O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Comparação 297 Compartilhados 55 Comentários

Pixel XL vs Galaxy Note 7: mesmo sistema operacional, experiências opostas

O Google anunciou o Pixel XL como um dos primeiros smartphones a usar o Google Assistant, o assistente de voz da gigante das buscas que promete otimizar o tempo dos usuários e troná-los mais produtivos. Sabe qual outra empresa afirma quase a mesma coisa? A Samsung, com o seu Galaxy Note 7. Seriam estes dois smartphones concorrentes diretos?

Google Pixel XL vs Galaxy Note 7 - Design

O projeto visual do Note 7 é mais refinado, logo, mais bonito. Apesar do Galaxy Note 7 ter 5,7 polegadas de tela e o Pixel XL 5,5 polegadas, as dimensões do smartphone do Google são maiores. E não, o Pixel XL não possui uma bateria maior, é praticamente a mesma: 3.450 mAh (Pixel XL) e 3.500 mAh (Galaxy Note 7). O smartphone da Samsung ainda possui a caneta S-Pen e um scanner de íris embarcados.

Dispositivo Dimensões
Galaxy Note 7 153,5 x 73,9 x 7,9 mm
Google Pixel XL 154,7 x 75,7 x 8,6 mm
AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7466a
O design do Note 7 é mais refinado / © AndroidPIT

Ambos os aparelhos trazem um leitor de impressão digital. Enquanto o Pixel XL oferece a opção na parte traseira, o Note 7 tem o sensor na parte frontal. Além disso, o Galaxy Note 7 possui uma segunda opção para desbloqueio seguro do dispositivo, o já citado scanner de íris.

Contudo, como já disse no review do dispositivo, esta função ainda não oferece uma experiência dinâmica com o telefone, logo, o uso do leitor de impressão digital é muito mais intuitivo e responsivo. Ambos os aparelhos possuem entradas para fones de ouvido (ainda é engraçado dizer isso), e trazem um slot USB Type-C.

Na parte traseira do Pixel XL temos uma placa de vidro que, assim como tínhamos no Nexus 6P, serve para emitir o sinal do NFC e propagar o sinal das antenas embarcadas no dispositivo.

AndroidPIT Google Pixel Event2016 0065
A traseira do Pixel XL possui um vidro ao redor da câmera e do sensor biométrico / © AndroidPIT

Uma característica positiva do Note 7 em relação ao Pixel XL e, que foi amplamente difundida entre os smartphones em 2016, é a certificação de resistência à água. Até mesmo os novos iPhones possuem tal recurso, enquanto os Google Pixel ficaram de fora.

Google Pixel XL vs Galaxy Note 7 - Tela

Em relação às telas, ambas usam a tecnologia AMOLED e resolução de 1440p. Contudo, o Galaxy Note 7 tem como vantagem o fato de oferecer suporte para HDR10, o que permite reproduzir vídeos e games em HDR. Assim, apesar de ambas as telas terem excelente saturação e brilho, o Note 7 possui uma especificação de hardware superior.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7566
A tela do Note 7 traz uma característica pouco vista em smartphones: o HDR / © AndroidPIT

Google Pixel XL vs Galaxy Note 7 - Software e Performance

Ambos os modelos vem com 4GB de memória RAM, contudo, o Galaxy Note 7 roda com a Grace UX, uma versão da TouchWiz que sacrifica muito da performance do dispositivo. Durante o tempo em que passei com o Galaxy Note 7, tive minha experiência por vezes comprometida por causa de lentidões do sistema e paradas inesperadas de aplicativos. 

Já o Pixel XL não é um smartphone com o qual você deveria se preocupar com a skin da fabricante, mesmo a Google tendo optado por interferir bastante naquilo que chamamos de Android puro. O novo smartphone da Google vem com o Pixel Launcher, que modifica a experiência que tínhamos com o Android através da unificação dos ícones dos aplicativos e da gaveta de apps, e oferece alguns atalhos a partir destes mesmos ícones. Essa função de atalhos nos ícones lembra bastante a tecnologia Force Touch do iPhone 6S.

A diferença entre eles está no software e em como este incide sobre o desempenho dos aparelhos
AndroidPIT Google Pixel Event2016 0027
Ao deslizar o dedo de cima para baixo sobre o ícone de um app, alguns atalhos são proporcionados pelo sistema / © ANDROIDPIT

Usando a S-Pen no Galaxy Note 7, também é possível ativar algumas funções do sistema, tais como a criação rápida de notas, o tradutor, a edição de imagens e a rápida edição de documentos, por exemplo, ao poder desenhar e apontar erros e correções com a caneta Stylus.

Dos dois aparelhos, o Galaxy Note 7 me parece o melhor para uso de ferramentas de trabalho. Contudo, o Pixel XL possui o suporte do Google Assistant, o assistente de voz baseado em Inteligência Artificial da gigante das buscas que vem embarcado. Com ele, é possível fazer pesquisas rápidas e usar o recurso Now a um Toque, para fazer uma varredura na tela do dispositivo e ter uma resposta rápida sobre os filmes que estão passando no cinema, por exemplo.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7589
Com a S-Pen, é possível acessar recursos do aparelho de forma rápida / © AndroidPIT

Vale lembrar que o Now a um Toque também pode ser usado no Galaxy Note 7, mas sem a mesma integração com o sistema, como que temos no Pixel XL. Aliás, os comandos de voz acionados pelo comando de voz "Ok, Google" estão disponíveis em outros smartphones da Samsung, assim com em qualquer outro smartphone rodando com Android ou com o Google Now Launcher.

Contudo, é preciso dizer que o S Voice ainda é bastante limitado quando o comparamos com as demais opções do mercado (Cortana, Siri, Google Assistant, Alexa...).

E se você gosta de jogar com o seu smartphone, ambos os aparelhos oferecem boas opções. Enquanto o Pixel XL vem com o Play Games e o YT Gaming, o Note 7 oferece o Game Launcher e o Game Tools. Todas essas ferramentas são otimizadas para quem quer usufruir do potencial de ambos os aparelho para jogos. Sem contar que o processador gráfico destes smartphones é bastante semelhante.

Por fim, o Galaxy Note 7 oferece suporte para cartão microSD e o Pixel XL não tem essa opção, mas a Google oferece espaço ilimitado na nuvem para vídeos e imagens como uma tentativa de suprir a necessidade de espaço dos usuários. O que existe em comum, entretanto, é o fato de ambos os aparelhos oferecerem a tecnologia de carregamento rápido da bateria.  

Qual smartphone você considera o melhor para produtividade?

Choose Galaxy Note 7 or Pixel XL.

close
Você escolheu undefined!
O que os seus amigos escolheriam?
Compartilhar
VS
  • 173
    votos
    Oops! Parece que algo saiu mal. Refrescar a página pode ajudar.
    Galaxy Note 7
  • 181
    votos
    Oops! Parece que algo saiu mal. Refrescar a página pode ajudar.
    Pixel XL

Google Pixel XL vs Galaxy Note 7 - Especificações técnicas

  Google Pixel XL Samsung Galaxy Note 7
Modelo: Ainda não disponível. N930F
Fabricante: Google Samsung
Dimensões: 154,7 x 75,7 x 8,6 mm 153,5 x 73,9 x 7,9 mm
Peso: 168 g 169 g
Tamanho da bateria: 3450 mAh 3500 mAh
Tamanho da tela: 5,5 polegadas 5,7 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED AMOLED
Tela: 2560 x 1440 pixels (534 ppi) 2560 x 1440 pixels (515 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels 5 megapixels
Câmera traseira 12,3 megapixels 12 megapixels
Flash: Dual-LED LED
Versão do Android: 7.1 - Nougat 6.0 - Marshmallow
Interface: Stock Android TouchWiz
RAM: 4 GB 4 GB
Memória interna: 32 GB
128 GB
64 GB
Memória removível: Ainda não disponível. microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 821 Samsung Exynos 8890
Número de núcleos: 4 8
Velocidade máx. 2,15 GHz 2,3 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2

Google Pixel XL vs Galaxy Note 7 - Câmera

A câmera do Galaxy Note 7 é a mesma do Galaxy S7 Edge, que é uma das melhores do mercado. Quando comparamos o resultado desta câmera com a presente no Pixel XL usando o site DXOMark, a diferença é mínima. Enquanto os smartphone da Samsung pontua em 88 pontos, o da Google atinge 89.

O sensor da câmera traseira do Pixel não possui nenhuma protuberância, já o do Galaxy sim, mesmo que pequena, podemos percebê-la claramente.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7577
O Galaxy Note 7 e o Pixel XL estão praticamente empatados em relação à qualidade da câmera / © AndroidPIT

A câmera do Note 7 possui 12 MP, abertura f/1.7 e os pixels têm um tamanho de 1,4 mícrons e são sensíveis à luz do sol. Já a câmera do Pixel XL vem com quase as mesmas especificações, mas com um sensor de 12.3 MP, abertura f/2.0 e pixels com tamanho de 1,55 mícrons.

Assim, em relação ao desempenho das câmeras principais, qualquer um desses modelos oferecerá uma experiência incrível.

Google Pixel XL vs Galaxy Note 7 - Conclusão

O Galaxy Note 7 e o Pixel XL são dois grandes smartphones. A diferença entre eles está no software e um pouco no desempenho dos aparelhos. Em comum, temos o fato de que nenhum desses modelos está disponível no mercado brasileiro. O Pixel XL por conta da distribuição das séries de smartphones da gigante das buscas, que sempre dependeu das parceiras para comercializar seus aparelho no varejo nacional. Já o Galaxy Note 7 devido ao fato dos problemas relacionados à bateria.

Mesmo se considerarmos o preço destes aparelhos, teremos uma infeliz realidade aqui. O valor sugerido do Note 7 no país seria de R$ 4.299,00 para a versão de 64GB. E, mesmo o Pixel XL não tendo preço no Brasil, na gringa ele está custando 769 dólares na variante de 32GB, aproximadamente R$ 2.488.41. Pare se ter uma ideia, o smartphone da Samsung, variante de 64GB, custava 849,99 dólares na época do seu lançamento, isso nos EUA.


Este ainda não é um comparativo definitivo entre o Galaxy Note 7 e o Pixel XL, visto que ainda não testamos o smartphone do Google em um review completo. Assim, este comparativo ainda será atualizado com um veredito final.

Os comentários favoritos dos leitores

55 Comentários

Escreva um comentário:
  • uma coisa e certa o pixel vai durar um bom tempo o note 7 logo vai evaporar explodindo.

  • Final de jooooogo!!! Note 7: 155, Pixel XL: 152. (Galvão Bueno falando ksksksksk)

  • note 7 Wins

  • O Pixel XL não explode! Pra mim, já é o vencedor antes do embate começar...
    Hehehehe

  • A diferença do Android puro para touchwiz atual realmente é muito grande no sentido de ocupar mais espaço na memória RAM do aparelho ,mas em questão de velocidade já fiz uma comparação entre as duas plataformas e sinceramente não vejo essa diferença brutal como os artigos relacionados dizem sobre isso,a atual touchwiz já vem com recursos já utilizados a muito tempo pela Samsung como abrir dois aplicativos na mesma tela coisa que só agora chega ao Android puro!!! Acredito que na verdade cada um deve seguir suas plataformas conforme determina seus respectivos usuários, o mundo mobile já não pertence mais as inovações da Apple e essa busca insana de otimizar o sistema simplesmente é uma forma de marketing utilizados tanto pela Apple,Samsung e Google para colocarem na cabeça do consumidor qual seria a melhor escolha!
    Apple faz um trabalho importante em design e agrega tudo isto a um sistema otimizado mas porém fechado e restrito a vontade dos seus desenvolvedores sem dar a liberdade do seu consumidor aproveitar o sistema com mais liberdade,a Google gera um sistema aberto que abre mão da segurança do seu software mas que com a nova mudança de segurança da empresa vem mudando sobre esse aspecto ! A Samsung criou uma linha baseada no consumo geral apostando na construção de vários aparelhos para públicos diversos sem distinção da sua condição financeira,porém paga um preço alto pelo uso da touchwiz,pois as constantes mudanças no SO do Google dificultam de forma real a atualização da sua gama de aparelhos! Mas nesse ano a Samsung vem mudando a sua estratégia em relação as atualizações de suas linhas acrescentando mais rapidez ao processo colocando a linha A e J em seu novo plano de atualizações, já o Google projeta aparelhos com Android puro mas a mesma esquece de mercados como o Brasil demonstrando o seu total desinteresse aos consumidores desse lado do hemisfério!
    Então existe plataformas diferentes com uma gama de clientes mais exigentes !!!
    Mas vejo com bons olhos esse interesse no desenvolvimento de tecnologias que cada vez mais satisfaça a nós que somos o público final !!!

  • Existem pontos positivos e negativos em ambos os lados, mas pra não ficar "em cima do muro" minha escolha seria o Note 7, apesar de todos problemas enfrentados com as explosões, existem recursos de software na Linha que fazem a diferença, atrelando isso à um conjunto da obra de respeito (o que se repete no Pixel) e à design mais elegante fruto de anos de "lapidação" certamente elegem o aparelho da Samsung como a melhor escolha..

  • linha note sempre , recursos da sammy são superiores no quesito de produtividade , android puro da para viver sem , e depois de algum tempo sempre tem uma custon ron que resolve esse problema de não android puro

  • Em relação ao visual o Note ganha pelo simples motivo de conseguir agradar a quase todo mundo(sim, deve existir quem não goste). O Pixel é o tipo de aparelho 8 ou 80, ou as pessoas gostam bastante ou elas simplesmente odeiam o visual. Falta isso aos Pixels, um equilíbrio. Nas próximas versões do aparelho devem melhorar e achar um padrão.

  • O note é infinitamente mais bonito, apesar das explosões. Esse pixel é simplesmente horroroso. Pode até ser um bom aparelho, mas é muito feio.

  • O Galaxy Note é muito mais bonito, tirando as “explosões”, mas a carta da do Google é seu sistema o Android. Resumindo ela tem tudo ao seu favor para dar certo, mas bem que podia fazer o Pixel mais bonito.

  • A linha Note é excepcional na produtividade! Aplicativos e S.O. integrados à s-pen o tornam fabuloso! O Pixel...só um smartphone!

  • É claro que a experiência do Note 7 e do Pixel XL são diferentes : um deles é uma bomba e o outro é um smartphone, são coisas bem diferentes.

  • Acho que está ocorrendo muitas divisões no Android e isto não é bom para um sistema tão popular quanto ele.

  • O note 7 é um ótimo smartphone porém me meu medo em relação ao note 7 são as explosões vistas no começo das vendasmas ambos os smartphone são ótimos e contam com hardwares admiráveis.

  • Estão endeusando o Pixel. Então eu pergunto:
    1. cadê a entrada para Micro SD?
    2. Cadê a resistência à água?
    3. Cadê a bateria decente?
    Não é tudo isso. É um smartphone para atender quem gosta de android puro. Só isso.

  • Coisa que me causa uma certa estranheza é o fato deste site se referir a empresa Google como sendo o Google. Ou deve estar se referindo ao navegador Google Chrome ou a empresa Google. Estão confusos.

  • Se o Galaxy Note 7, com todo esse poder de processamento, apresentou lentidões por causa da Grace UX então é porquê a samsung não sabe mesmo fazer um sistema que preste viu. Digo isso pois meu humilde Redmi 2 com apenas míseros 1GB de ram vem de fábrica com a rom mais modificada do mundo. Apresenta lentidões? Claro, só tem 1GB de ram! Mas nunca foram engasgos capaz de tirar o usuário do sério.

  • N7 43 x 41 Pixel XL. A disputa ta boa, mas estão esquecendo que o N7 veio com o defeito da bateria bomba direto de fábrica. Votei no Pixel pelo motivo de ser um celular novo e ainda tem muito a ser descoberto, fora dele me agradar mais que o N7, além de não explodir lógico ksksksksksksk.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi