O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 360 Compartilhado 102 Comentários

Galaxy S7 e LG G5 não poderão usar microSD como armazenamento interno. Saiba o motivo

Atualizado: Confira declaração da Samsung Brasil sobre a questão

A maioria dos fãs da Samsung ficou contente com a volta do cartão microSD no Galaxy S7, presente também no LG G5. No entanto, o que muita gente não sabe é que no uso do cartão há uma limitação importante, que impossibilita o mesmo de ser usado como armazenamento interno "full" nos aparelhos. Neste artigo, entenda como vai funcionar o microSD nos novos flagships apresentados na MWC 2016.

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
2483 participantes

Aparentemente, tanto a LG quanto a Samsung optaram por remover opção de configurar o cartão microSD como armazenamento interno nos novos aparelhos. Isso quer dizer que você não vai poder mover os aplicativos e games da memória do dispositivo para o cartão microSD.

Simplificando: se o seu G5 ou S7 têm a memória interna de 32GB e você insere um cartão microSD de mais 32 GB, isso significaria que você tem um total 64GB de armazenamento, certo? Sim e não. Isso porque caso as duas fabricantes não venham a usar o recurso - chamado de Adoptable Storage -  que transforma o microSD em memória interna, o cartão externo só aceitará arquivos como fotos, músicas e vídeos. Apps e games ficarão restritos à memória interna nativa dos aparelhos.

androidpit lg g5 2 w782
LG G5 tem suporte a cartão microSD de até 2 TB/ © ANDROIDPIT

Vale lembrar que esta funcionalidade está disponÍvel no Android 6.0 (Marshmallow) e ela foi criada para que o sistema permita que a maioria dos aplicativos seja instalado no cartão microSD de forma mais simples. Mas então, por que LG e Samsung removeram esta opção?

Um dos motivos tem a ver com desempenho. Isso porque por mais que os cartões estejam evoluindo, eles ainda não chegaram na velocidade dos chips de memória interna. Logo, ao permitir que os aplicativos sejam colocados no cartão microSD, há um grande risco do aparelho ficar lento ao longo do tempo - e, consequentemente, contribuir com a insatisfação do usuário com o dispositivo.

AndroidPIT Samsung Galaxy S7 17 w782
Galaxy S7 trouxe de volte suporte a cartão microSD/ © undefined

Eric Herrmann, editor do AndroidPIT na Alemanha, diz ainda que em relação a Samsung essa mudança pode ter a ver com a incompatibilidade do recurso com o UFS 2.0. No Galaxy S6, o uso do novo tipo de memória - que é bem mais rápido do que o eMMC - foi considerado um dos motivos da retirada do slot de cartão. 

Já o site ArsTechnica conversou com a Samsung sobre o assunto. A empresa sul-coreana afirmou que decidiu não usar o Adoptable Storage, pois acredita que "nossos usuários querem um cartão microSD para transferir arquivos entre o telefone e outros dispositivos (laptop, tablet, etc), especialmente as fotos e vídeos que foram gravados com a câmera".

Ainda de acordo com a Samsung, o uso incorreto do funcionalidade, em primeiro lugar, pode fazer com que o cartão seja apagado na primeira vez que o mesmo é inserido no dispositivo. "Este comportamento pode surpreender muitos usuários de forma negativa, e nós não queremos que eles percam seus arquivos".

MICROSDS 7
O microSD do S7 e do G5 servirão apenas para armazenar fotos, vídeos e músicas/ © ANDROIDPIT

Em segundo lugar, uma vez que o Marshmallow começa a usar um microSD como memória interna, o mesmo não pode ser lido por outros dispositivos posteriormente, já que ele perde essa capacidade de ser usado para a transferência de arquivos. A Samsung afirma ainda que a funcionalidade do Adoptable Storage é dirigida, principalmente, para os mercados emergentes, onde dispositivos com armazenamento entre 4GB a 8GB são comuns. "Nós entendemos que o nosso modo de usar o microSD para armazenamento em massa está mais de acordo com os desejos e as expectativas de como um cartão deste tipo deve se comportar".

Versão brasileira do Galaxy S7 pode ter recurso do Adoptable Storage liberado

O AndroidPIT entrou em contato com a Samsung para saber se a versão brasileira do Galaxy S7 também terá esta restrição. No entanto, pode ser que edição local do modelo não sofra essa limitação do Adoptable Storage. A empresa nos enviou imagens do jogo Need for Speed: No Limits  sendo transferido para um cartão microSD que está instalado no S7, o que comprovaria que seria possível realizar a transferência de games e apps para o cartão. Veja logo abaixo:

NEEDFORSPEED
Imagens do S7 transferindo um game para um cartão microSD / © Samsung

Porém, a Samsung afirmou que é opção do desenvolvedor do aplicativo ou game permitir ou não essa transferência para os cartões microSD.

 

Em contato com a LG, a empresa afirmou que ainda não pode dar nenhum detalhe sobre as funcionalidades do G5.  

O que você achou dessa decisão? A memória interna é mais do que suficiente para os aplicativos? Deixe sua opinião nos comentários.

 

360 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Spike Spiegel 2/mar/2016

    "...mover os aplicativos e games da memória do dispositivo para o cartão microSD." Não é assim que funciona quando se usa o mSD como memória interna! Quando se usa o mSD dessa forma os apps já são instalados automaticamente no mSD, não sendo necessário nenhuma ação do usuário para que isso aconteça. E claro, podem ser movidos para a memória interna e continuam funcionando de boa.

    Não concordo com as fabricantes em "caparem" o Marshmallow. Poderiam colocar 2 simples avisos: 1.Antes de usar formatar o mSD como memória interna faça um backup de todos seus dados, pois isso apagará completamente seu cartão
    2. Os apps podem não ter o mesmo desempenho ou sofrer alguma lentidão com o uso do mSD como memória interna.

    E pronto! Deixava que os usuários escolhessem usar ou não... Mas escolher por eles e capar o M, foi triste!

  • Rodrigo Calile 2/mar/2016

    software livre...então as fabricantes fazem oq querem...

  • Leandro Sousa 2/mar/2016

    Ah, mas se existir um usuário que tenha mais de 32GB/64GB em apps que vá comprar um Asus Zenfone Deluxe de 128GB/256GB

  • Denis Francis 3/mar/2016

    Isso é algo que TODOS, sem exceção, deveriam concordar e aplaudir! Mas sempre tem a galera que não entende o mínimo sobre o software que utiliza e, ainda assim, se consideram mais aptos que os próprios engenheiros das fabricantes. Quem tem o mínimo de informação, sabe que o aparelho vai ficar lento se for utilizado um SD card como armazenamento interno, não existem dúvidas quanto a isso.

    Se eu fosse uma empresa que visa vender o aparelho com melhor desempenho do mercado, certamente tomaria este mesmo caminho.

102 Comentários

Escreva um comentário:
  • Tradução ao que a Samsung relatou referente ao cartão de memória:
    SAMSUNG diz:
    "Nós entendemos que o nosso modo de usar o microSD para armazenamento em massa está mais de acordo com os desejos e as expectativas de como um cartão deste tipo deve se comportar".
    TRADUÇÃO :
    "Nós entendemos que o nosso modo de usar o microSD para armazenamento em massa ou seja utilizar apenas para salvar FOTOS, MÚSICA e VÍDEO, está mais de acordo com os nossos desejos e expectativas de vender um Galaxy S7 de 32Gb e ou de 64Gb e deixar nossos clientes SEM OPÇÃO ou seja, compra um celular de 32Gb muito caro ou um de 64Gb super ultra caro, pois se nossos clientes tivessem essa opção ligada, muitos deles comprariam um de 32Gb e comprariam um cartão microSD de 128Gb Class10 e teriam um celular de 128Gb pelo preço de um de 32Gb, e o nosso Lucro aonde ficaria?, antes nossos clientes se lascarem do que nós."

    Ironia a parte, peguei meu Galaxy S7 dia 27-04-2016, fiz uma troca pelo meu iPhone 6 Plus de 64Gb celular estava novo e o que peguei também estava, agora poderei fazer criticas mais nítidas e responder pergunta do pessoal aqui também, bom no momento não encontrei opções de como fazer ROOT, mas não procurei direito nem fui no forum do XDA ainda, depois verei como ativar o adoptable storage manualmente, pois já vi que tem aqui no AndroidPit, não gostei muito da autonomia da bateria, pois no iPhone 6 Plus quando eu tinha a bateria carregada a 100% ela demorava uns 10 a 20 minutos para diminuir 1% e ir para 99% isso utilizando o celular com brilho em 70% e utilizando para navegar na web, youtube pelo 3G etc, mas ainda tenho muito o que usar o S7 percebi que a bateria cai muito rápido de 100% para 1% em aproximadamente 6 a 7 minutos. Mas esse calculo não é exato, e também tem muitas coisa que não são otimizadas como no IOS e sei que da pra otimizar no S7, no final das contas vale apena mesmo com essa questão de autonomia, sabendo usar, mesmo pra jogar na viagem no trem ou onibus ainda assim compensa e muito, a questão carregar com carregador turbo não é algo que justifique ou faça valher apena, só porque isso é uma coisa muito boa não é justificativa pra dizer que ahh, mas posso recarregar meu telefone rapidamente para usar por mais algumas horas e etc.
    bom voltarei em outro momento.
    por: XSTATIONBR TEAM.

  • A parte onde diz "o cartão externo só aceitará arquivos como fotos, músicas e vídeos" pra mim não faz diferença. Tenho um Moto G Turbo e uso um SD de míseros 2GB somente pra deixar algumas músicas e só kkkkk. Raramente uso a câmera do cel (que nem é lá essas coisas) pra tirar fotos e vídeos, mas rapidamente upo pra nuvem e pronto kkkkk. Único app pesado que tenho é Real Racing 3, fora os leves como Twitter, Insta, Candy Crush kkkkk WhatsApp e outras bobagens. 16GB dá e sobra hahahaha. Sou usuário leve que nem uma pena, então tô pouco me lixando. Mas pra quem usa SD pra apps e etc, vai ser treta. :|

  • Isso é mais velho que minha vó!

  • Ideia idiota essa de limitar os recursos do marshmellow, cada um que faça uso da função de utilizar o micro sd como memória interna se quiser e sabendo das limitações como o sd não poder mais ser lido em outros dispositivos e a questão do desempenho ser inferior ao do armazenamento interno depende da qualidade do micro sd que a pessoa utilizar, um classe 10 de uma marca de confiança dificilmente vai apresentar alguma lentidão, eu utilizo unclusive para vídeos em 4k e sempre foi tão rápido quanto a memória interna do meu LG G3.

  • Como tornar um Marshmallow Lollipop. Lamentável. Esse tipo de limitação no uso da memória é uma das razões pelas quais não fiquei satisfeito com o Android que tenho...

  • No meu aparelho utilizo o cartão SD separado da memória interna. Mas acredito a retirada dessa possibilidade não eh mto válida pois essas justificativas da fabricante não me convenceram. Deixa liberado o Adoptable Storage, o usuário decide se quer (ou não) unificar as memórias.

  • Isso para mim não é um problema. Tenho um note3 com 32gb e nunca precisei fazer isso.
    Tendo um cartão SD para por músicas, videos e fotos já me atende muito bem.
    Tomara que o Note6 siga essa tendência.

  • Isso é algo que TODOS, sem exceção, deveriam concordar e aplaudir! Mas sempre tem a galera que não entende o mínimo sobre o software que utiliza e, ainda assim, se consideram mais aptos que os próprios engenheiros das fabricantes. Quem tem o mínimo de informação, sabe que o aparelho vai ficar lento se for utilizado um SD card como armazenamento interno, não existem dúvidas quanto a isso.

    Se eu fosse uma empresa que visa vender o aparelho com melhor desempenho do mercado, certamente tomaria este mesmo caminho.

  • Verdade seja dita, hardware e software nunca estão lado a lado.

  • 32 GB é um bom tamanho mas o aparelho não vem com 32 e sim com uns 23..24... isso aí só o whatsapp come 5GB

  • 32Gb eu uso só pra jogos...

  • Por mim tudo bem, não uso mais do que 10gb de apps uteis para meu dia dia e jogos para me divertir, o que sempre me encheu o saco foi as midias do whatsapp que são extravagantes, assim irei colocar as midias no microsd e a memoria interna ficara linda la com espaço suficiente!

    • Para mim o importante é espaço para fotos e filmes. Isso que consome bastante. App tenho mais de 200 no meu S5 e ainda tem espaço na memória de 16 G

  • Mas isso pode mudar com uma futura atualização. Ou alguém da XDA. Eu prefiro aumentar o armazenamento interno a um SD pra ficar trocando arquivos com o PC

  • "o cartão externo só aceitará arquivos como fotos, músicas e vídeos" opa, não significa que a pessoa não possa mover dados diversos para o cartão, oras. Até mesmo pastas obb e data de apps muito grandes que não se está usando por um tempo para dar um fôlego a memória interna. Mas quem tem mais de 30gb em apps? Só se for alguém que tem uns 5 jogos pesadíssimos de 2gb+ e sendo assim melhor comprar um console

  • No lugar deles eu faria a mesma coisa, nem todos temos noção de velocidade de cartão de memória, daí o desinformado pega um cartão de 64gb mas não olha que é class 4 depois fica culpando a fabricante de lentidão, para quem faz root isso tudo é frescura todo mundo sabe que dá pra editar a build.prop e habilitar esse recurso

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi