O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
376 Compartilhado 125 Comentários

Xiaomi Redmi 2: melhores dicas e truques para a MIUI

Atualizado: Lista reformulada com 2 novas dicas

O Redmi 2 é uma uma realidade entre os brasileiros. O dispositivo da Xiaomi roda com o sistema MIUI, compilado a partir do Android KitKat 4.4.4, e possui uma camada generosa de bons recursos e funcionalidades. Adicionamos 2 novas dicas em nosso tutorial, que são as duas primeiras da lista.

1 - Desinstale vários apps ao mesmo tempo

O Redmi 2 tem um recurso que permite mover vários aplicativos ao mesmo tempo. O mesmo recurso pode ser utilizado para desinstalar vários apps de uma só vez. Para isso, basta fazer um movimento de pinça na tela do dispositivo para ativar uma nova janela, selecione todos os aplicativos que deseja eliminar, logo, deslize o dedo sobre os apps para agrupá-los, depois basta arrastar tudo para a lixeira.

2 - Agite o dispositivo para organizar ícones

Organizar o Redmi 2 é muito fácil, principalmente se você estiver vendo os ícones da sua tela principal bagunçados. Para organizar todos eles de uma só vez, basta fazer o conhecido movimento de pinça na tela e chacoalhar o dispositivo. Como em um passe de mágica, todos seus aplicativos serão organizados rapidamente.

3 - Organize aplicativos em pastas

A MIUI não dispõe de uma bandeja só para aplicativos, como encontramos em diversas interfaces proprietárias e no próprio Android stock. Os aplicativos instalados no sistema ficam expostos na home do sistema e, não são apenas ícones, visto que você pode desinstalar um aplicativo pressionando-o e movendo para o alto da tela.

Se você preferir, alguns aplicativos podem ser agrupados em pastas e renomeados para facilitar a organização e localização dos mesmos. Para isso, pressione o aplicativo desejado e mova-o sobre a outra aplicação que irá compor a nova pasta. Solte o aplicativo e abra a nova pasta que foi criada. Você também poderá renomeá-la clicando sobre o título "sem nome".

jogosempastaredmi
Redmi 2: organize apps em pastas. / © ANDROIDPIT

4 - Gerencie as notificações de aplicativos

Muitos usuários não gostam de ser incomodados por notificações, que por diversas vezes acabam atrapalhando a reprodução de vídeos, jogos e até mesmo alguma leitura. A MIUI dispõe de um gerenciador de notificações que controla o comportamento individual para cada cada aplicativo instalado no sistema.

Para acessar, vá até as Configurações do sistema>  Gerenciar notificações e selecione o aplicativo desejado. As opções podem variar de acordo com cada aplicativo mas, geralmente, as mais comuns são: mostrar notificações flutuantes (em forma de pop up), tocar som e vibrar, piscar LED de notificação ou desativar notificação. 

gerenciaraplicativosredmi
Redmi 2: gerencie notificações de aplicativos. / © ANDROIDPIT

5 - Personalize os atalhos rápidos

A MIUI possui uma segunda barra de configurações, que pode ser acessada a partir de um deslizar para o lado esquerdo através da barra padrão de notificações. É possível reorganizar os ícones dispostos nessa barra de acordo com os mais utilizados ou qualquer outra preferência do usuário.

Entre em: Configurações do sistema> Notificações> Posição dos atalhos. Pressione e mova o ícone desejado reorganizando a seleção de acordo com o seu uso. 

6 - Configure o modo não perturbe 

Eu sou fã da função não perturbe, que silencia todas as notificações, toques e vibrações durante um período pré-determinado. Para acessar o modo não perturbe da MIUI, vá até Configurações do sistema> Não Perturbe e ative a primeira chave que aparecerá no alto da tela.

Você poderá configurar o período de atividade do modo, além de chamadas que podem ser alertadas através do item "exceções".

modonaoperturbemiui
Redmi 2: configure o modo não perturbe. / © ANDROIDPIT

7 - Calibre as cores da tela

Ao acessar as configurações do sistema, a opção "tela" não é exibida entre os demais itens que compõe o menu. No entanto, as configurações do display podem ser acessadas a partir da opção "configurações adicionais". Ao selecionar essa opção escolha "cores e saturação", e clique sobre os perfis que mais te agradam.

É possível selecionar a temperatura das cores (quente, fria, padrão), além da saturação do painel (brilhante e padrão). Ao retroceder um passo desse menu, outras opções para ajustes de tela podem ser acessadas, como rotação do display e brilho.

calibrarteladoredmi
Redmi 2: calibrara as cores da tela. / © ANDROIDPIT

8 - Configure a economia de energia 

O modo para economia de bateria é um item que não pode faltar em nenhum dispositivo da atualidade. A opção de economia de energia pode ser acessada de duas maneiras: através do aplicativo Segurança e por intermédio das Configurações do sistema> Configurações adicionais> Bateria.

Ao selecionar o modo de economia de bateria escolha "economia de energia", habilite a chave da aplicação e selecione um percentual que irá servir como referência para a ativação automática do serviço no dispositivo.

Abaixo, selecione o melhor perfil com base em suas atividades, ative a opção "desativar durante carregamento" e clique sobre o ícone "Ok" exibido no canto superior direito da tela.

mododeenergiamiui
Redmi 2: configure o modo de economia de energia. / © ANDROIDPIT

Você poderá retornar para o menu anterior e adicionar seu próprio perfil de economia de energia, basta selecionar "perfil de bateria" e clicar sobre o botão de "+". Não se esqueça de salvar o perfil criado.

energiapersonalizadomiui
Redmi 2: crie seu próprio perfil para economia de energia. / © ANDROIDPIT

9 - Desative as animações do sistema

A MIUI é um sistema cheio de animações e efeitos de transições, o que pode incomodar muitos usuários. Mas, existe uma opção que otimiza a performance do sistema desativando as animações padrões. Vá até: Configurações do sistema> Configurações adicionais> Bateria> Otimizar performance do sistema.

Ao clicar sobre essa opção um menu será exibido com duas opções, selecione o item "ocultar animações do sistema". Será preciso reiniciar o dispositivo para que as alterações sejam aplicadas.

economizarperformancemiui
Redmi 2: desative as animações do sistema. / © ANDROIDPIT

10 - Mude a cor do LED de notificações

Por padrão, a MIUI exibe um LED de notificações na cor azul, que fica posicionado abaixo do botão capacitivo (menu) para navegação do sistema. O sistema oferece 7 cores que podem substituir a coloração tradicional para notificações.

Para isso, abra as Configurações do sistema> Configurações adicionais> LED de notificações, e selecione qual LED será modificado. Você poderá alterar a cor para notificações do sistema e aplicativos, mensagens e chamadas.

leddenotificacaoredmi
Redmi 2: mude a cor do LED de notificações. / © ANDROIDPIT

11 - Altere a qualidade das imagens da câmera

A câmera do Redmi 2 é simples e intuitiva, no entanto, suas configurações não estão acessíveis através de seu software. Para acessas as configurações da câmera, vá até: Configurações do sistema> Câmera. As opções exibidas nesse menu são bem simples, como adicionar linhas de medição (grades), habilitar a leitura de código QR, tirar fotos durante a gravação de vídeos e habilitar/desabilitar o som de disparo do obturador.

A opção que deve ser configurada de imediato é a "qualidade da imagem". Ao clicar sobre essa opção, selecione "alta" e abra novamente o aplicativo da câmera. As imagens capturadas após essa alteração serão processadas com mais qualidade.

Ainda no menu de câmera, é possível ajustar a nitidez, brilho, contraste e saturação das imagens que serão capturadas pelo dispositivo.

nitidezequalidadedacamera
Redmi 2: ajuste a nitidez da câmera. / © ANDROIDPIT

E aí, você utiliza a MIUI? Conheçe outra dica além das que apresentamos nesse tutorial?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Anderson Reis Leal Ferreira 22/jul/2015

    O meu chegou ontem, tive impressão no começo do aparelho ser lento, mas depois fui perceber que a opção performance não estava ativada, então foi só ativar que ficou muito rápido. Relação a Miui, muito interessante e com ótimas funções e olha que venho de um nexus 5 apaixonado pelo Android puro.
    fiz atualização da Miui pra última versão, e está muito melhor consumo de RAM diminui. já tem muitos APP instalados e jogos como asphalt 8 e order and chaos e ainda continuou rápido. estou impressionado espero que não seja so de momento

  • Fernando Henrique 22/jul/2015

    O Sofrência
    Parte ²

  • Fernando Henrique 21/jul/2015

    Gostei do aparelho, tive a oportunidade de mexer em um.
    Atende à todas expectativas do mercado!!
    Show..

  • Bruno Barbosa 21/jul/2015

    Pensando seriamente em instalar a MIUI

125 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi