O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
109 Compartilhado 74 Comentários

O que eu preciso ver nos futuros smartphones para voltar a me animar?

Em 2007, eu cobria a chegada do iPhone e 99,9% dos jornalistas tateavam no escuro em busca de informações, já que o sigilo sobre o aparelho era total. E todo o segredo que a Apple fez em torno do lançamento valeu a pena: ele foi um divisor de águas no mercado e poucas vezes se viu uma excitação tão grande em torno do aparelho. Mas, de lá para cá, eu não consegui mais me animar tanto assim com a chegada de nenhum deles. Por quê?

Hoje eles estão tão bons que fica difícil se animar

Esse é o chamado “problema bom”. Com a popularização dos smartphones, as grandes fabricantes se viram obrigadas a produzir modelos realmente eficientes e quem tentar escapar dessa regra fica fora do mercado em milissegundos. A exigência do público cresceu de tal forma, que até as empresas chinesas tiveram de se ajustar. 

Hoje, você encontra modelos com processadores que deixariam diversos PCs comendo poeira, com telas em altíssima, 4GB de memória RAM e gigas e mais gigas de armazenamento (expansíveis). Muitos rodando jogos e gráficos pesados sem suar a camisa, tirando belas fotos como se fosse uma câmera dedicada e executando músicas como se fossem um iPod. 

Ok, a duração da bateria ainda é um problema, mas já temos vários métodos para contornar isso. 

android smartphones 2015 melhores
O que não falta no mercado são smartphones com bom custo / benefício/ © AndroidPIT

Logo, o que se vê hoje é um leque de bons smartphones, com bom custo / benefício. Asus, Xiaomi, Motorola, Samsung, Lenovo, Quantum... todas têm algum modelo que atinge o equilíbrio em oferecer o que o consumidor precisa a um preço que ele pode pagar. O que antes era acessível apenas em topos de linha, hoje está às mãos da maioria das pessoas. 

E isso é ótimo! Mas há tempos isso não desperta mais aquele brilho nos olhos de quem realmente quer ver mais inovação nesse mercado. 

Falta um outro “iPhone” para gerar buzz 

A Samsung apresentou o Galaxy S7, que é um “avião” em forma de smartphone (além de ser muito bonito); a LG trouxe o conceito modular para o G5, que até é interessante, mas ainda não sabemos se, de fato, os módulos vão cair no gosto do público. A Xiaomi lançou o Mi 5, um smartphone com ótimas configurações e design, além de bom custo-benefício. Mas a gente vê isso no mercado todo santo ano.

xperia z3 copper2
Smartphones à prova d´água já não são mais novidade há anos/ © ANDROIDPIT

Mas o fato é que desde o iPhone, em 2007, não temos um smartphone que crie uma ruptura no mercado, algo que encha os nossos olhos e que possamos pensar ao olhar para ele: “Eu preciso disso”.  Claro, temos modelos cada vez mais poderosos e bonitos, com alguns recursos bacanas, como o leitor biométrico ou a carteira eletrônica. Mas nada que cause maior impacto. 

Projeto Ara é a resposta?

A customização dos smartphones pode ser a ruptura que estamos buscando. Mas não estamos de capinhas ou uma traseira com cor uma estampa exótica. Estamos falando da possibilidade de trocarmos peças fundamentais do aparelho, para maximizar seu desempenho. E isso atende pelo nome de Projeto Ara. 

O Projeto Ara foi apresentado pelo Google em 2014, e que envolve a criação de um smartphone realmente modular.  O aparelho tinha apenas uma pequena “espinha dorsal” e podia receber speakers, bateria, câmera e outros componentes. Feito isso, ele podia ser ligado,  rodando o Android Lollipop e funcionando perfeitamente.

O Ara chegou a ter uma demonstração pública durante o Google I/O (conferência de desenvolvedores da empresa) do ano passado, mas o projeto acabou adiado por tempo indefinido. Agora, segundo rumores, o anúncio da sua retomada pode ser feito no I/O deste ano.

O Ara pode ser justamente aquela novidade que estamos buscando há anos. A possibilidade de montarmos nosso smartphone como se fosse um brinquedo Lego salta aos olhos e é o conceito de customização elevado à enésima potência, algo que está sintonizado diretamente com os desejos do público. Agora é torcer para que o Google finalmente toque o projeto em frente. 

Smartphones altamente customizáveis podem ser o futuro do mercado de telefonia móvel

Os ansiosos por novidades agradecem. 

E você acha que o mercado de smartphones está na mesmice? Ou você está satisfeito com o que vê?

109 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  •   12
    Renan Rodrigues 29/mar/2016

    nem precisei ler o artigo todo pra saber que o povo vai reclamar porque mencionou o iphone algumas vezes

  • diego souza ramos 30/mar/2016

    Projeto Ara lá vai uma dica do celular que queremos.
    *Tela 2k de 5.2" Superamoled da Samsung com proteção igual a do Moto x force o
    *Corpo de metal da Htc ou Huawei
    *Câmera 21Mpx Sony ou Samsung, frontal de 8mpx
    *Processador Snapdragon o mais recente e sem aquecer
    *Bateria 4100mAh com gerenciamento da Sony
    *Memória interna 64gb expansível até 2T
    * Leitor de impressões digitais
    *Dual chip
    *Infravermelho é simples mas pq não kk
    *Interface Android puro
    Pronto acho que assim tava perfeito.

74 Comentários

Escreva um comentário:
  • é nessas que acho tolice trocar de smartphone a cada lançamento e a todo ano........

  • Já tem tempo que não me animo e nem me surpreende com lançamentos, acho que desde 2014. Pouca coisa muda e só o preço aumenta, trocar de smartphones hoje está de certa forma até tedioso...

  • Me identifiquei bastante com a matéria. Já há muito tempo os Smartphones (mesmo os top's) parecem atualizações de seus modelos anteriores com as tecnologias mais recentes, 'mais do mesmo com um pouco a mais'.

    Já que o phonekiller não rolou talvez o projeto Ara traga mudanças realmente relevantes com os novos lançamentos.

    Só passou pela minha cabeça a possibilidade de uma gambiarra ser usada para usar o leitor biométrico de um aparelho em outro, possibilitando o desbloqueio e outros acessos e permissões...

  • Realmente o mercado carece de uma novidade matadora, mas acho que ela virá por outra vertente como automação doméstica e IOT.

  • Esses novos lançamentos são muito parecidos, um recurso que sai para um depois já está em quase todos....
    Único aparelho que sou animado para ter é o xperia z5 para eu poder espelhar meu ps4 nele para jogar e ninguém reclamar porque vou estar jogando na tv da sala :P
    Obs: também sou fascinado pelas suas câmeras e o design dele também.

  • Podem começar com borda fina e bateria maior

  • Evolução dos Smartphones pra mim seria holografia, vc colocaria uma pulseira que ao aperta nela a imagem se expandiria na palma da mão e vc configurava o tamanho da tela que desejava(limite de 8" por exemplo), a tela seria em alta definição e sem transparência, para isso se tornar realidade acredito q no mínimo daqui a uns 5 anos. Mas vindo mais pra realidade atual, o Projeto Aras tem tudo pra dar certo, mas a grande questão q seria fundamental é se o Google criaria um sistema de ressarcimento do valor referente a trocas de peças(hardwares) para o usuário fazer um upgrade, aí sim esse seria uma inovação!

  • A revolução que eu espero é a holografia ou tela totalmente flexível (dobrável ou enrolável).

  • São muitos semelhantes.. os que tem um UP à mais, custam os olhos da cara.

  • um dia eu já imaginei as fabricantes se juntando para fazer um super smartphone, se isso um dia acontecer(muito improvável) seria o melhor smart do mundo e tbm o mais caro.

  • Projeto Ara lá vai uma dica do celular que queremos.
    *Tela 2k de 5.2" Superamoled da Samsung com proteção igual a do Moto x force o
    *Corpo de metal da Htc ou Huawei
    *Câmera 21Mpx Sony ou Samsung, frontal de 8mpx
    *Processador Snapdragon o mais recente e sem aquecer
    *Bateria 4100mAh com gerenciamento da Sony
    *Memória interna 64gb expansível até 2T
    * Leitor de impressões digitais
    *Dual chip
    *Infravermelho é simples mas pq não kk
    *Interface Android puro
    Pronto acho que assim tava perfeito.

  • Preço justo, e lançamentos sem enganação ( viu G5...)

  • Já não troco de smartphone com tanta frequência como há uns poucos anos atrás, e o que mais tem me desanimado não é a "falta de inovação", mas sim a incerteza quanto as atualizações do sistema operacional. Estou pensando seriamente em me render ao tal aifone

    •   12

      Concordo contigo, mas o que tá quase me puxando pro iOS é o tamanho do novo iPhone, o tal do SE.. num tô curtindo nadinha esses novos androids tijolões. tela entre 4" e 4.7" pra mim é uma maravilha, infelizmente sou minoria aqui no site rs

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi