O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 150 Compartilhado 67 Comentários

Isso é o que pode acontecer com você se desistir do Google por uma semana

Imagine que não exista Google. Não é fácil pensar nisso. Claramente, a maioria de nós aqui depende fortemente da empresa, seja para pesquisar, seja para usar seu sistema operacional em nossos telefones ou suas ferramentas (Maps, Gmail, YouTube, Google Calendar, etc., etc). Como seria se nós resolvêssemos deixar tudo isso para trás? Eu tentei fazer isso por uma semana. 

gmail
Sem Gmail para mim / © ANDROIDPIT

O Google pode te deletar se ele quiser

Vamos começar com um lembrete inquietante: o Google reserva-se o direito de encerrar sua conta a qualquer momento, por qualquer motivo, com ou sem aviso prévio. Isso significa que tudo, todo o seu precioso calendário de programação, fotos, documentos do Google Drive, aplicativos, e-mails... 

Tudo pode ser vaporizado para o infinito pelo raio da morte do Google, sem aviso, e, possivelmente, sem razão. Agora, claro, é extremamente improvável que isso aconteça. Mas existe a possibilidade, e, se isso acontecer, o Google não é obrigado a lhe pagar nada.

O Google tem o direito de encerrar meu relacionamento com ele quando quiser

Para mim, isso seria um pesadelo. Principalmente para a minha vida profissional, que depende fortemente de serviços do Google, mas também para a minha vida privada. Todas as minhas fotos estão no Google Fotos. Eu tenho uma conta pessoal do Gmail. Eu uso o Google Maps de uma forma absurda e tenho muitas preferências ancoradas nele. Eu uso o Google Agenda para organizar minha vida. 

Perdendo o acesso a tudo isso, minha vida se transformaria em um caos permanente.

Então, eu decidi tentar “funcionar” sem o Google por uma semana, só para ver o que seria da minha vida sem o gigante do Vale do Silício. Mas um aviso: é praticamente impossível ficar 100% livre do Google. Eu continuei usando meu Galaxy S6, que é executado no Android OS. O que evitei foram os aplicativos do Google, seu buscador e quaisquer serviços adicionais.

androidpit google maps timeline 2
Eu consigo viver sem o Google Maps, mas não dá para ficar sem o meu S6 / © ANDROIDPIT

Navegando por águas desconhecidas

Vamos começar com o navegador. Agora, obviamente, eu não poderia usar o Google Chrome, que tem sido o meu browser por anos. Eu não poderia mudar para o Firefox, que usa o padrão Google de navegação segura. Eu poderia utilizar o Mercury! Não, eu não podia. Seu WebKit é co-desenvolvido pelo Google, sendo que o mesmo vale para o Dolphin Browser. E eu não poderia usar o Opera, que é baseado no Chromium. 

Logo, tive de optar pelo Puffin, que, tanto quanto eu poderia dizer, estava livre da influência do Google.
Mesmo assim, tive que baixar um APK de uma fonte de terceiros (sem Play Store para mim), o que me deixou vulnerável a softwares maliciosos. No entanto, eu instalei o Puffin no meu telefone. Importei meus favoritos, mas todos os meus detalhes de login permaneceram ausentes. Arrumar as coisas de acordo com o meu gosto foi um processo curto. 

O Puffin possui suporte a Flash superlativo, mas ninguém mais usa essa ferramenta. Eu achei que fosse muito rápido, mas realmente desejava para o navegador a integração e a limpeza do Chrome que usei durante tanto tempo

androidpit puffin browser best browsers 1
O Puffin tem suporte ao Flash. O problema é que ninguém mais o usa / © ANDROIDPIT

Pesquisas

Eu não poderia usar o mecanismo de pesquisas do Google. As alternativas são o Bing, que, na verdade, tem algumas vantagens, particularmente no departamento de vídeo, mas o Google reina supremo na localização de informações específicas quando precisamos ir abaixo da superfície de uma página web. 

Há também DuckDuckGo, uma alternativa focada no privacidade, que também oferece mais resultados de pesquisa universal e algumas características que o Google não tem. Fiquei surpreso com o quão fácil é viver sem o buscador do Google. No geral, foi inesperadamente o mais simples dos serviços do Google para viver sem.

NAVEGADORES
Bing e DuckDuck Go: vídeos e privacidade / © ANDROIDPIT

Mapas

Depois de deixar a segurança dos resultados da pesquisa, no entanto, as coisas ficam mais complicadas. Olhando para o site de um restaurante, me deparei com um Google Map incorporado. Em vez de usar caixinha conveniente ali mesmo no site, eu tinha que copiar e colar o endereço do estabelecimento e entrar no HERE Maps. 

Como uma aplicação, esta é uma alternativa bastante viável, e em alguns aspectos, até melhor. Mas a interface de usuário do Google é imbatível para mim e, claro, não tenho no Here todas as minhas informações atreladas, como acontecia no Maps, que é integrado a tantos milhões de websites.

androidpit maps for names 1
Eu poderia sobreviver com o HERE Maps, mas eu não gostei dele / © ANDROIDPIT

Email

Seria quase impossível viver sem a minha conta no Gmail. É meu e-mail de trabalho e bem, vamos apenas dizer que eu usei o Gmail nesse caso.

Isso é emblemático na tentativa de livrar-se do Big G. Os seus serviços são tão profundamente enraizados em nossas vidas diárias, que, embora eu possa usar um calendário alternativo sem muitos problemas, e, com certeza, eu posso usar o HERE Maps, há serviços que são tão impraticáveis na hora de encontrar outras opções, que simplesmente não vale a pena.

Meu ponto é...

Então, quais são as razões para querer me libertar do Google? Preocupações com privacidade, certamente, seriam um grande problema. Sabe-se lá quantos dados meus o Google tem, e não temos garantias de que eles serão usados para fins os quais eu não quero nem saber.

Eu descobri que os meios que precisava para evitar ativamente o Google eram, digamos, extremos. Mesmo o Google AdSense estava rodeando em torno dos cookies, até quando eu não estava usando os mecanismos de pesquisa do Chrome ou do próprio Google.

Androidpit privacy security
Você valoriza a privacidade a ponto de tirar o Google da sua vida? / © ANDROIDPIT

Se estamos preocupados com a privacidade, o melhor que podemos - realisticamente - fazer é sermos mais conservadores com configurações de privacidade do Google. Isso pode ser feito, por exemplo, desativando o geolocalizador. 

E ainda que eu tenha sobrevivido a esta experiência, devo dizer que não foi fácil. O Google me proporciona experiências verdadeiramente úteis, com soluções úteis para o mundo real. A conveniência inteligente que ele me oferece é, realmente, muito difícil de resistir. 

androidpit google voice hero 1
O Google te ouve: isso é bom ou ruim? / © ANDROIDPIT

E minha semana sem o Google solidificou este sentimento. Agora estou mais certo do que nunca que eu não quero viver sem ele (ok, isso soou excessivamente dramático). Para mim, pelo menos, uma ruptura absoluta com o Google seria um ato muito extremo. Eu gosto das suas ferramentas, da interface delas, da interoperabilidade de umas com as outras e de suas funcionalidades sobre outros aplicativos. 

Uma questão de equilíbrio

Por um lado, eu valorizo profundamente a minha privacidade; por outro, entendo que fornecer os dados ao Google é um preço a ser pago para que possamos continuar ferramentas verdadeiramente úteis. E isso pode parecer contraditório para muitos usuários. E é uma questão para a qual não há solução fácil. 

Equilibrar privacidade e a conveniência das ferramentas Google: essa é a equação a ser resolvida

Escolhendo a privacidade completa você terá de abrir mão de muitos recursos que têm sido úteis em nossas vidas; mas uma completa submissão nos deixa à mercê de uma empresa que pode não ter os nossos melhores interesses no coração. Eu e muitos outros usuários, continuaremos a lutar por algum tipo de equilíbrio.

E quão dependente do Google você é? Você acha que há um equilíbrio ideal entre a privacidade e a conveniência que suas ferramentas oferecem? Fale com a gente sobre isso. 

150 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

67 Comentários

Escreva um comentário:
  • Eu rachei na hora que você citou as base dos navegadores e os web kit, realmente é bem difícil viver sem a google, mas sempre há que ter um equilíbrio, embora seja bem, mais muito muito difícil se divorciar da google ( bem exagerado eu sei ).

  • GOSTEI DE SUA PUBLICAÇÃO!!! DO ANDROIDPIT – SIM! VOCÊ ESTA CERTO; QUANTO A SUA PRIVACIDADE E SEU TESTE FOI MUITO BOM! SOU UM TIPO DE PROGRAMADOR QUE COMEÇA COM "H" E TERMINA COM "R" ESTOU Á PAR DE COISAS SOBRE ISSO COMO NO CASO DOS GRUPOS: IANA, CCDI, ICA, PHYRON, NAVYOS, NSA, MARDUK, FLAUROS ETC... SIM EXISTEM MEIOS DE SER LIVRE DA GOOGLE, MICROSOFT ETC... VOCE PRECISA DE UM SISTEMA ANDROID O REPLICANTE. MAS NO PROJETO GOLDEN DOWN QUE ESTOU FAZENDO PARTE COM EX-INTEGRANTES DO PROJETO MANTRA, PODEMOS E AFIRMAMOS; USAR UMA ROM PROPRIETÁRIA COM 75% A 65% DE MODIFICAÇÕES. COM O INTUITO DE SUMIR NA WEB MESMO ESTANDO LÁ! DEIXANDO RASTROS SOMENTE SE O USUÁRIO QUISER. O PROJETO ORIGINAL SE BASEIA EM UMA VERSÃO ANTERIOR DO NAVYOS DESTINADO A INSTALAÇÕES MILITARES ASSIM COMO O SLACKWARE É USADO EM SATÉLITES E DRONES. USAR UMA PARTE DA ARQUITETURA E PROGRAMAÇÃO DO ANDROID FOI FÁCIL VISTO QUE SUAS BASES SÃO ROUBADAS? DA ORACULO? SERÁ? ISSO NÃO IMPORTA! O QUE IMPORTA: - É POSSÍVEL CRIAR UM SISTEMA ANDROID LIVRE E OCULTO. POREM APOS TANTAS MUDANÇAS ELE DEIXA DE SER UM ANDROID QUALQUER... ACREDITO QUE UM PROJETO COMO O GOLDEN D. E O REPLICANTE VÃO UM DIA SER UMA AMEAÇA A ESTAS GRANDES CORPORAÇÕES. VISTO QUE ELES GANHÃO MUITO COM VIGILÂNCIA MUNDIAL E VENDA DE DADOS. ATUALMENTE TER UM SISTEMA QUE NÃO SE REPORTA, NÃO DIZ QUEM É REALMENTE A SERVIDORES E SISTEMAS DE VIGILÂNCIA PODE SER CONSIDERADO CRIME! MESMO QUE VOCÊ SÓ DESEJE VER UMA FOTO DE SEU PRÓPRIO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO EM UMA COMUNIDADE DIGITAL. ABANDONE O ANDROID. SIGA PARA A DEEPWEB & LUXWEB. DESCULPE OS ERROS TENHO DISLEXIA COMO ALBERT EINSTEIN TINHA. E NÃO VOU ESCREVER NO WORD PARA EVITAR PIADAS DE VISITANTES DESTE SITE; PODE SER QUE EM UM MOMENTO DE RAIVA, ALGUMAS CONTAS E CELULARES DE TROLLADORES PAREM DE FUNCIONAR, PARA EVITAR ISSO; NUNCA LEIO A OPINIÃO DELES! É UM TEXTO DIRECIONADO PARA VOCÊ. E SEI QUE VOCÊ É ESPERTO O SUFICIENTE PARA SABER O QUE ESTOU TENTANDO DIZER.
    - OLHE ESTA PUBLICAÇÃO SOBRE:
    "GOOGLE É PROCESSADO EM R$ 34 BILHÕES POR USO INDEVIDO DO SISTEMA JAVA NO ANDROID"
    - POR REDAÇÃO | EM 28.03.2016 ÀS 19H05
    - FONTE: CANALTECH

  • super preocupado com privacidade mas posto fotos de familia no feice

  • Engraçado que todo mundo começa dizendo: e sim possivel viver sem os serviços do google, e depois dizem o unico que eu uso é o tal kkkkkkkkkkkkkk eu particularmente, nao me imagino sem, apenas do youtube que eu uso muito, os outros a grande maioria ja optei pelos equivalentes da microsoft, e os que eu ainda nao optei eu sei que poderia optar!!!

  • Já aconteceu comigo. Minha conta do Orkut na época foi deletada sem me dar tempo de salvar minhas fotos. Fiquei muito chateado. Mas não tive o que fazer. Agora guardo muitas coisas no drive mas mantenho um backup no one drive. Principalmente fotos.

    • Uso também o OneDrive e o Dropbox.

    • Até hoje tem a ferramenta que dá um copy/paste em todas as fotos do orkut, desde que anunciou o fim da rede social até o exato momento, está disponível, segue o link: takeout.google.com/settings/takeout

      • O meu Orkut não aparece a opção. Parece que nem tive Orkut, lembro que na época o Google mandou uma mensagem dizendo que feri a política do Google, tipo postar spam e fotos em desacordo com a política deles. Mas não fiz isso. Fiquei sem chances de me defender.

  • É muito simples, basta comprar um iPhone e esquecer de tudo o que já viveu com o Google.

    E ele esqueceu de falar do YouTube né? Alguém sabe outro meio de streaming de vídeo igual ao YouTube? Acho que nem existe. (Netflix não é igual e ainda é pago).

  • Os únicos serviços que utilizo da Google são o buscador, Drive (em termos), navegador, Fotos (para backup, apenas) e obviamente a Play Store (e de brinde o Opinion Rewards, que ajuda).
    De resto, dou preferência aos serviços da Microsoft que possuem qualidade equivalente ou até mesmo superior. Em alguns momentos, alterno o uso até mesmo desses citados (Drive pelo OneDrive, por exemplo. Chrome pelo Edge (no PC), por exemplo).

  • Você devia usar um Windows Phone. Aí sim, você saberia de como é possível viver sem a Google (e isolado do mundo 😭)

  • Se o google nos delatar ai deu ruim ate VC se adaptar a um novo contexto nao sera facil

  • Difícil largar a Google, até quando tive iPhone o primeiro app que baixei foi o chrome hahahahahah, isso sem falar no YouTube que é impossível se viver sem...

  • Não ficaria nunca uma semana sem Google

  • Eu uso o Android e os serviços do Google a muito tempo, depois que meu zenfone brickou tive que usar meu celular reserva e ele possui o windows phone. Decidi então usar somente os serviços da Microsoft por questões de descaso e abandono do Google ao usurios do windows phone. Me virei muito bem, hoje estou com o zenfone de novo mas sinto falta de alguns recusos do windows phone.

    CAV

  • hahaha. Seria tipo "recomeçar do Zero" hahaha... iria dar um trabalhão ... trocar e-mails das redes sociais... nuuuooossa dói a cabeça só de imaginar!

  • Tenso né.

  • Ou é Google, ou é Google.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi