O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 24 Compartilhado 39 Comentários

O Uber da assistência técnica aposta em reparo a domicílio

Quem já teve problemas com o smartphone sabe como a tarefa de achar um serviço confiável pode ser estressante. Por isso, a ideia do pessoal da 99Celulares me chamou a atenção. Primeiro, por causa do tempo médio de devolução: de um a dois dias. Segundo, pela possibilidade de agendar a visita de um técnico para conserto do dispositivo em casa ou no trabalho.

Imagine a 99Celulares como o Uber do conserto de smartphone. Da mesma forma que o Uber liga motoristas a passageiros, a empresa faz a conexão de técnicos com quem precisa de algum reparo.

A solicitação começa com o orçamento que é feito direto no site. Após identificar a marca e modelo do smartphone é preciso apontar qual é o defeito do aparelho em uma lista pré-definida, como problemas na câmera ou tela quebrada.

moto e moto g drop test teaser
Moto E e Moto G estão entre os modelos que a 99Celulares oferece assistência/ © ANDROIDPIT

Baseada na localização do usuário, a empresa oferece a estimativa de preço e faz a indicação do técnico. É possível combinar o conserto em casa ou pedir a retirada do aparelho por motoboy. Assim como a assistência da Motorola, o status do reparo pode ser acompanhado online.

Imagine a 99Celulares como o Uber do conserto de smartphone

Tal qual o Uber, a 99Celulares faz a seleção e treinamento dos técnicos que desejam ingressar na plataforma. Se não cumprirem com o combinado, como o prazo de entrega, eles podem sofrer punição.

Outra forma de controle de qualidade é nas peças utilizadas. A empresa compra, testa e fornece aos técnicos todos os componentes que podem ser trocados no conserto.

Por isso, o número de modelos que podem ser reparados é pequeno, apenas alguns da Apple, Samsung (Galaxy S a partir do 4, Note 3 e 4 e Tab) e Motorola (Moto E, G e X). Nada de Sony ou LG, por enquanto.

foto1
Solicitando um orçamento na plataforma / © ANDROIDPIT

Na simulação que fiz de troca de tela do Moto G Turbo Edition para São Paulo, o orçamento ficou R$ 309, com o frete incluso. Não tenho noção de quanto é o preço no mercado negro paulistano, mas aqui na Uruguaiana (25 de março carioca) é possível encontrar mais barato - claro, sem a possibilidade de pagar parcelado no cartão de crédito ou com a garantia de 3 meses oferecida pela 99Celulares.

A tela não pode ser trocada em casa, já que a empresa faz o reparo utilizando uma máquina específica. Para fazer outros consertos do aparelho (como a troca do botão de volume, por exemplo) por delivery é cobrado uma taxa extra.

O orçamento pode mudar, já que o técnico pode encontrar mais problemas do que foi descrito pelo usuário no site, mas o cliente é avisado se quer concluir todos os reparos ou apenas o que foi solicitado.

Por enquanto, a 99Celulares está operando apenas na cidade de São Paulo, onde conta com cerca de 20 técnicos cadastrados. De acordo com a empresa, desde o lançamento da plataforma há cerca de 5 meses, já foram realizados em torno de 6 mil reparos. Até o fim do ano, ela espera expandir para o Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre e Curitiba.

Vale deixar claro que a 99Celulares não substitui a assistência técnica autorizada. Ela pode ser uma opção a ser analisada por quem quer consertar aparelhos que já estão fora da garantia.

Você acha que vale a pena usar serviços deste tipo? Daria chance ao 99Celulares?

24 Compartilhado

39 Comentários

Escreva um comentário:

  • Só mais um pitaco !!! Isso é perfeito para estelionatários darem golpe !!! Abram o olho !


  • Estou fora !! Jamais colocaria meu smartPhone e ou da minha esposa na mão de pessoas estranhas e descomprometidas, sem um lugar físico para reclamar e ou que me traga a sensação de segurança. Prefiro mil vezes uma assistência que tenha nome e respaldo. Assim me sinto mais protegido !


    • Sergio, eu trabalho na 99Celulares e vim contribuir com o debate. Os técnicos credenciados à rede da 99Celulares não são estranhos. Todos se candidatam e passam por um processo seletivo, fornecem documentos de identidade e CPF, comprovantes de residência validado e são avaliados em aspectos técnicos, psicológicos além de ter o histórico verificado (criminal). Se existir algum problema, basta entrar em contato com a própria 99Celulares para fazer a mediação do conflito. Se o técnicos for responsável, ele precisará cobrir quaisquer danos, conforme termos de garantia.


  • Nem tudo que é baseado no Uber ou no 99Taxi é bom. Neste caso especifico prefiro empresas legalmente instituídas, se um empresário abre uma empresa, tem um ponto comercial, paga aluguel, tem funcionários, paga os salários e paga os impostos que não são poucos no Brasil, vai querer honrar seu nome, sua reputação. E em cima dele estão o poder publico, você pode processar ele, o Reclame aqui - Você pode difamar ele. Então eu prefiro pagar um pouco mais ( e as vezes menos ) e ter todas estas garantias.


    • Jairo, eu trabalho na 99Celulares e vim contribuir com o debate. Existem assistências técnicas também que fazem parte da rede de técnicos! Os técnicos associados à 99Celulares também tem responsabilidade com o pagamento de impostos (sobre renda pessoa física ou jurídica), oferecem garantia obrigatória e possuem um modelo de reputação baseado na avaliação dos clientes! São prestadores de serviços como qualquer outro, apenas usam a 99Celulares como marketing para atrair clientes!


  • Pena q n tem lg


  • O que vai ter de pilantra usando disso pra praticar assalto...


    • Jáder, Os técnicos credenciados à rede da 99Celulares não são estranhos. Todos se candidatam e passam por um processo seletivo, fornecem documentos de identidade e CPF, comprovantes de residência validado e são avaliados em aspectos técnicos, psicológicos, além de ter o histórico criminal verificado. Por estes fatores, ele é muito mais seguro, sem contar que geralmente o reparo é feito na sua frente, sem risco de vazamento de dados!


  • Pena que como mencionado na materia seja para alguns aparelhos.... =/


  • Tem ventagens, como desvantagens tbm!


  • R$ 309,00 na tela de um Moto G3? Achei muito caro, é quase 50% do aparelho atualmente.
    Assistência técnica pra mim tem q ser feito eu olhando pessoalmente o serviço, não confio em deixar meu aparelho.
    Já tive problemas com os aparelhos de meus familiares e sou sempre desconfiado nessas assistências.
    O serviço é um, eles cobram outro.


  • Interessante!


  • Interessante mas é difícil ter coragem de testar


  • Eu particularmente jamais utilizaria esse tipo de serviço por questões de segurança e privacidade.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi