações e ajustar as configurações pela primeira vez no seu smartphone, mas desconectá-lo da tomada antes que chegue a 100% de carga não irá danificar a bateria ou reduzir a sua duração.

Preciso descarregar o smartphone por completo para carregar de novo?

Não. As baterias de Li-ion não podem chegar a 0 de carga, do contrário serão danificadas. O melhor é carregar sua bateria quando o smartphone indicar (entre 10 e 5% de carga).

Quantas vezes posso recarregar meu smartphone?

Ninguém sabe. Todas as fabricantes costumam fornecer o mesmo dado: mais ou menos 1.000 ciclos de carregamento. Se notar que a sua bateria dura bem menos do que antes, chegou a hora de trocá-la. Independentemente das recargas, as baterias de lítio perdem uma média de 20% da capacidade por ano, mesmo que você tome todos os cuidados e siga todas as intruções acima.

O que posso fazer para manter a minha bateria em bom estado?

Carregue o seu Android sempre que ele indicar, e o quanto antes melhor. Mantenha-o distante de fontes de calor, pois temperaturas superiores a 40º podem deteriorá-la. A temperatura ideal para uso fica entre 12º e 30º. Para saber mais dicas e conhecer melhor a bateria do seu smartphone, acesse o artigo abaixo:

Já conhecia essas dicas sobre o primeiro carregamento do seu smartphone Android? 

Os comentários favoritos dos leitores

183 Comentários

Escreva um comentário:
  • Adquiri o cubot manito e o valor de fabrica da bateria é de 2350 mAh, mas pela App CPU Z, o valor lido é de 1000 mAh. Como posso voltar aos valores de fabrica?

  • Comprei motog 3 hdtv para minha esposa.
    Quero sai do meu motog 2, quero telefone penso motox play, estou visando no proximo, carregamento mais rapido e que dura mais bateria, tipo carregamento turbo, motox tem bateria interna ja me desanima muito pela experencia do motog 2 agora, outro usuario se saber telefone de bateria melhor que dura mais e carrega mais rapido, pode falar, hoje eu acredito que empresa uma carta na manga, tipo uma bateria muito melhor, so que eles vender milhoes de telefone, depois lancam a tecnologia vai nos comprar!!!!

  • Meu motog 2 ta ruim a bateria passei a usar carregador tubo 2.0 agora depois 4 meses a bateria ta bem ruim, mais adiantou bem o carregador tubo carregava 10% a 80% rapido e pois 80% caia para 5v, depois 1ano e 4 meses compra nova bateria.

  • Olá, comprei ontem o Moto G 3 (terceira geração), e li uma matéria no site TecMundo que celulares da marca LG e MOTOROLA na primeira recarga basta apenas que apareça a msg "carga completa" que já está bom. O que acham?

    • Sem problemas Honi, deu carga 100% ta carregado, os detalhes é com os cuidados que deve ter com a bateria, exemplo: Procure evitar aquelas carguinhas "quebra galho" como de costume, use normalmente e quando estiver entre 15 e 18% de carga restante, conecta na tomada para carregar e de preferencia o aparelho desligado, evite deixar desligar por falta de bateria, se não estiver em casa e o aparelho apresentar entre 15 e 18 % de carga restante, desligue ele e quando chegar em casa conecte-o na tomada de força, espera a carga completa depois ligar ele.
      Obs. Já aconteceu casos de o usuário deixar acabar a bateria até ele desligar e de repente não conseguiu ligar mais e nem deu mais carga

  • Galera, eu comprei meu zenfone 2 ontem, quando tava 1 %, eu coloquei p carregar e dormi, deixei carregando, no fim das contas infelizmente ele acabou carregando 12 hrs na primeira carga e o zen fone 2 fica carregado em menos de 3 hrs, ou seja ficou muito muito mais do que deveria , quando eu peguei ele p ligar, a luz verde no canto superior tava piscando direto, apertei p ligar a tela e a tela nāo acendeu, tirei da tomada e nada da tela acender, entāo liguei e desliguei o celular, entāo a tela acendeu finalmente, só que quando utilizei agora o celular, em menos de 9 minutos sem mexer em nada pesado a bateria descarregou 10%!!! Em 9 minutos veeey! , 9 minutos, e a bateria ainda tava esquentando :/ , alguém que manja dessas paradas pode me dizer alguma solução, qual foi meu erro, se tem algo que eu possa fazer, para o celular do tem 1 dia.. Ass técnica já seria phoda :@

    • Neto nesse caso sua bateria está com problema de fábrica. Uma carga não poderia danificar a bateria dessa forma, senão todos nos teriamos problema na bateria. Tente trocar, algumas lojas dão um pz de troca de 72 horas, outras vão ter resistência em trocar é bom vc ver no código do consumidor e tentar pegar outro novo. Falou!

  • Por favor, alguém pode me ajudar com essa dúvida? ANTES de fazer a PRIMEIRA carga do smatphone novo, é recomendável descarregar completamente a bateria ou não precisa fazer isso? Descarregar 100% a bateria antes da PRIMEIRA carga influencia em algo?

    • Oh God, descarregar a bateria por completo independente de ser a primeira carga ou não , mata um ciclo de 1000 que sua bateria tem , a cada perda de ciclo sua bateria vai ficando ruim, mas não se preocupe,VC só vai sentir as consequências depois de 1 ano ou 8 meses .

    • Meu Deus, é tanta gente aconselhando coisa errada... Amigo, JAMAIS deixe nenhuma bateria descarregar totalmente. Isso é muito prejudicial. O principal cuidado q vc deve ter é com a temperatura. Nunca deixe ela esquentar, pq o tempo de vida dela vai diminuir. Fora isso, pode usar a vontade. Carregue na hora que quiser, independente da porcentagem, e não se preocupe com a primeira carga; ele já vem pronto pra uso. Espero ter ajudado.

    • Anderson, não é bom em nenhuma circunstância deixar a bateria zerar de carga completamente. O texto de Luiz Ortega aí acima fala sobre isso e esta correto, fiz várias pesquisas sobre o assunto pq esse era o meu calo tb, inclusive até hj. Tb não quer dizer q se acontecer vai danificar a bateria de imediato, apenas não é bom deixar isso acontecer com regularidade. Abraço!

  • Comprei meu celular e não deixei a primeira carga completar, pq presisei sair. Sera tem problema. Mesmo lendo o artigo fiquei em duvida.

    • No artigo diz tudo, não tem problema se for um smartphone , smartphone tem bateria
      litio e não fica viciada e não fica ruim se VC não carregar na primeira vez.
      Você só carrega se o smartphone vim com a bateria descarregada, o bom de carregar pela primeira vez é poder usa-lo por muito tempo . Não Faz Mal

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi