O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
23 Compartilhado 18 Comentários

Sony Xperia Z1: teste do novo carro-chefe da Sony

A Sony apresentou na IFA o Xperia Z1, o sucessor do Xperia Z, que tem pouco mais do que seis meses. Será que a companhia japonesa em tão pouco tempo conseguiu produzir um carro-chefe de peso, ou ele não passa de um Z requentado? Veja o meu teste.

Avaliação

Prós

  • Design
  • Material
  • Processador

Contras

  • Interface de usuário
  • Preço

Sony Xperia Z1 – Desenho & Qualidade de Construção

A moda atual para os smartphones: as telas ficam cada vez maiores, e as caixas cada vez mais compactas. Isso ocorreu com o Galaxy S4, cuja tela cresceu de 4,8 para 5 polegadas e o aparelho ficou mais compacto. O LG G2, com a sua tela de 5,2 polegadas, também não é maior do que os modelos atuais de smartphones com telas menores. Aqui, a Sony vai claramente por outro caminho: apesar de a tela ter permanecido do mesmo tamanho, o smartphone não apenas é bem maior, como também mais espesso.

Benchmark antutu1
O sucessor (Z1, abaixo) é maior do que o antecessor (Xperia Z, acima). / © AndroidPIT

Observando apenas o tamanho e a espessura do Xperia Z1 temos a sensação de que ele é um modelo anterior, e não o último. Isso não ocorre, contudo, com o acabamento e a escolha de material: aqui o Z1 é marcadamente melhor: a moldura é composta de uma única peça de alumínio, e confere um visual industrial ao dispositivo. Os alto-falantes migraram do canto inferior direito para a parte de baixo, e se tornaram maiores, por isso eles produzem um som mais claro e mais alto. Duas outras falhas foram corrigidas pela Sony: o Xperia Z1 tem um obturador físico para a câmera e a entrada para fones de ouvido não é mais coberta por uma incômoda capa protetora, e permanece aberta, apesar de o aparelho ser à prova d’água.

Benchmark antutu1
O belo acabamento do Xperia Z1. / © AndroidPIT

Não tão boa, contudo, é a localização do LED de notificações. Ele agora fica atrás do alto-falante, na parte superior do aparelho, e pode por isso não ser visto.

Benchmark antutu1
O LED fica um pouco escondido. / © AndroidPIT

Sony Xperia Z1 – Tela

No Sony Xperia Z1 foi colocada uma tela de 5 polegadas com resolução Full HD (1.920 x 1.080 pixels). A diagonal de tela, porém, ficou um pouco maior (subiu de 12,7 centímetros no Z para 13 centímetros no Z1). Isso causou uma pequena diminuição na densidade de pixels (de 443 ppi para 441 ppi). A qualidade de imagem não fica prejudicada por isso: as cores são realistas e o brilho levemente mais fraco do que no Xperia Z.

Benchmark antutu1
Boa definição de cores na tela do Z1. / © AndroidPIT

Sony Xperia Z1 – Software

No Xperia Z1 roda o Android 4.2.2 com a interface Xperia. Algumas coisas mudaram com relação ao Xperia Z: a interface não é mais tão escura. Isso se vê mais claramente nas configurações. Onde antes havia um pano-de-fundo preto, no Z1 agora é cinza-claro. De resto, as funções são praticamente idênticas às do Xperia Z e do Z Ultra. A mudança marcante está no app da câmera, de que falarei mais tarde.

Z1
A tela mais clara e o cinza claro das configurações. / © AndroidPIT

Sony Xperia Z1 – Performance

O Xperia Z1 é embalado pelo Qualcomm Snapdragon 800 de quatro núcleos e 2,2 Gigahertz. Isso garante um funcionamente bem fluido, ainda melhor do que no Xperia Z. Joguei Dead Trigger, Real Racing, e testei vários apps: tudo funcionou sem engasgos.

Sony Xperia Z1 – Câmera

Já fizemos um artigo mais detalhado tratando da câmera do dispositivo. Em meu curto teste, notei que as fotos têm uma qualidade variável. No modo padrão com autofoco o resultado foi decepcionante.

Z1
Poucos detalhes e hipersaturação nas fotos. / © AndroidPIT
Z1
O Xperia Z apresenta cores mais nítidas. A foto do Z1 é muito azulada. / © AndroidPIT

Sony Xperia Z1 – Bateria

Com 3.000 mAh, a bateria do Sony Xperia Z1 fez voa figura no meu curto teste. Comecei a usar o dispositivo ontem à noite com a bateria em 51%, joguei muito e surfei na internet, e hoje de manhã ela ainda apresentava 10%. Como ele foi usado intensamente, esse resultado não é nada mal. Mas opiniões definitivas só poderão ser tiradas com um teste mais longo.

Sony Xperia Z1 – Especificações Técnicas

Dimensões: 144,4 x 73,9 x 8,5 mm
Peso: 169 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh
Tamanho da tela: 5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (441 ppi)
Câmera frontal 2 megapixels
Câmera traseira 20,7 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 4.2.2 - Jelly Bean
Interface: Xperia UI
RAM: 2 GB
Memória interna: 16 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 800
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 2,2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito Final

A Sony apresentou um aparelho nobre e de alto valor, com o qual muitas críticas com relação ao antecessor foram corrigidas. Apenas a câmera é pior do que o esperado. A Samsung e a LG são melhores nesse departamento. Quem possui um Z e considera fazer um upgrade, aconselho que espere pelo sucessor Z1, pois o novo carro-chefe apresenta poucos pontos de diferencial para que a nova compra se justifique. Quem ainda não tem o Z, o Z1 pode ser uma ótima pedida.

23 Compartilhado

18 Comentários

Escreva um comentário:
  • É um dispositivo interessante no ponto de vista de configuração, agora o design, é muito quadradadão.

  • Depois que fiz root no meu Xperia z1 ele não reconhece mais usb no PC e nem carrega a bateria no carregador alguém sabe o que é o problema

  • Olá depois que eu fiz root no meu Xperia z1 ele não reconhece mais usb no PC e nem carrega a bateria no carregador o posso fazer

  • Bom o meu z1 tem algumas coisas que a Sony tem que melhorar nos próximos celulares a parte do chip muito ruim de por o chip e vem com um plástico de encaixe muito fraco se quebrar já erra chip a entrada minha do cartão de memória já tá ruim muito difícil o encaixe alto falantes muito baixo agora a câmera muito boa a velocidade do aparelho deveria ter gravação na rádio fm mais a Sony continua sendo melhor em tudo que vende.

  • depois que foi atualizado para o 4.3 a camera ficou muito boa.

  • Tenho o Xperia z1 antes de compra o aparelho fiz uma vasta pesquisa para saber qual aparelho atendia o melhor desempenho do mercado.
    Bom vou dizer o que eu acho.
    Câmera não atende o que promete o fabricante
    Quando o zum é elevado até o máximo a imagem fica desfocada, mas fotos e vídeos feitos em resolução normal são realmente as melhores já vista.
    Água - usei o aparelho 2 vezes debaixo da água na segunda vez dia 11/01/2014 a câmera ficou embaçada parece que entrou água mais não afetou o aparelho e 12/11/2014 já sumiu o embaçado.
    Aquecimento - o aparelho quando usado para jogos ou filmagens aquece absurdamente na parte superior traseira e acontece algo engraçado.
    O dispositivo tem um sistema de proteção que quando o aquecimento está muito elevado ele desliga a câmera para não causar danos daí o que se torna engraçado.
    Ele aquece muito quando está usando a câmera por 12 a 16 minutos daí desliga a mesma.
    Mas resumindo o aparelho é muito bom a velocidade é muito muito muito boa tirando esses problemas que aconteceu comigo eu recomendo a compra

  • Comprei o Z1, tinha um S3, em tudo tudo mesmo ele é muito superior apenas na camera as vezes ele se sai melhor as vezes não, principalmente a frontal, e no escuro apesar das imagens sairem "normais" enquanto vc visualiza a imagem da camera na tela antes de tirar a foto ela fica com uns riscos e pinguinhos vermelhos, mais dps a foto sai sem eles. Oque me agradou foram os recursos da camera pra brincar, e imagens a luz do dia ficam boas, noturnas ficam granuladas de longe da pra ver mesmo usando os 20,7mp ou usando 8mp com ajuste automatico. Adoro usar ele todo o tempo sem preocupar com agua e andar no sereno da chuva mexendo nele enquanto as outras pessoas escondem os seus aparelhos kkk

  • Muito bom o post, tirou até uma dúvida que tinha em optar por esse Xperia Z1 por mim desconhecido ou o Galaxy S4 agora com a atualização android 4.3 ficou bem mais fluido não ligo muito para fotos e por conhecer a tela do galaxy S4 onde já tive um e fui assaltado, vou comprar outro galaxy S4, aquela tela super amoled não tem igual !

  • Olá + Dan Bocchi, muito obrigado pelos seus comentários, sempre ponderados e com questionamentos interessantes. Sim, concordo que mudanças na bateria precisam ser a próxima inovação/revolução no universo dos smartphones. Sem um aumento significativo da capacidade (ou sem uma otimização dos softwares para que consumam muito menos energia), qualquer outra função nova fica limitada ou até impossibilitada. Acho que por isso tivemos novidades um tanto modestas neste ano. Vamos ver se a Apple nos surpreende amanhã.

  •   60

    acho que o destaque da câmera é válido sim, afinal estamos em um site de Android, não de ruindows phone,lembrando que a qualidade do purevew da nokia nunca foi realmente superior as câmeras Android.

  • A tecnologia dos Lumia é diferente, me parece que são 8 megapixel com sub pixel vezes cinco, algo parecido. Em relação ao teste, outros review mostram a grande qualidade da câmera, onde no modo "automático", a foto tem bem menos pixel, e em consequência disso menor qualidade, e em relação às cores pode ser melhorado com uma atualização da firmware.... A tela foi altamente corrigida com a mesma tecnologia que veio com o z ultra. Gostei do review vamos esperar disponibilizar nas lojas do Brasil...

  • o teste diz que não vale a pena trocar pelo xperia z, na minha opinião vale muito, pelo processador melhor, e muitos erros corrigidos, a camera que foi testada ainda está bem limitada, nos hands ons internacionais dizem que não pode usar o modo superior auto pois está limitado

  •   28

    Talvez por serem de plataformas diferentes? Esta quantidade de megapixeis não é comum em dispositivos Android.

  • Não sei o porque de tanta atenção na câmera desse celular, uma vez que o Lumia 1020 tem o dobro de megapixels..

    • uma camera não é eleita melhor que a outra pela quantidade de megapixels, e sim pelo seu sensor, por exemplo uma camera de 10 megapixel com um otimo sensor será melhor que uma de 20mp com um sensor razoavel..

  • Pra que tanta borda nesse telefone? Exageraram...
    O rapaz abaixo falou com propriedade quando disse que a diferença entre o Z1 e o ZQ está nos pixels a mais da câmera.
    Ainda faço uma crítica na customização do Android dos xperias: Feios, tons acizentados e ainda contam com uma tela com cores bem lavadas...

    Ah, parabéns pelo review

  •   28

    +Daniel


    Conheço a pouco tempo seu trabalho, mas posso dizer que seu review foi muito bom, resumido sem firulas, enxuto. E te parabenizo por isto.
    Acho que mudou aí no AndroidPit a expressão "smartphone acima da concorrencia", estou certo?
    Na verdade como o proprio review mostra a inovação diante de seu antecessor é minima, se não reduzida aos píxeis da câmera e o processador.

    Fico pensando: Por que é que os lançamentos hoje não surpreendem tanto quanto no ano passado? Será que chegamos a um ponto onde (exceto a autonomia da bateria) ja estamos satisfeitos, e onde uma tentativa de evolução seja sempre tida como superflua? Ainda temos para onde evoluir em expectativas?
    Como comentaristas, jornalistas, formadores de opinião ou usuario mesmo, temos por onde exigir novidades? Porque se não tivermos a evolução estagna.
    Eu confesso que estou satisfeito com o que temos hoje, exceto o lance da bateria. A LG me surpreendeu com o G2, uma tentativa de lançar tendencia, foi ousado e bom para a movimentação. Mas isto basta?
    Com relação ao Xperia, achei feio, desageitado mas potente, com uma construção decente. O problema foi a espectativa sobre a câmera, sabe como é, fotógrafos de instagram são mortais em sua críticas.
    No mais é um ótimo dispositivo.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi