O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

2 min para ler 658 Compartilhado 100 Comentários

Surpresa: Android Oreo vem com tema escuro que funciona automaticamente

Essa é pra você que achava que o Dark Theme jamais chegaria ao Android. Curiosamente, o sistema que roda nos Pixel 2 se adapta de acordo com o papel de parede usado, passando do tema claro para o escuro. Explico mais a seguir. 

Recebemos uma unidade do Pixel 2 para testes e, de repente, descobrimos que o Dark Mode segue firme e forme no Android Oreo. Na verdade, esse é um recurso do Pixel Launcher e também do sistema operacional, que muda de claro para escuro quando papéis de paredes com fundo preto são aplicados. Olha um exemplo abaixo:

dark mode
Tema noturno automático do Google Pixel 2 / © AndroidPIT

Aparentemente, este é um recurso que funciona exclusivamente nos novos modelos da Google, mas, como vimos nos últimos meses desde o lançamento da primeira geração do Pixel, é possível que o dark theme automático chegue para mais modelos com Android 8.0. É claro que isso não é uma certeza, visto que tentei experimentar esse recurso no Xperia XZ1 com Oreo e o novo Pixel Launcher instalados e não consegui - e fiquei bem triste com isso, confesso.

Não é de hoje que ouvimos falar sobre mudança de temas no Oreo. Alguns desenvolvedores do XDA conseguiram integrar no sistema o serviço OMS (Overlay Manager Service), que permitirá a instalação de diversos temas no sistema sem root. É claro que a mudança automática ou nativa é mais interessante do que a manual.

Espero que esse recurso chegue para mais aparelhos com Oreo. Em todo caso, é bom saber que o Google não desistiu do Dark Mode.

658 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Lewis há 1 mês

    Se funciona só no pixel então é um recurso exclusivo do Pixel e não do Oreo... É uma pena pois uso o nova launcher por detestar esses fundos brancos que há anos não mudam...

  • AC&MM há 1 mês

    Poxa! Se continuar dessa forma, não vou deixar o Nova Launcher tão cedo. Porque se isso for recurso exclusivo dos Google Pixel então não vamos ver tão cedo nos outros dispositivos nativamente. E ainda tem que depender do papel de parede pra ser ativado, jsso é muito ruim.

  • Augusto Silva há 1 mês

    Saudades do "tema" do KitKat, gostava demais daquele preto com branco dele.

  • Bruno Salutes
    • Admin
    • Equipe
    há 1 mês

    O fundo branco do Oreo é bem feio, por sinal, tanto na barra de atalhos quanto no menu de configurações. O Google está enrolando o Dark Mode desde o Marshmallow.

  • Marcelo Neri há 1 mês

    Nem sei porquê a Google tirou o Dark Mode! Vai entender....
    O principal motivo de ter instalado o Nova Launcher, foi justamente pra fugir do fundo branco.

100 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações