O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

11 min para ler 108 Comentários

100 dias com o Google Pixel 2 XL: uma fábrica de memórias

O Google Pixel 2 XL viu todas as cores e certamente não foi recebido com um caloroso abraço pela imprensa internacional. Há uma coisa da qual tenho certeza: quem teve o prazer de usá-lo por um tempo (especialmente na versão panda, de duas cores) se apaixonou por ele e não o abandonou mais. Eu faço parte dessa categoria de pessoas e direi o que penso a respeito do dispositivo depois de ter passado cerca de 100 dias com ele.

Algumas fotos sonhadoras...

Eu decidi começar com a característica que me deixou apaixonado por esse dispositivo. Não é segredo que o conjunto fotográfico do Pixel 2 XL é do mais alto padrão, mas a maneira como esse smartphone mudou meus hábitos de tirar fotos é louvável.

Eu certamente não pretendo comparar a qualidade de um sensor de foto de um smartphone com o de uma câmera profissional, pois eles estão separados em dois mundos. De qualquer forma, a qualidade das imagens produzidas por este smartphone é muito alta.

iphone x pixel 2 bokeh
O iPhone X possui uma ótima câmera, mas o Pixel 2 XL é sempre minha primeira escolha / © AndroidPIT

Seja graças a um sensor de qualidade superior, o uso de fotografia computacional, o processamento através da tecnologia Pixel Visual Core, HDR+ ou algum tipo estranho de ritual vodu, não me importo. Cada clique produzido por esse smartphone merece ser visto, cada imagem captada por esta câmera tem motivos para continuar a existir e não ser eliminada. A leveza que me acompanha toda vez que eu tenho que tirar uma foto com este smartphone é inigualável (eu lembro que no outro bolso eu tenho um iPhone X) e quero explicar isso com um exemplo prático.

Imagine todas as vezes em que você saiu para algumas noites com amigos ou participou de algum evento em particular. Agora, pense no que acontece normalmente durante esses momentos, quando você está pronto para tirar uma foto: você pega seu smartphone, abre a câmera, tira a foto e coloca seu smartphone de volta no bolso, certo?

Errado, porque antes de guardar o smartphone, você verifica o disparo todas as vezes. Checa se a imagem está em foco, se ela não ficou tremida e, caso tenha ficado ruim, você a exclui faz outra. Com o Pixel 2 XL, este pensamento simplesmente desaparece, você tira a foto e esquece.

AndroidPIT HTC U11 LG V30 Galaxy Note8 Pixel2 plus Huawei Mate10 pro 1983
Existem muitos cameraphone válidos, mas nenhum é como o Pixel 2 XL / © AndroidPIT

Claro que é uma maneira de agir que não é assimilada imediatamente no primeiro momento, mas vivi com este smartphone por tanto tempo que perdi o hábito de verificar duas vezes as fotos depois de fazê-las, e eu não mudaria isso por nenhuma outra função do mundo.

Com o Pixel 2 XL tirei algumas das melhores fotos da minha vida. Acrescente a isso um espaço de armazenamento ilimitado no Google Fotos na qualidade original para imagens e vídeos. Claro, pensar na inserção de um modo manual não seria, contudo, trair o querido Google.

...se você olhar para elas em outro smartphone

Infelizmente, é verdade. A qualidade do gerenciamento de software da tela é como uma sombra nesse smartphone que, pela minha experiência, mostrou-se quase perfeita. Preste atenção às minhas palavras, não falei sobre a qualidade da exibição, mas sobre sua gestão.

Não há problemas na tela Pixel 2 XL, os painéis são iguais aos montados no LG V30, mas os resultados finais são completamente diferentes. O LG V30 seria o smartphone perfeito para mim se a câmera não produzisse fotos medíocres (pelo menos para o que eu pude notar em alguns dias de testes) mas, como sempre, estou divagando.

AndroidPIT lg v30 vs google pixel 2 xl 7088
LG V30 (à esquerda) e Google Pixel 2 XL (à direita). O mesmo painel, dois rendimentos diferentes / © AndroidPIT

Voltando ao display do Pixel 2 XL, não acho isso ruim e, recentemente, consegui compará-lo de perto com o painel OLED do iPhone X, que, no geral, é um dos mais agradáveis ​​que já vi. Notei que as cores dos dois smartphones são muito próximas quando comparadas aos mesmos conteúdos.

As cores no Pixel 2 XL são apenas um pouco menos saturadas em uma comparação direta se você usar o perfil de cores aprimorado. Usar o perfil intensivo fica apenas um pouco saturado demais e algumas nuances são perdidas, especialmente nos laranjas e vermelhos. De qualquer forma, a calibração é boa, mas ainda há algo faltando.

Eu continuei comparando o mesmo conteúdo em ambos os smartphones por um tempo e cheguei à conclusão de que o que está errado não são diretamente as cores. A tela do Pixel 2 XL não possui contraste, o que é bastante ridículo para um display OLED.

É verdade, os pretos são absolutos, mas os brancos não brilham e são quase sempre um pouco acinzentados. É como ter um filtro do Instagram ativo 24 horas por dia e é irritante se você tiver um segundo smartphone que seja uma referência para comparação. Obviamente, usando o Pixel como um smartphone único, você não notará isso.

AndroidPIT Google Pixel 2 XL 1654
Usando o Pixel como um smartphone único, você não percebe que as cores não são convincentes / © AndroidPIT

O que dá mais nervoso é que este "perfil de cor" desaparece completamente observando o conteúdo HDR. Nesses casos, a exibição do Google Pixel 2 XL realmente brilha com cores brilhantes, tons mais naturais e um branco digno do nome. Muito ruim perceber que 99% do conteúdo que funciona para a maioria dos usuários (incluindo eu) não estão em HDR e, acima de tudo, existem mil outras coisas para se fazer em um smartphone, além de assistir a vídeos.

O software é confirmado como um ponto forte...

Já dissemos isso um milhão de vezes. Primeiro para o Nexus e agora para os Pixels, o software sempre foi a força dos smartphones do Google. Além disso, este ano, a Big G decidiu desafiar o mercado e equipar seus smartphones com elementos exclusivos.

Alguns elementos da interface são ligeiramente e imperceptivelmente retocados para dar algo particular que não é encontrado em outros smartphones. Algumas áreas do sistema operacional (como a área de notificação, a tela de bloqueio e o menu de desligamento) possuem um matiz claro no fundo, cuja cor depende do papel de parede que você está usando. A home, por exemplo, tem um modo escuro no caso de você definir um plano de fundo com tons predominantemente pretos.

AndroidPIT android O Oreo 2094
A última versão do Android é apenas uma das vantagens do software do Pixel 2 XL / © AndroidPIT

O smartphone desliza através das telas tão suave como óleo, muda de um aplicativo para outro em um piscar de olhos e você nunca vai ver este Pixel diminuir a velocidade, mesmo sob o peso das tarefas mais pesadas. E é um alívio. O mesmo vale para a câmera: graças ao software aperfeiçoado pelo Google, você começará a usar o smartphone mais levemente. Abrir documentos pesados, percorrer rapidamente entre fotos e vídeos, trocar entre vários apps para copiar conteúdo ou responder mensagens se torna um prazer.

O Pixel 2 XL torna-se uma ferramenta transparente de acordo com a finalidade que deseja alcançar.

Eu acho que a melhor maneira de resumir o que você sente usando o Pixel 2 XL na vida cotidiana é a seguinte: o smartphone se torna uma ferramenta transparente em comparação com o fim que você deseja alcançar e é um sentimento que só se sente com o Pixel no mundo Android.

O Google está apontando para uma experiência em que o que importa são os serviços e não os meios pelos quais esses serviços são alcançados, e também o mostraram isso com o Google Home, mas não só. O único outro smartphone que pode fazer o mesmo no momento é o iPhone da Apple (qualquer um dos recentes) e, por isso, podemos dizer que o Pixel 2 XL é o iPhone Plus do Google. E isso não é necessariamente bom em todos os aspectos.

...e também como uma grande fraqueza

Tédio. Como em todos os anos, eu tentei colocar minhas mãos no último smartphone do Google porque, como em todos os anos, queria experimentar imediatamente a última versão do Android e, como sempre, há muitos anos, as primeiras semanas são um prazer. Existe a curiosidade pelas funcionalidades novas (e de utilidade duvidosa), além do prazer de usar um novo smartphone tão rápido como um raio. Mas depois de alguns meses, tudo o que resta é o tédio.

AndroidPIT google pixel 2 xl vs samsung note 8 front close
Pixel 2 XL e Galaxy Note 8 têm softwares contrários / © AndroidPIT

Os smartphones do Google simplesmente funcionam, fazem o que você precisa e fazem bem. Você precisa de um aplicativo para editar documentos? Há um app para isso e no Pixel funciona perfeitamente. Você precisa ler as novidades? Abra a loja e você encontrará milhares de aplicativos para executar esta função. Navegando pela internet? Fluido e rápido. As fotos? Excelente, mas você não terá que mexer com muitas configurações. Personalização? Encontre belos papéis de parede animados.

Agora pegue as frases deste último parágrafo e substitua a Apple pelo Google e iPhone no Pixel. Eu percebi isso só quando falava sobre Pixel 2 XL com alguns amigos, pois tudo o que geralmente é associado ao iPhone funciona se associado ao Pixel.

O Google transformou seu smartphone em um iPhone, o Android finalmente foi testado por um usuário inexperiente. Qualquer pessoa que possua um Pixel é capaz de usá-lo facilmente e sem problemas, mas isso acontece em detrimento da liberdade dos usuários mais experientes.

É verdade, há launchers, MOSs, ROMs e assim por diante, mas usar o smartphone do jeito que ele sai da caixa acabará sendo chato em alguns meses. Um sentimento que eu costumava associar apenas ao iPhone.

No último período, usando sempre e apenas ações do Android, comecei a apreciar as adições de software feitas por alguns fabricantes para o sistema operacional móvel mais difundido do mundo (as chamadas interfaces personalizadas). Usando smartphones com skins, pelo menos, eu pareço "mudar o ar".

Conclusão

Eu quis me concentrar nesses poucos elementos porque acho que eles mereceram ser explicados em detalhes, e deixar todo o restante para a conclusão. Uma vez que a excitação passou para o novo smartphone e para a última versão do Android, tudo o que o Pixel 2 XL me deixou são sentimentos conflitantes.

A bateria provou ser mais do que boa para o meu uso e a recarga é suficientemente rápida. O desempenho é verdadeiro e a construção é sólida, mesmo que a estética seja algo realmente subjetivo. O leitor de impressões digitais é rápido, bem posicionado e o aperto das bordas para chamar o Google Assistente é mais útil do que eu pensava.

O dispositivo é capaz de cumprir suas tarefas de forma exemplar e, apesar de um preço não realmente bom para todos, é um smartphone que eu recomendei e continuarei a aconselhar. Às vezes, pensando nisso, acho que não há nada que me impeça de mudar de telefone e ir a qualquer outro carro-chefe do mercado e isso me entristece e me decepciona um pouco.

AndroidPIT LG V30 iPhone 8 plus Galaxy Note 8 One Plus 5T HTC U11 Google Pixel 2 Huawei Mate 10Pro 5630
Em um mundo povoado por excelentes carros-chefe, porque apenas o Pixel 2 XL? / © AndroidPIT

Mas, então, eu abri o Google Fotos e pensei na câmera. A Google este ano realmente apontou alto para a indústria fotográfica e só posso ser desarmado ao perceber como a leveza de tirar ótimas fotos sem pensar tem um enorme fardo na escolha do meu dispositivo pessoal.

Eu não me considero um fotógrafo, mas sinto um grande prazer em capturar alguns momentos da minha vida e eu quero fazê-lo da melhor maneira possível. Se você pensa sobre o que você diz, a melhor câmera é a que você tem na ponta dos dedos quando precisar, e o Google Pixel 2 XL faz você perdoar qualquer defeito.

MVIMG 20171013 183439
Um dos cliques feitos com o Pixel 2 XL. / © AndroidPIT

Parando para refletir percebi que o sentimento de tédio que me acompanha com este smartphone não é nada senão a tranquilidade de que tudo funciona perfeitamente.

Você nunca precisa pensar em quantos apps você abriu por medo de forçar o dispositivo, você não precisa monitorar constantemente a bateria por medo de que ela chegue ao fim ou checar a memória por medo dela se esgotar. Não fica louco com notificações que chegam tarde ou contas que não sincronizam e você não precisa se perguntar se os apps mais recentes e extravagantes da Play Store funcionam corretamente.

Inconscientemente, isso é dado por certo no uso diário. Normalmente, você observa coisas que não funcionam e você altera o uso do smartphone como resultado para contornar o problema, você não percebe quando o smartphone se destaca porque não há motivos para parar e pensar sobre isso.

Por estas razões, não consigo remover o cartão SIM do seu slot e abandonar esta máquina tediosa que me ajuda a criar as melhores memórias. Abrir o Facebook, enviar um e-mail, navegar na internet são agora tarefas que qualquer carro-chefe pode fazer em um piscar de olhos. Mas não há outro smartphone diferente do Pixel 2 XL que eu gostaria de ter comigo nos momentos que realmente importam.

4 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  •   48
    Lewis V.G há 2 meses

    Os smartphones viraram guerra de câmeras... Bem diferente do que achei onde podiam chegar...

    Acho que as câmeras fazem parte do conjunto e não deveriam ser o item principal de um smartphone... Ainda falta melhorias de sistema, otimização de produtividade e usabilidade...

    Jamais comprarei um smartphone levando somente câmeras como ponto chave para uma escolha...

  • Agnaldo C. há 2 meses

    Eu também não faço questão nenhuma de câmera, mas é 1 coisa que olham neles, basta olhar as câmeras duplas como referência, daqui a pouco tem gente pirando num Cell de 5 cameras

  • Stella Dauer
    • Admin
    • Equipe
    há 2 meses

    Bem legal seu depoimento, Neto. Parece realmente uma ótima opção. Gosto mais também desse jeito puro e que só funciona do Android mais próximo do stock.

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 2 meses

    Olha o Pixel 2 XL só tem um defeito pra mim: a RAM de 4GB. "Ah mais é o software do Google e nunca vai travar, etc., etc." Sim abiguinho, mas a longo prazo o Pixel 2 XL vai perder espaço mais rápido em compensação, vide que esses 2 GB de RAM a mais que poderia ter também vão fazer falta, já que os apps e sistemas estão cada vez mais "pesados".

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 2 meses

    O problema é que o pessoal leigo, que é praticamente 70% ou mais dos consumidores só ligam pra isso, além do tamanho da tela.

108 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Tenho um Pixel 2 XL e concordo com a maioria dos pontos, a câmera é muito confiável, mesmo no Iphone X tenho que checar as fotos pra ver se o modo retrato saiu bem, se ele não estourou as cores do céu ou de uma fachada, o pixel 2 xl simplesmente da um show a cada clique.
    Agora pensei varias vezes em trocar pra um iphone x, mas é trocar 6 por meia duzia no final das contas, iphone tem suas próprias vantagens e desvantagens também.


  • Galera, qq é MOSs que o Luca cita nesse trecho: "É verdade, há launchers, MOSs, ROMs e assim por diante, mas usar o smartphone do jeito que ele sai da caixa acabará sendo chato em alguns meses."


  • O Android modificado fica pesado com o passar do tempo, senti isso usando o Mi5x com a Miui 9, depois de tanta coisa nele os travamentos começaram e isso em um aparelho com 4gb de ram.
    Não pensei duas vezes e fiz o port para o Android One. Outra vida e mesmo não tendo atualizações agora sei que não terei surpresas.
    Sobre o Pixel 2, cara, esse é meu sonho. Esse software de câmera é mágico! Consegui instalar no Mi5x mesmo com uma câmera fraca a qualidade final é espetacular.
    A Google se superou!


  • Tenho um IPhone 8 Plus, venho de um 7 Plus, mas antes disso de um Nexus 6p. Amava meu Android e ainda hoje tenho uma fascinação pelo sistema e sua liberdade mas a ausência de assistência me mata. Meu filho derrubou meu 6p e tendo que comprar a tela fora e ainda procurar quem fizesse o reparo ficaria 60 dias sem o aparelho por algo simples, algo inaceitável.

    Assim busquei uma alternativa que me disse uma experiencia de Câmera similar e tivesse alem da cobertura de garantia uma experiencia tão fluida quanto. Sonho em voltar para o ecossistema da Google mas enquanto não for algo oficial no nosso país não tenho como.


  • Achei o depoimento esclarecedor, de como o Android evoluiu. Gosto muito desse sistema no modo puro. Parabéns


  • Eu sempre dizia que um celular, por melhor que fosse, não poderia se comparar a uma boa câmera fotográfica. Viajo bastante e costumava levar comigo uma Sony RX100 ou uma Canon G7X pois são câmeras boas, com sensores de bom tamanho e portáteis, ideais para viagens. No final do ano estive nos EUA e comprei um Pixel 2 (o pequeno, feito pela HTC). Pois eu notei que o celular tirava fotos melhores que a Canon, por mais incrível que isso pareça. Na próxima viagem que farei decidi, pela primeira vez, deixar minha câmeras em casa e levar apenas o Pixel 2.


  • Deveria postar as fotos tiradas com ele


  • Meu sonho de consumo esse Pixel 2xl. Maaas... Vivo na república das bananas, não tenho saco pra importar, fico com meu S8.


  • "Você nunca precisa pensar em quantos apps você abriu por medo de forçar o dispositivo, você não precisa monitorar constantemente a bateria ...corretamente."
    Isso é o que mais sinto ao utilizar meu op5 nos ultimos 40 dias.


  • Mas, ao que parece, ele não é muito resistente a água:
    https://www.youtube.com/watch?v=WxeS4ZgS0U0


  •   18

    Eu adoraria ver um comparativo: Pixel 2 XL vs Galaxy Note 8. E se quiser esperar o S9, entonce tudo bem! Já posso adiantar que o XL estará na frente nos seguintes quesitos: construção, display, SO puro, usabilidade + desempenho, bateria e preço, e tb câmera.


  • Belo artigo Luca.
    Fazem dois meses que eu abandonei o meu Note 8 para um Pixel 2 XL. Panda!
    Nao ha o que se reclamar. Nao tive ainda qq problema relacionado a burn in da tela. Nem fui afetado pelo problema no microfone. Imagino que realmente isso tenha acontecido com algumas unidades / lote de producao. Alias: me irrita nao ter entrada P2 pra fone, mas quem disse que o mundo é perfeito neh ? :)

    Falando do software: bem, dispensa qualquer comentario. Tudo funciona bem. Tudo. Mesmo o Note 8 sendo um top de linha, as vezes eu me aborrecia com uma coisinha ou outra, mas com o Pixel isso (ainda) nao aconteceu. Sincronizacao eh perfeita, o eco-sistema funciona perfeitamente (tenho 2 Chromecast e um Google Home Mini), as opcoes de personalizacao nativas (na minha opiniao) sao suficientes. Nao sou grande fa de instalar launchers, icon packs e etc, mas como eu disse, isso é o MEU perfil. Nao ha nada de errado, mas eu realmente curto a stock do Pixel, assim como a da Sammy.

    Talvez ai more o tal tedio que voce diz. Sim, o tedio na verdade é o sentimento de que vc nao precisa fazer nada, ajustar nada. Ta ali e funciona. MAS para o usuario do Android que curta umas modificacoes, o Andoid puro pode sim "irritar", "entediar". Tem uma amigo minha que mora nos EUA e foi por ela que eu conheci o Pixel 2 e ela ADORA fazer todas as modificoes no aparelho para ter um "aparelho novo todo dia e que nao seja tao basico".
    Eu entendo basico como funcional. Nao me faz falta. Pra ela nem tanto (ela ama as fotos desse aparelho, assim como eu), mas acho que algumas pessoas podem sim se sentir meio "de saco cheio" da forma que ele sai da caixa.

    Mas, como eu disse: o aparelho é fantastico. Hoje eu tambem nao o trocaria por um top de linha de outra marca, nao pq eles sejam ruins, longe disso, mas porque o Pixel REALMENTE cativa no dia a dia. As vezes sinto falto de ter um mesmo app instalado no aparelho e da caneta do Note 8, é verdade. Mas como voce disse: quando vc olha os atributos e qualidades desse magnifico aparelho, vc entende pq vc prefere continuar com o Pixel. Seja a bateria, seja a qualidade da foto, o Android puro... nenhum aparelho é perfeito, mas se tem algum que me fez "sentir em casa", esse aparelho é o Pixel 2 Xl. E Panda ! hahah :)

    Abracos!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações