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Samsung Galaxy S7 e S7 Edge: 10 problemas comuns e suas soluções

O Galaxy S7 e o S7 Edge são dois grandes smartphones. Estes dois dispositivos foram os responsáveis por resgatar algumas características que ficaram perdidas no modelo anterior, o Galaxy S6, como resistência à água e o suporte para microSD. É claro que com todos os benefícios também encontramos problemas. E é exatamente sobre eles e suas respectivas soluções que falaremos neste artigo.

Lembrando que este artigo não deve ser levado a risca por todos os usuários do Galaxy S7 ou do Galaxy S7 Edge. Nem todas as unidades poderão ou irão manifestar tais problemas, contudo, caso o seu dispositivo esteja demonstrando problemas na performance, esperamos que você encontre a solução aqui. Caso contrário, compartilhe com a nossa comunidade outros problemas, não listados no artigo, para que possamos achar as soluções juntos.

Entre as novidades incluídas neste artigo, temos os problemas envolvendo lentidões do sistema, superaquecimento do hardware, mal funcionamento dos botões e erros envolvendo o corretor automático.

Pegue um atalho

Problemas na tela Problemas no microSD
Falha na câmera Botões capacitivos não respondem
Áudio distorcido e alerta de umidade Problemas de conectividade
Problemas de engasgos e lentidão Problemas com o superaquecimento do hardware
Problemas com o autocorretor da Samsung Problemas com os botões de ligar/desligar e volume

Problemas na tela

Um dos problemas relatados pelos proprietários de ambos os dispositivos diz respeito à ativação da tela sem que tenha havido qualquer interação por parte do usuário e sem o recebimento de nenhuma notificação. Esse problema pode acontecer por várias razões, principalmente por alguma configuração da tela ou quando alguém ou algo se aproxima do aparelho.

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A tela se comporta de maneira estranha  / © AndroidPIT

Solução

Para solucionar este problema você precisará desativar qualquer configuração automática que esteja relacionada a tela, como o brilho, por exemplo. Você também pode otimizar as notificações de aplicativos, fazendo com que apenas aqueles que são realmente importantes possam te notificar. Isso evitará a ativação da tela com muita frequência.

Problemas no MicroSD

O S7 resgatou a característica que faltava no Galaxy S6, o suporte para microSD. Apesar de rodar com o Marshmallow de fábrica, o novo dispositivo não suporta o cartão de memória como memória interna, apenas como memória removível. Alguns usuários, inclusive, reportam que recebem notificações com avisos de problemas quando o cartão é inserido pela primeira vez.

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Formate o microSD antes do primeiro uso / © AndroidPIT

Solução

Recomendamos que você formate o cartão microSD antes do primeiro uso, e você pode fazer isso com o software indicado pela SD Association, o SD Formatter. Se após a formatação você continuar com os mesmos problemas, é melhor recorrer para outro cartão antes que seus dados sejam perdidos definitivamente.

Falha na câmera

Alguns usuários relatam erros ao tentar usar a câmera do Galaxy S7. Aparentemente, quando a mesma é lançada pelo ícone uma mensagem de erro é exibida informando que a câmera falhou. Segundo relatos, o S7 apresenta mais vezes este problema do que o S7 Edge.

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A câmera do S7 também enfrenta problemas / © AndroidPIT

Solução

Aparentemente, este problema é ocasionado pela interação do Smart Stay. Este recurso utiliza a câmera frontal para rastrear os movimentos dos olhos do usuário. Esse processo cria um problema de compatibilidade quando a câmera traseira é acionada pelo usuário. Recomendamos que você desabilite este recurso nas configurações do sistema até que uma atualização no software corrija este problema.

Se isso não funcionar, tente o seguinte processo:

  • Reinicie o aparelho;
  • Se não funcionar, limpe o cache do aplicativo da câmera em Configurações > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos > Câmera. Depois, clique em "Forçar para parar" e vá até o menu "Armazenamento" e clique em limpar dados e limpar cache.
  • Se isso ainda não surtir efeito, você terá que fazer uma limpeza na partição cache. Para tanto, desligue o aparelho, pressione ao mesmo tempo o botão para ligar o aparelho, o botão físico da Home e o botão para aumentar o volume. Você estará agora no modo Recovery. Usando o botão de volume, vá até "Wipe Cache Partition" e pressione o botão de ligar e desligar o aparelho para selecionar a opção. Depois que o processo terminar, reinicie o dispositivo.

Botões capacitivos não respondem

Há relatos de usuários que enfrentam problemas com os botões capacitivos e o botão físico de home. Aparentemente, o dispositivo que mais sofre com este problema é o S7 Edge.

Solução

A maioria destes problemas podem ser o resultado do mau funcionamento de alguns aplicativos. Para verificar se algum app é causa do problema será preciso reiniciar o telefone em modo de segurança. Para isso, desligue o dispositivo e ligue-o mantendo o botão pressionado até que o logo da Samsung apareça. Em seguida, solte-o e pressione o botão de volume para baixo. Neste modo, você poderá verificar se algum app específico é a causa do problema.

Áudio distorcido e alerta de umidade

Outra função que a Samsung ressuscitou no S7 é o certificado de resistência à água e poeira. Neste caso, ambos os dispositivos podem desfrutar da certificação IP68. Contudo, em ambos a tampa traseira não pode ser removida pelo usuário. Assim, alguns proprietários desses smartphones relataram problemas de distorções no áudio e um aviso de alerta de umidade.

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Entradas de fone de ouvido e USB podem ficar danificadas com exposição na água / © AndroidPIT

Solução

Mantenha sempre o aparelho bem seco. Essa orientação é bastante óbvia, contudo, lembre-se que essas certificações existem para atender em momentos de emergências apenas. Caso contrário, com uso frequente, a água poderá se acumular nas portas USB e do fone de ouvido. Se o seu dispositivo tiver entrado em contato com líquidos recentemente, segue-o bem, especialmente na parte das conexões e aguarde um pouco para ligá-lo novamente. Se os problemas persistirem recomendamos que você coloque o aparelho no arroz para absorção completa da umidade.

Problemas de conectividade: Wi-Fi e Bluetooth

Muitos usuários relatam problemas relacionados com a rede Wi-Fi e o Bluetooth desses aparelhos. Em alguns casos a questão é a perda da conexão, enquanto em outros é a perda do sinal, como é o caso do Wi-Fi.

Solução

Mantenha sempre o software do seu aparelho atualizado para a versão mais recente. Além disso, atualize os aplicativos instalados, visto que o problema pode estar ligado há algum app. A antena de Wi-Fi de ambos os S7 suportam 2.4 e 5 GHz. Selecione o padrão de banda 2.4GHz que, embora mais lento, é mais estável.

Problemas de engasgos e lentidão

Se você estiver tendo problemas com engasgos e lentidões, alguns usuários estão mencionando problemas com um recurso do próprio sistema do Galaxy S7, o bendito “Briefing” ou "Upday" (em alguns casos). Este é um widget para feeds de notícias.

Solução

Para solucionar este problema, simplesmente remova o Briefing da sua tela inicial. Para tanto, pressione a tela em qualquer lugar vazio até que as opções de widgets e papel de parede sejam exibidas. Deslize o dedo da esquerda para a direita na tela da inicial e desative a opção no botão que se encontra do lado superior direito da tela. Pronto, isso deve deixar seu smartphone mais rápido e funcional.

Problemas com o superaquecimento do hardware

O leitor Antônio Ferreira falou nos comentários deste artigo que o dispositivo dele está aquecendo. Isso é normal entre os smartphones hoje em dia devido à potência dos componentes internos, porém, se o hardware superaquece com frequência, aí é preciso tomar cuidado, pois, para além de uma explosão, o problema é o consumo da bateria do aparelho que acaba sendo maior.

Solução

A primeira coisa que você deve fazer é identificar em quais situações o aparelho superaquece, se é quando a câmera está ativada, quando você está carregando o dispositivo ou com o uso de aplicativos com gráficos mais complexos, como jogos, por exemplo. Nestes casos, primeiro interrompa o uso do aparelho por alguns minutos caso o calor estiver começando a incomodar suas mãos.

A solução que uso nestes casos é o aplicativo Coolify, que serve para prevenir o superaquecimento do dispositivo, monitorando constantemente a temperatura global do aparelho e interferindo nos valores de sistema. É particularmente indicado durante a recarga ou quando usamos um aplicativo muito pesado.

Coolify Install on Google Play

Se você tentou de tudo e, ainda assim o problema do superaquecimento do seu Galaxy S7 ou Galaxy S7 Edge persistir, indicamos procurar uma assistência técnica autorizada da Samsung.

Problemas com o auto-corretor da Samsung

O Galaxy S7 traz por padrão um autocorretor configurado. Assim, quando você estiver escrevendo uma mensagem, o sistema pode automaticamente sugerir palavras sem sentido e, pior que isso, o serviço pode fazer inserções sem que você nem perceba, aí aquela mensagem legal já não será mais tão bacana assim.

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Se o autocorretor está sendo um problema, remova o "Texto Inteligente" ao digitar / © AndroidPIT

Soluções

Acessando Configurações > Idioma e entrada > Teclado Samsung, e remova a opção "Texto Inteligente". Isso fará com que a "substituição automática" já não aconteça mais.

Lembre-se de que você também pode baixar um aplicativo de teclado alternativo na Google Play Store e torná-lo padrão em Configurações > Idioma e entrada > Teclado padrão. Confira algumas das opções na lista que criamos abaixo:

Problemas com os botões de ligar/desligar e volume

Algumas das unidades do Galaxy S7 e S7 Edge apresentam um problema realmente chato relacionado aos botões de ligar/desligar o aparelho e de volume. Do nada, estes param de funcionar, logo ativar a tela usando o botão de energia ou mesmo aumentar ou diminuir o volume não é possível.

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Os problemas nos botões do Galaxy S7 e S7 Edge estão relacionados ao software / © AndroidPIT

Soluções

Segure os botões de energia e volume para diminuir o áudio ao mesmo tempo, espere alguns segundos e o seu aparelho vai reiniciar. Contudo, apesar dos botões voltarem a funcionar novamente, o problema deverá persistir no futuro.

Entretanto, como os botões funcionam para reiniciar o aparelho, o problema é resultado de um bug no software. Logo, existem grandes chances de você ter um aplicativo de terceiro que esteja interferindo no sistema. Tente desinstalar aplicativos e faça um teste, caso contrário, realize um reset de fábrica e tudo ficará bem novamente, mas preste atenção depois disso, se o problema voltar, certamente estará relacionado aos últimos aplicativos instalados no aparelho.

Além disso, tenha certeza de que seu sistema operacional está atualizado, pois a Samsung sempre envia updates de segurança e corretivos. Para tanto, acesse Configurações > Sobre o dispositivo > Baixar atualização manualmente.

E aí, você já teve algum problema no seu dispositivo?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Andreu Vasconcelos há 4 semanas

    Ainda bem que nunca aconteceu nada disso comigo. O meu só esquenta qd utilizo no Gear VR, mas é compreensível, pq o hardware do aparelho é levado ao extremo.

  • Steven Oliver há 4 semanas

    O meu também esquenta com o Gear VR. No início até me assustei, mas logo lembrei que ele usa gráficos no seu limite e isso tem que ser normal. Apesar disso a bateria dura bastante com o Gear VR

100 Comentários

Escreva um comentário:
  • Comprei.um.s7 edge em.05.de.julho e é. Em.agosto já havia ido duas vezes para a assistência. Neste mês teve contato com água da piscina e deu a louca nele onde a camera e outras funções pararam de funcionar. Mandei pra assistência e disseram que a placa interna oxidou e perdi a garantia e que repararam em.caráter de cortesia ao invés de me darem um.novo. procurarei meus direitos de consumidor.

  • o meu é o edge, e em um mes ta começando a apresentar tipo uma mancha ou luz verde fraquinha na parte inferior esquerda da tela em algumas janelas

    • Quando eu tinha um S6 Edge aconteceu isso também, levei na assistência técnica da Samsung e fizeram a substituição da dela. Acho que demorou uns 5 dias, no máximo. No meu S7 Edge não tive problema algum até agora.

  • PELO JEITO AQUI SÓ TEM DONOS DE S7.. QUERIA SABER SE TEM ALGUÉM QUE APLICOU PELICULA DE VIDRO A FRENTE E ATRÁZ?

    • Tb queria saber, eu não apliquei nem na frente nem atrás...

      • procura no mercado livre, tem umas de silicone h prime são muito boas tem um kit com a traseira e a frontal por 79 reais cobrem tudo produto.mercadolivre.com.br/MLB-751987090-pelicula-hprime-galaxy-s7-edge-tpu-kit-frente-e-verso-_JM , e comprei uma de vidro frontal só que não gostei mt dela produto.mercadolivre.com.br/MLB-772157927-pelicula-curva-de-vidro-para-samsung-galaxy-s7-edge-g935-_JM , não é por eletrostatica so tem cola nas laterais, não achei bonito nele, vou comprar outra de silicone msm. e o celular com uma capa clear da samsung fiica mt show, o meu é o preto

      • Comprei esse kit quando tinha um S6 Edge e foi excelente! No S7 edge ainda não estou usando nada.

    • Na traseira do meu coloquei em uma empresa que se chama DecoSkin ( a melhor nessa área). Para a frente eu já tinha tentado todas e nenhuma ficava boa, sempre entrava água e poeira por baixo da película...Aí encontrei uma de plástico, que tem cola nela toda, não é fixação estática como as outras, é cola mesmo! Mas ficou top demais, esteticamente e na prática! Quando eu comprei tinha um nome de "membrana de plástico" hoje tem um monte de nome no ML. Mas foi a única que resolveu pra mim!

  • tão dizendo por ai que o S7 tbm explode, será que é verdade? Tava pensando em comprar o edge

  • bom texto pra quem tem o aparelho aí

  • Pagaram qt pra ter esse monte de problemas ?

  • Para aqueles que acham que só falo bem da Samsung:
    Comprei o S7 Edge há 2 meses e tenho o maior cuidado com o aparelho. Nunca coloco outro objeto no mesmo bolso. E, para minha surpresa, a tela já riscou. Cadê a M**** do Gorilla Glass???? Como a tela risca só com o tecido do bolso?
    Eu já coloquei película de vidro nele, mas fica uma porcaria por causa da borda Edge. Ou seja, o cuidado vai ter que ser triplicado.
    Fica a informação para quem já comprou ou pretende comprar. O vidro não é tão resistente assim, não.

    • Concordo plenamente quanto a fragilidade da tela, com os riscos...Eu já tinha sofrido com película também, até que encontrei uma tal de membrana de plástico, como o nome já diz, ela é de plastico maleável e possui cola em toda a película (não só nas bordas) fazendo se aderir em toda a tela, inclusive nas bordas. Até hoje não tive problemas com ela, inclusive em mergulhos com o celular...Mas como vc disse, a tela do Gorilla Glass deveria segurar a onda mais.

    • Steven, tive o mesmo problema no meu Moto G4! A qualidade do Gorilla Glass que estão usando é duvidosa, já reclamei no site Reclame Aqui. Tive um Moto G1, em que a resistência da tela era incrível, dei o aparelho para o meu primo e a tela continua intacta!

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Entendi