O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
123 Compartilhado 50 Comentários

Isso é o melhor que você pode fazer para manter seu smartphone seguro

Qual é a primeira coisa que você faz em um smartphone para protegê-lo? A resposta é simples: configurar uma tela de bloqueio. Contudo, muitos usuários não adotam esse recurso básico, porém essencial, e que pode minimizar o risco de ter os dados roubados, a identidade, a perda da privacidade ou mesmo uma dívida enorme na sua operadora.

Antes de instalar um antivírus no seu dispositivo, criptografar seus dados e mensagens, e outras medidas de segurança mais complexas, a coisa mais importante que você pode fazer quando com um novo smartphone é configurar um método de bloqueio de tela. Sim, a resposta é simples, mas você ficaria surpreso com o número de proprietários de smartphones que não protegem seus dispositivos bloqueando o acesso ao aparelho, e isso significa que a tela inicial pode ser ativada por um simples deslize dos dedos sobre ela.

AndroidPIT Lock Screen Huawei Mate7 1
Tanto faz se você usa PIN, senha ou padrão, um bloqueio de tela é essencial / © AndroidPIT

Quais são os riscos de não configurar um bloqueio de tela?

Acesso fácil aos seus dados

Se o seu telefone for deixado em algum lugar sem vigilância, seja em casa, no trabalho ou mesmo na mesa do bar sob os olhos dos amigos, alguém poderá facilmente ler suas mensagens, acessar seu aplicativo bancário ou outros dados pessoais. Ter uma tela de bloqueio anularia esse risco.

AndroidPIT privacy 3
Cuidado para não deixar seu smartphone a mercê dos olhares de terceiros / © AndroidPIT

Roubo, furto ou perda

Caso você venha a perder o seu smartphone ou se o mesmo for roubado, não ter um bloqueio de tela ou um PIN do cartão SIM é uma péssima notícia. Caso você não saiba, o seu cartão SIM possui memória e armazena informações, as mesmas podem ser acessadas e, mesmo que não contenham conteúdo sensível, seu celular pode ser usado para realizar ligações, e mesmo que estas venham a dar dor de cabeça na hora de recuperar o valor gasto em chamadas, seu nome pode ser atrelado a crimes, como extorsão de dinheiro. As consequências disso são muito piores, claro, para quem possui um plano pós-pago.

Felizmente, as operadoras geralmente agem rápido nessas situações e ajudam a resolver o problema. Mas é melhor prevenir que remediar, certo? Nunca se sabe quanto tempo ao certo leva para nos darmos conta da perda ou do roubo do aparelho, caso este seja fruto de furto e não de um assalto.

androidpit stolen smartphone
Ter o aparelho roubado pode gerar muito mais dor de cabeça que apenas dano financeiro / © AndroidPIT

Uso da sua identidade digital

Se alguém pegar o seu celular de má fé, poderá fazer mais do que apenas chamadas. Pense que suas contas em mídias sociais estarão à disposição e publicar informações prejudiciais, ou pior, acessar o seu cartão de crédito e outros dados sensíveis em e-mails ou salvos em aplicativos. As pessoas que são vítimas de roubo de identidade muitas vezes são atormentadas por isso por anos, visto que a informação é continuamente vendida e usada para outras atividades ilegais.

AndroidPIT identity 2661 2 1
Mantenha sua privacidade segura usando um bloqueio de tela / © AndroidPIT
Opinion by Loie Favre
Apenas uma tela bloqueada não é suficiente para manter os criminosos do lado de fora do seu aparelho.
O que você acha?
50
50
346 participantes

Como proteger seu aparelho através de um bloqueio de tela

Para acessar as opções de bloqueio de tela, a opção tende a ficar localizada por padrão em Configurações > Tela de bloqueio e segurança > Bloqueio de tela. Uma vez dentro da opção, você verá diferentes métodos de bloqueio de tela. Como você pode ver na imagem abaixo, temos: "Nenhuma", "Passar o dedo", "Padrão", "PIN" e "Senha". Além destas, existe ainda a opção de uso do sensor biométrico, tais como leitor de digitais e escaner de íris.

  • Passar o dedo para destravar: deslizar é provavelmente a tela de bloqueio mais usado de todos - é basicamente o padrão. Esta bloqueio de tela não é segura, pois qualquer pessoa pode desbloquear o aparelho, a qualquer momento, basta apenas deslizar o dedo sobre a tela e o telefone será ativado;
  • Padrão, PIN e Senha: estas opção são exatamente o que parecem, ou seja, você criará um padrão, um PIN numérico ou uma senha alfa-numérica que precisa ser inserida sempre que seja necessário desbloquear o telefone. Estas são sem dúvidas as três opções de bloqueio de tela mais seguras para o seu Android.

Outras funções do seu Android permitem que você possa elevar o grau de segurança dos seus dados, tais como a criptografia de dados do dispositivo e do cartão micro SD. Nesta mesma tela, também e possível criptografar o cartão SIM e configurar uma tecnologia de localização do dispositivo, tanto da fabricante quanto do próprio Android. No entanto, localizar seu aparelho em caso de roubo ou furto é quase impossível, até mesmo para a polícia de posse do IMEI do aparelho, infelizmente.

tela blonqueio android
Nas configurações, é possível acessar os modos de bloqueio de tela... / © AndroidPIT
tela blonqueio android 1
... além dos bloqueios de tela, também existem outras opções de segurança no Android / © AndroidPIT

No entanto, apenas uma tela bloqueada não é suficiente para manter os criminosos do lado de fora do seu aparelho. Assim, encontre mais dicas e truques para manter seu smartphone e dados seguros nos artigos abaixo:

Você utiliza um método seguro de bloqueio de tela?

123 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Soterio Salles há 1 semana

    Biometria e um bom PIN e já se garante uma boa proteção... Falta agora uma boa proteção para o acesso ao recovery e aos modos de fastboot e download....

  • Victor Hugo Novais Lima há 1 semana

    muito bom... mas antivírus só atrapalha mesmo

  • Leandro Marques há 1 semana

    Quase paro de ler a matéria quando sugeriram ANTIVÍRUS, meu Deus pq ainda se fala nisso?!
    Mas voltando ao assunto, por mais que reconhecesse os riscos, não usava tela de bloqueio nos meus últimos aparelhos Android por causa da ausência dá biometria (Acho um saco ficar desenhando senha). Agora to usando biometria de boa (só tinha usando antes no iPhone 5s, Android com o recurso é o primeiro que tenho). Fora que Xiaomi tem um app padrão de segurança que ainda bloqueia apps individualmente com biometria, tipo whatsapp pra namorada não ler o que não deve hehehe....

50 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi