O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
11 min para ler 348 Compartilhado 145 Comentários

Samsung Galaxy S7 e S7 Edge: 11 problemas comuns e suas soluções

O Galaxy S7 e o S7 Edge são dois grandes smartphones. Estes dois dispositivos foram os responsáveis por resgatar algumas características que ficaram perdidas no modelo anterior, o Galaxy S6, como resistência à água e o suporte para microSD. É claro que com todos os benefícios também encontramos problemas. E é exatamente sobre eles e suas respectivas soluções que falaremos neste artigo. Atualização: confira detalhes sobre o defeito "linha da morte na tela" no Galaxy S7 Edge.

Destacar mudanças recentes

Lembrando que este artigo não deve ser levado a risca por todos os usuários do Galaxy S7 ou do Galaxy S7 Edge. Nem todas as unidades poderão ou irão manifestar tais problemas, contudo, caso o seu dispositivo esteja demonstrando problemas na performance, esperamos que você encontre a solução aqui. Caso contrário, compartilhe com a nossa comunidade outros problemas, não listados no artigo, para que possamos achar as soluções juntos.

Pegue um atalho

Tela

Câmera

Áudio

Performance

Redes

Bateria

Tela

Linha da morte na tela

Aparentemente, algumas unidades do Galaxy S7 Edge, e somente deste modelo, chegam de fábrica com uma linha rosa no canto da tela. Em alguns casos, a mesma aprece após alguns dias de uso. Esse tipo de problema não é novidade e também não é um caso isolado do Galaxy S7 Edge. Numa pesquisa rápida pela internet encontramos outros modelos com o mesmo problema, incluíndo o Galaxy S6 Edge

Mais detalhes sobre este problema você encontra no artigo abaixo:

galaxy s7 edge coluna pixel rosa
Defeito linha da morena tela do Galaxy S7 Edge e S6 Edge / © Reclame Aqui/ Google imagens

Solução

Qualquer celular pode apresentar linhas verticais ou horizontais na tela, que são conhecidas como pixels presos. A cor, contudo, pode variar bastante, mudando entre branco, verde, azul, vermelho ou magenta. Contudo, não é comum que esse defeito seja exibido num celular novo ou com pouco tempo de uso.

O comportamento dessas linhas também pode variar bastante, ou seja, elas podem piscar ou se movimentar ou rotacionar, tudo dependerá da característica do problema. Algumas surgem com o tempo e indicam que o telefone já está com uma idade avançada, mas outros fatores podem causar este mesmo defeito precocemente. Temperaturas internas elevadas, montagem errada do hardware e até a baixa qualidade do painel podem ser causas da famosa "linha da morte".

A Samsung pode auxiliar nesse caso, bem como nos reparos em produtos que estão dentro da garantia mediante análise. Os telefones para suporte técnico da Samsung Brasil são: 4004-0000 e 0800-124-421.

Problemas na tela

Um dos problemas relatados pelos proprietários de ambos os dispositivos diz respeito à ativação da tela sem que tenha havido qualquer interação por parte do usuário e sem o recebimento de nenhuma notificação. Esse problema pode acontecer por várias razões, principalmente por alguma configuração da tela ou quando alguém ou algo se aproxima do aparelho.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 13
A tela se comporta de maneira estranha  / © AndroidPIT

Solução

Para solucionar este problema você precisará desativar qualquer configuração automática que esteja relacionada a tela, como o brilho, por exemplo. Você também pode otimizar as notificações de aplicativos, fazendo com que apenas aqueles que são realmente importantes possam te notificar. Isso evitará a ativação da tela com muita frequência.

Câmera

Falha na câmera

Alguns usuários relatam erros ao tentar usar a câmera do Galaxy S7. Aparentemente, quando a mesma é lançada pelo ícone uma mensagem de erro é exibida informando que a câmera falhou. Segundo relatos, o S7 apresenta mais vezes este problema do que o S7 Edge.

Androidpit s7 tricks 1148
A câmera do S7 também enfrenta problemas / © AndroidPIT

Solução

Aparentemente, este problema é ocasionado pela interação do Smart Stay. Este recurso utiliza a câmera frontal para rastrear os movimentos dos olhos do usuário. Esse processo cria um problema de compatibilidade quando a câmera traseira é acionada pelo usuário. Recomendamos que você desabilite este recurso nas configurações do sistema até que uma atualização no software corrija este problema.

Se isso não funcionar, tente o seguinte processo:

  • Reinicie o aparelho;
  • Se não funcionar, limpe o cache do aplicativo da câmera em Configurações > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos > Câmera. Depois, clique em "Forçar para parar" e vá até o menu "Armazenamento" e clique em limpar dados e limpar cache.
  • Se isso ainda não surtir efeito, você terá que fazer uma limpeza na partição cache. Para tanto, desligue o aparelho, pressione ao mesmo tempo o botão para ligar o aparelho, o botão físico da Home e o botão para aumentar o volume. Você estará agora no modo Recovery. Usando o botão de volume, vá até "Wipe Cache Partition" e pressione o botão de ligar e desligar o aparelho para selecionar a opção. Depois que o processo terminar, reinicie o dispositivo.

Áudio

Áudio distorcido e alerta de umidade

Outra função que a Samsung ressuscitou no S7 é o certificado de resistência à água e poeira. Neste caso, ambos os dispositivos podem desfrutar da certificação IP68. Contudo, em ambos a tampa traseira não pode ser removida pelo usuário. Assim, alguns proprietários desses smartphones relataram problemas de distorções no áudio e um aviso de alerta de umidade.

AndroidPIT galaxy s7 vs galaxy s7 edge 1
Entradas de fone de ouvido e USB podem ficar danificadas com exposição na água / © AndroidPIT

Solução

Mantenha sempre o aparelho bem seco. Essa orientação é bastante óbvia, contudo, lembre-se que essas certificações existem para atender em momentos de emergências apenas. Caso contrário, com uso frequente, a água poderá se acumular nas portas USB e do fone de ouvido. Se o seu dispositivo tiver entrado em contato com líquidos recentemente, segue-o bem, especialmente na parte das conexões e aguarde um pouco para ligá-lo novamente. Se os problemas persistirem recomendamos que você coloque o aparelho no arroz para absorção completa da umidade.

Performance

Problemas de engasgos e lentidão

Se você estiver tendo problemas com engasgos e lentidões, alguns usuários estão mencionando problemas com um recurso do próprio sistema do Galaxy S7, o bendito “Briefing” ou "Upday" (em alguns casos). Este é um widget para feeds de notícias.

Solução

Para solucionar este problema, simplesmente remova o Briefing da sua tela inicial. Para tanto, pressione a tela em qualquer lugar vazio até que as opções de widgets e papel de parede sejam exibidas. Deslize o dedo da esquerda para a direita na tela da inicial e desative a opção no botão que se encontra do lado superior direito da tela. Pronto, isso deve deixar seu smartphone mais rápido e funcional.

Problemas no MicroSD

O S7 resgatou a característica que faltava no Galaxy S6, o suporte para microSD. Apesar de rodar com o Marshmallow de fábrica, o novo dispositivo não suporta o cartão de memória como memória interna, apenas como memória removível. Alguns usuários, inclusive, reportam que recebem notificações com avisos de problemas quando o cartão é inserido pela primeira vez.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 REVIEW 6
Formate o microSD antes do primeiro uso / © AndroidPIT

Solução

Recomendamos que você formate o cartão microSD antes do primeiro uso, e você pode fazer isso com o software indicado pela SD Association, o SD Formatter. Se após a formatação você continuar com os mesmos problemas, é melhor recorrer para outro cartão antes que seus dados sejam perdidos definitivamente.

Botões capacitivos não respondem

Há relatos de usuários que enfrentam problemas com os botões capacitivos e o botão físico de home. Aparentemente, o dispositivo que mais sofre com este problema é o S7 Edge.

Solução

A maioria destes problemas podem ser o resultado do mau funcionamento de alguns aplicativos. Para verificar se algum app é causa do problema será preciso reiniciar o telefone em modo de segurança. Para isso, desligue o dispositivo e ligue-o mantendo o botão pressionado até que o logo da Samsung apareça. Em seguida, solte-o e pressione o botão de volume para baixo. Neste modo, você poderá verificar se algum app específico é a causa do problema.

Problemas com o auto-corretor da Samsung

O Galaxy S7 traz por padrão um autocorretor configurado. Assim, quando você estiver escrevendo uma mensagem, o sistema pode automaticamente sugerir palavras sem sentido e, pior que isso, o serviço pode fazer inserções sem que você nem perceba, aí aquela mensagem legal já não será mais tão bacana assim.

Androidpit s7 tricks 1135
Se o autocorretor está sendo um problema, remova o "Texto Inteligente" ao digitar / © AndroidPIT

Soluções

Acessando Configurações > Idioma e entrada > Teclado Samsung, e remova a opção "Texto Inteligente". Isso fará com que a "substituição automática" já não aconteça mais.

Lembre-se de que você também pode baixar um aplicativo de teclado alternativo na Google Play Store e torná-lo padrão em Configurações > Idioma e entrada > Teclado padrão. Confira algumas das opções na lista que criamos abaixo:

Problemas com os botões de ligar/desligar e volume

Algumas das unidades do Galaxy S7 e S7 Edge apresentam um problema realmente chato relacionado aos botões de ligar/desligar o aparelho e de volume. Do nada, estes param de funcionar, logo ativar a tela usando o botão de energia ou mesmo aumentar ou diminuir o volume não é possível.

AndroidPIT galaxy s7 vs galaxy s7 edge 4
Os problemas nos botões do Galaxy S7 e S7 Edge estão relacionados ao software / © AndroidPIT

Soluções

Segure os botões de energia e volume para diminuir o áudio ao mesmo tempo, espere alguns segundos e o seu aparelho vai reiniciar. Contudo, apesar dos botões voltarem a funcionar novamente, o problema deverá persistir no futuro.

Entretanto, como os botões funcionam para reiniciar o aparelho, o problema é resultado de um bug no software. Logo, existem grandes chances de você ter um aplicativo de terceiro que esteja interferindo no sistema. Tente desinstalar aplicativos e faça um teste, caso contrário, realize um reset de fábrica e tudo ficará bem novamente, mas preste atenção depois disso, se o problema voltar, certamente estará relacionado aos últimos aplicativos instalados no aparelho.

Além disso, tenha certeza de que seu sistema operacional está atualizado, pois a Samsung sempre envia updates de segurança e corretivos. Para tanto, acesse Configurações > Sobre o dispositivo > Baixar atualização manualmente.

Redes

Problemas de conectividade: Wi-Fi e Bluetooth

Muitos usuários relatam problemas relacionados com a rede Wi-Fi e o Bluetooth desses aparelhos. Em alguns casos a questão é a perda da conexão, enquanto em outros é a perda do sinal, como é o caso do Wi-Fi.

Solução

Mantenha sempre o software do seu aparelho atualizado para a versão mais recente. Além disso, atualize os aplicativos instalados, visto que o problema pode estar ligado há algum app. A antena de Wi-Fi de ambos os S7 suportam 2.4 e 5 GHz. Selecione o padrão de banda 2.4GHz que, embora mais lento, é mais estável.

Bateria

Problemas com o superaquecimento do hardware

O leitor Antônio Ferreira falou nos comentários deste artigo que o dispositivo dele está aquecendo. Isso é normal entre os smartphones hoje em dia devido à potência dos componentes internos, porém, se o hardware superaquece com frequência, aí é preciso tomar cuidado, pois, para além de uma explosão, o problema é o consumo da bateria do aparelho que acaba sendo maior.

Solução 1

A primeira coisa que você deve fazer é identificar em quais situações o aparelho superaquece, se é quando a câmera está ativada, quando você está carregando o dispositivo ou com o uso de aplicativos com gráficos mais complexos, como jogos, por exemplo. Nestes casos, primeiro interrompa o uso do aparelho por alguns minutos caso o calor estiver começando a incomodar suas mãos.

A solução que uso nestes casos é o aplicativo Coolify, que serve para prevenir o superaquecimento do dispositivo, monitorando constantemente a temperatura global do aparelho e interferindo nos valores de sistema. É particularmente indicado durante a recarga ou quando usamos um aplicativo muito pesado.

Coolify Install on Google Play

Solução 2

O problema pode estar associado ao aplicativo Gear VR, desenvolvido pela Samsung e pela Oculus VR. Nas últimas semanas, muitos usuários vem reclamando que o app está causando o superaquecimento do aparelho, que pode chegar a quase 100º, de acordo com um tópico aberto no site Reddit.  

A Samsung já liberou um update corretivo para o bug. Logo, tenha certeza de que, se você possui este app instalado no seu celular, o mesmo esteja atualizado com a última versão disponível.

Agora, se você tentou de tudo e, ainda assim o problema do superaquecimento do seu Galaxy S7 ou Galaxy S7 Edge persistir, indicamos procurar uma assistência técnica autorizada da Samsung.

E aí, você já teve algum problema no seu dispositivo?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Steven há 6 meses

    Para aqueles que acham que só falo bem da Samsung:
    Comprei o S7 Edge há 2 meses e tenho o maior cuidado com o aparelho. Nunca coloco outro objeto no mesmo bolso. E, para minha surpresa, a tela já riscou. Cadê a M**** do Gorilla Glass???? Como a tela risca só com o tecido do bolso?
    Eu já coloquei película de vidro nele, mas fica uma porcaria por causa da borda Edge. Ou seja, o cuidado vai ter que ser triplicado.
    Fica a informação para quem já comprou ou pretende comprar. O vidro não é tão resistente assim, não.

  • Luciano Diniz há 6 meses

    Concordo plenamente quanto a fragilidade da tela, com os riscos...Eu já tinha sofrido com película também, até que encontrei uma tal de membrana de plástico, como o nome já diz, ela é de plastico maleável e possui cola em toda a película (não só nas bordas) fazendo se aderir em toda a tela, inclusive nas bordas. Até hoje não tive problemas com ela, inclusive em mergulhos com o celular...Mas como vc disse, a tela do Gorilla Glass deveria segurar a onda mais.

  • Steven há 6 meses

    Sinceramente? Eu preferia que fosse tela reta. Essa Edge não serve para nada, só é bonita.

  • Andreu Vasconcelos há 6 meses

    Ainda bem que nunca aconteceu nada disso comigo. O meu só esquenta qd utilizo no Gear VR, mas é compreensível, pq o hardware do aparelho é levado ao extremo.

  • Steven há 6 meses

    O meu também esquenta com o Gear VR. No início até me assustei, mas logo lembrei que ele usa gráficos no seu limite e isso tem que ser normal. Apesar disso a bateria dura bastante com o Gear VR

145 Comentários

Escreva um comentário:
  • Tenho um galaxy s7 o problema é que ele só faz ou atende ligações direto no viva voz... daí tenho que clicar no viva voz duas vezes pra chamadas ir pro fone ou fone de ouvidos... alguém já passou por isso ou sabe me dizer como resolver? Obs: celular novo comprado na loja. Será coisa simples ou melhor mandar pra garantia?

  • O meu celular é o s7 esse e ele tem hora que trava é reinicia. Isso acontece umas 10 vezes nós dia. Oque pode ser??? Alguem me ajuda

  • Eu comprei em agosto de 2016 e depois de uma mês o meu galaxy s7 começou a reiniciar, principalmente quando usava algum aplicativo com GPS e esquentava. Notei também que ao sair da minha cidade o celular reiniciava com mais frequência. Algumas vezes ele desligava e quando apertava o botão de iniciar/desligar aparecia a imagem da bateria sem carga, mesmo estando com 90%. Depois quando esfriava o celular ligava. Levei a uma autorizada e em um dia consertaram. Depois de 3 dias o celular simplesmente começou a reiniciar independente de estar quente. Não da nem 1 min ligado e reinicia. Vou ter que levar novamente para a asssistencia. Enquanto isso fico usando meu iPhone 4s e tendo saudades da Apple.

    • Boa tarde Helder, meu aparelho S7 edge está na autorizada, ele fervia e desligava, várias vezes ao dia, tirei o Gear, tirei as fotos, tirei tudo o que podia, mas ao baixar os videozinhos curtinhos de whatsapp, ver fotos que estava na memória do cartão, navegar na internet ou algo assim , ele aquecia e desligava, às vezes só ligava no dia seguinte. Algumas vezes antes de desligar aparecia uma faixa de 2mm a 2.5 cm multicolorida na tela, travava tudo e eu ficava a ver navios até a hora que ele resolvesse destravar ou reiniciar. Na autorizada me disseram que vão somente ATUALIZAR O SOFTWARE.... meu celular ainda está na garantia, mas estou receosa disso ser enrolação pra eu perder o tempo de garantia, pois precisar levar na autorizada pra "atualizar software", achei meio esquisito...
      Vc tem alguma novidade?

  • Nao sei se esta acontecendo com mais alguem tenho um s7 edge uns 4 meses mais minha camera nao funfa direito..ja olhei em varios sites e o problema relatado e esse mesmo trava e so funciona reiniciando o celular...so que eu ja tentei tooooodas as solucoes e nao funciona...a camera so funciona uma vez ae pra usar novamente tenho que reiniciar o celular t chato isso..to esperando a versao 7.0 do android pra ve se arruma isso....

  • samsung fazendo cagada em cima de cagada,foi com o note 7 e agora com o s7.

  • um aparelho com um valor tão alto e cheio de problema,samsung continua com suas fragilidade.

  • Sempre possui iPhones, mas algo no s7 me chamou a atenção, design, graficos, câmera dentre outros. Foi um tanto assustador no início, uma interface mais complicada, um sistema sem tanta fluidez quanto a do iPhone, porém, com o tempo, me acostumei e garanto, não existe melhor smartphone no mercado, porém nem tudo são flores, e o botão home e a tela riscam com facilidade mesmo possuindo uma poderosa proteção gorilla glass ( ??? ) fora isso, não troco mais de celular, sem dúvidas! a câmera fascina a todos pelas belíssimas fotos, o sistema roda aplicativos pesados e para assistir séries e filmes então...

  • Estou na terceira versão do Galaxy e sempre fui um defensor detes aparelatos, tive o S5, S6 Edge e agora o S7. Por incrível que pareça (pode ser falta de sorte minha), esse é o que está me dando mais problemas, na verdade, foi o único!
    Com apenas 2 meses de uso (sem histórico de quedas) ele começou a reiniciar sozinho com frequência (entre 2 a 5 vezes por dia, em média), sendo que em umas 5 oportunidades ele deu "pau", a ponto de eu ter de esperar a bateria acabar para que eu pudesse voltar a utiliza-lo.
    Recentemente, ele começou a dar problema na execução de vídeos, ele trava num ponto e fica fazendo um barulho estranho. Ele só para e reinicia quando aperto o botão de energia e de baixar o volume.
    Outra coisa que eu não sei se é um problema do meu aparelho ou do S7 em geral, é que não consigo trabalhar com duas telas ao mesmo tempo, assim como eu fazia no S6 Edge, como por exemplo, mexer no WhatsApp e assitir a um vídeo no YouTube.
    Gostaria de pedir uma orientação quanto a esses problemas, alguém pode ajudar nesse sentido?

    • Olá, eu tenho um s7, ele está apresentado a mesma falha, porém ele faz mais vezes, mais acontece muito mais quando bloqueado (tela desligada) vc achou alguma solução para o seu ?

  • Estou com um S7Flat há mais ou menos 3 meses. E o único problema foi a instabilidade do teclado. As vezes ele demora para sair. Quando você está digitando e aperta a tecla voltar o teclado não sai kkk. As vezes eu aperto pra sair do teclado, aperto a tecla home o celular vai pra tela de início mas o teclado sai apenas 3 segundos depois disso. Estou usando o nougat do UK.

  • COMPRAR UM SMARTPHONE QUE CUSTA O OLHO DA CARA
    PRA VIR CHEIO DE PROBLEMAS...FALA SÉRIO

  • O problema do meu S7 Edge após a atualização pro 7.0 na ROM BTU é o Game Tools, ele abre em qq app.....reconhece td como jogo....nunca aconteceu isso.....falha feia da Samsung.

  • Problema de lentidão no S7? não achei que isso era possível rss. Ainda mais sendo causado pelo briefing, quando tinha um S5 New Edition o app rodava redondo. Um amigo teve problema com a tela do dele que parecia estar descolando e criando bolhas de ar por baixo, levou na garantia e trocaram a tela...

  • Colocar smartphone que caiu na agua que tem ou não certificado ip67/8 no arroz e um passo mais perto pra oxidação na placa ou conectores, o certo é levar para uma assistência para banho com álcool etílico para desoxidaçao, a umidade nao vai para o arroz, o pó do arroz que se junta a umidade criando uma crosta e assim a oxidação com o tempo...

  • Chega a ser meio irônico você ler uma matéria sobre os problemas apresentados pelo Galaxy S7 Edge e os anúncios do site mostrando o Galaxy S7 Edge. Isso está acontecendo com vocês também?

  • Muitos top de linha esquentam pra caramba dependendo da função realizada!

  • "Nas últimas semanas, muitos usuários vem reclamando que o app está causando o superaquecimento do aparelho, que pode chegar a quase 100º"

    Já dá pra ferver a água do café. =P

  • Bem.....todos os gadgets tem pequenos bugs, normal

  • Espero que quando comprar o meu Galaxy S7 não tenha nenhum destes problemas...

Mostrar todos os comentários
348 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi