O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

205 Compartilhado 68 Comentários

Será o Moto X4 nosso primeiro Android One?

Muitos usuários acham que o melhor momento da Motorola foi em 2013, quando o Google comandava a fabricante. Neste período, aparelhos como o Moto X e o Moto G foram apresentados pela primeira vez – e nem preciso tocar na questão do sucesso que os mesmos fizeram, não é mesmo? Nesta semana, contudo, tivemos a notícia de que o Google e a Motorola anunciaram uma nova parceria envolvendo um modelo que ainda não chegou ao mercado nacional, o Moto X4.

O Moto X4 foi anunciado na IFA 2017 e surpreendeu a todos ao oferecer integração com a assistente virtual Alexa, da Amazon. Essa novidade teve uma recepção mista, principalmente pelo fato da Alexa ainda não entender português. A empresa já homologou o X4 na Anatel em 11 de agosto, embora não tenha dado mais nenhum detalhe sobre seu lançamento no país. É válido dizer, ainda que não seja um costume da Motorola, que nem sempre um aparelho homologado é de fato lançado no Brasil. Prova disso é o Nexus 6P, homologado pela Huawei em 2015, mas nunca disponibilizado.

A notícia envolvendo o Google e a Motorola também diz respeito ao Moto X4, sobretudo ao programa Android One. Para quem não se lembra esse projeto foi anunciado no Google I/O como parte de um esforço do Big G em acelerar a distribuição de novas atualizações por meio de smartphones selecionados que rodam com o software puro. Neste caso, a versão do SO é a mesma presente nos Google Pixel, sem nenhuma interferência do fabricante. 

À primeira vista essa notícia não me empolgou muito, mas comecei a ligar alguns pontos até chegar numa conclusão que tem algum sentido, principalmente para nós usuários Android que somos um pouco "Alice". Como mencionei acima, o Moto X4 foi homologado em agosto, antes mesmo do seu anúncio oficial na IFA agora em setembro. A Motorola disponibilizou rapidamente vários modelos anunciados internacionalmente por aqui, como o Moto Z2 Force e até mesmo dispositivos que sequer receberão o Android Oreo, como o E4 e o C Plus.

AndroidPIT motorola moto z2 force 8095
Anunciado em julho, o Moto Z2 Force está à venda no Brasil desde agosto / © AndroidPIT

A Motorola provavelmente está trabalhando em customizações no software do modelo, e é possível que a Alexa não esteja presente na versão nacional – se vier. Será que podemos esperar por um X4 Android One ou a demora por um posicionamento da empresa sobre esse lançamento no país está relacionada ao trabalho básico de customização que precisa ser feito, com a adição do Moto Voz e Moto Tela?

Outro detalhe que me lembrei foi a entrevista concedida por Mario Queiroz, vice-presidente de produto e hardware do Google, ao site Exame em março. Nela, o executivo fala sobre o interesse do Google em lançar hardware no país, usando como exemplo o Pixel e o Google Home durante sua fala. Nenhum detalhe sobre a estratégia da empresa foi dado ou de que forma o Google pretende voltar a oferecer hardware no país além do Chromecast, mas Queiroz fez questão de reforçar que existem planos de novos lançamentos. Bom, agora o Google tem um acordo com a HTC.

Pessoalmente, acredito que o Moto X4 pode ser a porta de entrada para essa estratégia do Google no Brasil, visto que a empresa já trabalhou em parceria com a Motorola no passado, que por sua vez é uma empresa com demanda e alta popularidade no país. Além disso, o projeto disponibilizado nos Estados Unidos resultou numa recepção positiva entre a comunidade e a imprensa, e acredito que com um pequeno esforço ambas as empresas podem adaptá-lo para nós.

E você, o que acha?

205 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Fábio Prates Rocha há 2 meses

    Só não vale um aparelho intermediário com a ideologia de um projeto para popularização vir pelo preço de um top de linha. Só que é bem provável, pois o brasileiro é bem tipico; daqueles que paga caro por pouca coisa e paga mesmo. A Google vê o Brasil como um mercado estatégico, mas só se for do ponto de vista "buscador", pois do resto não somos interessantes em nada para eles, afinal, não tivemos os Nexus, os Pixels, Chromebooks, Home, Daydream View, WiFi, etc. Poxa Google!

  • Jairo rios há 2 meses

    Excelente iniciativa por parte da Lenovo , espero que venha a um preço competitivo

  • José Joadson há 2 meses

    Se vier mesmo para o Brasil com o Android One, será uma boa opção de grande importância para quem gosta de atualizações rápidas tanto de software quanto de patch de segurança. Mas acho meio difícil de algum Android One desembarcar aqui no Brasil. A Google nunca olhou para o Brasil, sequer lançou um Google Pixel, por aqui quem dirá um Android One.

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 2 meses

    Android One é o programa da Google, como se fosse os Nexus, só que com foco para aparelhos acessíveis e com hardware bom, alem de otimizações no software. Se o X4 vier ao Brasil pelo Android One a Google obrigará a usar o Google Assistant, ou seja sem a Alexa. A Alexa vai ficar com o X4 normal daí (pelo menos essa é a lógica).

  • Thales Raja há 2 meses

    Boa notícia, acho que a Motorola aliada a Google consegue fazer aquele fenômeno de 2013 acontecer de novo, mas ainda sim acho que um Google Pixel vindo pra ca com um preço similar ao da linha Galaxy S iria vender absurdamente bem. Repito, trocaria meu s8 num Pixel no mesmo dia.

68 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações