O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
441 Compartilhados 159 Comentários

Wipe: descubra a importância de uma atualização de sistema limpa!

Se você já tentou instalar uma ROM customizada, como a CyanogenMod, você se deparou com um conselho: fazer uma limpeza antes de realizar a instalação. E, embora algumas pessoas digam o contrário, a Wipe é sim necessária. Mas o que é o Wipe e porque ele é tão importante? Neste artigo eu explico tudo para você.​

Atalhos

O que é o Wipe?

“Wipe" significa “limpar” em Inglês. Por tanto, o Wipe é uma limpeza do sistema operacional do seu dispositivo, ou seja, uma parte da memória interna do seu smartphone é apagada. Dependendo do que você deseja limpar, parte dos aplicativos baixados, configurações pessoais e definições são eliminados do sistema.

Já os aplicativos pré-instalados são restaurados ao seu estado original. Depois da limpeza, seu smartphone vai se comportar como da primeira vez que foi colocado em operação.

Perigos do Wipe

Assim como mencionei acima, dependendo do tipo de Wipe que você escolher, ele limpará todo o seu sistema, ou seja, ele desaparecerá com todas as suas informações, contatos, aplicativos baixados, etc. Se você não quer perder nenhum tipo de informação do seu dispositivo faça um backup dos seus dados para uma ou mais fontes confiáveis.

Depois da limpeza, seu smartphone vai se comportar como da primeira vez que foi colocado em operação

Quais tipos de Wipe existem?

Estes são os métodos mais comuns para o modo Recovery, entre os quais você pode escolher:

Wipe Data/Factory Reset

Apaga todos os seus dados pessoais e o sistema volta ao estado original.

Wipe Cache Partition

Através desta opção apagamos a memória de cache. Os arquivos de cache são utilizados frequentemente para acesso rápido. Nenhum dado pessoal será excluído.

Wipe Dalvik Cache

No Dalvik Cache está localizada uma árvore de diretórios de todos os programas armazenados. Além disso, você pode armazenar endereços e outros gráficos.

Este método é ótimo para aplicativos que ocupam muita memória RAM, já que parte deles vão para a memória interna. Fazendo o Wipe Dalvik Cache você não perderá nada que está salvo (contatos, game save...), mas estabilizará o aplicativo para a nova versão, em relação à compatibilidade com a anterior.

O modo de recuperação pode ser acessado na maioria dos dispositivos assim:

  • Desligue o dispositivo;
  • Reinicie o dispositivo segurando as teclas Home + Volume para Cima + Botão Liga/Desliga;
  • Para os dispositivos que não tiverem sucesso com este primeiro passo tente segurar o botão de Liga/Desliga + os dois botões de volume ao mesmo tempo.

Quando você entrar no modo Recovery, basta escolher a opção desejada. Se você ainda tiver o Stock original do Android, use os botões de volume para baixo para navegar e o de volume para cima para selecionar a opção.

Por que fazer o Wipe?

Se não realizarmos uma limpeza prévia do dispositivo, após a instalação de uma ROM, ele ainda estará poluído por todo o sistema que tínhamos anteriormente. Isto pode causar vários acidentes, problemas e, em última análise, o sistema pode apresentar instabilidade.

Portanto, é altamente recomendável um Wipe. E mais uma vez (pausa dramática) antes de realizarmos uma Wipe, de qualquer tipo é muito importante fazer um backup!

AndroidPIT Moto X wipe cache partition
Com o Wipe seu smartphone fica livre de "tranqueiras" / © ANDROIDPIT

Um Wipe nos livra de muitos problemas ao instalar ROMs personalizadas (Custom ROMs). Se após a instalação você verificar alguns erros, acidentes ou problemas de arranque, limpar completamente o dispositivo de forma rápida e fácil sempre ajuda.

Qual é a melhor escolha?

A melhor escolha vai depender do que você precisa:

  • Para alterar uma ROM, da original de fábrica (stock) para uma da CyanogenMod, a melhor opção é fazer um "Wipe Data". O que irá redefinir o sistema por completo e podemos assim instalar a ROM personalizada de forma limpa e sem resíduos.
  • Para atualizações menores da ROM, por exemplo, de CyanogenMod 9.0 para 9.1, ou para instalar uma nova Nightly, é suficiente optar pela função "Wipe Cache Partition" e "Wipe Dalvik Cache".
  • Para uma atualização maior da ROM, da CyanogenMod 9 para CyanogenMod 10, se faz necessário optar pelo seguro e fazer um "Wipe Data". Em teoria, é suficiente apenas esvaziar a memória de cache e a Dalvik Cache, mas por experiência, o melhor é fazer a "Wipe Data", que pode ser mais trabalhosa, mas é garantida.

Com um Wipe o seu smartphone ou tablet vai funcionar como novo. E Se depois ainda existirem problemas com o terminal, basta escolher "Fix Permissions" no menu de recuperação. Assim, os direitos de leitura e gravação de aplicativos e dados do sistema estarão configurados corretamente. Muitas vezes os erros vem daí.

Você já teve que fazer um Wipe no seu dispositivo? Nossa dica te ajudou?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Gilmar Luiz
    • Mod
    há 9 meses

    Muito importante isso, ótimo artigo Lia, tava faltando um artigo assim, para você ter uma ideia, no youtube tem um monte de gente querendo voltar pro LP, isso por causa de problemas que estão enfrentando pós atualização pro Marshmallow, eu sempre tenho indicado para o pessoal, nesses dias passados em que envolve as atualizações de sistema, a fazer duplo wipe antes de atualizar, e se aparecer algum problema, tbm indico pós atualizar, se para instalação de uma ROM personalizada isso é importante, tbm acho que é muito importante mesmo que seja em uma atualização, ainda mais numa atualização dessa envergadura como a do Marshmallow, atualização que trouxe muitas mudanças, parabéns belo artigo, vai ajudar muita gente nessas alturas do campeonato

159 Comentários

Escreva um comentário:
  • bom dia, tenho um galaxy grande prime tentei actualizar android mais depois a internet corropeu, ele esta no loop infinito nao abre modo recovery mais abre o modo download e tentei instalar o rom stock mais o problema continua, as vezes ele abre como se nao estivesse instalado nenhum rom mais ai o touch screem nao funciona.. penso ajuda, please

  • Bom dia! Tenho um Galaxy S6 (sm g920i), e não consigo entrar no menu wipe(botao power-botao home-volume+) , entra somente no modo download. Fica somente uma tela azul ou do modo download, ou dizendo que deu problema na instalação e que é pra acessar a recuperação de emergencia no smart switch, porém o smart diz que meu modelo é incompativel. Não sei mais o que fazer e não posso trocar de cel nesse momento. Por favor, alguém pode me ajudar?

    • Pressiona os botões um depois o outro e depois o outro, 1º. Botão Vol+ depois Botão Home, depois Botão Power, segura pressiona por uns 15 ou 18 segundos, quando aparecer o Android deitado na tela de fundo do recovery, daí faça os wipes.

      Recomendo que assim que reiniciar depois dos wipes, conecta o aparelho na tomada, isso por segurança e evitar que o aparelho desligue durante o reinicio, e esse reinicio demora mais do que um reinicio comum

  • Ola eu não sei se você vai me responder mas vamos lá o meu samsung galaxy tab 3 sm-t110 tá com loop infinito não consigo instalar uma nova rom pelo odim pois a depuração usb esta desativada e não tem como entrar o tablet não entra em modo download ja tentei instalar uma rom pelo cartão mas ele não aceitou eu não sei mais o que fazer você tem alguma solução ou meu aparelho esta perdido ?

    • Para entrar em modo download vc deve pressionar na sequencia, botão Vol- depois botão Home, e depois botão liga e desliga por alguns segundos, até aparecer uma exclamação amarela no centro da tela, daí solta os botões, e de um tok no Vol+ para entrar em modo download, caso contrario não vai mesmo.

      Daí conecta pelo USB no pc abre o Odin, klik no icone do Odin com botão direito do mouse e selecione "executar como administrador" espera e observa se o Odin reconhece o aparelho, procura na janela do Odin aonde diz: ID:com nessa porta deve ficar na cor amarelada se estiver usando o Odin na versão 3.7, acima dessa versão fica na cor azulada, se aparecer uma dessas duas cores o Odin reconheceu o aparelho.

      Daí klik no botão AP, se for na versão mais atualizada do Odin, se for versão abaixo de 3.7 klik no botão PDA, daí vai pedir pra vc mostrar aonde está o arquivo da ROM que vc descompactou, selecione o arquivo da ROM md5.tar e klik no botão START, aguarde terminar o procedimento daí a nova ROM estará instalada no aparelho.

      Duvidas de um alô

  • Olá, tenho um Galaxy Win 2, tentei ligá-lo, mas ele para no nome samsung. Já fiz o wipe cache partition nele e nada, quando vou reiniciar continua no nome samsung. Tem alguma outra coisa que eu possa fazer além de resetá-lo?

  • Boa Tarde.
    Tenho um zenfone 5 e , recentemente, fiz a cagada de deletar até o sistema. Já tentei instalar colocando a ROM no cartão de memória, mas da erro. Tentei fazer unbrick, mas quando chega a 56% da erro " * failed read command". Cara, será que tem jeito?

    • depois poderá voltar pra ROM stock de novo quando quiser

      • Olá Gilmar! queria sua nobre ajuda se possível!

        Eu adquirir recentemente um tablet da Marca Multilaiser modelo M9 Quad core cor branco nb175 e ele começou com alguns problemas irritantes do tipo travar a tela, desligar sozinho e reiniciar, ficar instalando aplicativo sem minha permissão até chegar em um processo de pane na tela inicial apenas mostrando o nome da marca. Já efetuei o Hard reset mas não surtiu efeito, pesquisando na internet não encontrei um processo que ensine instalar a rom original do meu tablet, até tem algumas videos aulas, porém é são de modelos inferiores ou superiores ao meu. Você poderia me ajudar como instalar a rom ou então um outro processo para que o meu tablet atualize. fico aguardando seu devido retorno. abraço

      • Bom dia Jonathan, vc só pode instalar se for uma ROM compatível com o teu modelo, se tentar colocar algo semelhante, com certeza dará problemas, mas poste os dados completo do aparelho para que possamos ver algo pra ele, mas já esteja ciente que sempre corremos risco, tive um problema recente que levei dois dias para solucionar, e isso com muita calma ainda.

      • Vou ver o que acho por aqui, depois te dou retorno, me chama no privado

      • Veja se o teu modelo é o quad core ML01 ou quad core ML02, acredito que o NB-175 vc não vai achar, te passei o link das firmwares da multilaser, de uma olhada lá

  • gilsonlcf@ig.com.br

  • Olá bom dia!
    Instalei a Stock Lollipop da Rússia no meu Gran Prime, tá tudo funcionando blz, instalei a CMW custon recovery e fiz o Root. Antes eu tinha o KitKat e não fiz nenhum tipo de formatação no aparelho antes de passar a nova stock. Eu queria saber se eu fizer o Dalvik cachê vai ter algum tipo de problema?E as vezes quando reinicio o celular ele entra em modo recovery e aparece a opção "fix Root..." Aí eu clico em "No" e o celular reinicia normalmente. Se eu Clicar em "Fix Root" vai ter algum conflito??

    • Bom dia Phillipe, se vc vai voltar a tua ROM stock é recomendável fazer a limpeza sim, com certeza isso não vai dar conflito com a nova ROM que vc colocar.

      No caso de estar reiniciando e indo direto pra tela do recovery, isso deve ter ficado alguma coisa mal sucedida quando vc instalou a CM, se vc quer permancer na CM, e teu aparelho tem a opção de cartãoSD, coloca a ROM CMW e os GAPPS, no cartãoSD, agora entra no recovery da CM, e faça os wipes completos, pode apagar tudo, dalvinkcache, cache, dados, armazenamento interno, system, menos o cartãoSD, não apague o cartãoSD, porque é lá que vc tem a CMW e os GAPPS pra instalar, daí refaça a instalação limpa da CMW, assim não terá mais esses problemas aí, desde que a CMW seje aquela que é compatível com o teu modelo.

      Duvidas de um alô

    • Ainda em tempo, salve teus arquivos contido no armazenamento interno, os que estiverem no cartãoSD, não serão afetados, mas para isso na hora de fazer os wipes, não apague o cartãoSD de jeito nenhum, daí na hora de instalar a CM, vc escolhe a opção de procurar a ROM no cartãoSD, porque é lá que está guardado a cm e os gapps

  • >>NÂO AVANÇA TELA WIFI<<

    Fiz todos procedimentos corretos!
    Após isso ele iniciou normal (usei 4.4.4).
    Primeira Tela é para selecionar o idioma, a segunda para conectar à uma rede wifi, porém não avança mais que isso.... o que ta rolando?

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi