O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
307 Compartilhado 235 Comentários

Review do Samsung Galaxy A5 (2017): um intermediário com design premium

A Samsung anunciou a nova linha Galaxy A durante a CES 2017, mas seu lançamento no Brasil só aconteceu algumas semanas após este anúncio, no dia 27 de janeiro. Este smartphone, o Galaxy A5, era bastante aguardado pelos usuários, e traz consigo um design bem semelhante ao do Galaxy S7. Nesta análise, você vai saber o que eu achei desse novo lançamento da marca.

Avaliação

Prós

  • Design
  • Bateria
  • Tela
  • IP68
  • Always-On Display
  • Game launcher

Contras

  • Preço
  • Versão do Android desatualizada

Samsung Galaxy A5 (2017) – Data de lançamento e preço

Os novos Galaxy A foram anunciados dias antes do início da CES 2017, em Las Vegas. A linha 2016 já completou um ano de lançamento no Brasil e, agora, a Samsung resolveu trazer o novo Galaxy A5 (2017) para o país. O modelo chega ao país custando R$ 2.099,00. O novo lançamento já está disponível em todo varejo físico e online.

Os cinco mil primeiros usuários que comprarem os novos Galaxy A5 e A7 (2017) irão levar um fone de ouvido wireless, o Level On, e mais R$100,00 de créditos num cartão pré-pago para utilizar no Samsung Pay.

Samsung Galaxy A5 (2017) – Desenho & Qualidade de Construção

A principal característica do Galaxy A5 2017 é, sem dúvida, seu design elegante e que se destacada de outros intermediários. Ao longo dos últimos anos, temos vistos alguns fabricantes se esforçarem para trazer um visual atraente para seu modelos de gama média. O Galaxy A5 2017 é um desses aparelhos, e tem a essência do Galaxy S7.

AndroidPIT Samsung Galaxy a5 2017 4864
O design do Galaxy A5 2017 / © AndroidPIT

O A5 2017 tem um corpo feito em alumínio com bordas cobertas por vidro. Na parte da frente temos a tela plana com bordas 2.5D, que recobre suas extremidades e confere um ar de profundidade ao aparelho. Na frente, temos ainda o logo da empresa, o alto-falante para chamadas e sensores de proximidade. A parte inferior frontal abriga um botão físico, que é o sensor biométrico também. Temos ainda dois botões capacitivos ao redor.

Um design que chama atenção entre os demais aparelhos intermediários

Na traseira temos as laterais curvas com mais profundidade, que são recobertas por vidro e se emendam com a moldura de alumínio do aparelho. À direita do flash está a câmera principal. O sensor, inclusive, está quase imperceptível ao toque, visto que o mesmo não está sobressalente. Ambas as superfícies do Galaxy A5 2017 são bem uniformes.

AndroidPIT Samsung Galaxy a5 2017 4834
A câmera traseira não é sobressalente  / © AndroidPIT

Na lateral direita temos o botão de energia e, curiosamente, acima dele temos o speaker multimídia do modelo, que ficava na parte inferior nos demais modelos Galaxy A de 2016.

Pode parecer incomum, mas dificilmente você irá cobrir o alto-falante com as mãos quando estiver usando o aparelho em modo horizontal, jogando, assistindo vídeos ou fazendo qualquer outra tarefa.

AndroidPIT Samsung Galaxy a5 2017 4855
Slot do SIM  / © AndroidPIT

Na parte inferior, agora sem a saída de som, encontramos a entrada para fones de ouvido, o USB Type-C e um microfone. Na lateral esquerda estão os botões de volume, o slot para o nano SIM e na parte superior do aparelho temos a bandeja para o microSD.

AndroidPIT Samsung Galaxy a5 2017 4859
Porta USB Type-C e porta de fones de ouvido / © AndroidPIT

A moldura em alumínio tem alguns cruzamentos que demarcam as antenas do aparelho. Suas dimensões são de 46,1 x 71,4 x 7,9 milímetros, um pouco maiores que as do Galaxy S7, mas mantém a mesma espessura.

O efeito curvado torna o toque mais agradável

O Galaxy A5 2017 é muito confortável ao toque. Fácil de manusear com apenas uma das mãos, graças às suas bordas e arestas arredondadas. É claro que o acabamento em vidro enche de marcas de dedos, o que pode irritar os aficionados por limpeza. Além disso, o A5 2017 é bastante resistente, pois, após algumas semanas de uso, o mesmo continua sem arranhões ou marcas visíveis em sua estrutura de vidro.

Samsung Galaxy A5 (2017) – Tela

A tela do Galaxy A5 (2017) tem 5,2 polegadas e resolução Full HD. A tecnologia do painel é o AMOLED, com ótima qualidade, brilho e contraste vibrantes. Esse padrão de resolução é bastante confortável para  essa proporção de tela, visto que temos toda nitidez necessária para visualizar vídeos em alta resolução e detalhes gráficos.

As cores são brilhantes e o contraste é bem elevado. Sob luz solar é bastante fácil enxergar o painel AMOLED, mesmo quando o brilho está direcionado na tela. Os ângulos de visão são ótimos.

AndroidPIT Samsung Galaxy a5 2017 4869
Galaxy A5 com o Always-on / © AndroidPIT

O Galaxy A5 2017 vem com o modo noturno, presente no Android Nougat, que adiciona uma luz mais quente ao painel para não atrapalhar o sono do usuário. Você encontra esse recurso no menu "tela" das configurações do sistema.

Outro recurso que está presente no modelo é a função Always-On Display. Esse recurso foi incorporado primeiramente no Galaxy S7, e exibe informações sobre a hora, a data, o estado da bateria e as notificações, fazendo com que o usuário não precise desbloquear o aparelho para acessar essas informações.

Samsung Galaxy A5 (2017) – Características Especiais

Certificação IP68

A Samsung fez bem ao trazer a nova geração da série Galaxy A com resistência à água e poeira. A certificação IP68 é um pouco incomum entre os intermediários. De acordo com as diretrizes desse certificado, é possível mergulhar o smartphone em até 1,5 metros de água por até 30 minutos.

Game Launcher

O Galaxy A5 2017 vem com o Game Launcher do Galaxy S7. Essa é uma plataforma que otimiza a experiência com jogos trazendo funções específicas, como desativar notificações durante um jogo, bloquear os botões capacitivos e a tela, além de fazer gravações da tela para uso em gameplay.

Sempre que um jogo é iniciado um botão laranja aparece, onde é possível ativar essas funções. O Game Launcher uma mão na roda para aqueles que gostam de jogar sem interrupções.

Samsung Galaxy A5 (2017) – Software

Este é um dos pontos fracos do Galaxy A5 2017. O dispositivo sai de fábrica rodando com Android 6.0.1 Marshmallow, e não com o Nougat como esperado. Essa versão do Android foi liberada no final de agosto, e já chegou aos Galaxy S7. Esperamos que esse update não demore a chegar na nova série Galaxy A.

A versão da TouchWiz não é a mais nova, mas está leve e muito mais organizada. É possível notar que a interface mais limpa impactou diretamente na performance do aparelho positivamente. 

Dos 32GB de armazenamento anunciados na caixa, apenas 23,1GB estão disponíveis para o usuário

Entre os aplicativos pré-instalados estão a suíte do Google, outra da Samsung (S-Health, S Voice e etc), e também outra da Microsoft com seis apps. Dos 32GB de armazenamento anunciados na caixa, apenas 23,1GB estão disponíveis para o usuário. Outros recursos estão acessíveis, como o Google Now e o Flipboard.

AndroidPIT Samsung Galaxy a5 2017 4851
O sistema e os recursos ocupam parte do armazenamento / © AndroidPIT

O sensor de impressões digitais reconhece até três dedos diferentes. Durante o uso, por várias vezes o reconhecimento não foi rápido, mas isso variava bastante. De certo modo, funcionou melhor comigo com o dedo indicado do que com o polegar.

Samsung Galaxy A5 (2017) – Performance

Por dentro do Galaxy A5 2017 temos o processador Exynos 7880 rodando a 1,9GHz, acompanhado por 3GB de memória RAM. A placa gráfica é a Mali-T830MP2, e temos ainda 32GB de armazenamento, que pode ser expandido com a ajuda do cartão microSD para até 256GB.

Para uso intermediário, o Galaxy A5 2017 não é um problema

Na prática, o Galaxy A5 2017 roda liso em redes sociais, internet e também em jogos, como Real Racing 3. Não presenciei nenhum lag ou atraso durante a operação do sistema. Com reação aos gráficos também não há muito do que reclamar, visto que o A5 2017 está dentro da média. O multitarefa também funciona tranquilamente.

Abaixo, você confere o resultado do Galaxy A5 nos principais benchmarks do mercado:

  • Geekbench 4.0 single-core: 775
  • Geekbench 4.0 Multi-Core: 4109
  • PCMark Work Performance: 3988
  • PCMark Storage: 3853
  • 3DMark Slingshot Extreme: 814
  • 3DMark Slingshot OpenGL 3.0: 1146
  • 3DMark Ice Storm Unlimited: 13413
  • Google Octane: 4063

Samsung Galaxy A5 (2017) – Áudio

Como mencionado acima, a Samsung decidiu adicionar o speaker do modelo na lateral direita, acima do botão de energia. Essa escolha ajudou bastante durante o manuseio do dispositivo, principalmente quando o mesmo está na horizontal, durante jogos, por exemplo. É um alto-falante mono, mas, em compensação, até mesmo os tops de linha estão vindo com alto-falantes estéreos.

A qualidade do som é boa, mas eu esperava um volume máximo mais amplo. Já testei outros smartphones com qualidades melhores, de som mono, como o Huawei Nova. Durante as chamadas o som é claro e pode ser bem compreendido pelo contato. O viva-voz funciona bem.

GalaxyA5 audio
Equalizador e Rádio FM  / © AndroidPIT

Na caixa, a Samsung envia fones de ouvido com microfone para chamadas, que também servem como antena de rádio do aparelho. Nas configurações de som é possível encontrar um equalizador, presente também na geração anterior.

Samsung Galaxy A5 (2017) – Câmera

O conjunto de lentes do Galaxy A5 (2017) é o ponto alto do modelo, que tem uma câmera frontal e traseira ambas com 16MP e abertura de lente f/1.9. Essa abertura permite que o sensor tenha maior sensibilidade quando em ambientes menos iluminados, gerando menos ruídos nas imagens. Poucos dispositivos entregam lentes com esse nível de abertura, muito menos nessa dobradinha de câmeras.

AndroidPIT Samsung Galaxy a5 2017 4846
Câmera frontal de 16 MP / © AndroidPIT

O software da câmera oferece uma gama de filtros que podem ser acessados deslizando com o dedo para a esquerda. Existe um filtro voltado para fotografia de alimentos. Além disso, temos o modo Pro, o HDR, panorâmica e modo noturno. O software para câmera frontal traz a opção de selfies panorâmicas, em grupo.

O modo Pro é completo, permitindo que o usuário ajuste a sensibilidade do ISO, exposição e balanço de branco. Não é possível ajustar a velocidade do obturador.

iso comparison
Diferentes valores do ISO / © AndroidPIT

As cores das imagens são vívidas, nítidas e bem realistas, e a qualidade das imagens noturnas também é boa. Em condições d luminosidade ruins é possível notar que os detalhes são perdidos. Apesar disso, as cores permanecem realistas.

iso 1250 2
Detalhes borrados em baixa luz  / © AndroidPIT

Como observado pelo meu colega, Stefan Möllenhoff, para manter o ISO baixo, a câmera utiliza a velocidade mais rápida do obturador (1/17 segundo com ISO 250), produzindo imagens borradas quando você não pode segurar o aparelho com firmeza e em condições de iluminação não ideais. Quando o ISO é superior a 800, a qualidade degrada significativamente.

Ambas as câmeras são de 16MP, a traseira é um pouco melhor, e ambas gravam vídeos em 1080p a 30fps.

A galeria de fotos pode ser sincronizada com o Samsung Cloud. No menu de configurações da mesma é possível desativar a criança de histórias (memórias), que vem ativada por padrão. Essas histórias são criadas a partir do reconhecimento de face, datas, ou locais onde as imagens e os vídeos foram capturados.

Samsung Galaxy A5 (2017) – Bateria

A bateria do Galaxy A5 2017 tem uma capacidade de 3.000mAh. Isso representa um ligeiro aumento de capacidade em comparação com a geração anterior, e vem ainda com carregamento rápido. O sistema de carregamento rápido carrega toda a bateria em cerca de 1 hora e 20 minutos.

A bateria é um dos pontos fortes do Galaxy A5 2017

Usando o dispositivo diariamente para tarefas diárias, como WhatsApp, redes sociais, e-mails, alguns minutos de jogos e brilho em 20%, é possível ter uma duração média de um dia e meio. Existe o modo de economia que consegue prolongar essa durabilidade por mais algumas horas.

Samsung Galaxy A5 (2017) – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Fabricante:
    • Samsung
    • Dimensões:
    • 146,1 x 71,4 x 7,9 mm
    • Peso:
    • 159 g
    • Tamanho da bateria:
    • 3000 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 5,2 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • AMOLED
    • Tela:
    • 1920 x 1080 pixels (424 ppi)
    • Câmera frontal
    • 16 megapixels
    • Câmera traseira
    • 16 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Versão do Android:
    • 6.0 - Marshmallow
    • Interface:
    • TouchWiz
    • RAM:
    • 3 GB
    • Memória interna:
    • 32 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Número de núcleos:
    • 8
    • Velocidade máx.
    • 1,9 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2

Veredito Final

A Samsung nos mostra que não quer liderar apenas o segmento top. O Galaxy A5 2017 tem um design que pode ser facilmente com um high-end. Ele é vendido em diferentes cores que não estão presentes em muitos aparelhos, além dos recursos, como certificação IP68, porta USB Type-C e a função Always-on Display. A tela e a bateria são bons, e sua câmera não decepciona.

Muitos aspectos do Galaxy A5 foram otimizados para melhorar a experiência do usuário. Seu preço inicial não é convidativo, mas era esperado por muitos usuários. É claro que temos outros dispositivos que competem em pé de igualdade e que custam menos, como o Moto Z Play e o Zenfone 3. Contudo, o Galaxy A5 2017 é uma aposta diferenciada, desde seu projeto até sua performance.

O galaxy A5 2017 é um modelo de gama média bem feito, completo e capaz de satisfazer as necessidades do usuário médio. As diferenças entre o A5 2017 e o Galaxy S7 são claras: desempenho menor e câmera mais simples. 

O que você achou do Galaxy A5 2017?

Samsung Galaxy A5 (2017) – Onde comprar

O Galaxy A5 (2017) já pode ser encontrado em lojas físicas e no varejo online. Abaixo, separamos três boas ofertas para o dispositivo:

 

307 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Jairo rios há 1 mês

    Com certeza a linha A são bons intermediários , boas specs , lamentável apenas ser lançado a um preço pornografico e vir com OS defasado , fora os bloatwares .........No thanks.

  • Raul Pereira há 1 mês

    Meu pai por que o AndroidPit é contra vídeos??? Tudo é só texto, texto texto!!! Vão em feiras e etc. e nunca tem UM VIDEO dentro das matérias. Anunciam Hand's on no facebook, aí a pessoa vem pensando que é um video mostrando rapidamente o cell, mas não... só texto mesmo. Melhora AndroidPit.

  • Ivan Baptista há 1 semana

    O que os executivos da Samsung andam fumando? Mais de R$2.000,00 nesta joça de aparelho, sendo que o Moto Z e Moto Z Play oferecem muito mais e por menos é um absurdo! O Moto Z Play, que é superior a isso, já pode ser encontrado por uns R$1.600,00 e entrega mais recursos.
    A Samsung segue um caminho totalmente equivocado com esses aparelhos.

  • Ronaldo Correia há 1 semana

    Se um desses valer 500 reais, um xiaomi vale 50!

  • Bruno Salutes
    • Admin
    • Equipe
    há 1 mês

    Raul, postamos vídeo hands-on ontem aqui e no YouTube, semana passada e retrasada também (Ah, tem conteúdo exclusivo para o Facebook também, como FAQ, live unboxing e outras coisas). Mas, vocês podem ficar tranquilos que este ano iremos investir mais nisso.

235 Comentários

Escreva um comentário:
  • melhor garimpar um S7 em promoção

  • "O modo Pro é completo, permitindo que o usuário ajuste a sensibilidade do ISO, exposição e balanço de branco. Não é possível ajustar a velocidade do obturador."
    Se não é possível ajustar velocidade do obturador, então não é completo. Aliás, mesmo que fosse possível ajustá-la, ainda faltaria a opção de ajustar o f/stop da lente, já que as câmeras dos celulares possuem diafragma com abertura fixa.

  • Vou deixar a minha contribuição aqui. Acabo de sair de uma loja da Samsung aqui em SP e eles estão com uma promoção bem bacaninha. Se vc tiver um Galaxy A5 2016 pode utiliza-lo como moeda de troca podendo valer até R$ 700,00 e ainda leva de brinde um Fone de Ouvido Level On Wireless que na loja oficial está no valor de R$ 979,00 além de R$100,00 de crédito no Samsung Pay, mas, não para os 5000 primeiros compradores como diz no início da matéria e sim até o dia 28 de fevereiro. A loja em questão é a do Shopping Cidade São Paulo mas acredito que deva estar valendo nas demais lojas também.

  • Povo chato! ficam falando do preço e Bla bla Bla. todos sabem que o preço cai bastante logo logo. parem de implicar com coisas bestas. vocês sabem que o preço sempre cai!

  • Até último trimestre cai 50% desse preço.

  • Samsung e seus preços abusivo.

  • A Samsung vai perder muitos usuários por conta dos preços exorbitantes, o que até a geração 2016 competia com a linha G agora não vai mais, pois vai custar quase o mesmo que um Galaxy S7, a Samsung vai dar um tiro no pé com essa linha 2017...

    • João, é sabido que o preço baixa com o tempo, só compra caro quem for ingênuo, em poucos meses o preço irá cair muito mais, basta o consumidor ser inteligente e saber comprar no momento certo.

      O A5 2016 ano passado estava por R$1099,00.

  • Boa noite. Me ajudem por favor. Vou trocar de celular e quero comprar o mais interessante até os 2000 reais, sendo que deve ser dual sim, e a proteção IP68 me atrai bastante. Já venho procurando a uns tempos e estava decidido pelo zenfone 3 5.5. Mas agora surgiu esse A5 e estou em dúvida. Desempenho, câmera, software, bateria são importantes pra mim, é entre os dois, qual acham melhor? Se não eles, qual outro (exceto o Moto Z e Z Play)? Obs: costumo usar um smartphone por cerca de 1,5 a 2 anos.

    • Thúlio, são 2 telefones muito bons, sendo que o A5 2017 leva a vantagem pelo IP68, agora, o preço dele por ser lançamento ainda está alto, se você puder esperar uns meses, ele cai. O mais importante como digo sempre é pesquisar, vai até a loja da Samsung, dê uma olhada nele e nos modelos que você deseja. Quando for comprar, ai faça a compra online, pois é muito mais barato.

      Analise os prós e contras, pois fica bem mais fácil a escolha.

  • Quase tudo que ele tem, o MotoG4 Plus já tem,desde o ano passado. Só a memória RAM de 3 é superior,mas isso não muda muito o desempenho, prefiro o G4 Plus

  • Parece um aparelho muito bom, mas 2000 reais num intermediário? Pelo amor de Deus..

  • O fato de ele vir de fábrica com no Android 6.0.1, pelo menos pra mim não é um contra. A interface da Samsung que vêm nele (Grace Ux) já vêm com as novidades presente no Android 7.0. Só é um contra se a pessoa for viciada em ir nas configurações toda hora e ficar vendo "Android 7.0". Minha opinião!

  • O título deveria ser: Intermediário com preço Premium!!

  • O fato de vir com android 6.0.1 não é tão negativo assim pelo fato de que a Samsung sempre esteve a frente do android puro em termos de funções. Um exemplo é que eu estava com um Moto X 2014 com Lineage 14.1 Nougat e agora estou com um Galaxy S6 com android 6.0.1. O fato é que não senti falta alguma das novidades trazidas pelo Nougat, isso pq o sistema da Samsung mesmo no Marshmallow já traz todas as principais mudanças do Nougat tal como a tela dividida pra aplicações, barra de notificações com funções personalizadas, papel de parede personalizável na tela de bloqueio, recursos de economia de bateria e dados avançados, grade de apps e tela inicial personalizáveis com mais ou menos ícones e por aí vai. Fora que temos além os temas personalizados, recursos de gestos avançados, possibilidade de criar pastas na grade de apps e várias outras funções de personalização e uso que o android puro não tem. Fora que a interface da Samsung foi repaginada e está bem mais bonita e extremamente mais leve do que era antigamente. Creio que só sentirei diferenças no meu S6 se junto com o update a Samsung trazer algumas funções do S7 que não tem no S6 como o aways on display e também o novo visual da Grace Ux. Em relação ao aparelho, está muito, muito bonito, principalmente o preto. Pras funções que trás, pro acabamento, pra resistência a mergulho e pelas câmeras de 16mp, inclusive a frontal, algo que nem o S7 tem, não acho o preço inicial de R$ 1.800,00 tão caro não, até pq a tendência é baixar com o passar do tempo.

  • Gosto não se discute e não vou dizer que e o aparelho seja ruim, pelo contrário, ele é excelente.
    Mas por esse valor dele eu preferiria comprar um Zenfone 3 5.5" ou Moto Z Play ou mesmo o Moto Z

  • Por esse preço eu compro um S7 Flat no Balão da Informática!!

  • Karaka! A um tempo atrás esse seria o top dos tops. É um baita smartphone, não dá para negar.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi