O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
242 Compartilhados 351 Comentários

O calvário de comprar um smartphone na China - será que meu Redmi 3 finalmente chegou?

No dia 11 de março de 2016, comprei um smartphone da Xiaomi, mais especificamente o Redmi 3, no site chinês Deal Extreme, bastante famoso por seus produtos a preços baixos. Animada com a compra, aguardava a chegada do meu novo telefone. Mas, ingênua, mal sabia o calvário que teria de enfrentar pelas próximas semanas. 

A primeira parte dessa saga foi publicada no dia 24 de abril. Se você ainda não acompanhou o que aconteceu ou quer refrescar a memória, é só ler desde o começo, nas próximas linhas (recomendável para quem pensa em importar um smartphone da China). Mas, se quiser saltar diretamente para o fim, é só clicar na seção "O Desfecho".

Pegue um atalho

Dia 1: no AndroidPIT

Necessitava de um novo telefone para trabalhar no AndroidPIT, que havia me dado a oportunidade de provar vários modelos. Ao final, me decidi pelo Redmi 3, que trazia qualidade e um bom preço. Só havia um pequeno inconveniente: eu teria de importá-lo da China. Perguntei aos meus companheiros, busquei informações em fóruns e muitos me aconselharam a adquirir o aparelho no site Deal Extreme. 

Me registrei, escolhi o aparelho e fiz o clique sobre a bandeirinha da Europa, que dizia que o processo de envio demoraria entre cinco e sete dias. Contente e esperançosa, saquei meu cartão de crédito e paguei os 148 euros que custava o dispositivo (despesas de envio inclusas). 

bandera
Foi aqui onde tudo começou / © ANDROIDPIT

Dia 2: a ansiedade bate

Não espero mudanças, mas começam as dúvidas. Eles enviam o telefone a partir da Europa ou da China? Se mandam a partir da China, para que servia a bandeira da Europa no site? Tranquilo, apenas um dia se passou desde que paguei pelo aparelho. Paciência!  

fechacompra
Ansiedade, essa minha companheira / © ANDROIDPIT

Dia 4: Por que meu telefone está na Holanda?

Consulto o pedido no site para ver se há um número de rastreamento para poder acompanhar o pedido e ver por onde andam os meus 148 euros. Sim, esse código existe e clico sobre ele, que me leva para a página da PostNL, algo como os correios da Holanda. Me pergunto se meu telefone está realmente na terra das tulipas e dos coffee shops. Quando insiro o número para rastrear meu pacote, a página me indica que o número não existe. 

Fico meio desconcertada. Volto à página onde fiz o pedido para contatar o chat de atendimento ao cliente. Descrevo o problema em inglês, of course

– Não se preocupe, senhorita. É porque tivemos de reenviar o pacote. Teremos um novo código de rastreamento. Vou enviá-lo a você em dois dias. 

– Ok, muito obrigado.

Fim da conversa

Dia 5: Partiu Escandinávia! 

O novo número de rastreamento segue sem funcionar. Mais uma vez o site dos correios da Holanda me indica que esse código não corresponde a pedido nenhum. Vejo que a página também conta com um serviço de atendimento ao cliente, via chat, também em inglês.

– Olá, bom dia. Veja, eu fiz um pedido e o número de rastreamento não funciona e, bem, não sei o que está acontecendo exatamente...

– Olá, bom dia. Este código de rastreamento não corresponde ao nosso serviço de correios. 

– Como é?

– Sim, ele não corresponde ao nosso serviço.Este número é dos serviço de correios da Noruega, o PostNord. Vou lhe passar o link. 

– Muito obrigado...

Vou até o site do PostNord e vejo que no dia 15 de março foi registrado a ordem de envio e no dia 16 o produto havia sido recebido para o processá-lo. O que significava isso? A verdade é que eu não tinha muito claro, mas comecei a deduzir que meu telefone vinha da China e que clicar sobre a bandeira da Europa não significava que o aparelho estivera em algum armazém norueguês, mas que simplesmente servia para me cobrar os gastos de envio. 

AndroidPIT xiaomi redmi 3 6
Sonhando com um Redmi 3/ © ANDROIDPIT

Dia 10: Voando para algum lugar

Sem novidades no front. Consulto a página da PostNord e nenhuma informação relevante aparece. Vou de novo ao site do Deal Extreme. Me dão um novo link, onde posso ver de forma mais detalhada onde está o meu pacote. Vejo que no dia 19 de março "O pedido deixou sua origem em um voo". Que voo? Que origem? Bom, tudo bem. Pelo menos o pacote está se movendo...

Dia 20: O telefone chegou à Alemanha! Mas...

A encomenda sofreu um atraso por motivos de força maior, mas no dia 29 de março, o pedido saiu da Noruega e chegou a Alemanha no dia seguinte. Sorrio e penso que meu telefone está bem perto...mas nada mais distante que a realidade. O pacote está na alfândega alemã. Mas em que parte da Alemanha? Vai saber...

Outras perguntas me vêm a mente: há quanto tempo meu telefone está na alfândega? Não se sabe. Será que posso pedir reembolso? Não, porque o pacote não está perdido. Vou ter de pagar de pagar mais lá na alfândega? Só Deus sabe...

noruego
Un mundo de incógnitas. / © ANDROIDPIT

Dia 25: Quem espera sempre alcança?

Sigo sem notícias do meu pedido. Ele segue na alfândega alemã, esperando não sei o que. Tento contatar mais uma vez o chat do Deal Extreme, mas hoje não funciona. Estou começando a perder a paciência e a esperança.

AndroidPIT living without smartphone 1 2
Cadê meu Redmi 3???? / © ANDROIDPIT

Agora não sei se receberei meu telefone e terei de brigar para conseguir um reembolso. Muitos me dizem para não desistir, que é normal esperar por um mês, talvez um pouco mais. Mas não tenho paciência. Paguei adiantado por algo que não chega. Já não tenho esperanças e faz dias que me faço a mesma pergunta: Será que chega hoje?

Dia 32: Da alfândega para o Deal Extreme. E vice-versa.

Meu telefone está na alfândega há duas semana e ninguém me informou mais nada. Quando me respondem no SAC, me dizem para perguntar no serviço de correio alemão. 

Aí falo com o correio alemão, que me diz que o pacote está na alfândega (sério?) e não sabem quando sairá dali. E que tenho que falar com a empresa que realizou o envio, ou seja, o Deal Extreme.

Dia 34: Dias de fúria 

Falo repetidas vezes com o chat do Deal Extreme (que funciona mal. Quando funciona) e me dizem para ter paciência e que volte no outro dia. Fico furiosa e me dou conta que ficar brava com o pobre do atendente do SAC não adiantará nada. Mas ele já é íntimo da minha insanidade temporária. 

Peço, por favor, que abram uma investigação, porque não é normal que o meu pacote fique retido na alfândega por tanto tempo, como se ele trouxesse substâncias ilegais. Me dizem que abrirão uma ocorrência para checar o que ocorreu. Peço um número de protocolo para acompanhar a investigação. Me dizem que não têm esse número, mas que eu poderia voltar em dois dias. 

O desfecho

Día 41: no quartel general do AndroidPIT

Consulto pela milésima vez a situação da encomenda. E vejo que meu telefone segue na alfândega como o personagem Viktor Navorski (Tom Hanks) no filme O Terminal. Contato mais uma vez o chat de atendimento ao cliente do Deal Extreme e a resposta é a mesma das últimas semanas: "Tenha paciência, lamentamos o inconveniente. Volte amanhã". 

Meu sentimento é de:

Então é quando eu começo a enlouquecer e passo a enviar mensagens sem parar aos pobres responsáveis pelo atendimento ao cliente do Deal Extreme. Mas, antes de fritar os seus cérebros com as mensagens, peço desculpas antecipadas. É a única forma de alguém de lá responder minhas súplicas

Dia 42: no quartel general do AndroidPIT

No dia seguinte, recebo um e-mail do Deal Extreme, que me dá duas opções: esperar o recebimento do pacote ou devolvê-lo ao site. Decido pela segunda alternativa. A resposta deles é que para a devolução, tenho que rejeitar o recebimento da encomenda. O problema é que ela está presa na alfândega e não há o menor indicativo de que sairá dali. 

Logo, criamos um problema kafkaniano: se o pacote não sai da alfândega e eu não posso ir até lá buscá-lo, como vou rejeitar a entrega? Decido esperar um pouco mais para ver se os agentes alfandegários tiveram o bom senso de me enviar o smartphone

Dia 56: no quartel general do AndroidPIT

Antes de voltar ao chat de atendimento ao cliente, procuro um número de telefone da alfândega, para tentar falar com alguém e dizer que, se a pessoa tiver "cinco minutinhos", para procurar o meu pequeno smarphone entre os milhares e milhares de pacotes que eles devem ter armazenados ali. 

A ideia é absurda, claro, mas tenho que tentar. A alfândega consegue se importar menos com o meu caso do que o chat de atendimento do Deal Extreme, se é que isso é possível. Eles sequer atendem o telefone. Já começo o processo de assimilar o prejuízo.  

La idea es absurda pero tengo que intentarlo. En la aduana me hacen menos caso que los agentes de atención al cliente de DealExtreme, ni siquiera me cogen el teléfono. Siento que todo el mundo me toma el pelo.

Dia 60: feliz aniversário, Redmi 3 que nunca conheci!

Acordo com uma estranha disposição em tentar engatar uma construtiva conversa com o chat de atendimento do Deal Extreme. Quem me atende é Danielito (?!). Repito a história, mas com poucas esperanças de obter uma resposta proveitosa. E aí o famoso ditado, "De onde menos se espera é que não sai nada mesmo", faz todo sentido. Ele não pode me ajudar.

Dois meses depois, sigo sem meu telefone e com 147,86 euros a menos na conta.  

Dia 64: A luz no fim do túnel

Esgotada e já sem esperanças, volto a consultar o status do meu pedido. Nem se moveu. E já não sei o que fazer. Começo a visitar distraidamente o Twitter, é o Dia do Orgulho Geek e, enquanto vou lendo os tuítes, uma ideia começa a tomar forma em minha cabeça: vou mencionar no Twitter este artigo que vocês estão lendo, citar o perfil da Deal Extreme, juntamente com a hashtag #OrgulhoGeek. Não tenho nada a perder mesmo. Vai que dá certo. E assim o fiz:

Screenshot 20160531 152653
Meu último recurso: as redes sociais / © ANDROIDPIT

E...funcionou! Poucas horas depois, recebi um simpático email a partir do perfil do Twitter do Deal Extreme. Eles me pediram desculpas e me asseguraram a devolução do dinheiro. 

Hoje, enfim, recebi meus 147,86 euros de volta. Não sei o que acabou acontecendo com o pobre Redmi 3, nem o destino que lhe aguarda. Só sei que nossos caminhos se separaram em algum corredor da alfândega alemã e agora devo começar uma outra busca por um novo smartphone. Mas, dessa vez, vou até uma loja para comprá-lo.

E você já passou algum sufoco na hora de receber um smartphone comprado na China ou até mesmo no Brasil?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Alexander há 5 meses

    O que mais me deixa impressionado com essa ansiedade nula é o Android Pit ser parceira da Banggood, fazer uma matéria patrocinada recomendando comprar na loja, enquanto seus próprios editores acham melhor comprar na DX, depois dessa o AndroidPit caiu ainda mais no meu conceito. Se toda essa matéria foi pra queimar a DX, perderam seu tempo, isso só mostra uma pessoa desequilibrada que nunca comprou nada de outro país.

  • Leandro Marques há 5 meses

    Comeu o quantum go? uahuahaauahuahaua

  • Claudio O. há 5 meses

    Isso mesmo Andreu...
    Não faça a loucura que fiz!

  • Andreu Vasconcelos há 5 meses

    Olha Claudio tá difícil disto ocorrer. Até nas lojas nacionais, só compro das grandes. Se eu ñ conhecer, pode estar barato, quase de graça, mas ñ compro. Quem é assalariado ñ pode se dar ao luxo de perder em 5 minutos o dinheiro que leva um mês ou mais pra ganhar.

351 Comentários

Escreva um comentário:
  • Fi que choradeira em, acabei de comprar um Z5 por 450$ doletas, pelo DX.com, caso não venha, basta abrir uma disputa, eles devolvem 100% do dinheiro, meu colega comprou um One plus 3, chegou e o melhor ele não pagou imposto algum, sei que é muita cagada, mas quem sabe né, vamos aguardar :D.

  • Aliexpres é o melhor, meu oukitel chegou em 37 dias.

  • Vale apena sim agora importem de sites confiáveis que se tiver algum problema com taxação vai ser só aqui no Brasil.

  • É melhor comprar no eBay

  • Vale a pena importar o mi 5? Ele vai sair por uns 1200 fora a taxa q deve chegar a uns 300 ou menos.. Mas e questao de hardware, questao de potencia, qualidade?

  • Já comprei um JXD antigo e veio, mas demorou 2 meses, mas a demora foi na alfandega do Brasil e depois um bom tempo demorando no correios, mas chegou por U$88,00 + um monte de taxas do correios.
    E outra coisa que comprei foi no Ebay, um componente eletrônico para minha TV de plasma que havia queimado em 2012 e eu mesmo desmontei e resolvi consertar, demorou 40 e poucos dias e custou U$40,00.

  • O código de rastreio de encomendas internacionais costuma demorar de 10 a 15 dias para dar sinal.

  • Comprei o meu Redmi 3 Pro na gearbest, com 19 de dias da compra o rastreio acusou que ele chegou no Brasil na alfândega do PR, estou aguardando creio que demorará uns 20 dias ainda até que saia de lá para a entrega.

  • 2 meses de espera ? kkkkkkk....eu fui na loja comprar um moto x style , não tinham a pronta entrega, falaram que ia demorar 10 dias.... resumindo: desisti, comprei outro cel

  • Rosa o meu Mi Redmi Note 3 chegou, comprei 20 de março e chegou em maio

  • você tem muita paciência eu já teria destruído metade do planeta se isso acontecesse comigo

  • as vezes bate vontade de comprar aparelhos importados, mas ainda que o único problema fosse a demora para chegar o aparelho, pra mim já é mais que desanimador e o suficiente para descartar essa ideia, e olha que nem pensei nas outras coisas como extravio, suporte e afins... não obrigado, também prefiro comprar em lojas nacionais e confiáveis, e olha que mesmo assim já é um martírio

  • Bem feito. Quem mandou fazer negócio com chineses? Não passam de um bando de falsificadores porcos e safados.

  • Resumo do post a pessoa comprou o aparelho no dx e n teve paciencia pra esperar ... mano conheço gnt que comprou um microsd e demorou quase 3 meses pra chegar mais chegou , se vc nunca fez compras no exterior e nao tem paciencia pra esperar o mais recomendado e nem chegar perto disso e outra vc so conseguiu seu dinheiro de volta por causa do site sem o site vc estaria ate hoje como qualquer pessoa normal esperando ou esperando chegar o limite do site pra poder pedir uma disputa como qualquer outro usuario

  • E eu achando que só a Receita brasileira era sacana...

  • Ah, mas como é bom ser europeu!
    60 dias para o Brasil é ultra-eficiência.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi