O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 189 Compartilhado 70 Comentários

USB Type-C ou Lightning, eis a questão

A cada um ou duas gerações, vemos smartphones reduzindo cada vez mais o número de entradas para conexões. A entrada mini-jack para fones de ouvido está em vias de extinção e, com isso, só restarão mais duas portas neste cenário: Lightning e USB Type-C, sendo a primeira um formato proprietário da Apple e a segunda ganhando cada vez mais espaço nos Androids. Na nossa redação, Hans-Georg Kluge, do AndroidPIT Alemanha e Luis Ortega do AndroidPIT Espanha mostram as vantagens de cada uma.

Luis Ortega - Cinco vantagens do USB Type-C

Suporte para cargas potentes

O USB 3.1 Type-C é uma mudança de rumo e tanto para as conexões entre dispositivos. A mudança começa forte, com a possibilidade de se ter uma potência de carga muito maior se comparado aos seus antecessores. O Type-C é capaz de suportar até 100 Watts (W), ou seja, uma corrente de até 20 volts (V) e 5 amperes (A). Para se ter uma ideia, isto possibilitaria uma carga completa de um smartphone em questão de minutos, e até mesmo a possibilidade de ligar um computador ou outros aparelhos elétricos.

AndroidPIT usb c lighning comparison 5
USB Type-C ou Lightning, eis a questão? / © AndroidPIT

Até agora, o normal nos smartphones é ter um carregador de 5V e de 1 a 2A, o que significa mais ou menos em 5W ou 10W. Com a chegada do QuickCharger, é possível chegar a até 18W, mas ainda estamos muito longe do que o Type-C pode alcançar.

Transmissão de dados em alta velocidade

O novo USB 3.1 Tipo C tem 24 pinos de conexão. Se comparamos com o USB Tipo A ou B, que possuem apenas 4 pinos, ou o Lightning da Apple, que tem 8, o Type-C possui uma capacidade muito maior para transmitir dados. A velocidade máxima com que o USB Type-C pode transmitir dados pode chegar a 10 GB/ s, o que pode ser traduzido em transmitir até oito filmes em resolução Full HD por segundo.

É padrão

Este tipo de conector USB já está na maioria dos smartphones topo de linha e, em poucos anos, será padrão não só em todos os dispositivos móveis, como em todos os aparelhos eletrônicos, desde computadores até gadgets. Desde que eles não sejam Apple, claro. 

AndroidPIT usb c lighning comparison 1
Ao contrário do Lightning, o USB Type-C já está se tornando um padrão entre os dispositivos / © AndroidPIT

Há também uma forte companha para que as entradas de aparelhos de som e vídeo passem a ser Type-C. Como pudemos ver no Moto Z, o conector Mini Jack P2, tradicionalmente usado para fones de ouvido, foi substituído pelo Type-C. E o próximo a entrar em extinção poderá ser o HDMI.

Todos podem fabricá-lo

O USB Type-C é um padrão universal, ou seja, muitas fabricantes se unem para desenvolver um tipo de conector para todos. O que supõe que nenhuma delas tem a patente sobre o mesmo, podendo assim ser produzido por qualquer um. Sendo assim, é possível manter preços competitivos para este tipo de conexão.

USB Type-C é o futuro

O USB Type-C é o futuro da conexões seja entre os dispositivos eletrônicos, seja para transmissão de dados ou energia. É bastante provável que o próximo computador ou smartphone que você comprar terá este tipo de conector. Até o momento, os computadores vêm com entradas para USB 2.0, USB 3.0 (o azul), HDMI, VGA e DC-IN. No futuro, todos os conectores poderão se resumir a uma (ou várias) entrada: USB Type-C.

Opinion by Luis Ortega
Queira sim, queira não, o USB Type-C é o futuro.
O que você acha?
50
50
769 participantes

Hans-Georg Kluge - Cinco vantagens do Lightning

O conector Lightning é a escolha da Apple desde 2012 - ao menos para iPhone e iPads. Esta situação não deve mudar tão rapidamente. E há algumas razões para isso.

O Lightning foi revolucionário

Primeiro, uma aula de história: a Apple usa o Lightning desde 2012, portanto o conector já está há alguns anos no mercado. O conector anterior da Apple, de 30 pinos, era muito volumoso para que os iPhones pudessem ser mais finos e tinha o problema dos microUSB - não era possível conectar pelos dois lados.

Com o Lightning, a Apple trouxe uma inovação ao mercado da época. Sua maior conquista foi a conexão com ambos os lados do conector. O conector USB Type-C chegou apenas em 2014, e somente em 2015 foi realmente introduzido em dispositivos móveis.

O Lightning tem um conector menor e mais robusto

O USB Type-C ainda tem um conector muito grande e é mais complexo no que diz respeito à mecânica do aparelho. O do Lightning, por outro lado, é plano e muito mais fácil de encaixar que o padrão concorrente. Há uma outra vantagem: com o USB Type-C ocorre um stress mecânico no aparelho quando as forças de tração atuam sobre o cabo, o que não acontece no conector da Apple

AndroidPIT usb c lighning comparison 2
Em ambos os casos estamos diante de duas tecnologias incríveis / © AndroidPIT

O conector do Lightning é mais robusto, de modo que o cabo acaba sendo o ponto fraco. Contudo, no pior dos casos, o cabo é o item mais barato a ser substituído em um smartphone.

A Apple tem a possibilidade de evoluir o Lightning

A fabricante tem as especificações do Lightning em mãos e não compartilha com ninguém. A Apple poderia, por exemplo, aumentar a velocidade da transferência de dados quando achar conveniente. Enquanto a maioria dos dispositivos iOS suporta apenas a velocidade de um USB 2.0, o iPad Pro chega a ter a mesma velocidade de transferência de um USB 3.0.

O Lightning traz dinheiro à Apple

A Apple não faz quase nada por amor ao próximo, e com o Lightning não é diferente. Nele, encontramos um pequeno chip que deve ser licenciado por qualquer fabricante que queira produzir uma réplica do mesmo. E obviamente esta licença traz muito dinheiro para a Apple.

AndroidPIT usb c lighning comparison 4
O Lightning tem um conector mais robusto / © AndroidPIT

Com a chegada do iPhone 7 e iPhone 7 Plus, a fabricante aumenta ainda mais a pressão para usar o Lightning entre as fabricantes terceiras de acessórios, já que a entrada mini jack para fones de ouvido foi removida. O adaptador virá com os smartphones, mas, ao que tudo indica, ele não será o mais resistente de todos; logo, ele dará lugar a outras opções no mercado que terão que pagar a licença para a Apple.

Seria o Lightning realmente o melhor conector?

A Apple apostou fundo no Lightning para o iPhone 7. Contudo, aparentemente, funções como QuickCharger são quase impossíveis com esta tecnologia. E isso afeta justamente um dos pontos em que os usuários mais reclamam a respeito dos smartphones da Maçã: a bateria. 

Há uns dois ou três anos, o Lightning era a opção de conexão mais interessante do mercado e ele tende a ficar ainda mais forte por causa da sua implementação à família dos iPhones. No entanto, a Apple precisa retomar o  volume de vendas anterior do seu smartphone (que vem apresentando quedas nos últimos trimestres), para afirmarmos que tal tecnologia será um padrão que tende a ser tornar dominante entre os dispositivos.

UST Type-C ou LIghtning. O que você prefere?

E você, prefere qual tipo de conector?

189 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Steven há 5 meses

    O Hans nem tem vergonha de se mostrar fã da Apple. Primeiro item: "É revolucionário"... É para rir, pois essa é a palavra de ordem entre os fãs da Apple. Penúltimo item: "Traz dinheiro para a Apple"... Hans, explica pra gente qual é a vantagem em dar dinheiro para a Apple? Vantagem seria se trouxesse dinheiro para o meu bolso.
    Deus do céu, eu não sabia que os fãs da Apple eram tão bitolados que seriam capazes de ficar felizes com ela ganhando dinheiro.
    Parabéns para o Luis que deu as verdadeiras razões para o USB Type-C ser o mais vantajoso.

  • Roger Servilha há 5 meses

    Cansado se ouvir falar de iPhone aqui. Tô quase desistindo do Androidpit.

  • Steven há 5 meses

    João, não leva a mal, mas que lado positivo? Que é "revolucionário" e que "traz dinheiro à Apple"? Eu achei uma grande palhaçada. Quando não tem como falar bem de algo da Apple, eles inventam alguma coisa. É claro que o USB Type-C é muito superior e será padrão em todos os dispositivos Android em pouco tempo, assim como é claro que a lightning só vai estar presente no iPhone e iPad. Alçguém lembra da FireWire que a Apple criou e tentou enfiar guela abaixo nos consumidores? Pois é, o conector mais recente dela vai para o mesmo caminho e não adianta os redatores da AndroidPit ficarem tentando convencer a gente de que é boa dizendo que (pausa para rir muito) "traz dinheiro à Apple".

  • David CD há 5 meses

    Não adianta, a Apple já foi alcançada e superada.

  • Phelipe Breves há 5 meses

    Verdade seja dita?
    A Apple criou o Lightning para arrancar dinheiro de seus alienados. Foi com esse conector que começou a palhaçada de obrigar as pessoas a comprarem somente os canos que dado vendidos em suas lojas.

70 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi