O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 38 Compartilhado 36 Comentários

Infográfico: A evolução da resolução das telas dos smartphones

O pilar que ainda sustentava o mercado de smartphones de 4 polegadas foi ao chão ontem, durante a apresentação do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus. Contrariando a filosofia de Steve Jobs ou finalmente se adequando ao mercado de dispositivos móveis mundial, a Apple anunciou o primeiro smartphone de 4,7 polegadas e, para espanto dos fãs da tela pequena, nos ofereceu um phablet de 5,5 polegadas. Com o objetivo de mostrar a evolução do tamanho e da resolução das telas dos smartphones, criamos um infográfico com dados de 2012 até os dias atuais. Será que a tela do seu celular está dentro da realidade atual?

teaser smartphones
A tela do seu celular está dentro da realidade atual? / © AndroidPIT

Olhando para os dados reunidos neste infográfico, percebemos que nos últimos anos as telas dos smartphones ficaram maiores, que uma maior resolução de display também foi sendo imposta pelas grandes jogadoras do mercado mobile e, como consequência disso, tivemos um aumento da densidade de pixels por polegada. Este fenômeno é tão óbvio que temos dispositivos como o LG G3 e o Galaxy Note 4 sendo comercializados com uma tela QHD. A próxima geração de carros-chefe deverá chegar com resoluções ainda maiores, com visores Ultra HD.

A importância dos dispositivos conhecidos como phablets, hoje é tão grande que, para se ter uma ideia, o novo Nexus é esperado com uma tela de 5,9 polegas. Por que a Google investiria em um celular com este tamanho? Pelo mesmo motivo que a Apple o fez. Analisando os dados levantados abaixo, e colocando de lado preferências pessoais, os dispositivos rodando com Android entre 5 e 5,7 polegadas estão ficando cada vez mais populares, e o Big G precisa ajustar o seu sistema operacional para telas e resoluções compatíveis.

infografico tamanho tela
Infográfico: Confira como as fabricantes vem se comportando com relação ao tamanho e à resolução das telas dos dispositivos lançados no mercado entre 2012 e 2014. / © ANDROIDPIT

A conclusão aqui parece ser bastante simples: a partir da metade de 2013, as fabricantes começaram a sentir a pressão do mercado coreano e começaram a ditar a tendência das telas acima de 5 polegadas para o restante do mundo. A Coreia do Sul foi apelidada de "a casa dos phablets", pois os usuários compram os smartphones com a maior média de tamanho de tela no mundo, incluindo aí a compra de milhões de aparelhos da linha Galaxy Note. A prova desta pressão é que companhias como a Google e a Apple vem adotando uma nova postura com relação ao tamanho dos celulares que você carrega no bolso.

Na sua opinião, dando uma olhada na evolução do tamanho da tela dos smartphones e, consequentemente, no aumento da resolução da mesma, o display do seu celular está dentro da realidade atual? Qual é o tamanho ideal de uma tela para você? Deixe-nos saber o que você pensa nos comantários abaixo.

38 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

36 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi