O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 11 Compartilhado 51 Comentários

A câmera do Huawei P9 pode ser a melhor do ano entre os smartphones?

Durante o Mobile World Congress deste ano, havia uma espécie de consenso: a câmera dos Galaxy S7 e S7 Edge era a que apresentava a melhor evolução entre todos os seus concorrentes e uma forte candidata a melhor do ano. Mas eis que a Huawei correu por fora e, durante a apresentação do smartphone P9, mostrou uma câmera que pode roubar o posto do carro-chefe da Samsung.

Mas antes, vamos contextualizar: apresentado nesta quarta-feira (06/4), o P9 é o novo smartphone high end da Huawei e será vendido em três versões -  Lite, Plus e Standard. Mas, pelo menos por enquanto, não há nenhuma previsão de chegada ao Brasil. 

A câmera do P9 tem o pedigree de uma marca lendária

Para mostrar que não estava para brincadeiras, a Huawei anunciou que a câmera principal da P9 teria lente dupla, a exemplo do LG G5. E, melhor ainda, ela foi desenvolvida por ninguém menos que a Leica, a lendária fabricante alemã de câmeras e outros equipamentos fotográficos. 

androidpit huawei p9 plus dual camera
A câmera dupla do Huawei P9 foi desenvolvida sob os auspícios da Leica/ © ANDROIDPIT

As duas objetivas da câmera principal da P9 trazem resolução de 12MP, que oferecem diferentes efeitos de foco, tais como temos em câmeras com profundidade de campo. As lentes têm ainda tecnologia dual pixel e abertura de f/2.2. 

P9 camera detail
As lentes do Huawei P9 em detalhes/ © Huawei

Ele conta também com um sensor RGB e outro monocromático que, combinados, podem proporcionar maior brilho, mais detalhes e, como promete a Huawei, melhor qualidade em condições de pouca luz. Justamente um dos pontos fortes da câmera do S7.

Ainda de acordo com a Huawei, cada um dos sensores conta com seis capas individuais e oferecem pixels 28% maiores que os do seu antecessor, o P8. Há ainda um enfoque automático híbrido e um IPS novo e mais rápido.

O software da câmera traz também novas e interessantes funções: visualização prévia instantânea e os modos Filme, Preto & Branco e Standard. A interface da Leica está devidamente integrada, além de contar com um modo manual, que permite ajustar o ISO, a exposição, o enfoque e ainda escolher o formato RAW.

Androidpit Huawei P9 Hands on LONDON camera manual
A integração hardware e software da P9 pode criar fotos melhores que o Galaxy S7?/ © ANDROIDPIT

Em conjunto, o hardware e o software da câmera conseguem gerar imagens 90% mais detalhadas que aquelas que capturamos em um Galaxy S7. Claro, isso é uma repetição daquilo que foi apresentado pelos engenheiros da Huawei. As vantagens deste sistema de duas câmeras é aproximar a forma da captura de imagem à experiência do olho humano.

Para completar o conjunto, a câmera frontal do P9 tem resolução de 8MP e abertura de f/2.4, o que a torna bastante competente para selfies.  

Mas a câmera do S7 também mostra (muita) força

A câmera do Galaxy S7 é uma das melhores já testadas pelo AndroidPIT. O foco super rápido e o tempo de abertura, em conjunto com o o lançamento rápido da câmera, fazem dela funcional e uma razão de compra inquestionável. 

A Samsung reduziu o número de megapixels no sensor da câmara principal, foi de 16 para 12MP. No entanto, a qualidade das fotografias foi melhorada. Isto é principalmente por causa da tecnologia de dual pixel da câmera, algo que pode ser encontrado nas câmeras profissionais da Canon. A vantagem da tecnologia dual pixel é, essencialmente, que o foco automático funcione de forma rápido.

androidpit samsung galaxy s7 4
A câmera do Galaxy S7 era considerada a melhor de 2016. Isso vai mudar com o P9? / © ANDROIDPIT

Com o obturador, a Samsung também deu um passo além em relação aquilo que tínhamos no Galaxy S6. O tamanho da abertura aumentou de f/1,9 para f/1,7. Esta abertura maior permite que mais luz entre, de modo que as imagens ofereçam mais detalhes e nitidez em condições de pouca luz. Claro, o Galaxy S7 também tem um estabilizador de ótico de imagem, o que compensa mãos instáveis.

galaxy s7 review camera modos
A variedade de modos de câmera é um dos destaques do S7/ © ANDROIDPIT

Como sempre, o aplicativo de fotos oferece vários recursos que fornecem uma gama versátil de funções legais e divertidas. Estes incluem movimento lento (slow-motion) e Intervalo (time-lapse), bem como mudança de foco após a captura da imagem e exposição fixas.

Androidpit s7 tricks 1148
Em ambientes com muita ou pouca iluminação, a câmera do S7 dá um show/ © ANDROIDPIT

A câmera frontal também oferece modos para correção e destaque de determinadas parte do rosto em selfies ou fotos em grupo. A representação das cores oferece uma excelente saturação, tanto em fotos quanto em vídeos, e o pós-processamento das imagens feitas com a câmera frontal é satisfatório.

S7ou P9: Quem vencerá o duelo das câmeras? 

Nossos testes com o Galaxy S7 realmente comprovaram que o aparelho tem uma câmera poderosa e que tinha tudo se sair como a melhor do ano nesse quesito. Mas a Huawei viu que esse pode ser um fator poderoso na escolha de um aparelho e tratou de caprichar nessa funcionalidade no P9. 

A presença da Leica no Huawei P9 pode atrair até mesmo os fãs de câmeras analógicas

A presença da Leica no desenvolvimento da câmera e nas suas configurações é um diferencial e tanto e pode agradar até mesmo aqueles que têm saudades das câmeras analógicas. Além disso, hardware e software estão bem integrados e prometem ótimas imagens. 

Em breve, você verá quem será o vencedor, a partir do nosso review completo do Huawei P9. Fique ligado! 

E quem você acha que será o vencedor da disputa: o Galaxy S7 ou o Huawei P9? Faça sua aposta!

11 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Rui Maciel 7/abr/2016

    Olá Felipe, tudo bom?

    Ainda não fizemos o review definitivo do P9, logo, não conseguimos testar todo potencial da câmera.

    Quanto à presença da Leica, nos empolgamos porque, de fato, é algo muito legal. A marca é uma referência mundial em fotografia, está há mais de 100 anos nesse mercado (foi fundada em 1913) e é super bem vista pelos profissionais da área. E, até então, ela só havia marcado presença em um ou dois smartphones da Panasonic.

    Um abraço e obrigado pelo comentário.

51 Comentários

Escreva um comentário:

  • pensando em comprar esse P9 ou o mate 8


  • Leica é mestra. Não duvido que seja realmente um dos destaques em câmera nesse ano - fora que, a Huawei trabalha bem esse ponto em seus flagships (ao menos nos últimos 2).
    Ansioso pra ver o poder desse "monstrinho".


  • Saudades do meu N95 com lentes Carl Zeiss...


  • Tá muito estranho essa parte do texto: "Ainda de acordo com a Huawei, cada um dos sensores conta com seis capas individuais... Há ainda um enfoque automático híbrido e um IPS novo e mais rápido." Seis "capas"?? "Enfoque automático"?? "IPS novo e mais rápido"?? Estou até agora tentando entender o que você quis dizer. Não sei se é o corretor ortográfico que usa (pode ter escrito a partir de um tablet ou smartphone, sei lá), mas eu imagino que deva ser "seis lentes", "foco automático". É isso? O IPS já é um mistério pois você estava falando da câmera e não da tela naquele ponto do texto, portanto não sei de onde tirou isso (não consegui imaginar outro uso para IPS).


    •   44

      E não é o primeiro texto que eu vejo essa de "enfoque" automático. Acho que andam usando o google translator demais...


  • Quero ver quando. Lancar o xperia x performance ai vai ser uma briga boa entrr cameras


  • Esse celular promete muito!


  • Pelos reviews q vi, a câmera do S7 decepcionou. Parece q o principal problema é o software. Vi fotos esbranquiçadas, estoradas e embaçadas. De dia os resultados são fracos. De noite as fotos ficam melhores, mas parece q não de esbancam nem o iPhone. As do G4 são lindas e parece q o G5 é muito capaz tb. Se a Samsung tivesse modo manual talvez resolvesse


  • Ainda assim o hype na sammy vai acabar ofuscando o Huawei


  • Huawei não sabe brincar, coloca logo as lentes leica, interessante mas só acho q vai ser bem caro.


  •   44

    Colocar Leica na história é apelar, chutou o pau da barraca!


  •   45

    Interessante, vamos aguardar o lançamento oficial.


  • Ter a melhor lente não significa ter a melhor foto. É um grande caminho, mas não se esqueçam que é necessário um bom software pra fazer isto tudo, processar corretamente estas imagens de duas câmeras. E softwares bons tendem a exigir muito do processador o que pode causar lentidão, como ocorre nos xperias e aparelhos como S5. O software é bom, mas é lento. Me deixa desapontado ter uma ótima câmera e uma "demora" além do normal para ligar a câmera, focar, fazer a foto e visualizá-la na tela.


    • Acrescento ainda, que de nada adianta ter a melhor câmera se o usuário não souber usá-la da maneira correta, identificando condições de luz entre outras coisas. O que diferencia um amador de um profissional. Mas ninguém precisa ser um expert, basta alguma noção para obter bons resultados.


  • Veja a incompetência da Microsoft. Herdou da Nokia o Know How de ser excelente em câmeras. Ninguém cita a câmera do 950, sei que aqui é blog de Android, mas falariamos se melhor fosse. É boa, mas nada demais, aproxima muito. Conseguiram ser desprezados pelo sistema, matar a marca com milhões de fãs e destruir a ideia de que nokia tem as melhores lentes e softwares para fotos.


    • Nokia e suas excelentes lentes call zeins... Bom tempo amigo.


    • Discordo totalmente.
      Primeiramente porque, podem lançar um sucessor digno do Lumia 1020, e dificilmente você vai ver uma matéria, aqui, se aprofundando nisso. No máximo vão falar por cima, bem pouco.
      'Segundamente', o Lumia 950 não é nenhum monstro em câmera. Nem tem de ser. É uma evolução natural do 930, que já era ótimo, mas não tinha a proposta, em momento algum, de ser um monstro fotográfico. Ainda não pude utilizá-lo (950), mas pelo que vi até então, essa evolução ficou nítida. E, sendo assim, com certeza pode competir "a pé de guerra" com os flagships concorrentes, nesse quesito.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi