O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

5 min para ler 70 Comentários

5 configurações para desativar na estreia de um smartphone

Um smartphone novo é uma mistura de ilusão e impaciência. Qualquer coisa nos surpreende, especialmente se mudarmos o fabricante e partirmos para uma interface com à qual não estamos acostumados. Mas essas surpresas podem se transformar em desespero e ódio se as novas funções que encontramos não nos agradarem o suficiente. Então, mostro-lhe aqui como desativar 5 opções que vêm por padrão, antes que fiquemos loucos.

1. Desative os toques de vibração da resposta tátil

Quando inicio um novo smartphone, há poucas coisas que eu gosto menos do que a resposta tátil. Essas vibrações e sons para imitar a reação de um botão real no final só me deixam nervoso, então é a primeira coisa que eu desligo. Além disso, a única coisa que essa falsa imitação da realidade faz é gastar a bateria.

Para terminar com os sons e as vibrações da resposta tátil:

Devemos ir para Configurações> Sons> Outros sons.

Uma vez lá, você pode desativar tudo: toques de teclado, sons de bloqueio de tela, sons de recarga, sons táteis, vibrar ao tocar, etc.

Note: se o smartphone for utilizado por uma pessoa mais velha que não tenha sensação de toque tão afiada quanto alguém mais jovem, recomendo deixar a vibração ativada para que ela perceba melhor quando ela toca a tela.

AndroidPIT lenovo moto g5 7116
No começo, qualquer coisa faz vibrar. / © AndroidPIT

2. Desativar a vibração do teclado quando uma tecla é pressionada

Sim, você desativou todas as respostas táteis do sistema, mas por que o teclado ainda está vibrando quando escrevo? Bem, o teclado é livre. Para desativar as vibrações do teclado, temos que ir até as configurações do próprio teclado, seja o padrão ou o que instalamos.

Vá para Configurações> Idioma e entrada de texto> Teclado virtual.
Aqui vamos escolher o nosso teclado.
Dentro das preferências, vamos desativar "Som ao pressionar a tecla" e "Vibrar ao pressionar a tecla".

AndroidPIT keyboard fleksy hero 2
Você remove todas as vibrações e o teclado continua vibrando? / © ANDROIDPIT

3. Confira o corretor

Em muitos casos, o corretor automático é mais um obstáculo do que uma ajuda. O ideal é que nos aconselhem palavras que não alterem diretamente o que escrevemos, e apenas pressionemos o espaço para colocar o que desejamos. Por padrão, ele possui uma correção muito agressiva que é claro que temos que desativar antes de continuar a instalar aplicativos.

Para desativar o corretor, devemos seguir os seguintes passos:

Vá para Configurações> Idiomas e entrada de texto> Teclado virtual.
Escolha o teclado que você está usando.
Nas configurações do teclado, clique em 'Correção de texto'.
Aqui vamos desativar a opção que diz "Correção automática".


4. Desative todos os aplicativos pré-instalados que você não usa

A maioria dos fabricantes carrega seus dispositivos de aplicativos com seus próprios serviços. Pode ser que você nunca use esses serviços, mas você tem os aplicativos no seu smartphone gastando recursos para nada. Qualquer aplicação do fabricante desejará se atualizar e algumas podem ser executadas em segundo plano sem que você perceba. Eles não podem ser completamente desinstalados (a menos que você faça root), mas podemos colocá-los para hibernar. Temos um artigo completo sobre como desativar aplicativos pré-instalados, mas aqui exponho resumidamente os principais passos:

Vá para Configurações> Aplicativos.
Selecione o aplicativo que deseja desativar (evite aplicativos estruturais, como serviços da Google ou outros aplicativos que não aparecem na aba de aplicativos).
Dentro das informações do aplicativo, você encontrará um botão para desativar.
Opcionalmente, também podemos desativar suas notificações.


AndroidPIT Samsung Galaxy S8 vs iPhone 7 2370
Diga adeus para aplicativos que você não usa. / © AndroidPIT

5. Remova o som da animação de inicialização

Todos os smartphones têm uma pequena animação ao ligar o dispositivo e alguns o acompanham com o hino da marca ou um toque típico. Se estamos em casa, tudo bem, mas se devemos reiniciar o dispositivo em um lugar público é um pouco embaraçoso.

Para desativar este toque quando o dispositivo é ligado e o "Hello Moto" ou o hino do fabricante não soar mais, devemos seguir as seguintes etapas:

Vá para Configurações> Som
Dependendo do fabricante, encontraremos uma opção que devemos desativar. Por exemplo, na Motorola é chamado de 'Aumentar o som' e em Huawei / Honor 'Tom de Ignição'.

Para usuários da Samsung, não é tão fácil, mas temos algumas opções. Para usuários não-root, podemos deixar o dispositivo silencioso antes de reiniciar ou desligar ou desativar todos os sons em Configurações> Acessibilidade> Audição. Para usuários com root, podemos excluir esses arquivos de áudio em :\System\Etc\ PowerOn.wav para ligar e \System\Media\Audio\ui\ shutdown.ogg para desligar.

Bônus: mude o toque

Isso é algo que, com os primeiros telefones celulares com toques polifônicos, passávamos uma tarde inteira para decidir por um toque. Hoje em dia, não prestamos atenção, mas isso pode ser personalizado ao máximo, podemos até colocar nossa canção favorita como toque.

Não alterar o toque tem a desvantagem de que soa o mesmo que todos os dispositivos de nossos fabricantes. Portanto, eu recomendo que você altere o toque especialmente se você tiver um iPhone. Procure por algo com estilo.

Você tem alguma outra opção que você desativa toda vez que você estreia seu smartphone?

48 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

70 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações