O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 11 Compartilhado 59 Comentários

Como explicar o Scorp, a nova sensação do momento?

O Brasil é o segundo país do mundo que mais acessa redes sociais. Muitas empresas já investiram pesado por aqui em serviços que acabaram fracassando, enquanto outros foram sucesso por muitos anos, como é o caso do Orkut. A nova sensação do momento, e que está fazendo com que o Sarahah entre no esquecimento, é o misterioso Scorp.

No início do mês, o Scorp estava na 34º colocação entre os aplicativos mais baixados da Play Store. Em algumas horas o app saltou para a sétima posição, e no dia 4 de agosto estava no topo da lista de downloads. Tudo aconteceu em menos de uma semana e, misteriosamente, a rede social conseguiu superar o Facebook, o Uber e até o WhatsApp.

Ao contrário do que muitos sites andam dizendo, o Scorp não é uma alternativa ao WhatsApp, mas sim uma opção bastante semelhante ao Vine. O app está disponível desde 2015 e foi criado no Oriente Médio, mesmo local de origem do Sarahah. Já são mais de cinco milhões de downloads e, sinceramente, pouco se ouve falar sobre o Scorp em outras redes sociais ou entre amigos.

Afinal, o que esse app faz? O Scorp, como mencionei acima, é uma espécie de Vine, sem o glamour do Instagram Store. Os usuários podem trocar mensagens usando suas identidades ou anonimamente, além de compartilhar vídeos curtos publicamente em um feed global. Não existe uma opção para criar uma linha do tempo privada, logo, todos os vídeos publicados são compartilhados com outros usuários do app.

scorp
O Scorp, e ao centro, o vídeo tutorial das funções do app / © AndroidPIT

Obviamente, o Scorp está fazendo sucesso pelo fato de garantir o anonimato aos usuários. Apesar de não ser uma rede focada em relacionamentos amorosos, existem muitas, digamos, insinuações neste sentido nos tutoriais que aparecem quando o app é usado pela primeira vez.

A garantia do anonimato é outra abordagem bastante usada dentro do Scorp, até mesmo no vídeo onde uma modelo aparece ensinando a usar a função shuffle (imagem acima), que mostra vídeos aleatoriamente. No resultado das buscas do Google o anonimato é usado como grande diferencial do app:

scorp mensagens anonimas
Vide-liderança no Google Play e resultado no Google / © AndroidPIT

Nem preciso dizer que a questão do anonimato é uma via de duas mãos. Não existe anonimato garantido na internet, principalmente quando nós precisamos entregar informações pessoais para um desenvolvedor ou empresa. A realidade é que apps como Scorp utilizam desse banco de dados para criar outros produtos ou vendê-los.

Um bom exemplo para isso é a remoção da loja interna do Scorp assim que ele atingiu a primeira posição na App Store e no Google Play. Com o sucesso, o desenvolvedor resolveu remover sua única fonte de renda interna no aplicativo, visto que o mesmo não tem anúncios. Bem estranho, certo? Portanto, sejam mais zelosos com seus dados pessoais, e não troquem a falsa sensação de proteção por sua privacidade.

Você usou o Scorp? 

11 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

59 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi