O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
100 Compartilhados 51 Comentários

Um destes processadores pode estar no seu próximo smartphone

Sou um feliz usuário de um Moto X 2014. Mesmo sendo um celular de dois anos atrás, ele ainda ostenta um “jeitão” de top de linha e não me deixa na mão. No universo Android, é de se impressionar um smartphone com dois anos de mercado e que ainda rode praticamente tudo sem travar. Muito disso vem da qualidade do processador do aparelho!

Uma das várias qualidades do Moto X 2014 é o seu processador Qualcomm Snapdragon 801. É um chipset quad-core de 2,5 GHz e que utiliza uma GPU Adreno 330. Na prática, é um processador rápido, que desempenha suas funções de maneira fluida e que não esquenta demais. Devido a minha experiência, vejo com bons olhos os chipsets produzidos pela Qualcomm.

Claro, nenhuma empresa é perfeita e ela acabou pisando na bola com o Snapdragon 810. Mas, em geral, toda a sua linha de processadores apresenta uma boa tabela de especificações técnicas e desempenho.

lggflex2banana4
O LG G Flex 2 é embalado pelo processador Snapdragon 810 / © ANDROIDPIT

Por me interessar pelos processadores dos smartphone, me animei quando soube que a Qualcomm anunciou uma nova leva de CPUs para aparelhos de gama intermediária. No total, foram três chips para celulares e um para dispositivos vestíveis.

Todos já oferecem suporte às redes 4G, possuem arquitetura de instruções de 64-bit, melhor padrão de redes Wi-Fi (MU-MIMO 802.11ac), melhor qualidade de áudio com a tecnologia TrueSignal, dentre outras novidades e melhorias. E o mais legal de tudo isso é que estes processadores podem estar no seu próximo celular: Snapdragon 425, 435 e 625.

Snapdragon 425 para smartphones de entrada

O Snapdragon 425 chegou para substituir o 412 e é o mais básico do trio. Ele oferece quatro núcleos Cortex-A53 e uma GPU Adreno 308. Logicamente, ele será utilizado em smartphones de entrada e nos intermediários menos potentes. Tanto é que ele só suporta telas com resolução HD (1280 x 720 pixels).

Porém, ele não vai deixar você na mão quando se trata de conexão, já que ele traz o novo modem X6 LTE, que atinge taxas de download de até 75 Mbps. Além disso, ele pode dar conta de uma câmera com até 16 MP.

qualcomm dragon eye
Snapdragon 425, 435 e 625 são os novos processadores da Qualcomm / © Qualcomm

Snapdragon 435 para smartphones intermediários

O chipset Snapdragon 435, por sua vez, é uma evolução do 425 e será usado em smartphones verdadeiramente intermediários. Como destaque, este chip possui o dobro de núcleos Cortex-A53 e uma GPU Adreno 505. Por isso, ele será capaz de suportar displays com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels).

As câmeras dos smartphones que utilizarem este processador podem chegar até a 21 MP de resolução e contando com alguns recursos extras, tais como um sistema híbrido de autofoco. O modem X8 LTE poderá se conectar a redes 4G+, que atingem taxas de 300 Mbps para download e 100 Mbps para upload.

Snapdragon 625 para intermediários "Premium"

Por fim, temos o carro-chefe do trio, o Snapdragon 625. Ele é destinado para os intermediários mais próximos ao top de linha. Pra começar, ele utiliza um processo de fabricação de 14 nm FinFET. Assim, além de reduzir o seu tamanho físico, ele reduz também o consumo elétrico em cerca de 35% se comparado com a geração passada.

O 625 conta com oito núcleos Cortex-A53 de 2.3 GHz e uma GPU Adreno 506. Assim, pode dar conta de todas as tarefas que o usuário precisar, inclusive de jogos pesados. Ele também utiliza um modem melhorado, o X9 LTE, que aumenta a velocidade de upload para 150 Mbps.

No quesito câmeras, os smartphones que venham a utilizar o 625 podem usar um sensor de 24 MP na parte traseira e 13 MP na parte da frente. Por isso, podemos esperar celulares intermediários com ótimas câmeras. Como não podia deixar de ser, o display será Full HD.

Data de lançamento

Até o momento, tivemos apenas o anúncio dos processadores, sem uma data de lançamento específica. O que sabemos é que eles serão lançados no segundo semestre de 2016. Portanto, os primeiros smartphones com os chips Snapdragon 425, 435 e 625 podem chegar no mercado no final deste ano ou em meados de 2017.

Qual destes processadores você gostaria de ver no seu próximo smartphone? Qual deles você não queria ver de jeito nenhum?

51 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi