O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 181 Compartilhados 80 Comentários

Depois do Google Assistant, Samsung responde com compra de criadora da Siri

Nesta semana, depois do Google apresentar a integração dos seus novos serviços com o Google Assistant, o assistente de voz baseado em inteligência artificial, a Samsung anunciou a compra da Viv, empresa formada por alguns dos criadores da Siri, assistente de voz da Apple. Seria essa a resposta da fabricante sul-coreana ao Google e ao Facebook?

Até o momento, não sabemos ao certo os valores dessa negociação, mas a Viv vai continuar operando de forma independente, apesar de ser uma empresa que presta serviços para a Samsung e suas plataformas. De acordo com um dos CEOs da Viv, Dag Kittlaus, o que pesou nessa escolha pela Samsung foi o fato da empresa ser onipresente, ou seja, estar em todos os lugares.

A Viv é uma startup que chama a atenção por fazer um trabalho que a Apple e a Google vêm tentando há algum tempo, que é criar um assistente de voz preciso e capaz de levar inteligência a vários dispositivos, não só smartphones. Com a Viv, as chances da Samsung conseguir fazer com que o seu assistente de voz (S Voice?) seja indispensável são maiores.

Por que a compra da Viv pela Samsung é bom para você?

Tanto a Apple, a Amazon e a Google possuem algo em comum quando o assunto é o investimento em inteligência artificial: o mercado norte-americano. Pegando o exemplo da Google, os novos dispositivos Pixel e Pixel XL são os primeiros a trazer embarcado o Google Assistant, uma espécie de motor de buscas inserido no nível do sistema operacional.

As tarefas que este assistente pode executar são realmente funcionais para os usuários que falam inglês. Isso mesmo, se você for parar para analisar, os novos Pixel chegam aos mercados dos EUA, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Austrália e Índia. Destes, apenas a Alemanha não é um país de falantes de inglês. Aliás, o fato deste país estar nesta lista é ainda uma incógnita, visto que a Europa está em uma constante luta contra o Google no âmbito da privacidade, tópico do qual os alemães não abrem mão.

ASSISTANT
O Allo "ainda está aprendendo português" / © AndroidPIT

Dito isso, o que o brasileiro pode esperar da Google, da Amazon e da Apple em relação à inteligência artificial ou mesmo serviços completos de voz? Até o momento muito pouco. O lançamento do Google Allo no país é um excelente exemplo dessa situação a qual somos expostos com frequência: a falta de localização de serviços. E isso não é de agora, bem sabe quem joga PS4, no qual a maior parte dos grandes jogos só passou a ser traduzida ou legendada há poucos anos.

O Google Assistant no Allo fala inglês, com isso, não quero dizer que o brasileiro não possa usá-lo em inglês, o que quero dizer é que para um serviço completo e integrado, o Allo deveria ser localizado, assim como o Facebook vem fazendo com os clientes de chatbot no Facebook Messenger.

Agora imagine a Samsung investindo em Inteligência Artificial. Assim como disse Dag Kittlaus, e empresa é onipresente. É muito provável que em qualquer lugar do mundo você encontre uma pessoa usando um Galaxy. Não é como ter que importar um dispositivo dos EUA para poder ter uma experiência com o Google Assistant, como no caso dos Pixel. Ou necessariamente, não é preciso gastar uma fortuna em um iPhone para se ter um assistente de voz como a Siri.

messenger bots hero
Chatbots como o do Kayak para o Facebook Messenger estão localizados e são um exemplo de AI sendo aplicada no seu celular / © AndroidPIT

O fato de ter uma empresa como a Samsung investindo cada vez mais em tecnologias com AI embarcada, torna este recurso ainda mais acessível. Apesar da fabricante sul-coreana ter dito que a ideia por trás da compra da Viv não é aplicar Inteligência Artificial de uma forma aberta, como fazem Apple e Google, ainda vejo como positivo este movimento para o mercado brasileiro, por aproximar os usuários a tecnologias que usam tal recurso.

A notícia da compra da Viv pela Samsung não poderia chegar em um melhor momento, pois devido ao fato da Samsung ser uma grande potência tecnológica, isso acabará obrigando outras empresas, como a Google, a acelerar a expansão dos seus produtos e serviços de AI para outros mercados e, consequentemente, oferecer novas tecnologias de forma completa em países como o Brasil.

E aí, quais empresas você acredita que estão conseguindo trazer inovação e tecnologia da melhor maneira possível aos brasileiros? 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Steven Oliver há 2 meses

    Ué? Apagaram meu comentário porque falei que a redação estava ruim? Falei alguma mentira? Estava péssima, até difícil de ler. Não foi crítica destrutiva e sim construtiva. Agora vai mais uma crítica, Camila: isso é censura. Não gostei não. Acho que faltou um pouco de respeito com quem participa bastante e ajuda este site a se sustentar, pois sem os nossos cliques vocês não sobrevivem.

  • Andreu Vasconcelos há 2 meses

    Ela não aceita crítica. Nunca aceitou. Já apagou comentário meu também por conta disto. O cara mais humilde aqui parece que é o Rui Maciel. Ele corrige e ainda agradece. Já a Camila... Age desse jeito aí msm.

  • Dan Cautella há 2 meses

    Melhor a equipe de redação procurar melhor ou escrever melhor os artigos. A empresa que criou a Siri foi a SRI International, aonde a Apple adquiriu esta. Como o proprio artigo cita, alguns criadores deixaram a Apple e fundaram esta empresa adquirida pela Samsung, mas a empresa não fez/criou a Siri.

    Revejam melhor a forma de expor os fatos, está parecendo noticias Populares: Extra! Extra! O tiro de revolver, foi a espingarda que deu!!!

  • João j. há 2 meses

    adoro tretas mas isso q vocês disseram é verdade mesmo, ja ando sumido do site por causa do conteúdo insatisfatorio bem superficial e cheio de intriguinhas q eles mesmo criam para dar ibope do mundo android por aqui , c algo assim me acontecesse eu não o acessaria mais o site

  • Lewis Carlsen há 2 meses

    Sim, é uma pena que eles ajam assim com os leitores. Também tive um comentário apagado quando critiquei o exagero de matérias sobre o iPhone 7. Por isso eu dei uma sumida...Não vou dar opinião se a pessoa não quer ouvir. Considero este um espaço democrático e a moderação do AP é nula. Comentários ofensivos devem ser excluídos mas os construtivos deviam ser mantidos!

80 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi