O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 49 Compartilhado 47 Comentários

Samsung, Microsoft, Yahoo e Amazon demonstram interesse na Cyanogen

"Uma empresa obscura de software para Android", assim o site The Information definiu a Cyanogen, dona da ROM customizada mais usada pelos usuários do OS da Google. Acontece que a publicação afirma que a startup está sendo cortejada por nada menos que Samsung, Microsoft, Yahoo e Amazon. Segundo o site, estas três grandes jogadoras estariam afim de uma parceria com a desenvolvedora da CyanogenMod aos moldes daquilo que esta já possui com a OnePlus, por exemplo.

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
595 participantes
oneplus one galaxy nexus cyanogenmod teaser
Cyanogen parece estar sendo conttejada por grandes jogadoras do mercado mobile. / © ANDROIDPIT

Ao que tudo indica, o pessoal da Cyanogen e o CEO da Microsoft, Satya Nadella, já tiveram um encontro para conversar sobre a possibilidade da desenvolvedora unir forças com a companhia de Bill Gates. O que levaria essas empresas a olhar diretamente para uma startup como a Cyanogen é o fato de que o grupo de desenvolvedores parece ser uma alternativa para o desenvolvimento de aplicativos para Android e, consequentemente, uma opção além da Google.

Hipótese 1: Amazon

A Amazon vem investindo em diferentes opções, uma delas é o Fire OS, que até o momento não caiu nas graças dos usuários. Além disso, a gigante de vendas online ainda está muito vinculada ao fato de que desenvolve dispositivos para que os usuários comprem ainda mais produtos a partir da sua loja. Ainda é difícil vislumbrar um futuro para a Cyanogen junto à Amazon, especialmente pelo caráter essencial de software aberto da startup de Steve Kondik.

Hipótese 2: Yahoo

O Yahoo vem flertando há algum tempo com aplicativos para Android. Recentemente, a companhia dirigida por Marissa Mayer comprou o lançador Aviate e, certamente, uma parceria com a Cyanogen seria bastante promissora para o Yahoo conectar todos os serviços do site.

Hipótese 3: Samsung

Apesar da Samsung ser uma das parceiras da Google que mais vende produtos com o OS Android, também é a empresa que menos confiança passa nesta parceria com o Big G. A Sammy está desenvolvendo o Tizen há algum tempo, mesmo sem muito sucesso, o software já faz parte de muitos dispositivos da fabricante, especialmente nos wearables. Hoje mesmo, a fabricante sul-coreana assinou uma colaboração com a Nokia, e trará o Here, o Google Maps da fabricante finlandesa para o Android, como exclusividade da linha Galaxy.

​Assim, quando o assunto é sistema operacional, a Samsung parece estar bem ocupada para oferecer uma parceria consistente para os desenvolvedores da CyanogenMod. Porém, não descartaria de todo essa hipótese.

Hipótese 4: Microsoft

De acordo com o pessoal do Android Authority, a Microsoft seria a companhia com maior possibilidades junto à Cyanogen. Se levarmos em consideração que o Windows Phone está remando no mercado, com uma participação entre 2 e 4%, a ideia da Microsoft vir a trabalhar com a equipe de Steve Kondik gera muita expectativa no mercado. Ao que tudo indica, sob a gerencia de Nadella, a filosofia da empresa parece estar mudando e se tornando mais aberta, a ponto da Microsoft vir a liberar aplicativos e produtos em todas as plataformas.

Além disso, a Microsoft poderia ser a única concorrente capaz de oferecer uma alternativa viável para aplicativos proprietários da Google, como o Gmail, Drive, Mapas e própria Play Store. Apesar de muitos usuários do AndroidPIT me verem como uma defensora dos GApps, eu consigo imaginar um carro-chefe da Microsoft , rodando com um software desenvolvido pela Cyanogen e cheio de aplicativos da Microsoft. Me parece, inclusive, um lindo casamento.

Porém, vale pontuar que estamos falando de possibilidade criadas em cima de especulações de uma única fonte. Nos resta esperar para ver o que acontece nos próximos meses.

E aí, será que a Cyanogen deve continuar como um software alternativo ou correr para os braços das grandes jogadoras do mercado mobile de uma vez por todas? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

Os comentários favoritos dos leitores

47 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
49 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi