O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
52 Compartilhado 65 Comentários

Telegram: converse com segurança e gratuitamente

O Telegram é um aplicativo de mensagens aberto e gratuito, o que o torna um concorrente de peso ao WhatsApp. A ideia dos desenvolvedores é valorizar a privacidade e dar liberdade aos usuários, tudo sem fins lucrativos. Além disso, o app é bastante divertido de usar. Nesse teste, vamos mostrar tudo isso.

Avaliação

Prós

  • Gratuito
  • Vários usuários
  • Funciona simultaneamente em vários dispositivos
  • Proteção ao número de telefone

Contras

  • É obrigatório o uso do número de telefone
  • Resistência à mudança no Brasil
Testado com Versão do Android Root Modificações Versão testada Versão atual
Google Nexus 6P 6.0.1 Não 3.10.1 Varia de acordo com o dispositivo

Funções & Utilização

Em nossa opinião, o Telegram é uma das melhores alternativas do mercado ao WhatsApp. A maior vantagem é o preço: o Telegram é gratuito e sem fins lucrativos. Na página de FAQ, a equipe diz: "lucros nunca serão uma meta para o Telegram". Ele também não tem publicidade alguma.

Ao contrário do WhatsApp, o Telegram pode ser usado simultaneamente sem problemas em dispositivos diferentes. Para PCs existem aplicativos nativos e clientes web. Em tablets e smartphones, temos apps nativos para Android, iOS e Windows Phone.

telegramBR1
Interface simples e fácil / © ANDROIDPIT

Uma análise dos recursos do aplicativo mostra que ele é mais útil do que muitas ferramentas profissionais de mensagens e mais divertido do que o WhatsApp e Facebook juntos. O Telegram tem muitos usuários, ou seja, depois de instalá-lo, você provavelmente encontrará muitos dos seus contatos nele. Assim sendo, você pode:

  • criar grupos de até 5.000 pessoas
  • enviar fotos, vídeos e outros arquivos à vontade
  • transmitir até 100 contatos por vez
  • iniciar conversas secretas com criptografia ponta-a-ponta e autodestruição

As conversas secretas são a característica mais especial do Telegram. Tudo é criptografado ponta-a-ponta, texto, imagens, vídeos, áudio, sendo indecifráveis a todos, menos a quem enviou e a quem recebeu. Isso também traz algumas desvantagens, já que ele não permite que você troque de dispositivo no meio da conversa, ou seja, se a iniciou no smartphone, não pode continuá-la no PC. O bate-papo normal permite essa migração, já que as informações estão sincronizadas no servidor.

Outro ponto fraco é que as imagens e logs dos bate-papos secretos ficam presos no dispositivo em que a conversa foi feita, não podendo ser transferidos para outros locais. Para compartilhar uma imagem secreta, é necessário salvá-la na galeria e então compartilhá-la.

O servidor é criptografado, mas os chats não-secretos não o são, e ficam armazenados nos servidores do Telegram. Então, se um dia você perder o celular, ou trocar de número, apenas os dados de conversas secretas desaparecerão; todo o resto será restaurado completamente.

Outras funções interessantes são os rascunhos de mensagens, que ficam visíveis na janela de mensagens, e o reprodutor interno de vídeos para Android (4.1 ou superior).

Adesivos e bots

Assim como o Facebook Messenger, o Telegram também oferece elementos lúdicos. Os adesivos servem para entreter e enriquecer a conversa com imagens expressivas e altamente personalizáveis. Por ser uma plataforma aberta, os usuários podem criar seus próprios pacotes de stickers e compartilhá-los com a rede. Além dos adesivos, outra forma de interação são os bots.

telegramBR2
Stickers e bots / © ANDROIDPIT

Enquanto Google, IBM, Amazon e Facebook falam muito sobre bots e serviços de chat automatizados, o Telegram usa eles para diversão e informação. Na imagem acima, usei o @sticker, com o qual o Telegram mostra stickers baseados no emoji escolhido pelo usuário: você digita o comando @sticker e um emoji, o Telegram irá buscar em seu banco de dados, stickers que "combinem" com o que você escolheu e te mostrar várias opções.Daí é só escolher o que você quer e usá-lo no chat e depois, caso goste, baixar o pacote inteiro.

telegramBR3
Vários bots facilitam a vida do usuário / © ANDROIDPIT

Outros bots incluem:

  • @ImageBot: selecione uma palavra-chave e o Telegram irá procurar imagens relevantes
  • @StoreBot: o lugar para encontrar novos bots e avaliá-los
  • @AlertBot: defina um horário e o bot irá lembrá-lo do que você qusier

A compulsão por números de telefone

A maior desvantagem é a obrigatoriedade de usar um número de telefone para se cadastrar no Telegram. Assim como no WhatsApp, a troca de número deve ser feita dentro do aplicativo.

telegramBR4
A necessidade obsessiva de números de telefone / © ANDROIDPIT

A vantagem desse sistema é que você pode sincronizar seus contatos da agenda telefônica rapidamente com o banco de dados do Telegram e ver quem também utiliza o aplicativo. O seu número de telefone é confidencial, assim você pode entrar em grupos de desconhecidos sem ter que se preocupar que todos poderão ver o seu número. As informações sobre quem pode e não pode ver o seu número estão no FAQ da Telegram.

Tela & Controles

O Telegram segue uma linha de design Material Design para a sua interface do usuário. No entanto, foi necessário adaptar certos aspectos para que ele funcionasse bem em todas as plataformas disponíveis. Por isso, encontramos alguns elementos do iOS aqui e ali. Apesar de algumas inconsistências, a experiência de usuário é intuitiva, simples e bem explicada.

O app está completamente traduzido para o português, e graças a uma seção de perguntas e respostas integrada, fica fácil encontrar soluções para os problemas e explorar toda a funcionalidade do aplicativo.

Velocidade & Estabilidade

O Telegram é bastante rápido. As mensagens vão do seu smartphone para o servidor e para o destinatário sem demora. O consumo de dados e de energia fica na média de mensageiros. Na semana de teste, nenhuma falha foi encontrada, e os desenvolvedores entregam atualizações em intervalos curtos, o que mantém o Telegram atualizado e sem bugs.

Relação Preço/Desempenho

Gratuito, sem anúncios e sem venda de dados privados. Isso faz a relação preço-desempenho ser perfeita.

Veredito Final

O Telegram é uma excelente alternativa ao WhatsApp, e recomendamos testá-lo imediatamente, caso ainda não o tenha feito. Ele é repleto de ideias e funções que ainda faltam nos outros mensageiros, além de se comprometer com segurança e disponibilidade. Graças aos adesivos, bots e outros recursos ocultos, novos usuários rapidamente interagem e se divertem com o Telegram, tendendo a mantê-lo como cliente de chat.

E o melhor: graças à cultura de de ser gratuito para usar e ter o código aberto, mesmo sob uma perspectiva política o Telegram fica acima de outros clientes de chat disponíveis. Infelizmente, no Brasil as pessoas ainda resistem à mudança.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Eduardo P. há 6 meses

    Quando eu digo que você pode usar o app para diversas situações, digo que o Telegram te dá a liberdade de entrar em grupos públicos de assuntos do seu interesse, e não naqueles grupos de família cheio de correntes, canais para se manter infornado sobre diversos assuntos (como uma timeline de notícias) e bots para diversas situações. Quer amigos e parentes? Convide, mostre, explique!

    Em relação ao seu "cai na real", não vou nem comentar devido ao seu comodismo e ignorância.

  • Joao Paulo Santos há 6 meses

    Parabéns pelo post!
    Mostrou uma visão ampla e bem geral do Telegram!
    Mas vale salientar que tem muito mais coisas a explorar no Telegram que não foi mencionado aqui.

    Por exemplo:
    - poder editar mensagens depois de enviadas;
    - pra adicionar Stickers não precisa mais do bot @stickers, basta colocar o emojis que ele aparece. Esses Stickers do post são os que vem por padrão, mas quase ninguém usa, pois existem muitos melhores.
    - vc pode configurar pra ele limpar sua memória do celular periodicamente (mantendo os dados no servidor), assim não enche memória do celular.
    - existem bots muito mais úteis do que esses mostrados aqui, como o de baixar vídeos ou áudios do YouTube, consultar placa do carro, rastreio dos correios, conversão de arquivos em pdf, clima, consulta de CEP.
    - em grupos, vc pode construir enquetes, jogar, criar links de convites...
    Enfim, esse foi somente um resumo das coisas que mais gosto. Ainda tem muitos recursos que não mencionei aqui.

  • Eduardo P. há 6 meses

    Amigo, uma coisa que aprendi tanto com o Google+ quanto o Telegram, e que um mensageiro ou rede social precisa de pessoas pra você interagir, mas essas pessoas não precisam ser exatamente seus contatos. Com a grande demanda de grupos públicos, canais ou bots, você pode muito bem usar o aplicativo para diversas situações. Simples assim.

  • Josival Sousa há 6 meses

    Levou anos pra sair uma matéria decente sobre o Telegram aqui. Antes tarde do que nunca.

65 Comentários

Escreva um comentário:
  • Excelente 'review', Eric Herrmann.

  • Falando nisso AndroidPit, vocês poderiam fazer um canal lá no Telegram. Que tal?

  • O Telegram é muito bom mesmo e tem sido usado para grupos. Mas, na conversa individual, o WhatsApp ganha fácil. Eu particularmente não gosto do WA, acho ele cheio de limitações e, para quem não sabe mexer com smartphones, ele logo trava o aparelho por poluir toda a memória. Seria muito bom se o Telegram ganhasse mais força.

    • depende de vc, de mim em falar com todos os seus contatos. Nada muda se n mudarmos. Pegue exemplos de redes sociais, marcas, ou mesmo os velhos mensageiros de PCs como exemplo, tudo é o boca a boca. ngm usava whatsapp em 2010, eu indiquei pra todos meus amigos e demorei 2 anos pra isso acontecer e usarem, o mesmo será com o Telegram

  • O Google+ é o Telegram das redes sociais, muito melhor que os outros concorrentes, mas incompreendido pela massa.

  • Quando vejo discussões sobre mudar ou não de aplicativo para troca de mensagens me lembro das discussões sobre o próprio sistema operacional do smartphone.
    Ainda há quem acredite que a falta de sucesso do Windows Mobile é em função da escassez de aplicativos.

    Acho o Telegram superior ao WhatsApp.
    Acho o Windows Mobile 10 em meu Lumia 930 superior ao Android Lollipop que uso no Vibe K5.
    Questão de gosto, opinião.

    • Mas, por que o problema do W10 não foi a escassez de aplicativos? Eu mesmo queria migrar para ele e não o fiz porque não tinha nenhum dos aplicativos que uso no dia a dia.

      • Ola Steven, nenhum aplicativo que usa no dia a dia está disponível no WM10?
        Pode citar alguns?

        Todos que uso no dia a dia estão lá:
        - Twitter;
        - WhatsApp;
        - Telegram;
        - App do Banco;

        Além de outros de uso esporádico:
        - Facebook;
        - Waze;
        - Mapas (Não é o Google Maps mas atende igual);

        Sem contar o pacote Microsoft Office, Skype, OneDrive, DropBox, etc...

    • n é gerando discussão, mas é CLARA a idéia do pq o lollipop do vibe k5 é uma droga rs

  • não tem nem o que discutir, Telegram melhor app de mensagem desde sempre, porém só mantenho instalado ainda porque gosto dos grupos de conteúdo, pois se estivesse esperando conversar com meus contatos pelo Telegram, já tinha desinstalado e esquecido esse app faz tempo

  • Infelizmente o Telegram é uma cidade fantasma, assim como o Goolge +

    • O Google + é uma rede social morta, o Telegram possui mais de 100.000.000 de usuários que mandam cerca de 1.000.000.000 de mensagens por dia. Ainda tem muito futuro, sempre apresenta inovações e o Whats somente domina pela base de usuários, sendo "ameaçado" por Facebook Messenger, Line, Viber, Skype (!?) e Telegram.

    • Oi, tudo bem? Sou um fantasma que usa o Telegram a dois anos e tem mais de 350 contatos na agenda. 16 grupos, segue 35 Canais e utiliza bots diariamente para diversas finalidades.
      Kkkkkkkkkk

    • Concordo com o George. Ele é usado para grupos, mas não chega nem perto do WhatsApp. Todo mundo tem o aplicativo instalado por causa dos apagões do WhastApp no Brasil, mas são poucos que o utilizam. Nunca me enviaram uma mensagem através do telegram e recebo mais de 400 por dia no WA.

  • Sinceramente, não gostaria que todos viessem para o Telegram, pois estragariam o app, com seus grupos de bom dia, boa tarde e boa noite, correntes intermináveis e besteirol o dia inteiro!
    Uma outra coisa, o WhatsApp copia sistematicamente as funções do Telegram, mas faz mal feito, isso significa que o dono whats deve usar e bastante o Telegram, que incomoda mesmo não tendo propagandas e injeção de dinheiro para este fim!
    Algumas pessoas pensam, analisam sem restrições coisas novas e que agregam valor e outras só vão atrás e não veem novas coisas, como a boiada que vai sendo conduzida pra onde o peão desejar!

    • p isso temos os admin que excluem tudo, vc sabe disso e sabe o quanto é prático banir alguém ou apagar tais coisas.

      Aumentar o numero de users é bom sim, pelo conteúdo gerado e melhoria de idéias nas funções e necessidade dos "criadores de conteúdo", como nos canais.

      O Mark tem conta do Telegram beta, n sabia? rs

  • eu tenho dois Telegrans o nornal eu Plus Messenger e tenho dois WhatsApps tambem , cada um como um número , pra ter que escolher entre um ou outro tenha os dois e até mais ! kkkkk 😀😊😁😂😆

  • É o meu preferido, o problema é que são poucos os contatos, a esmagadora maioria (dos meus contatos) prefere o Whats, e por isso, sou obrigado a tê-lo instalado no dispositivo e a utilizá-lo tambem.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi