O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
30 Compartilhados 15 Comentários

Review Nexus 4 - Um dispositivo de classe!

Nosso Nexus 4 chegou no escritório pelo correio e, mesmo com planos para substituir o meu Galaxy Nexus pelo seu sucessor, tentei fazer este review do Nexus 4 sem me deixar levar pelos recursos e novidades do dispositivo. O projeto conjunto da Google com a LG me causou a seguinte impressão até agora: este é um dispositivo de classe!

Design

Nas imagens oficiais do Nexus 4 divulgadas na rede, me deixou um pouco cético quanto a qualidade do material que envolve o smartphone da Google. O fato de brilhar ao ser manuseado me fazia lembrar mais a roupa de um integrante de uma banda glam rock dos anos 80 que um smartphone. Mas estava enganado, pois o "efeito lantejoula" é realmente muito sutil e só pode ser visto sob luz direta. E mesmo assim, o efeito é muito mais volaado para o cinza-escuro que para algo prata extravagante. Gostei realmente e dá uma sensação melhor do que apenas fundo todo em preto.

A parte de trás brilha muito menos do que sugerem as imagens do catálogo.

O restante do conjunto também não decepciona: a margem é um pouco emborrachada, para que o Nexus 4 fique bem na mão e não escorregue. Em suma, o smartphone se encaixa confortavelmente em sua mão e não parece um corpo estranho. Os botões nas laterais do Nexus 4 têm um acabamento prateado e deixam a aparência elegante, mesmo sendo apenas plástico. Nosso modelo de teste, porém, demonstrou que o botão de ligar e desligar do Nexus 4 oscila um pouco. Embora isso não seja assim um problema, mas deve ser mencionado nesta análise.

Na parte inferior do seu Nexus 4 existem dois parafusos Torx, que servem para dar um pouco mais de estabilidade ao aparelho.

Acima: Nexus 4, abaixo: Galaxy Nexus

Tela e Alto-falantes

Ao contrário do meu Galaxy Nexus com display AMOLED (incluindo PenTile-Matrix), o Nexus 4 tem uma tela com painel IPS e que foi uma decisão muito boa tomada pela Google: as cores aparecem bem marcadas, mas não saturadas e o visor branco é muito melhor do que no modelo anterior: ou seja, o branco é branco na Nexus 4 e não cinza claro. O preto torna-se, no entanto, muito escuro, forte e é mais intenso que no Nexus 7.

A tela do Nexus 4 (esquerda) é claramente melhor.

No Galaxy Nexus, já fiquei perturbado desde o início com os alto-falantes embutidos. Se a música toque ou recebo uma notificação, tudo soa meio quieto e sem graça. Felizmente, no Nexus 4 a sensação é outra, o som é muito mais alto e mais claro. Assim, chamadas não atendidas porque você não ouviu o aparelho tocar são coisas que ficaram finalmente para trás.

Câmera e outros equipamentos

No papel, o Nexus 4 possui uma câmera traseira de 8MP, o que bate fácil o seu antecessor que possuía 5MP. Quando testei a câmera, fui capaz de tirar fotos mais coloridas, a imagem se mostrou mais nítida e com mais detalhes. Abaixo, você confere uma comparação entre as câmeras do Nexus 4 e Galaxy Nexus, você sente a diferença?

Acima: Galaxy Nexus. Abaixo: Nexus 4

Mas a câmera frontal, infelizmente, parece dar um passo para trás. O ruído é alto e o quadro geral é bastante embaçado e pálido. Veja você mesmo abaixo:

Esquerda: Galaxy Nexus. Direita: Nexus 4

A nova câmera também possui um modo HDR, permitindo tirar fotografias mais vivas graças ao alto alcance dinâmico. Claro, que criei uma rápida comparação deste recurso em relação ao modo padrão do telefone. Aqui estão duas fotos tiradas ao entardecer:

Acima: sem HDR. Abaixo: com HDR.

Dados técnicos do dispositivo:

  • CPU: Qualcomm Snapdragon S4 Pro, de 1.5 GHz (Quad-Core)
  • Tela de 4.7 polegadas, 1280 x 768 pixels, IPS, Gorilla Glass 2
  • RAM: 2 GB
  • Memória: Opcional 8 GB ou 16 GB, não expansível
  • Câmera: 8 MP (traseira), 1.3 MP (frontal)
  • Dimensões: 133,9 x 68,7 x 9,1 mm
  • Bateria: Lithium-polymer de 2100 mAh
  • OS: Android 4.2
  • NFC, Bluetooth
  • Micro USB, HDMI SlimPort
  • WLAN 802.11 b / g / n

Sistema operacional

A versão pré-instalada do Android 4.2 tem suas peculiaridades próprias, bugs e falhas, mas apesar disso, o sistema executado é muito veloz. Eu sempre pensei que o meu Galaxy Nexus fosse macio como manteiga, mas este telefone é suave como seda (e seda bate manteiga, porque é mais cara e luxuosa). Se você alternar entre homescreens, multi-tarefas ou navegar em uma galeria de fotos, o dispositivo nem se quer gagueja.

Por estar inacabada, existem brechas sobre esta versão prévia do Android 4.2 do Nexus 4, como a falta de algumas características do Nexus 7 e do Nexus 10. Sinto falta, por exemplo, do widget de relógio digital. O relógio digital na tela de bloqueio também parece diferente e ainda semelhante ao famoso relógio do Android 4.1. Nosso modelo de teste é, infelizmente, uma versão inacabada do Android 4.2, espero que os dispositivos disponíveis na Google Play Store não venham com estes problemas.

Memória

Nosso LG Nexus 4 veio com 8GB de memória, mas apenas 5.67GB são realmente utilizáveis. Assim, muitos clientes podem considerar fortemente gastar um extra de 50 dólares para ter mais memória. Esta é a melhor opção, já que não existe a possibilidade de memória expansível neste dispositivo.

O espaço interno é muito pequeno para aparelhos de 8GB... e vai diminuindo com o tempo...

Conclusão

O Nexus 4 é um ótimo aparelho, apesar de algumas deficiências - como a sua câmera frontal, a falta de memória expansível e o design simplista. Mas se você pode lidar com isso, este é um telefone elegante a um preço imbatível. Bom, está claro que é hora de aposentar o Galaxy Nexus e usar este telefone exclusivamente. O upgrade para da câmera traseira, da tela e dos alto-falantes são motivos suficientes. Mas o que torna a compra verdadeiramente irresistível é o preço super acessível do dispositivo.

Um smartphone de sucesso, com alguns poucos pontos negativos.

Prós

  • Design estiloso
  • Grande atenção ao detalhe
  • Preço acessível
  • Tela
  • Speakers
  • Câmera traseira (especialmente o modo HDR)

Contras

  • Câmera frontal
  • Não há bateria removível
  • Memória não expansível

P.S.: Vamos publicar um teste exclusivo sobre a vida da bateria, tão logo seja possível.

Imagens: Nico Heister / AndroidPIT

 

15 Comentários

Escreva um comentário:
  • O meu entrou em loop quando att para o 5.1 dai quando fiz downgrade ele apresentou 5,67Gb
    mas ele é de 16Gb...na tela de fastboot ainda aparece os 16Gb.

  • o nexus e excelente.

  • Na loja dougshop tem, vou pegar o meu lá eu acho.

  • Alguem poderia comprar esse dispositivo de 16GB, fora do Brazil pra mim e me mandar pelo correio?!
    pago o dinheiro convertido pra Reais e mais R$ 50,00!
    desde ja agradeço!..
    contato: marco.december@gmail.com

  • Estou em dúvida em qual comprar Samsung Galáxy SIII ,LG Nexus 4 ou Motorola Harz Hd Qual tem Melhor desempenho?

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    6/jan/2013 Link para o comentário

    Pessoal, a LG informou no final do ano passado que o Nexus 4 estará disponível no país ainda neste primeiro trimestre e, conforme especulado na mídia, existe a possibilidade do aparelho chegar às lojas ainda em janeiro.

    Porém, não será possível comprar o Nexus 4 pela Google Play Store, mas apenas em lojas que comercializam produtos da LG.

  • Alguém pode comprar um nexus 4 pra mim? O.o
    e depois nós negociamos ;)

  • Boa Noite!

    Vocês poderiam publicar uma matéria ou tutorial, explicando como comprar o nexus 4 de la de fora??

    Desde ja agradeço.
    Atenciosamente, Felipe.

  • Sou ainda muito mais a Samsung do que a LG!
    e nao vou trocar o meu S2 com ICE por esse ou qualquer outro LG!

  • 3

    Tenho um Galaxy SII com o JB 4.1.2 e não o troco por mais nenhum..., ;) Realmente o problema de não se poder trocar de bateria é péssimo! Não entendo qual a ideia da Google neste sentido. Em contrapartida, tenho o Nexus 7 com o JB 4.2 e é uma beleza! Melhor que o Galaxy Tab 7" em todos os aspectos (mais leve, mais ergonómico, mais rápido, mais economia no tempo da bateria, etc.) mas tudo isto também tem a ver com o Jelly Bean 4.2 que é fantástico (e eu já passei por todas as versões do Android desde a Froyo 2.2)...

  • ei, você acha que funciona aqui no brasil?

  • 60

    sinceramente, o quesito da memória expansivel para mim é pré requisito, e acho que para maioria dos usuários tambem, pode ser um forte impecilho nas vendas aqui no brasil.

  • A grande mancada esta na memoria não expansível, sei que assim a Google mantem a qualidade e desempenho dos seus aparelhos que muitas vezes é prejudicados por causa de SDs vagabundos.

  • esse lado da bateria ser acoplada é um ponto,verdadeiramente ruim,pois nem sempre quem o possui tem tempo para carrega-lo,no caso variando no momento da carga,não é especificado aqui sobre o ajuste,se tem trava automática ou algo do gênero,quero dizer será que vicia? seu tempo de carga é longo? coisas desse gênero precisam ser abordadas,vou esperar ansioso pela analise da bateria,pois em muitos momentos o que importa é o tempo de uso,afinal o tempo é precioso.

  • A Nexus 4 é realmente bom!

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi