O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
177 Compartilhado 91 Comentários

É assim que vejo o WhatsApp substituindo o Android como sistema operacional

E se WhatsApp tornar-se o único aplicativo que você utiliza no Android, ou mesmo virar uma espécie de sistema operacional? Isto pode soar um pouco forçado, mas os apps de mensagens estabeleceram-se rapidamente como as plataformas móveis do futuro. Logo, cabe a pergunta: será que o Android pode sair de moda?

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
3484 participantes

A onda de interesse em "mensagens como uma plataforma” vem aumentando nos últimos anos. O desenvolvimento de softwares para smartphones e a forma como os serviços são oferecidos online, estão transformando as interfaces mobile. E essa mudança está atualmente centrada em torno de conversas baseadas em texto.

Na chamada “era pós-pesquisa”, aplicativos de mensagens como WhatsApp, WeChat, Facebook Messenger e Snapchat estão mostrando sinais claros de que eles poderão, em breve, competir com sistemas operacionais móveis como Android e iOS. Como eles se tornam ecossistemas inteiros em si próprios, a necessidade de um SO para hospedá-los se tornaria menos relevante.

WhatsApp, WeChat e Facebook Messenger poderão competir com sistemas operacionais

Há até mesmo o argumento de que plataformas de mensagens poderiam substituir interfaces gráficas tradicionais, tornando Android totalmente obsoleto. Mas como isso aconteceria? Com balões de diálogo e emojis? Não é bem assim, claro.

whatsapp002
Passamos boa parte do nosso dia no WhatsApp / © AndroidPIT

A coisa funcionaria mais como uma “Interface de conversação do usuário”. Seria possível reservar um Uber, encomendar uma pizza ou utilizar qualquer serviço em que você, hoje, usa um aplicativo para fazê-lo. Só que nesse novo mundo você faria tudo isso através de um aplicativo de mensagens. Uma ideia bastante poderosa.

Benedict Evans escreveu no ano passado que, até agora, o WeChat foi único que obteve sucesso real nesse conceito. Trata-se de um aplicativo de mensagens, mas também um lugar onde os desenvolvedores podem construir serviços. E esses serviços podem acessar a identidade, localização, pagamento e outras informações para executar funções diversas.

A coisa funcionaria mais como uma “Interface de conversação do usuário”

Estamos falando aqui de uma segunda revolução do e-commerce, que substituiria todas as atividades que, normalmente, usam aplicativos. Só que, nesse novo mundo, faríamos tudo isso através de uma plataforma de mensagens.

ANDROIDPIT facebook 6
O Facebook Messenger já permite você fale com as marcas nos EUA / © ANDROIDPIT

Pense em todo o tempo que você já gasta em messengers. Eu, por exemplo, passo a maior parte do meu dia no WhatsApp e Facebook Messenger. Mas se os desenvolvedores podem conectar os aplicativos e serviços que eu uso em uma plataforma de mensagens de grande porte, eu abandonaria os apps sem pensar duas vezes.

Tome o Uber como um exemplo: eu reservei um carro no Rio de Janeiro dia desses. Abri o aplicativo, ele me localizou e disse quantos os motoristas estavam por perto. Eu escolhi um, ele cobrou no meu cartão de crédito e informou quanto tempo demoraria para chegar.

Minha interação com Uber foi, essencialmente, um diálogo de mensagens. E considerando que eu só vou usá-lo quando precisar de uma carona, por que precisaria de um app independente? Existe um enorme potencial nos aplicativos de mensagens para oferecer plataformas de interações como esta.

Uber
O Uber já pode ser usado no Facebook Messenger / © ANDROIDPIT

Mas, claro, também encontramos problemas para levar isso em frente. Os desenvolvedores podem enfrentar limitações em como construir todo esse ecossistema e oferecer os seus serviços, sem a liberdade para criar aplicativos independentes e com todas as restrições que as interfaces com base em diálogo poderiam representar. 

Construir serviços nos apps de mensagens pode ser um problema, já que essa plataforma também tem limitações

E outra limitação está na possibilidade de que as plataformas de mensagens podem atender somente empresas de marketing e e-commerce, como aqueles em que a plataforma M do Facebook mira. Isso pode tornar dificultar a expansão dos messengers como um sistema onipresente.

Mas com o enorme potencial de plataformas de mensagens tornando-se ainda mais entrelaçados com a experiência móvel, mais dia, menos dia veremos elas tentando uma “vida própria” e deixando para trás grandes empresas como Google e Apple. Isso pode demorar meses ou anos. Mas vai acontecer

Você já pensou na possibilidade de plataformas de mensagens substituírem o Android ou os aplicativos tradicionais?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    24/mar/2016

    Olha Diogo, o Facebook começou como uma rede social, certo? Hoje, o serviço possui uma loja de apps, oferece aplicativos e já se falou sim na possibilidade de se ter um sistema operacional do Facebook. Me impressionaria se o WhatsApp ou qualquer outro serviço com o mesmo número de usuários não estivesse pensando lá na frente e estudando a possibilidade de oferecer algo neste sentido.

    Se você nunca parou para pensar nisso, ou nunca ouviu falar sobre isso, como disse antes, não significa que não esteja acontecendo. E, sinceramente, não acho que o Android vá ser substituído por este ou aquele SO, mas nada é insubstituível, certo?

91 Comentários

Escreva um comentário:
  • Seria como estar num filme de terror se um OS do Facebook ou do WhatsApp fosse muito influente como o Android e o iOS é hj

  • Existem alguns casos de matérias no AndroidPIT onde você lê o título e solta aquele "WTF?", mas depois entra na matéria e percebe que o título era propositalmente chamativo, para algo mais "diferente/interessante" (o que não é novidade, pois muitos sites, dos mais variados "temas", fazem isso).
    Achei que essa não seria uma delas, mas me enganei.

    A possibilidade pode até existir, mas, será? Será mesmo?
    As chances de fracasso são bem maiores que as de sucesso, vide quem já tentou fazer isso (Facebook, que desistiu da ideia antes mesmo de abordá-la com força total, prevendo os prejuízos; e o Firefox com o FirefoxOS).
    Se nem mesmo o Windows Phone/atual Windows 10 conseguiu embargar totalmente ao mesmo nível do Android e do iOS (por melhor que o mesmo seja atualmente), um "novato" faria um estrago desse, principalmente levando em conta o histórico de quem já tentou?
    Acho difícil.
    Não, na verdade, acho quase impossível.

  • Isso me lembra do Facebook Home...

  • E aí,se cair o WhatsApp como sempre acontece, cai todos os serviços juntos! Maravilhoso

  • Mais absurdo que essa idéia foi eu perder meu tempo lendo parte dela.

  • Pra mim seria meio inútil porque os apps de mensagens são os que menos uso.

  • Pode simbyam era top e hoje nada, Android e top até parece um sistema melhor.

  • Acho realmente forçado
    mas... Quem sabe

  • Seria perfeito ter que eliminar vários aplicativos e usar apenas um pra outras funções. Uma ideia que tem futuro com certeza!!!

  • a vantagem que o WhatsApp tem atualização quase todo dia! hahaha

  • Se WhatsApp fazer isso, acredito que seria um forte concorrente para: android e iphone

  • Não tinha pensado nisso!

  • Eu não duvido totalmente disso, mas é um pensamento muito ''avançado''.
    O quê eu acho mais fácil e que provavelmente acontecerá é a saída dos apps do Facebook (Facebook, Instagram, Whatsapp, Facebook Mentions, etc) da PlayStore e a criação de uma loja própria, sem depender da GooglePlay e de suas limitações e políticas internas.

    Mas partir para um SO próprio é algo muito avançado, precisaria fazer acordo com várias fabricantes. Se isso um dia pudesse ocorrer, acredito que seria como uma Cyanogen OS da vida, em quê é baseada no Android Open Source Project. Criar um SO do zero é MUITO complicado e por quê fazer isso se tem o Android com o código aberto, ali pronto?

    Porém novamente acredito que a priori eles vão oferecer algo parecido com a Amazon Store, porém somente com os apps da Facebook Inc., um SO pode ser daqui a 5 anos. Até porquê enquanto isso, o próprio Google está estendendo seus tentáculos para os carros, com o Android Auto, para as TVs, com o Android TV, e para os relógios, com o Android Wear.

    E o Google não é como a Blackberry ou a Nokia que ficaram paradas vendo a concorrência avançar.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Não vejo isso com o Whatsapp mas com o telegram já tem bom caminho andado, com o uso de bots por sua vez da pra se livrar de vários apps, como de notícias, baixar mídias e etc.

  • Nesse mundo não podemos dizer nunca.
    O Whatsapp pode virar Sistema Operacional tal qual qualquer um pode fazer qualquer coisa, basta programar.
    Mas vamos convir, com o Telegram sendo muito melhor que o Whatsapp, que credibilidade esse pseudo sistema pode ter?

Mostrar todos os comentários
177 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi