O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 25 Compartilhado 54 Comentários

Android 4.4 KitKat - Desenvolvido para todas as pessoas!

Depois de meses lidando com rumores, a fanfarra acabou e a Google anunciou o tão vazado Android 4.4. A nova versão do OS chega junto com o Nexus 5 e promete unificar o Android. De acordo com a Google, o "KitKat oferece uma experiência mais imersiva e inteligente do Android para ainda mais pessoas." Confira abaixo as novas funcionalidades adicionadas ao software.

KitKatBanner
Ele chegou e veio para unificar! / © AndroidPIT/Google/Nestle

Interface e design

A primeira mudança diz respeito aos ícones e à forma com a qual nos relacionamos com nossos smartphones. Agora, a barra de notificações é acessível a partir de qualquer aplicativo, no estilo Samsung. A mudança mais óbvia está relacionada aos ajustes no design do sistema operacional, que deixaram o Android mais limpo e mais simples do que nunca.

O destaque da nova versão do Android 4.4 KitKat é o novo lançador Google Experience, e de um modo geral o KitKat ainda se parece muito com a Jelly Bean e, ao que tudo indica, pode estar disponível para outro aparelhos Android na Play Store.

O discador foi totalmente repensado, e além disso a Google colocou as páginas amarelas dentro do aplciativo do telefone, permitindo assim a procura de uma empresa ou pessoa. Esse tipo de pesquisa integrada é geral em todo o KitKat, que usa tanto a busca quanto o Google Now para trazer as informações aos usuários. O assistente de voz está mais rápido também e oferece um retorno otimizado para guiar o usuário através do processo de procura ou do envio de mensagens de texto.

Link para o vídeo no YouTube.

O Google Now, que agora pode ser ativado através de um movimento da esquerda para a direita fora de sua tela inicial, é capaz de enviar informações que o usuário possa precisar com base na localização, ou em sites que você visita com frequência, ou até mesmo em programas de TV que sejam do gosto dos mesmos. Com relação à busca, o Google Now direciona direto para o aplciativo certo ou direto para o site apropriado. Assim, se você precurar por uma receita, será levado para um aplicativo de receita. A ideia é que toda vez que você pegar o telefone, a informação que você precisa, no contexto que você precisa, estará lá.

Suporte para disposivos de baixo custo

Não é novidade que um dos maiores problemas do Android é a fragmentação do sistema. A principal razão é que a maioria dos dispositivos estão na faixa do meio, e não possuem os requisitos básicos de hardware para funcionar bem com as novas versões da plataforma.

O Android KitKat amenizaria o problema da fragmentação sendo compatível com dispositivos low-end, como aqueles com memórias RAM de 512MB. Isso é possível agora porque o novo software tem um gerenciamento melhor da memória. Assim, os dispositivos de baixo custo estão habilitados a terem a última versão do Android e os desenvolvedores podem focar a entrega de seus serviços nela. 

Desta forma, a Google democratiza o Android para todos os usuários, todos terão uma experiência excelente com o software. E isso é lindo, não é? A única coisa é saber se as fabricantes e as operadoras vão adotar tal melhoria, visto que pela lei de mercado, se você tem a versão mais recente do software, pode não precisar de um hardware mais potente. 

Google Hangouts

O Hangouts é uma das principais características do Android 4.4 e muito mais integrado no sistema operacional. Onde antes havia um ícone de mensagens, agora existe apenas o do Hangouts - como disse antes, o aplicativo foi atualizado para integrar SMS e trabalhar melhor para chamadas de voz. Mensagens de texto, mensagens instantâneas, mensagens de voz e até vídeo-chamadas podem ser todas feitas através do Hangouts - é como uma combinação de FaceTime e iMessage em um único aplicativo. Se você não quiser usar o Hangouts, você pode ainda escolher o seu próprio aplicativo de mensagens de texto padrão no KitKat.

Pagamentos via NFC

Outra mensagem que a Google passou aqui é que o futuro vem com suporte para NFC. O KitKat mudou a maneira que o NFC opera. Agora, desenvolvedores podem criar serviços/aplicativos que permitem a emulação de cartões de crédito, resolvendo um dos maiores obstáculos para a difusão do OS. Atualmente, isso não é possível sem a permissão das operadoras de telefonia para acessar uma área chamada de "security element" na qual são armazenadas as informações pessoais do usuário do cartão. De acordo com a Google, os desenvolvedores serão capazes de emular cartões sem manter as informações das pessoas armazenadas no security element. 

Entretanto, ainda não se sabe onde as informações pessoais serão armazenadas com segurança, este ainda é o maior ponto de interrogação.

Disponibilidade

O Android 4.4 KitKat estará disponível nas próximas horas  em duas semanas para os dispositivos Nexus 4, 7, 10,  nas próximas semanas  depois deles, o Samsung Galaxy S4 e HTC One Google Edition serão atualizados. (Desculpem pela informação acerca da data, mas acontece que o Blog falava "em breve" para os aparelhos Nexus 4, 7 e 10 e em semanas para os Google Edition, eu interpretei errado, já que a página de dispositivos Nexus da Google fala outra coisa).

Nota: Uma coisa que chama a atenção é que o Galaxy Nexus não irá receber atualização para Android 4.4. Segundo a Google, o Galaxy Nexus, lançado inicialmente há dois anos, encontra-se fora do período de atualização de 18 meses, em que a Google e outros fornecedores atualizam habitualmente os dispositivos. Ou seja, os usuários estão nas mãos da Samsung agora!

Usuários Android das demais fabricantes precisarão aguardar pela liberação da atualização.

Conclusão

O Android 4.4 trouxe um novo conjunto de possibilidades aos usuários. A Google não se ateve apenas ao universo de reconstrução do design de ícones de aplicativos, mas passou a oferecer ainda mais recursos. A equipe de Sundar Pichai está de parabéns, mais uma vez.

A questão agora é saber se as fabricantes vão seguir o chamado da unificação do OS e se teremos de fato acesso aos gadgets periféricos que receberam tanto suporte desta versão. O que percebo é que o Android não é mais apenas um sistema operacional mobile, mas uma experiência tecnológica com objetivo de nos ajudar nas tarefas do dia-a-dia.

E aí, qual é o seu grau de satisfação com o KitKat? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Continuem ligados no AndroidPIT para acompanhar mais novidades sobre o novíssimo Android KitKat. Enquanto isso, confira a galeria de imagens abaixo, que mostra algumas delicinhas da nova versão do OS da Google:

Fonte: Google Blog

25 Compartilhado

54 Comentários

Escreva um comentário:

  • Ta demorando muito,pelo menos eu queria o 4.4.2 para sair desse 4.3 (instavel)


  • qual a mudança do moto g com essa atualização do Android 4.4.2?


  • Minha opinião, ao invés de trocar o azul pelo branco, deveriam aperfeiçoar o calendário para se integrar com a agenda para por exemplo notificar eventos como aniversário etc.


  • muito boa noticia o razr hd será atualizado, acho que ao invés de retirar o azul que por acaso dá um visual melhor facilita a visualização e sofística o aparelho, vai ser um erro trocar pelo branco, não deveria faze-lo.


  • E para o samsung gt 18730 quando sai uma atualização


  • Razr i só teve propaganda logo logo vocês ficarão dependentes de custom roms


  • compilem uma rom do kitkat para o
    S3 mini pfv


  • Muita sacanagem ter atualização pra Linha Razr D1 e D3 e nao ter pro Razr I, puta que pariu mano.


  • S3 >>>>> abismo >>>>>> fim do mundo >>>>>> buraco negro >>>>>>>>> KitKat.


  • Oi pessoal o galaxy s3 vai receber o Android kitkat 4.4 que dia estou muito ansioso me respondam


  • Ola sei que meu celular é um smatphone simples, mas me interessa saber se o RAZR D1 ( que é o meu ) e o Razr D3 receberão o Android 4.4!!!
    Respondam por favor.


  • para o s2 nem tenho esperança pq foi uma enrolação pra atualizar para o jelly bean e veio um lixo mais trava do q funciona, acho q eles ja fizeram de propósito pra tentar obrigar os usuarios a ir para o s4.


  • Acerca do Galaxy Nexus sinceramente me desapontou... O aparelho merecia sim a nova versão do S.O... Quem compra um Nexus é no minimo com o objetivo de ter sempre a ultima versão do S.O passe o tempo que for... O KitKat parece ser um avanço muito grande do Google... Uma das coisas que espero é uma mudança drástica no player de video e no Play Music do Android puro, quem tem um Nexus sabe do que to falando... Seu play de video do S3 é infinitamente melhor que a jaca do app nativo do Nexus...


  • O alquem sabe se o galaxy s3 vai receber atualização me avisa


  • Eu acho que os fabricantes deveriam atualizar o máximo de aparelhos.... Já que essa também é a preocupação do GOOGLE.


  • É muito bom que o Android 4.4 vai ter compatibilidade com aparelhos de baixo custo mais isso depende também das empresas disponibilizarem a versão para todos os aparelhos, o que eu acho muito difícil de acontecer, mas isso e muito bom pois mostra que o Google ta querendo unificar cada vez mais esse sistema, mais no meu caso vou ficar dependendo da Samsung para a atualização, mais é um fato louvável ver o que a Google está fazendo.


  • Sobre o galaxy nexus, eu vi também que é por causa do processador que é de uma empresa que já não trabalha ativamente, o q daria muito trabalho pra portar o SO. A Samsung como sempre com esses vacilos.


  • Boas, alguém sabe se vai sair para o Sony Ericsson Live With Walkman WT19i?


  • o galaxy nexus não vai receber pq, segundo uma tal de 'the verge', o buscador OTA não suporta mais ( depois de 18 meses) busca automatica por atualizacoes. isso significa que nossos nexus 4 so tem mais 6 meses de atualizacao pela google. Isso eh uma sacanagem pq é como se ela abandonasse seu telefones apos 18 meses, pois, querendo ou nao as outras fabricantes, mesmo q leve 10000 anos elas, vez ou outra disponibiliza atualizacoes, pelo visto a google nao vai faze isso. Bom.. de qq maneira daqui 6 meses eu compro um N5. Penso aqui: se o N4 surrou o SG-S3 imagina oq esse nexus 5 faz em relacao ao S4? processador bem mais parrudo


  • Será que o Moto X vai receber?

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi