O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
113 Compartilhado 36 Comentários

Samsung Galaxy Note 3: uma vez com ele, será difícil voltar atrás!

O Samsung Galaxy Note 3 é leve, bem desenhado e traz a capacidade criativa como uma das principais características. Uma vez com ele, será difícil voltar atrás. Este phablet é uma espécie de mistura dos recursos do Galaxy S4 com as inovadoras funções introduzidas com o Note 2. Em resumo, não existe dispositivo móvel que se iguale a ele no atual mercado mobile. Abaixo, você confere uma análise dos principais recursos e um vídeo review do Note 3.

Já fiz diversos reviews aqui no AndroidPIT, dos dispositivos low-end, passando pelos mid-ranges, aos high-ends. Entre todos eles, sempre tive uma queda pela série Galaxy Note. Em 2012, a Samsung trouxe algo verdadeiro inovador ao introduzir os comandos aéreos e o botão de funções da S Pen. Com isso, a fabricante sul-coreana deu dois passos em direção à inovação. O Galaxy Note 3 é o modelo mais "maduro" e completo da linha Note e vai além das exigências de um smartphone.

Avaliação

Prós

  • Excelente performance
  • S-Pen
  • Memória expansível
  • Qualidade da tela

Contras

  • UI TouchWiz
  • Excesso de apps nativos da fabricante

Samsung Galaxy Note 3 – Desenho & Qualidade de Construção

Falar sobre o design de um dispositivo é bastante subjetivo, por isso, você encontrará uma infinidade de opiniões sobre o projeto do Note 3 na rede. A traseira vem com uma capa plástica que imita o couro, e a sensação nas mãos é de que estamos de fato segurando um smartphone da Samsung, ou seja, de plástico. Para explicar minha primeira impressão sobre esta característica vou fazer referência ao comercial do Nissan Sentra, de 2011: "Não tem cara de tiozão". Acontece que, ao contrário do Sentra, à primeira vista o Note 3 tem cara de telefone de tiozão. Nad contra tiozão, mas creio que a analogia é auto explicativa.

Na parte de trás, além das costuras falsas, temos o sensor da câmera, o flash de LED e o logo da Samsung. 

Seguindo a tendência das linhas limpas do Galaxy S4, o Galaxy Note 3 também possui um arco de plástico que imita metal ao redor das laterais do aparelho, onde estão o botão de energia, os botões de volume, a entrada para os fones de ouvido, o auto-falante, o microfone, a porta microUSB 3.0/2.0 e entrada para a canesta Stylus.

A frente possui um design minimalista: o botão físico da "Home", o logo da Samsung na parte superior e as bordas extremamente finas (2,2mm), o que oferece um dos maiores aproveitamentos da parte frontal do dispositivo para a tela. O Note 3 vem com um display de 5,7 polegadas e é mais fino e mais leve que o seu antecessor.

Como componente, a S Pen - também conecida como caneta Stylus - é feita de plástico e possui um detalhe metálico na parte superior. Este detalhe, apesar de parecer feito de metal, também utiliza o plástico como material de fabricação.

Samsung Galaxy Note 3 – Tela

A tela do Galaxy Note 3 é um show a parte e reforça a posição da Samsung em primeiro lugar na produção de painéis AMOLED. O display tem 5,7 polegadas e é Full HD, possui uma resolução impressionante de 1920 x 1080p, a mesma do GS4, e o ângulo de visão é um dos melhores do mercado mobile. O que mais impressiona é o brilho da tela. Acessar conteúdo multimídia no Note 3, em geral, é um verdadeiro deleite.

galaxy note 3 test 1
A tela AMOLED do Note 3 possui um dos melhores ângulos de visão do mercado móvel Android! / © AndroidPIT

Todos sabem que quanto maior for a densidade de pixels da tela de um smartphone, mais nítida e clara será a imagem, certo? O Note 3 vem com 386 ppi, ou seja, está acima da média (300 ppi) e oferece uma qualidade incrível de detalhes.

Samsung Galaxy Note 3 – Características Especiais

O que torna o Note 3 único em comparação ao Note 2, além das novidades em design e das melhorias nas especificações técnicas, é a caneta Stylus. Ela foi redesenhada, ficou mais curva e encaixa no smartphone de duas formas diferentes. Já pode ser usada diretamente nos botões capacitivos, assim como no Note 8.0 e pode ativar atalhos para funções mais usadas. Além disso, nada nos impede de usá-la no botão "Home". 

galaxy note 3 test 5
Se existe uma característica que torna a linha Note exclusiva é a caneta Stylus! / © AndroidPIT

A escrita com a S Pen funciona perfeitamente, o reconhecimento dos caracteres é rápido e muito conveniente, especialmente para entrar URLs, novos contatos ou mesmo para escrever sms e e-mails. Quando retiramos a caneta de dentro do smartphone, um atalho para comandos suspensos aparece com as seguintes funções: lembretes de ação, bloco de rascunho, escrita na tela, S Finder e Janela da caneta.

O lembrete de ação permite guardar qualquer nota usando a S Pen: um nome, um número, etc. E, a partir de atalhos, criar um novo contato ou fazer uma pesquisa na internet.

O bloco de notas permite criar uma espécie de mapa, com quadros, onde é possível incorporar qualquer tipo de conteúdo, imagens e texto. Como um álbum ou um bloco de notas mesmo.

Note 3 entrada conteudo s pen
A inserção de conteúdo a partir da S-Pen é rapidamente reconhecível (à esquerda); o bloco de notas salva e organiza suas anotações (à direita)! / © AndroidPIT

A escrita na tela é o meu recurso preferido. Através de uma captura da tela, o usuário pode fazer anotações, apontamentos e compartilhar com outros contatos através de e-mail, nuvem ou sms, por exemplo.

Note 3 funcoes comuns s pen
O recurso de escrita na tela é interessantíssimo para quem trabalha com conteúdo digital ou mesmo uma série de tabelas e estatísticas. / © AndroiPIT

O S Finder realiza uma pesquisa entre os dados armazenados no dispositivo, desde aplicativos à imagens. As informações relacionadas à conta do Google também fazem parte do campo de pesquisa. O aplicativo é capaz de encontrar futuros vôos, viagens ou eventos, nos moldes do Google Now. 

Note 3 s finder
Depois de usar  o bloco de notas (à esquerda), é possível fazer uma busca pelo S Finder através de tags (à direita)! / © AndroidPIT

A janela da caneta permite desenhar um quadrado em qualquer lugar da tela, onde será aberta uma janela com um atalho as aplicações mais utilizadas. É praticamente o botão multitarefas do Android.

Samsung Galaxy Note 3 – Software

O Note 3 vem com a versão mais recente do Android, a 4.3, em conjunto com a UI TouchWiz, da Samsung. Além disso, a maioria das características originais tem por base as do Galaxy S4: Movimentos e gestos, smart scroll, smart pause, S Voice, S Translator, S Health e outras.

A Samsung acrescentou uma nova homescreen personalizada ao Note 3, com acesso ao seu feed de notícias e das suas redes sociais. Elas aparecem quando você clica no botão "Home" a partir da tela inicial ou quando você desliza o dedo ou a S Pen de baixo para cima. O recurso lembra o BlinkFeed do Sense 5 da HTC:

Home newsfeed Note 3
A partir da Home, os usuários podem acessar feeds de notícias e vincular contas de redes sociais! / © AndroidPIT

Agora, um dos recursos de software mais legais está relacionado à função de multi-janelas que foi atualizada e agora suporta aplicativos em segundo plano. É praticamente multitasking através de multitasking. Assim, o software salva e carrega combinações de aplicativos que são usados ​​com frequência. Para entender melhor como funciona, confira o vídeo review do Note 3 abaixo.

Outra característica do software que é uma mão na roda é a "Operação com uma mão". Se o tamanho do dispositivo incomoda, através desta opção o Note 3 pode ser usado oferecendo praticamente mesma experiência com uma mão que um dispositivo de 4 polegadas.

Note 3 operacao uma mao
Se 5,7 polegadas de tela são demais para você, não se preocupe, o software do Note 3 possui o recurso de operação com uma mão que deixa a tela com 4 polegadas de tamanho! / © AndroidPIT

Além disso, como o Note 3 foi lançado com Android 4.3, possui o suporte TRIM, capaz de manter o software livre de dados não utilizados e, assim, preservar a velocidade do sistema a longo prazo.

Samsung Galaxy Note 3 – Performance

O Galaxy Note 3 é bem compacto e possui um ótimo grip para um phablet de 5,7 polegadas.

Um dos recursos únicos deste gadget é a tecnologia USB 3.0. As vantagens do USB 3.0 são claras: rapidez e taxa de transferência de dados até dez vezes mais alta. Os tempos de carregamento também são bem menores, sobretudo quando usado em conexão com o PC. Contudo, caso você tenha esquecido o cabo USB 3.0 do Note 3, ainda pode continuar usando o UBS 2.0 sem problemas.

A versão utilizada para este teste é embalada pelo processador quad core Snapdragon 800 a 2,3 GHz, com 3GB de memória RAM. Em outras palavras, o hardware deste híbrido entrega uma excelente performance, o lançamento de aplicativos é imediato, utilizei vários aplicativos pesados sem gaguejos do sistema, passar de um aplicativo para o outro usando o recurso multitarefas do Android ou multi-janelas da Samsung é quase que instantâneo. A experiência com a S Pen também tem uma resposta muito rápida do sistema.

galaxy note 3 software 6
Apesar dos testes de benchmark da Samsung não serem nada confiáveis, aqui segue a pontuação do parelho na análise AnTuTu. / © AndroidPIT

Vídeo review Galaxy Note 3

Samsung Galaxy Note 3 – Câmera

A câmera do Note 3 vem com sensor de 13MP é é muito similar a do Galaxy S4, porém, a qualidade não é necessariamente a mesma. O Note 3 demonstra problemas em termos de nitidez das imagens, com ruídos que não são vistos no S4. O aparelho já passou por duas pequenas atualizações para correção do software e teve alguns dos recursos da câmera melhorados.

Nos testes realizados pela nossa equipe em diferentes situações e sob diversos tipos de iluminação demosntram que a câmera do Note 3 faz um bom trabalho, mas não é exepcional. O phablette é eficaz, especialmente em ambiente escuro.

galaxy note 3 camera 1
Foto macro de uma pedra de 3,5 polegadas de largura em luz interior. À direita está um detalhe da pedra com 100% de zoom. / © AndroidPIT

O modo HDR dá resultados surpreendentemente precisos e permite um nível muito bom de detalhes quando o usuário estiver em um ambiente com baixa luminosidade. 

galaxy note 3 camera 2
O recurso HDR é uma ferramenta poderosa. Vemos a diferença entre estas duas imagens: o de baixo está em modo HDR. / © AndroidPIT
galaxy note 3 camera 3
Com a luz do dia os resultados também são bons. / © AndroidPIT

Samsung Galaxy Note 3 – Bateria

A bateria do Galaxy Note 3 possui 3.200mAh e é uma das maiores capacidades de energia presentes no mercado mobile atual. Além disso, o Snapdragon 800 é um processador desenhado para economizar bateria e a tela AMOLED favorece esta economia.

Durante o teste a evolução da bateria do phablet foi mais que satisfatória: passou o dia com brilho máximo da tela, com sincronização ativa para a maioria das aplicações, captura de imagens e vídeos, navegação na web, download de apps da Play Store e foi utilizado para executar diferentes jogos. Em suma, um dia típico para um smartphone.

Samsung Galaxy Note 3 – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Phablet
    • Modelo:
    • N9005
      N9000
    • Fabricante:
    • Samsung
    • Dimensões:
    • 151,2 x 79,2 x 8,3 mm
    • Peso:
    • 168 g
    • Tamanho da bateria:
    • 3200 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 5,7 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • AMOLED
    • Tela:
    • 1920 x 1080 pixels (386 ppi)
    • Câmera frontal
    • 2 megapixels
    • Câmera traseira
    • 13 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Versão do Android:
    • 4.3 - Jelly Bean
    • Interface:
    • TouchWiz
    • RAM:
    • 3 GB
    • Memória interna:
    • 32 GB (N9005, N9000)
      64 GB (N9000)
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • Qualcomm Snapdragon 800 (N9005)
      Samsung Exynos 5 Octa (N9000)
    • Número de núcleos:
    • 4 (N9005)
      8 (N9000)
    • Velocidade máx.
    • 2,3 GHz (N9005)
      1,9 GHz (N9000)
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0 (N9005)
      HSPA, NFC, Bluetooth 4.0 (N9000)

Veredito Final

Muitas pessoas acham impossível se render ao tamanho dos phablets, mas a questão é que depois de experimentar uma tela como essa, dificilmente você se sentirá satisfeito com 4 polegadas novamente. Apesar do material usado na confecção do Note 3 e dos problemas com a skin da Samsung, o híbrido ainda é um dos melhores dispositivos móveis do mercado mobile mundial.

É inegável que os recursos adionados à S Pen trouxeram praticidade e melhor usabilidade da caneta, o que aumentou a capacidade de uso do dispositivo. Tanto é que a S Pen deveria ser um acessório utilizável em qualquer smartphone, pois transforma a experiência do usuário e aumenta a capacidade criativa de uso do gadget.

O conjunto de hardware e software é um dos mais altos do mercado mobile atual. Talvez seja por isso que phablets como o Sony Xperia Z Ultra e HTC One Max ainda não tenham atingido o patamar de evolução da série Galaxy da Samsung.

O Galaxy Note 3 ainda não é o smartphone perfeito, mas chega muito perto! Porém, eu jamais investiria R$2.799,00 para ter este smartphone.

113 Compartilhado

36 Comentários

Escreva um comentário:
  • Sensacional Super Smartphone.

  • muito bom, me surpreendeu pelo motivo o qual comprei, prático e rápido...

  • Impressionante esse aparelho Galaxy Note 3, agora o preço anda caro, mais está diminuindo, vi hoje que estava por 2.900 e está por 2.100,00 nesse momento, vi que parece que no mês que vem vai lançar Note 4, eu dou meus parabéns pela samsung, estão fazendo um belo trabalho, ainda falta muito a melhorar, mais enfim em breve, no final do ano eu compre ;) ;)

  • o Note 3 japones ( SCL22) é o mesmo q e daqui ?
    quais as desvantagens?

  • Em relação ao comentário do Wallace Maciel, sei lá, eu não conseguiria retroceder do meu Note 3 para um Nexus 4 jamais: tela muito maior ee infinitamente melhor, hardware muito mais potente, as funcionalidades das S-Pen, enfim incomparável. Mas tem tem a questão de valores, pra essa faixa de preço 850~900 reais, acredito ser uma boa opção, embora a LG nunca tenha aspirado confiança pra mim.

  • Quem tem um Note2 assim que nem eu e gosta de utilizar outras rons. Utilizem a rom Wagner Vaz e sintam todo o poderio do Note 3 no Note2. Ficaram impressionados. E isso é uma amostra pra Samsung. Da pra portar todas as novas funções do N3 pro N2 sem bronca alguma. A rom se encontra no Xda Developers.

  • alguém sabe como adicionar app baixado na bandeja de atalho que fica oculta na lateral do GN3????

  • tinha o note 1 e agora troquei pelo note lll. tou encantado com tanta evolução. pré ser perfeito só bastaria ser dual chip e remover os botões liga desliga e volume das laterais.

  • Comentário imenso hahaha

  • Acho que se o mercado fosse todo de Android puro seria muito chato não? Onde ficaria a concorrência? As novidades? Tem gente que gosta dessas firulas que a Samsung coloca nos seus celulares! Tenho um nexus 4 e não preciso de mais nada além de um sistema rápido, bonito e fluido, e já tenho tudo isso com ele.. Acho essas funções novas da Samsung bem interessantes, porém não são intuitivas e funcionais, e acabam cansando depois de mostrar pra todos os seus amigos! Um amigo pediu para eu comprar um s4 pra ele e pediu minha opinião, disse que era melhor comprar um nexus, pagando metade do valor do s4, e tendo um sistema mais fluido e atualizado.. O mesmo não me ouviu e quis o galaxy... Ontem me ligou dizendo que quer vender e comprar um nexus 5 quando lançar, pois está travando constantemente, na câmera, e as vezes Da que está sem cartão sim, mês passado estava travando com o cartão de memória, e agora de vez em quando desliga sozinho! Eu prefiro um sistema puro do que algo cheio de ferramentas inúteis para mim e que fazem um aparelho top de linha passar vergonha engasgando.

  • A questão da memória a Samsung consertou no note 3, não existe versão de 16gb dele, só 32gb e 64gb, justamente pela questão do espaço ocupado pelo sistema. Fora que ele pega micro sd. É um excelente smart, pra uso em dual boot com CyanogenMod então fica perfeito. Eu teria, se alguem quiser me dar um de presente to aceitando.

  • Para quem não gosta da capa plástica imitando couro, recomendo comprar a capa de couro que é vendido para o aparelho. Além de ela não ser nenhuma imitação, a capa tem uma janelinha em que é possível realizar funções com a caneta e que nenhuma análise ainda mostrou. Gastei 250 na minha capa e não me arrependo.

  • Sim, é um ótimo aparelho.

    Após vários anos de uso de Smartphones cheguei a conclusão de que gosto é de tela grande, mesmo sabendo das limitações que isso me trás no dia-a-dia.


    Mas até hoje não consegui ver nenhuma vantagem na caneta stylus e seus recursos inseridos na linha NOTE.

    Já tive um note 2, tenho um Note 8, e nunca vi nenhuma utilização prática nisso.

    Já levei até pra faculdade na tentativa de substituir algumas folhas de papel pelo NOTE 8 e fiquei frustrado por perceber que esse recurso só serve mesmo para agregar valor ao dispositivo.

  • COM CERTEZA UM BELO APARELHO! Quanto ao preço alto, isso é uma questão de tempo, já vi ele por 2500 na primeira semana, logo logo teremos ele com valor bem mais baixo assim como S4 e outros da samsung, e quanto aos que falam que a samsung só instala aplicações bestas e sem utilidade eu não concordo 100%, como pode se ver no post, o note 3 é o que é graças as coisas desenvolvidas pela samsung para o android, pois se o aparelho rodasse o mesmo puro não seria mais do que os concorrentes, seria só mais um.

    Acho sim que ela criou algo diferente e útil e ela tem sim que fazer com que quem compre compre pra usar, tenho um S4 e um Note 10.1 do antigo, e digo, se eu tivesse conhecido as funções da S Pen não teria comprado o S4 e sim esperado o note 3 com certeza.

    Estou só aguardando o preço cair e vou me preparar para trocar o S4 nele.

    Quanto a quem não gosta da TW da samsung, assim como eu não gostava no inicio, só digo uma coisa, usem e vejam que é bom sim e que não é esse bicho de 7 cabeças.

  • esse aparelho e muito grande para minha necessidade,tem o lg g2 e o melhor aparelho que ja tive,eu nao troco a tela ips da lg que e a melhor que ja vie pela super amoled da samsung.

  • Valeu , parabéns pelo vídeo bem obijetivo.

  • Grande matéria , deu pra conhecer bem o note 3 , gostaria de ter um assim como a maioria , porem o alto preço como tudo que está aqui no brasil desanima, ta na hora to povo fazer um grande protesto sobre os altos e absurdos impostos.

  • estamos falando sobre os pontos fracos nos aparelhos da samsung e nao reclamando. le direito antes de falar besteira.

  • Sério mesmo que tem retardado pra reclamar da memória dos aparelhos da Samsung???

    Tem SLOT MICRO SD porra.

    Compra lá teu Sony com 16GB e sem Slot se ta achando ruim.

  • bom fellipe concordo com vc. mais toda grande fabricante tem tendência a errar bastante e ela ta errando de mais uma prova disso e as atualizações que estão demorando muito pra chegar aos carros chefes deles assim com o s4. nem com o lançamento do s2 a samsung conseguil status rapido. mais foram aperfeiçoando e o principal carro chefe deles foi ficando pra traz ai veio o s3 e começamos a prestar a atencao nela e a mesma foi crescendo. Mais agora ela so peca em relação aos seus aparelhos. Veio o s4 e veio com problemas na memória ai tentaram disfarçar lançando uma atualização que nao adiantou nada. Agora ja esta estragando os seus smart phones com app aplicativos um tanto sem utilidade nenhuma no dia a dia.e seus seguidores acabam ficando numa situação um tanto complicado e a mesma faz com que mudemos de fabricantes. Uma prova e o nexus que e um bom aparelho. E ela perde credibilidade com os seus consumidores

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi